à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liandro Roger MemÃria Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18132
Resumo: Popularizadas em jornais e revistas ao longo dos sÃculos XIX e XX, as histÃrias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de cem anos depois, a revoluÃÃo digital, que condicionou nova dinÃmica tecnolÃgica e social aos meios de comunicaÃÃo, tambÃm abriu espaÃo para uma possÃvel reinvenÃÃo dos quadrinhos. A convergÃncia dos meios e a hibridaÃÃo das linguagens tornaram menos nÃtidas as fronteiras entre os domÃnios dos quadrinhos, do audiovisual e dos games, e recursos da hipermÃdia como interatividade, animaÃÃo, som, multilinearidade narrativa, diagramaÃÃo dinÃmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possÃveis ao repertÃrio das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as tÃcnicas convencionais estÃo arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda sÃo concebidas e produzidas como se estivessem restritas Ãs mesmas circunstÃncias da mÃdia impressa. Na contramÃo desse cenÃrio, buscou-se, com esta pesquisa, investigar a relaÃÃo entre quadrinhos e mÃdia digital, questionando-se como à possÃvel, ao autor, pensar o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais. Para tanto, procurou-se propor reflexÃes a partir de uma revisÃo bibliogrÃfica acerca do tema, enriquecida por um levantamento de campo que reuniu exemplos de HQs diversas e por entrevistas com alguns dos artistas que tÃm, efetivamente, explorado possibilidades da hipermÃdia em narrativas digitais. As reflexÃes levantadas com a pesquisa teÃrica culminaram em um experimento de concepÃÃo e produÃÃo da histÃria em quadrinhos digital âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), que, alÃm de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, pÃde tambÃm ilustrar uma possÃvel resposta empÃrica ao questionamento posicionado.
id UFC_8d28f07152234170b82157101432b71f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11674
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisà tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitaisTo infinite canvas... and beyond: a study on the use of hypermedia resources in the design of digital comics2016-11-11Ricardo Jorge de Lucena Lucas31031544372http://lattes.cnpq.br/6868794107118772Osmar GonÃalves dos Reis Filho21445556804http://lattes.cnpq.br/1880465509972947CÃsar Augusto Baio Santos19925284899http://lattes.cnpq.br/451811335146659201004010311http://lattes.cnpq.br/7248407498815333Liandro Roger MemÃria MachadoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRHistÃrias em quadrinhos MÃdia digital HipermÃdia CriaÃÃoComics Digital media Hypermedia DesignCOMUNICACAOPopularizadas em jornais e revistas ao longo dos sÃculos XIX e XX, as histÃrias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de cem anos depois, a revoluÃÃo digital, que condicionou nova dinÃmica tecnolÃgica e social aos meios de comunicaÃÃo, tambÃm abriu espaÃo para uma possÃvel reinvenÃÃo dos quadrinhos. A convergÃncia dos meios e a hibridaÃÃo das linguagens tornaram menos nÃtidas as fronteiras entre os domÃnios dos quadrinhos, do audiovisual e dos games, e recursos da hipermÃdia como interatividade, animaÃÃo, som, multilinearidade narrativa, diagramaÃÃo dinÃmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possÃveis ao repertÃrio das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as tÃcnicas convencionais estÃo arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda sÃo concebidas e produzidas como se estivessem restritas Ãs mesmas circunstÃncias da mÃdia impressa. Na contramÃo desse cenÃrio, buscou-se, com esta pesquisa, investigar a relaÃÃo entre quadrinhos e mÃdia digital, questionando-se como à possÃvel, ao autor, pensar o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais. Para tanto, procurou-se propor reflexÃes a partir de uma revisÃo bibliogrÃfica acerca do tema, enriquecida por um levantamento de campo que reuniu exemplos de HQs diversas e por entrevistas com alguns dos artistas que tÃm, efetivamente, explorado possibilidades da hipermÃdia em narrativas digitais. As reflexÃes levantadas com a pesquisa teÃrica culminaram em um experimento de concepÃÃo e produÃÃo da histÃria em quadrinhos digital âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), que, alÃm de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, pÃde tambÃm ilustrar uma possÃvel resposta empÃrica ao questionamento posicionado.Having become popular in newspapers and magazines throughout the 19th and 20th centuries, comics were consolidated in modern culture in a way intrinsically related to press media. About a hundred years later, the digital revolution, which conditioned new technological and social dynamics to communication media, also opened up space for a possible reinvention of comics. Media convergence and language hybridization unsharpened the boundaries between the domains of comics, audiovisual and games, and hypermedia resources such as interactivity, animation, sound, multilinear storytelling, dynamic layout and infinite canvas began to come up as new possible elements to the comics repertoire. However, there has been little discussion and exploration about this subject: conventional language and techniques are entrenched in such way that many digital comics artworks are still conceived and produced as if they were constrained to the same circumstances of press media. Opposing to this scenario, this research intended to investigate the relationship between comics and digital media, questioning how is it possible for comic authors to consider the use of hypermedia resources in the design of digital comics. Therefore, we aimed to propose thoughts based on a literature review concerning this topic, enriched with a field gathering of examples of comics and interviews with artists who have, effectively, explored hypermedia possibilities in their work with digital storytelling. The thoughts brought up by this theoretical research culminated in the design and production of âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), an original digital comics experiment that, besides contributing to the digital comics cultural collection, was also meant to illustrate a possible empiric answer to the proposed research question.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18132application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv To infinite canvas... and beyond: a study on the use of hypermedia resources in the design of digital comics
title à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
spellingShingle à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
Liandro Roger MemÃria Machado
HistÃrias em quadrinhos
MÃdia digital
HipermÃdia
CriaÃÃo
Comics
Digital media
Hypermedia
Design
COMUNICACAO
title_short à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
title_full à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
title_fullStr à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
title_full_unstemmed à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
title_sort à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
author Liandro Roger MemÃria Machado
author_facet Liandro Roger MemÃria Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Jorge de Lucena Lucas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 31031544372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6868794107118772
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Osmar GonÃalves dos Reis Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21445556804
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CÃsar Augusto Baio Santos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 19925284899
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518113351466592
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01004010311
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7248407498815333
dc.contributor.author.fl_str_mv Liandro Roger MemÃria Machado
contributor_str_mv Ricardo Jorge de Lucena Lucas
Osmar GonÃalves dos Reis Filho
CÃsar Augusto Baio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv HistÃrias em quadrinhos
MÃdia digital
HipermÃdia
CriaÃÃo
topic HistÃrias em quadrinhos
MÃdia digital
HipermÃdia
CriaÃÃo
Comics
Digital media
Hypermedia
Design
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Comics
Digital media
Hypermedia
Design
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Popularizadas em jornais e revistas ao longo dos sÃculos XIX e XX, as histÃrias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de cem anos depois, a revoluÃÃo digital, que condicionou nova dinÃmica tecnolÃgica e social aos meios de comunicaÃÃo, tambÃm abriu espaÃo para uma possÃvel reinvenÃÃo dos quadrinhos. A convergÃncia dos meios e a hibridaÃÃo das linguagens tornaram menos nÃtidas as fronteiras entre os domÃnios dos quadrinhos, do audiovisual e dos games, e recursos da hipermÃdia como interatividade, animaÃÃo, som, multilinearidade narrativa, diagramaÃÃo dinÃmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possÃveis ao repertÃrio das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as tÃcnicas convencionais estÃo arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda sÃo concebidas e produzidas como se estivessem restritas Ãs mesmas circunstÃncias da mÃdia impressa. Na contramÃo desse cenÃrio, buscou-se, com esta pesquisa, investigar a relaÃÃo entre quadrinhos e mÃdia digital, questionando-se como à possÃvel, ao autor, pensar o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais. Para tanto, procurou-se propor reflexÃes a partir de uma revisÃo bibliogrÃfica acerca do tema, enriquecida por um levantamento de campo que reuniu exemplos de HQs diversas e por entrevistas com alguns dos artistas que tÃm, efetivamente, explorado possibilidades da hipermÃdia em narrativas digitais. As reflexÃes levantadas com a pesquisa teÃrica culminaram em um experimento de concepÃÃo e produÃÃo da histÃria em quadrinhos digital âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), que, alÃm de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, pÃde tambÃm ilustrar uma possÃvel resposta empÃrica ao questionamento posicionado.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Having become popular in newspapers and magazines throughout the 19th and 20th centuries, comics were consolidated in modern culture in a way intrinsically related to press media. About a hundred years later, the digital revolution, which conditioned new technological and social dynamics to communication media, also opened up space for a possible reinvention of comics. Media convergence and language hybridization unsharpened the boundaries between the domains of comics, audiovisual and games, and hypermedia resources such as interactivity, animation, sound, multilinear storytelling, dynamic layout and infinite canvas began to come up as new possible elements to the comics repertoire. However, there has been little discussion and exploration about this subject: conventional language and techniques are entrenched in such way that many digital comics artworks are still conceived and produced as if they were constrained to the same circumstances of press media. Opposing to this scenario, this research intended to investigate the relationship between comics and digital media, questioning how is it possible for comic authors to consider the use of hypermedia resources in the design of digital comics. Therefore, we aimed to propose thoughts based on a literature review concerning this topic, enriched with a field gathering of examples of comics and interviews with artists who have, effectively, explored hypermedia possibilities in their work with digital storytelling. The thoughts brought up by this theoretical research culminated in the design and production of âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), an original digital comics experiment that, besides contributing to the digital comics cultural collection, was also meant to illustrate a possible empiric answer to the proposed research question.
description Popularizadas em jornais e revistas ao longo dos sÃculos XIX e XX, as histÃrias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de cem anos depois, a revoluÃÃo digital, que condicionou nova dinÃmica tecnolÃgica e social aos meios de comunicaÃÃo, tambÃm abriu espaÃo para uma possÃvel reinvenÃÃo dos quadrinhos. A convergÃncia dos meios e a hibridaÃÃo das linguagens tornaram menos nÃtidas as fronteiras entre os domÃnios dos quadrinhos, do audiovisual e dos games, e recursos da hipermÃdia como interatividade, animaÃÃo, som, multilinearidade narrativa, diagramaÃÃo dinÃmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possÃveis ao repertÃrio das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as tÃcnicas convencionais estÃo arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda sÃo concebidas e produzidas como se estivessem restritas Ãs mesmas circunstÃncias da mÃdia impressa. Na contramÃo desse cenÃrio, buscou-se, com esta pesquisa, investigar a relaÃÃo entre quadrinhos e mÃdia digital, questionando-se como à possÃvel, ao autor, pensar o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais. Para tanto, procurou-se propor reflexÃes a partir de uma revisÃo bibliogrÃfica acerca do tema, enriquecida por um levantamento de campo que reuniu exemplos de HQs diversas e por entrevistas com alguns dos artistas que tÃm, efetivamente, explorado possibilidades da hipermÃdia em narrativas digitais. As reflexÃes levantadas com a pesquisa teÃrica culminaram em um experimento de concepÃÃo e produÃÃo da histÃria em quadrinhos digital âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), que, alÃm de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, pÃde tambÃm ilustrar uma possÃvel resposta empÃrica ao questionamento posicionado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18132
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295227838988288