à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18132 |
Resumo: | Popularizadas em jornais e revistas ao longo dos sÃculos XIX e XX, as histÃrias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de cem anos depois, a revoluÃÃo digital, que condicionou nova dinÃmica tecnolÃgica e social aos meios de comunicaÃÃo, tambÃm abriu espaÃo para uma possÃvel reinvenÃÃo dos quadrinhos. A convergÃncia dos meios e a hibridaÃÃo das linguagens tornaram menos nÃtidas as fronteiras entre os domÃnios dos quadrinhos, do audiovisual e dos games, e recursos da hipermÃdia como interatividade, animaÃÃo, som, multilinearidade narrativa, diagramaÃÃo dinÃmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possÃveis ao repertÃrio das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as tÃcnicas convencionais estÃo arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda sÃo concebidas e produzidas como se estivessem restritas Ãs mesmas circunstÃncias da mÃdia impressa. Na contramÃo desse cenÃrio, buscou-se, com esta pesquisa, investigar a relaÃÃo entre quadrinhos e mÃdia digital, questionando-se como à possÃvel, ao autor, pensar o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais. Para tanto, procurou-se propor reflexÃes a partir de uma revisÃo bibliogrÃfica acerca do tema, enriquecida por um levantamento de campo que reuniu exemplos de HQs diversas e por entrevistas com alguns dos artistas que tÃm, efetivamente, explorado possibilidades da hipermÃdia em narrativas digitais. As reflexÃes levantadas com a pesquisa teÃrica culminaram em um experimento de concepÃÃo e produÃÃo da histÃria em quadrinhos digital âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), que, alÃm de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, pÃde tambÃm ilustrar uma possÃvel resposta empÃrica ao questionamento posicionado. |
id |
UFC_8d28f07152234170b82157101432b71f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11674 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisà tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitaisTo infinite canvas... and beyond: a study on the use of hypermedia resources in the design of digital comics2016-11-11Ricardo Jorge de Lucena Lucas31031544372http://lattes.cnpq.br/6868794107118772Osmar GonÃalves dos Reis Filho21445556804http://lattes.cnpq.br/1880465509972947CÃsar Augusto Baio Santos19925284899http://lattes.cnpq.br/451811335146659201004010311http://lattes.cnpq.br/7248407498815333Liandro Roger MemÃria MachadoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRHistÃrias em quadrinhos MÃdia digital HipermÃdia CriaÃÃoComics Digital media Hypermedia DesignCOMUNICACAOPopularizadas em jornais e revistas ao longo dos sÃculos XIX e XX, as histÃrias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de cem anos depois, a revoluÃÃo digital, que condicionou nova dinÃmica tecnolÃgica e social aos meios de comunicaÃÃo, tambÃm abriu espaÃo para uma possÃvel reinvenÃÃo dos quadrinhos. A convergÃncia dos meios e a hibridaÃÃo das linguagens tornaram menos nÃtidas as fronteiras entre os domÃnios dos quadrinhos, do audiovisual e dos games, e recursos da hipermÃdia como interatividade, animaÃÃo, som, multilinearidade narrativa, diagramaÃÃo dinÃmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possÃveis ao repertÃrio das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as tÃcnicas convencionais estÃo arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda sÃo concebidas e produzidas como se estivessem restritas Ãs mesmas circunstÃncias da mÃdia impressa. Na contramÃo desse cenÃrio, buscou-se, com esta pesquisa, investigar a relaÃÃo entre quadrinhos e mÃdia digital, questionando-se como à possÃvel, ao autor, pensar o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais. Para tanto, procurou-se propor reflexÃes a partir de uma revisÃo bibliogrÃfica acerca do tema, enriquecida por um levantamento de campo que reuniu exemplos de HQs diversas e por entrevistas com alguns dos artistas que tÃm, efetivamente, explorado possibilidades da hipermÃdia em narrativas digitais. As reflexÃes levantadas com a pesquisa teÃrica culminaram em um experimento de concepÃÃo e produÃÃo da histÃria em quadrinhos digital âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), que, alÃm de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, pÃde tambÃm ilustrar uma possÃvel resposta empÃrica ao questionamento posicionado.Having become popular in newspapers and magazines throughout the 19th and 20th centuries, comics were consolidated in modern culture in a way intrinsically related to press media. About a hundred years later, the digital revolution, which conditioned new technological and social dynamics to communication media, also opened up space for a possible reinvention of comics. Media convergence and language hybridization unsharpened the boundaries between the domains of comics, audiovisual and games, and hypermedia resources such as interactivity, animation, sound, multilinear storytelling, dynamic layout and infinite canvas began to come up as new possible elements to the comics repertoire. However, there has been little discussion and exploration about this subject: conventional language and techniques are entrenched in such way that many digital comics artworks are still conceived and produced as if they were constrained to the same circumstances of press media. Opposing to this scenario, this research intended to investigate the relationship between comics and digital media, questioning how is it possible for comic authors to consider the use of hypermedia resources in the design of digital comics. Therefore, we aimed to propose thoughts based on a literature review concerning this topic, enriched with a field gathering of examples of comics and interviews with artists who have, effectively, explored hypermedia possibilities in their work with digital storytelling. The thoughts brought up by this theoretical research culminated in the design and production of âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), an original digital comics experiment that, besides contributing to the digital comics cultural collection, was also meant to illustrate a possible empiric answer to the proposed research question.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18132application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
To infinite canvas... and beyond: a study on the use of hypermedia resources in the design of digital comics |
title |
à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais |
spellingShingle |
à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais Liandro Roger MemÃria Machado HistÃrias em quadrinhos MÃdia digital HipermÃdia CriaÃÃo Comics Digital media Hypermedia Design COMUNICACAO |
title_short |
à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais |
title_full |
à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais |
title_fullStr |
à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais |
title_full_unstemmed |
à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais |
title_sort |
à tela infinitaâ e alÃm: um estudo sobre o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais |
author |
Liandro Roger MemÃria Machado |
author_facet |
Liandro Roger MemÃria Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Jorge de Lucena Lucas |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
31031544372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6868794107118772 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Osmar GonÃalves dos Reis Filho |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
21445556804 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1880465509972947 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
CÃsar Augusto Baio Santos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
19925284899 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4518113351466592 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01004010311 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7248407498815333 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liandro Roger MemÃria Machado |
contributor_str_mv |
Ricardo Jorge de Lucena Lucas Osmar GonÃalves dos Reis Filho CÃsar Augusto Baio Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HistÃrias em quadrinhos MÃdia digital HipermÃdia CriaÃÃo |
topic |
HistÃrias em quadrinhos MÃdia digital HipermÃdia CriaÃÃo Comics Digital media Hypermedia Design COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Comics Digital media Hypermedia Design |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
COMUNICACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Popularizadas em jornais e revistas ao longo dos sÃculos XIX e XX, as histÃrias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de cem anos depois, a revoluÃÃo digital, que condicionou nova dinÃmica tecnolÃgica e social aos meios de comunicaÃÃo, tambÃm abriu espaÃo para uma possÃvel reinvenÃÃo dos quadrinhos. A convergÃncia dos meios e a hibridaÃÃo das linguagens tornaram menos nÃtidas as fronteiras entre os domÃnios dos quadrinhos, do audiovisual e dos games, e recursos da hipermÃdia como interatividade, animaÃÃo, som, multilinearidade narrativa, diagramaÃÃo dinÃmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possÃveis ao repertÃrio das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as tÃcnicas convencionais estÃo arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda sÃo concebidas e produzidas como se estivessem restritas Ãs mesmas circunstÃncias da mÃdia impressa. Na contramÃo desse cenÃrio, buscou-se, com esta pesquisa, investigar a relaÃÃo entre quadrinhos e mÃdia digital, questionando-se como à possÃvel, ao autor, pensar o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais. Para tanto, procurou-se propor reflexÃes a partir de uma revisÃo bibliogrÃfica acerca do tema, enriquecida por um levantamento de campo que reuniu exemplos de HQs diversas e por entrevistas com alguns dos artistas que tÃm, efetivamente, explorado possibilidades da hipermÃdia em narrativas digitais. As reflexÃes levantadas com a pesquisa teÃrica culminaram em um experimento de concepÃÃo e produÃÃo da histÃria em quadrinhos digital âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), que, alÃm de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, pÃde tambÃm ilustrar uma possÃvel resposta empÃrica ao questionamento posicionado. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Having become popular in newspapers and magazines throughout the 19th and 20th centuries, comics were consolidated in modern culture in a way intrinsically related to press media. About a hundred years later, the digital revolution, which conditioned new technological and social dynamics to communication media, also opened up space for a possible reinvention of comics. Media convergence and language hybridization unsharpened the boundaries between the domains of comics, audiovisual and games, and hypermedia resources such as interactivity, animation, sound, multilinear storytelling, dynamic layout and infinite canvas began to come up as new possible elements to the comics repertoire. However, there has been little discussion and exploration about this subject: conventional language and techniques are entrenched in such way that many digital comics artworks are still conceived and produced as if they were constrained to the same circumstances of press media. Opposing to this scenario, this research intended to investigate the relationship between comics and digital media, questioning how is it possible for comic authors to consider the use of hypermedia resources in the design of digital comics. Therefore, we aimed to propose thoughts based on a literature review concerning this topic, enriched with a field gathering of examples of comics and interviews with artists who have, effectively, explored hypermedia possibilities in their work with digital storytelling. The thoughts brought up by this theoretical research culminated in the design and production of âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), an original digital comics experiment that, besides contributing to the digital comics cultural collection, was also meant to illustrate a possible empiric answer to the proposed research question. |
description |
Popularizadas em jornais e revistas ao longo dos sÃculos XIX e XX, as histÃrias em quadrinhos (HQs) foram consolidadas na cultura moderna de forma intrinsecamente relacionada aos meios impressos. Cerca de cem anos depois, a revoluÃÃo digital, que condicionou nova dinÃmica tecnolÃgica e social aos meios de comunicaÃÃo, tambÃm abriu espaÃo para uma possÃvel reinvenÃÃo dos quadrinhos. A convergÃncia dos meios e a hibridaÃÃo das linguagens tornaram menos nÃtidas as fronteiras entre os domÃnios dos quadrinhos, do audiovisual e dos games, e recursos da hipermÃdia como interatividade, animaÃÃo, som, multilinearidade narrativa, diagramaÃÃo dinÃmica e tela infinita passaram a figurar como novos elementos possÃveis ao repertÃrio das HQs. No entanto, pouco tem sido explorado e discutido nesse sentido: a linguagem e as tÃcnicas convencionais estÃo arraigadas de tal modo que muitas obras de quadrinhos digitais ainda sÃo concebidas e produzidas como se estivessem restritas Ãs mesmas circunstÃncias da mÃdia impressa. Na contramÃo desse cenÃrio, buscou-se, com esta pesquisa, investigar a relaÃÃo entre quadrinhos e mÃdia digital, questionando-se como à possÃvel, ao autor, pensar o uso de recursos da hipermÃdia na criaÃÃo de histÃrias em quadrinhos digitais. Para tanto, procurou-se propor reflexÃes a partir de uma revisÃo bibliogrÃfica acerca do tema, enriquecida por um levantamento de campo que reuniu exemplos de HQs diversas e por entrevistas com alguns dos artistas que tÃm, efetivamente, explorado possibilidades da hipermÃdia em narrativas digitais. As reflexÃes levantadas com a pesquisa teÃrica culminaram em um experimento de concepÃÃo e produÃÃo da histÃria em quadrinhos digital âAtravessando a Ruaâ (www.atravessandoarua.com), que, alÃm de contribuir para o acervo cultural de quadrinhos digitais, pÃde tambÃm ilustrar uma possÃvel resposta empÃrica ao questionamento posicionado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18132 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295227838988288 |