PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Vanda Silvino da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20538
Resumo: Este trabalho resgata no contexto da educaÃÃo brasileira, à reconstruÃÃo histÃrica e polÃtica do professor, identificando sua aÃÃo profissional e valorizaÃÃo social. De modo a fazer um esquadrinhamento de seu papel como educador sob a hegemonia do poder. Cujo objetivo geral à retratar o contexto polÃtico dos modelos da profissÃo docente, por meio da descriÃÃo de fatos e fenÃmenos histÃricos, buscando identificar na histÃria da educaÃÃo brasileira a condiÃÃo polÃtica do professor frente os interesses das polÃticas dos sistemas de governos as quais impactaram na formaÃÃo e atuaÃÃo. a metodologia se constitui de uma pesquisa bibliogrÃfica e documental. Quanto ao mÃtodo proposto, o trabalho compreende uma descriÃÃo do processo polÃtico e histÃrico do modelo da profissÃo docente em quatro contextos: o primeiro no Brasil colonial, em que, inicialmente, sÃo tratados os aspectos remotos da profissÃo do professor, desde o Egito sob a Ãgide do poder absoluto do faraÃ, atà o momento em que o professor passa a ser do domÃnio da igreja; o segundo caracteriza o professor no modelo de dominaÃÃo colonial e imperial e traz uma abordagem dos conflitos de interesses polÃticos, religiosos e monÃrquicos no delineamento da profissÃo docente; no terceiro modelo polÃtico do professor sob o domÃnio republicano e os conflitos entre o estado e a sociedade; e o quarto modelo polÃtico de professor no estado democrÃtico sob as influÃncias norte-americanas no campo das polÃticas pÃblicas. E por Ãltimo, as anÃlises dos dados, sendo observado o professor, como protagonista, subordinado aos ÃrgÃos de controle de poder hegemonicamente e historicamente constituÃdos. Revelado que sua aÃÃo profissional, atende as concepÃÃes ideolÃgicas de Estado, pelo qual à formado e exerce suas atividades, sem autonomia polÃtica, sendo subordinado a uma formaÃÃo que carece de desenvolvimento crÃtico da prÃpria identidade profissional.
id UFC_8af66084cfabb3934746471e09e6b649
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12924
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo2018-10-00Maxweel Veras Rodrigues26253895320http://lattes.cnpq.br/014550972699911436915975329Maria Vanda Silvino da Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRProfessor Contexto histÃrico DomÃnio polÃticoTeacher Historical context Political domainPOLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISEste trabalho resgata no contexto da educaÃÃo brasileira, à reconstruÃÃo histÃrica e polÃtica do professor, identificando sua aÃÃo profissional e valorizaÃÃo social. De modo a fazer um esquadrinhamento de seu papel como educador sob a hegemonia do poder. Cujo objetivo geral à retratar o contexto polÃtico dos modelos da profissÃo docente, por meio da descriÃÃo de fatos e fenÃmenos histÃricos, buscando identificar na histÃria da educaÃÃo brasileira a condiÃÃo polÃtica do professor frente os interesses das polÃticas dos sistemas de governos as quais impactaram na formaÃÃo e atuaÃÃo. a metodologia se constitui de uma pesquisa bibliogrÃfica e documental. Quanto ao mÃtodo proposto, o trabalho compreende uma descriÃÃo do processo polÃtico e histÃrico do modelo da profissÃo docente em quatro contextos: o primeiro no Brasil colonial, em que, inicialmente, sÃo tratados os aspectos remotos da profissÃo do professor, desde o Egito sob a Ãgide do poder absoluto do faraÃ, atà o momento em que o professor passa a ser do domÃnio da igreja; o segundo caracteriza o professor no modelo de dominaÃÃo colonial e imperial e traz uma abordagem dos conflitos de interesses polÃticos, religiosos e monÃrquicos no delineamento da profissÃo docente; no terceiro modelo polÃtico do professor sob o domÃnio republicano e os conflitos entre o estado e a sociedade; e o quarto modelo polÃtico de professor no estado democrÃtico sob as influÃncias norte-americanas no campo das polÃticas pÃblicas. E por Ãltimo, as anÃlises dos dados, sendo observado o professor, como protagonista, subordinado aos ÃrgÃos de controle de poder hegemonicamente e historicamente constituÃdos. Revelado que sua aÃÃo profissional, atende as concepÃÃes ideolÃgicas de Estado, pelo qual à formado e exerce suas atividades, sem autonomia polÃtica, sendo subordinado a uma formaÃÃo que carece de desenvolvimento crÃtico da prÃpria identidade profissional. This work rescues in the context of Brazilian education, to the historical and political reconstruction of the teacher, identifying his professional action and social valorization. In order to make a scrutiny of his role as educator under the hegemony of power. The general objective is to portray the political context of the models of the teaching profession, through the description of historical facts and phenomena, seeking to identify in the history of Brazilian education the political condition of the teacher facing the interests of the policies of the government systems that have impacted the formation and acting. the methodology consists of a bibliographical and documentary research. As to the proposed method, the work comprises a description of the political and historical process of the model of the teaching profession in four contexts: the first in colonial Brazil, in which the remote aspects of the teacher profession, from Egypt under the aegis of the absolute power of the pharaoh, until the moment when the professor happens to be of the dominion of the church; the second characterizes the teacher in the model of colonial and imperial domination and brings an approach to conflicts of political, religious and monarchical interests in the delineation of the teaching profession; in the third political model of the teacher under republican rule and the conflicts between the state and society; and the fourth political model of teacher in the democratic state under US influence in the field of public policy. And lastly, the analysis of the data, being observed the teacher, as protagonist, subordinated to the power control organs hegemonically and historically constituted. Revealed that its professional action, attends the ideological conceptions of State, whereby it is formed and carries on its activities, without political autonomy, being subordinated to a formation that lacks the critical development of its own professional identity.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20538application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:02Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo
title PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo
spellingShingle PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo
Maria Vanda Silvino da Silva
Professor
Contexto histÃrico
DomÃnio polÃtico
Teacher
Historical context
Political domain
POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
title_short PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo
title_full PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo
title_fullStr PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo
title_full_unstemmed PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo
title_sort PolÃticas pÃblicas para formaÃÃo de professores: um resgate na histÃria da educaÃÃo
author Maria Vanda Silvino da Silva
author_facet Maria Vanda Silvino da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26253895320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0145509726999114
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36915975329
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Vanda Silvino da Silva
contributor_str_mv Maxweel Veras Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Contexto histÃrico
DomÃnio polÃtico
topic Professor
Contexto histÃrico
DomÃnio polÃtico
Teacher
Historical context
Political domain
POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Historical context
Political domain
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho resgata no contexto da educaÃÃo brasileira, à reconstruÃÃo histÃrica e polÃtica do professor, identificando sua aÃÃo profissional e valorizaÃÃo social. De modo a fazer um esquadrinhamento de seu papel como educador sob a hegemonia do poder. Cujo objetivo geral à retratar o contexto polÃtico dos modelos da profissÃo docente, por meio da descriÃÃo de fatos e fenÃmenos histÃricos, buscando identificar na histÃria da educaÃÃo brasileira a condiÃÃo polÃtica do professor frente os interesses das polÃticas dos sistemas de governos as quais impactaram na formaÃÃo e atuaÃÃo. a metodologia se constitui de uma pesquisa bibliogrÃfica e documental. Quanto ao mÃtodo proposto, o trabalho compreende uma descriÃÃo do processo polÃtico e histÃrico do modelo da profissÃo docente em quatro contextos: o primeiro no Brasil colonial, em que, inicialmente, sÃo tratados os aspectos remotos da profissÃo do professor, desde o Egito sob a Ãgide do poder absoluto do faraÃ, atà o momento em que o professor passa a ser do domÃnio da igreja; o segundo caracteriza o professor no modelo de dominaÃÃo colonial e imperial e traz uma abordagem dos conflitos de interesses polÃticos, religiosos e monÃrquicos no delineamento da profissÃo docente; no terceiro modelo polÃtico do professor sob o domÃnio republicano e os conflitos entre o estado e a sociedade; e o quarto modelo polÃtico de professor no estado democrÃtico sob as influÃncias norte-americanas no campo das polÃticas pÃblicas. E por Ãltimo, as anÃlises dos dados, sendo observado o professor, como protagonista, subordinado aos ÃrgÃos de controle de poder hegemonicamente e historicamente constituÃdos. Revelado que sua aÃÃo profissional, atende as concepÃÃes ideolÃgicas de Estado, pelo qual à formado e exerce suas atividades, sem autonomia polÃtica, sendo subordinado a uma formaÃÃo que carece de desenvolvimento crÃtico da prÃpria identidade profissional.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work rescues in the context of Brazilian education, to the historical and political reconstruction of the teacher, identifying his professional action and social valorization. In order to make a scrutiny of his role as educator under the hegemony of power. The general objective is to portray the political context of the models of the teaching profession, through the description of historical facts and phenomena, seeking to identify in the history of Brazilian education the political condition of the teacher facing the interests of the policies of the government systems that have impacted the formation and acting. the methodology consists of a bibliographical and documentary research. As to the proposed method, the work comprises a description of the political and historical process of the model of the teaching profession in four contexts: the first in colonial Brazil, in which the remote aspects of the teacher profession, from Egypt under the aegis of the absolute power of the pharaoh, until the moment when the professor happens to be of the dominion of the church; the second characterizes the teacher in the model of colonial and imperial domination and brings an approach to conflicts of political, religious and monarchical interests in the delineation of the teaching profession; in the third political model of the teacher under republican rule and the conflicts between the state and society; and the fourth political model of teacher in the democratic state under US influence in the field of public policy. And lastly, the analysis of the data, being observed the teacher, as protagonist, subordinated to the power control organs hegemonically and historically constituted. Revealed that its professional action, attends the ideological conceptions of State, whereby it is formed and carries on its activities, without political autonomy, being subordinated to a formation that lacks the critical development of its own professional identity.
description Este trabalho resgata no contexto da educaÃÃo brasileira, à reconstruÃÃo histÃrica e polÃtica do professor, identificando sua aÃÃo profissional e valorizaÃÃo social. De modo a fazer um esquadrinhamento de seu papel como educador sob a hegemonia do poder. Cujo objetivo geral à retratar o contexto polÃtico dos modelos da profissÃo docente, por meio da descriÃÃo de fatos e fenÃmenos histÃricos, buscando identificar na histÃria da educaÃÃo brasileira a condiÃÃo polÃtica do professor frente os interesses das polÃticas dos sistemas de governos as quais impactaram na formaÃÃo e atuaÃÃo. a metodologia se constitui de uma pesquisa bibliogrÃfica e documental. Quanto ao mÃtodo proposto, o trabalho compreende uma descriÃÃo do processo polÃtico e histÃrico do modelo da profissÃo docente em quatro contextos: o primeiro no Brasil colonial, em que, inicialmente, sÃo tratados os aspectos remotos da profissÃo do professor, desde o Egito sob a Ãgide do poder absoluto do faraÃ, atà o momento em que o professor passa a ser do domÃnio da igreja; o segundo caracteriza o professor no modelo de dominaÃÃo colonial e imperial e traz uma abordagem dos conflitos de interesses polÃticos, religiosos e monÃrquicos no delineamento da profissÃo docente; no terceiro modelo polÃtico do professor sob o domÃnio republicano e os conflitos entre o estado e a sociedade; e o quarto modelo polÃtico de professor no estado democrÃtico sob as influÃncias norte-americanas no campo das polÃticas pÃblicas. E por Ãltimo, as anÃlises dos dados, sendo observado o professor, como protagonista, subordinado aos ÃrgÃos de controle de poder hegemonicamente e historicamente constituÃdos. Revelado que sua aÃÃo profissional, atende as concepÃÃes ideolÃgicas de Estado, pelo qual à formado e exerce suas atividades, sem autonomia polÃtica, sendo subordinado a uma formaÃÃo que carece de desenvolvimento crÃtico da prÃpria identidade profissional.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20538
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295239906000896