Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11906 |
Resumo: | Esta pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender o problema da artificializaÃÃo sofrida pela lÃngua escrita quando à tomada como objeto de ensinoaprendizagem no contexto escolar. Investigou como a produÃÃo de um jornal escolar pode contribuir para uma adequada escolarizaÃÃo dos usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita e, consequentemente, minimizar esse problema no Ãmbito do ensino fundamental. Os objetivos centrais da pesquisa consistiram em analisar como a produÃÃo de jornais escolares configura uma atividade de linguagem, conforme descrita pela Teoria da Atividade, de Leontiev, e em identificar quais usos e funÃÃes sociais atribuÃdas à lÃngua escrita emergiram no contexto dessa atividade. Os referenciais teÃrico-metodolÃgicos que deram suporte à investigaÃÃo consistiram em estudos sobre usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita, o jornal escolar e Teoria da Atividade. Os dados coligidos mediante o emprego de tÃcnicas como observaÃÃo direta, anÃlise documental, entrevistas semi-estruturadas e de explicitaÃÃo evidenciaram que a produÃÃo do jornal escolar implicou a leitura e/ou produÃÃo de artigos informativos e opinativos, editoriais, entrevistas, mensagens, anÃncios, etc. No contexto da atividade investigada, a leitura e/ou produÃÃo de tais gÃneros exerciam as funÃÃes de convencer/conscientizar; comunicar impressÃes e pontos de vista; noticiar fatos e eventos; prestar contas; promover comunicaÃÃo interpessoal; vender produtos e serviÃos; fornecer suporte à memÃria; orientar a observÃncia de normas e regulamentos; orientar/sistematizar a realizaÃÃo de uma aÃÃo; formalizar registros permanentes; comprovar fatos e acontecimentos, dentre outras. Os resultados demonstram a importÃncia da produÃÃo de jornais escolares como alternativa metodolÃgica para o ensino dos usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita de forma significativa e contextualizada, contribuindo para minimizar a artificialidade das prÃticas de ensino da lÃngua escrita no contexto escolar. Como a investigaÃÃo focalizou a produÃÃo de jornais cujas matÃrias eram produzidas como atividade extra-classe, sugere-se a ampliaÃÃo e aprofundamento do estudo por meio de uma pesquisa-intervenÃÃo em que o jornal escolar seja produzido como atividade pedagÃgica desenvolvida conjuntamente por professores e alunos, como parte das atividades curriculares. |
id |
UFC_8c5a364184b4db4d67548cf8a43df580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7193 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escritaSchool newspaper as a teaching-learning activity of the social functions of written language2000-10-25Rita Vieira de Figueiredo43833586400Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Marly Amarilha1079092617251581019491http://lattes.cnpq.br/7402127637978502Dorivaldo Alves SalustianoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJornal escolar GÃneros jornalÃsticos FunÃÃes sociais da escrita Ensino e aprendizagem de lÃngua maternaSchool newspaper Journalism genres Social functions of writing Teaching and learning of the mother tongueENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAEsta pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender o problema da artificializaÃÃo sofrida pela lÃngua escrita quando à tomada como objeto de ensinoaprendizagem no contexto escolar. Investigou como a produÃÃo de um jornal escolar pode contribuir para uma adequada escolarizaÃÃo dos usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita e, consequentemente, minimizar esse problema no Ãmbito do ensino fundamental. Os objetivos centrais da pesquisa consistiram em analisar como a produÃÃo de jornais escolares configura uma atividade de linguagem, conforme descrita pela Teoria da Atividade, de Leontiev, e em identificar quais usos e funÃÃes sociais atribuÃdas à lÃngua escrita emergiram no contexto dessa atividade. Os referenciais teÃrico-metodolÃgicos que deram suporte à investigaÃÃo consistiram em estudos sobre usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita, o jornal escolar e Teoria da Atividade. Os dados coligidos mediante o emprego de tÃcnicas como observaÃÃo direta, anÃlise documental, entrevistas semi-estruturadas e de explicitaÃÃo evidenciaram que a produÃÃo do jornal escolar implicou a leitura e/ou produÃÃo de artigos informativos e opinativos, editoriais, entrevistas, mensagens, anÃncios, etc. No contexto da atividade investigada, a leitura e/ou produÃÃo de tais gÃneros exerciam as funÃÃes de convencer/conscientizar; comunicar impressÃes e pontos de vista; noticiar fatos e eventos; prestar contas; promover comunicaÃÃo interpessoal; vender produtos e serviÃos; fornecer suporte à memÃria; orientar a observÃncia de normas e regulamentos; orientar/sistematizar a realizaÃÃo de uma aÃÃo; formalizar registros permanentes; comprovar fatos e acontecimentos, dentre outras. Os resultados demonstram a importÃncia da produÃÃo de jornais escolares como alternativa metodolÃgica para o ensino dos usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita de forma significativa e contextualizada, contribuindo para minimizar a artificialidade das prÃticas de ensino da lÃngua escrita no contexto escolar. Como a investigaÃÃo focalizou a produÃÃo de jornais cujas matÃrias eram produzidas como atividade extra-classe, sugere-se a ampliaÃÃo e aprofundamento do estudo por meio de uma pesquisa-intervenÃÃo em que o jornal escolar seja produzido como atividade pedagÃgica desenvolvida conjuntamente por professores e alunos, como parte das atividades curriculares. This research was motivated by the need to understand the problem of artificiality suffered by written language when taken as the object of teaching and learning in the school context. It investigated how the production of a school newspaper can contribute to an adequate schooling of the social uses and functions of the written language, and subsequently minimize the problem in the context of elementary school. The central objectives of the research consisted in analyzing how the production of school newspapers can configure a language activity, as defined by the Activity Theory by Leontiev, and identifying which social uses and functions attributed to the written language have emerged in the context of this activity. The theoretical and methodological references that supported the research consisted of studies on social uses and functions of the written language, the school newspaper, and the Activity Theory. The data collected through the use of techniques such as direct observation, document analysis, semistructured interviews and explicitness showed that the production of the school newspaper involved reading and/or production of informative and opinionated articles, editorial articles, interviews, messages, advertisements, etc. In the context of the activity being analyzed, reading and/or production of such genres functioned to convince/raise awareness, communicate impressions and views, report facts and events, provide accountability, promote interpersonal communication, sell products and services, provide support to memory, guide the compliance of standards and regulations, guide/ systematize the completion of an action, formalize permanent records, prove facts and events, among others. The results demonstrated the importance of the production of school newspapers as a methodological alternative for the teaching of the social uses and functions of the written language in a meaningful and contextualized way, helping to minimize the artificiality of the practical teaching of the written language in the school context. Because the research focused on the production of newspapers whose stories were produced as an extra-class activity, it is suggested to widen and deepen the study through an intervention research in which the newspaper is produced as a pedagogical activity developed together by teachers and students as part of the curricular activities. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11906application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School newspaper as a teaching-learning activity of the social functions of written language |
title |
Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita |
spellingShingle |
Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita Dorivaldo Alves Salustiano Jornal escolar GÃneros jornalÃsticos FunÃÃes sociais da escrita Ensino e aprendizagem de lÃngua materna School newspaper Journalism genres Social functions of writing Teaching and learning of the mother tongue ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
title_short |
Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita |
title_full |
Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita |
title_fullStr |
Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita |
title_full_unstemmed |
Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita |
title_sort |
Jornal escolar como atividade de ensino-aprendizagem das funÃÃes sociais da lÃngua escrita |
author |
Dorivaldo Alves Salustiano |
author_facet |
Dorivaldo Alves Salustiano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rita Vieira de Figueiredo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
43833586400 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marly Amarilha |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
10790926172 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
51581019491 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7402127637978502 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorivaldo Alves Salustiano |
contributor_str_mv |
Rita Vieira de Figueiredo Ana Maria Iorio Dias Marly Amarilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornal escolar GÃneros jornalÃsticos FunÃÃes sociais da escrita Ensino e aprendizagem de lÃngua materna |
topic |
Jornal escolar GÃneros jornalÃsticos FunÃÃes sociais da escrita Ensino e aprendizagem de lÃngua materna School newspaper Journalism genres Social functions of writing Teaching and learning of the mother tongue ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School newspaper Journalism genres Social functions of writing Teaching and learning of the mother tongue |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender o problema da artificializaÃÃo sofrida pela lÃngua escrita quando à tomada como objeto de ensinoaprendizagem no contexto escolar. Investigou como a produÃÃo de um jornal escolar pode contribuir para uma adequada escolarizaÃÃo dos usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita e, consequentemente, minimizar esse problema no Ãmbito do ensino fundamental. Os objetivos centrais da pesquisa consistiram em analisar como a produÃÃo de jornais escolares configura uma atividade de linguagem, conforme descrita pela Teoria da Atividade, de Leontiev, e em identificar quais usos e funÃÃes sociais atribuÃdas à lÃngua escrita emergiram no contexto dessa atividade. Os referenciais teÃrico-metodolÃgicos que deram suporte à investigaÃÃo consistiram em estudos sobre usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita, o jornal escolar e Teoria da Atividade. Os dados coligidos mediante o emprego de tÃcnicas como observaÃÃo direta, anÃlise documental, entrevistas semi-estruturadas e de explicitaÃÃo evidenciaram que a produÃÃo do jornal escolar implicou a leitura e/ou produÃÃo de artigos informativos e opinativos, editoriais, entrevistas, mensagens, anÃncios, etc. No contexto da atividade investigada, a leitura e/ou produÃÃo de tais gÃneros exerciam as funÃÃes de convencer/conscientizar; comunicar impressÃes e pontos de vista; noticiar fatos e eventos; prestar contas; promover comunicaÃÃo interpessoal; vender produtos e serviÃos; fornecer suporte à memÃria; orientar a observÃncia de normas e regulamentos; orientar/sistematizar a realizaÃÃo de uma aÃÃo; formalizar registros permanentes; comprovar fatos e acontecimentos, dentre outras. Os resultados demonstram a importÃncia da produÃÃo de jornais escolares como alternativa metodolÃgica para o ensino dos usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita de forma significativa e contextualizada, contribuindo para minimizar a artificialidade das prÃticas de ensino da lÃngua escrita no contexto escolar. Como a investigaÃÃo focalizou a produÃÃo de jornais cujas matÃrias eram produzidas como atividade extra-classe, sugere-se a ampliaÃÃo e aprofundamento do estudo por meio de uma pesquisa-intervenÃÃo em que o jornal escolar seja produzido como atividade pedagÃgica desenvolvida conjuntamente por professores e alunos, como parte das atividades curriculares. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research was motivated by the need to understand the problem of artificiality suffered by written language when taken as the object of teaching and learning in the school context. It investigated how the production of a school newspaper can contribute to an adequate schooling of the social uses and functions of the written language, and subsequently minimize the problem in the context of elementary school. The central objectives of the research consisted in analyzing how the production of school newspapers can configure a language activity, as defined by the Activity Theory by Leontiev, and identifying which social uses and functions attributed to the written language have emerged in the context of this activity. The theoretical and methodological references that supported the research consisted of studies on social uses and functions of the written language, the school newspaper, and the Activity Theory. The data collected through the use of techniques such as direct observation, document analysis, semistructured interviews and explicitness showed that the production of the school newspaper involved reading and/or production of informative and opinionated articles, editorial articles, interviews, messages, advertisements, etc. In the context of the activity being analyzed, reading and/or production of such genres functioned to convince/raise awareness, communicate impressions and views, report facts and events, provide accountability, promote interpersonal communication, sell products and services, provide support to memory, guide the compliance of standards and regulations, guide/ systematize the completion of an action, formalize permanent records, prove facts and events, among others. The results demonstrated the importance of the production of school newspapers as a methodological alternative for the teaching of the social uses and functions of the written language in a meaningful and contextualized way, helping to minimize the artificiality of the practical teaching of the written language in the school context. Because the research focused on the production of newspapers whose stories were produced as an extra-class activity, it is suggested to widen and deepen the study through an intervention research in which the newspaper is produced as a pedagogical activity developed together by teachers and students as part of the curricular activities. |
description |
Esta pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender o problema da artificializaÃÃo sofrida pela lÃngua escrita quando à tomada como objeto de ensinoaprendizagem no contexto escolar. Investigou como a produÃÃo de um jornal escolar pode contribuir para uma adequada escolarizaÃÃo dos usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita e, consequentemente, minimizar esse problema no Ãmbito do ensino fundamental. Os objetivos centrais da pesquisa consistiram em analisar como a produÃÃo de jornais escolares configura uma atividade de linguagem, conforme descrita pela Teoria da Atividade, de Leontiev, e em identificar quais usos e funÃÃes sociais atribuÃdas à lÃngua escrita emergiram no contexto dessa atividade. Os referenciais teÃrico-metodolÃgicos que deram suporte à investigaÃÃo consistiram em estudos sobre usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita, o jornal escolar e Teoria da Atividade. Os dados coligidos mediante o emprego de tÃcnicas como observaÃÃo direta, anÃlise documental, entrevistas semi-estruturadas e de explicitaÃÃo evidenciaram que a produÃÃo do jornal escolar implicou a leitura e/ou produÃÃo de artigos informativos e opinativos, editoriais, entrevistas, mensagens, anÃncios, etc. No contexto da atividade investigada, a leitura e/ou produÃÃo de tais gÃneros exerciam as funÃÃes de convencer/conscientizar; comunicar impressÃes e pontos de vista; noticiar fatos e eventos; prestar contas; promover comunicaÃÃo interpessoal; vender produtos e serviÃos; fornecer suporte à memÃria; orientar a observÃncia de normas e regulamentos; orientar/sistematizar a realizaÃÃo de uma aÃÃo; formalizar registros permanentes; comprovar fatos e acontecimentos, dentre outras. Os resultados demonstram a importÃncia da produÃÃo de jornais escolares como alternativa metodolÃgica para o ensino dos usos e funÃÃes sociais da lÃngua escrita de forma significativa e contextualizada, contribuindo para minimizar a artificialidade das prÃticas de ensino da lÃngua escrita no contexto escolar. Como a investigaÃÃo focalizou a produÃÃo de jornais cujas matÃrias eram produzidas como atividade extra-classe, sugere-se a ampliaÃÃo e aprofundamento do estudo por meio de uma pesquisa-intervenÃÃo em que o jornal escolar seja produzido como atividade pedagÃgica desenvolvida conjuntamente por professores e alunos, como parte das atividades curriculares. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-10-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11906 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295188791066624 |