As negociaÃÃes de gÃnero e o mundo do forrà pà de estrada: as forrozeiras nas festas de forrà em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luana Paula Moreira Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17949
Resumo: Compreender as negociaÃÃes de gÃnero no mundo do forrà pà de estrada a partir das relaÃÃes vivenciadas pelas forrozeiras nas festas de forrà em Fortaleza à o principal objetivo desta pesquisa. As festas de forrà representam uma opÃÃo de diversÃo para um pÃblico bastante significativo de fortalezenses e turistas. O estilo do forrà pà de estrada à referÃncia de atraÃÃo artÃstica no Estado, pois, o Cearà à o maior exportador de bandas e artistas do ritmo. A peculiaridade cearense encontra-se, essencialmente, na diferenciaÃÃo rÃtmica, instrumental e das composiÃÃes, haja vista o carÃter acelerado, marcado pelo uso de instrumentos elÃtricos e de letras que primam pelas relaÃÃes afetivas, festas, bebidas, sexo, comportamento e principalmente o corpo da mulher. Estas caracterÃsticas do forrà pà de estrada, um estilo mais urbano, adepto Ãs inovaÃÃes, despertam questionamentos em vÃrios segmentos da sociedade, pelo forte apelo sexual, pelo uso da figura feminina e da Ãnfase nas relaÃÃes momentÃneas; tais elementos associados à forte adesÃo feminina e à conotaÃÃo pejorativa e vulgarizada destinada, principalmente, ao feminino despertou questionamentos acerca da mulher forrozeira: quais os principais atrativos da festa de forrà para as mulheres? Como estas mulheres percebem as letras de conotaÃÃo pejorativa do feminino? Qual o significado para as forrozeiras da âraparigaâ e da âpirigueteâ cantadas nas festas de forrÃ? Como se dÃo as negociaÃÃes de gÃnero no Ãmbito das festas de forrà de Fortaleza? Dessas indagaÃÃes foram trilhados os caminhos da pesquisa. A metodologia utilizada, a etnografia, aliada à tÃcnica de entrevistas semiestruturadas com as participantes das festas, bem como pesquisa bibliogrÃfica, documental, participaÃÃo nos fÃruns virtuais do forrÃ, acompanhamento de sites e fanpages das bandas e casas de shows, possibilitou a realizaÃÃo desta pesquisa. As festas representam mÃltiplas dimensÃes da vida das forrozeiras, momentos de diversÃo, ruptura e afirmaÃÃo dos valores sociais hegemÃnicos; hÃbridas representaÃÃes das relaÃÃes e negociaÃÃes de gÃnero nas festas de forrÃ, onde se reforÃam a autonomia do desejo e da sexualidade e, contraditoriamente propaga-se a violÃncia, a dominaÃÃo/exploraÃÃo feminina. à neste cenÃrio que as forrozeiras transitam e vivenciam relaÃÃes vÃrias, sob o prisma da diversÃo, da satisfaÃÃo do desejo e da constante diferenciaÃÃo entre a mulher que vive o momento da festa e a âpirigueteâ, âraparigaâ cantada e rotulada nas festas de forrà em Fortaleza.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs negociaÃÃes de gÃnero e o mundo do forrà pà de estrada: as forrozeiras nas festas de forrà em FortalezaNegotiations gender and the world of foot forrà road: the forrozeiras in forrà parties in Fortaleza.2014-07-31Antonio Cristian Saraiva Paiva38817799300http://lattes.cnpq.br/2635234979088002 Jania Perla DiÃgenes de Aquino62844121349http://lattes.cnpq.br/8171385058849782 Roberto Marques42685460306 http://lattes.cnpq.br/7700061700590484Mirla Cisne Alvaro 81489994300http://lattes.cnpq.br/746800118077346261814903372 http://lattes.cnpq.br/8083905752480294Luana Paula Moreira SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRGÃnero NegociaÃÃes de gÃnero Forrà pà de estradaGender Negotiations Gender Forrà foot roadSOCIOLOGIACompreender as negociaÃÃes de gÃnero no mundo do forrà pà de estrada a partir das relaÃÃes vivenciadas pelas forrozeiras nas festas de forrà em Fortaleza à o principal objetivo desta pesquisa. As festas de forrà representam uma opÃÃo de diversÃo para um pÃblico bastante significativo de fortalezenses e turistas. O estilo do forrà pà de estrada à referÃncia de atraÃÃo artÃstica no Estado, pois, o Cearà à o maior exportador de bandas e artistas do ritmo. A peculiaridade cearense encontra-se, essencialmente, na diferenciaÃÃo rÃtmica, instrumental e das composiÃÃes, haja vista o carÃter acelerado, marcado pelo uso de instrumentos elÃtricos e de letras que primam pelas relaÃÃes afetivas, festas, bebidas, sexo, comportamento e principalmente o corpo da mulher. Estas caracterÃsticas do forrà pà de estrada, um estilo mais urbano, adepto Ãs inovaÃÃes, despertam questionamentos em vÃrios segmentos da sociedade, pelo forte apelo sexual, pelo uso da figura feminina e da Ãnfase nas relaÃÃes momentÃneas; tais elementos associados à forte adesÃo feminina e à conotaÃÃo pejorativa e vulgarizada destinada, principalmente, ao feminino despertou questionamentos acerca da mulher forrozeira: quais os principais atrativos da festa de forrà para as mulheres? Como estas mulheres percebem as letras de conotaÃÃo pejorativa do feminino? Qual o significado para as forrozeiras da âraparigaâ e da âpirigueteâ cantadas nas festas de forrÃ? Como se dÃo as negociaÃÃes de gÃnero no Ãmbito das festas de forrà de Fortaleza? Dessas indagaÃÃes foram trilhados os caminhos da pesquisa. A metodologia utilizada, a etnografia, aliada à tÃcnica de entrevistas semiestruturadas com as participantes das festas, bem como pesquisa bibliogrÃfica, documental, participaÃÃo nos fÃruns virtuais do forrÃ, acompanhamento de sites e fanpages das bandas e casas de shows, possibilitou a realizaÃÃo desta pesquisa. As festas representam mÃltiplas dimensÃes da vida das forrozeiras, momentos de diversÃo, ruptura e afirmaÃÃo dos valores sociais hegemÃnicos; hÃbridas representaÃÃes das relaÃÃes e negociaÃÃes de gÃnero nas festas de forrÃ, onde se reforÃam a autonomia do desejo e da sexualidade e, contraditoriamente propaga-se a violÃncia, a dominaÃÃo/exploraÃÃo feminina. à neste cenÃrio que as forrozeiras transitam e vivenciam relaÃÃes vÃrias, sob o prisma da diversÃo, da satisfaÃÃo do desejo e da constante diferenciaÃÃo entre a mulher que vive o momento da festa e a âpirigueteâ, âraparigaâ cantada e rotulada nas festas de forrà em Fortaleza.Understanding the negotiations of gender in the world of road foot forrÃ, from the relationships experienced by forrozeiras at the parties of forrà in Fortaleza is the main objective of this research. The parties of forrà represent a fun option for a fortalezenses and tourists. The forrà of road foot is reference of artistic attraction in the state, therefore, Cearà is the largest exporter of bands and artists of rhythm. The cearense peculiarity lies essentially in rhythmic differentiation, instrumental and compositions; given the accelerated character, marked by the use of electric instruments and lyrics that emphasize affective relationships, parties, booze, sex, especially the and behavior body of woman. These characteristics of road foot forrÃ, a more urban style, innovation supporter, arouse questions in various segments of society, the strong sex appeal, the use of the female figure and the emphasis on momentary relations; such elements associated with strong female membership and the pejorative and vulgarized connotation, raised questions about woman forrozeira: what are the main attractions of forrà party for women? As these women perceive the letters with a pejorative connotation of the female? What is the meaning for forrozeiras the "rapariga" and "piriguete" sung at the songs forrÃ? How occurring the negotiations of gender at the parties forrà in Fortaleza? From these questionings were tracings the paths of research. The methodology was ethnography, combined with the technique of semi-structured interviews with forrozeiras participating of parties, bibliographical research as well, documental, participation in online forums forrÃ, monitoring of sites and fanpages of bands and venues. The parties represent multiple dimensions of life of forrozeiras, fun times, break and affirmation of hegemonic social values; hybrid representations relations and negotiations of gender at the parties of forrÃ, which reinforce the autonomy of desire and sexuality and, contradictorily propagates violence, domination / female exploitation. It is in this scenario that forrozeiras they transit and they experience various relationships from the perspective at the fun, of the satisfaction of desire and of the constant differentiation between the woman who lives the moment of the party and the "piriguete", "rapariga" song and labeled, at the parties of forro in Fortaleza.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17949application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:04Zmail@mail.com -
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