A demanda de um centro de referÃncia nacional para hansenÃase no nordeste brasileiro: por que o excesso de pacientes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Lucy Landim Tavares Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8117
Resumo: Atà 2000, o controle da hansenÃase no Brasil foi verticalizado. Desde entÃo, o processo de descentralizaÃÃo dessa doenÃa deu inÃcio a aÃÃes que priorizaram o nÃvel primÃrio de atenÃÃo à saÃde. Entretanto, a assistÃncia ainda permanece centralizada em algumas unidades de saÃde, como o Centro Nacional de ReferÃncia em Dermatologia SanitÃria D. LibÃnia (CDERM), em Fortaleza, CearÃ. O referido centro responde por 84% da detecÃÃo dos casos de hansenÃase do MunicÃpio. O objetivo deste estudo foi investigar os fatores associados à demanda excessiva de casos, em nÃvel secundÃrio de atenÃÃo, representado por esse centro de referÃncia. Um estudo transversal foi realizado com 600 usuÃrios, selecionados aleatoriamente nos ambulatÃrios do CDERM. Foram coletados dados socioeconÃmicos e demogrÃficos sobre o conhecimento da doenÃa e a percepÃÃo dos serviÃos. Oitenta e dois por cento dos participantes tinham baixa situaÃÃo socioeconÃmica, 90% vieram encaminhados por outras unidades de saÃde e 87% tinham a forma multibacilar. Sessenta e nove por cento receberam atendimento prÃvio em outras unidades de saÃde, 49% jamais ouviram falar de hansenÃase, 24% referiram sentir medo da doenÃa ou terem sofrido discriminaÃÃo, 39% dos usuÃrios referiram que o atendimento ininterrupto no horÃrio do almoÃo favorece a permanÃncia no CDERM, 57% e 27%, respectivamente, referiram que a medicaÃÃo complementar nunca faltou no CDERM e nas Unidades BÃsicas de SaÃde (UBS). Sessenta e um por cento consideraram que o compromisso dos profissionais no CDERM foi Ãtimo, contra 14% nas UBS. Os atores relatados pelos usuÃrios, especialmente logÃsticos e de qualidade de atendimento e dos profissionais, poderiam explicar a concentraÃÃo de usuÃrios nesse centro de referÃncia.
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