MÃdia social Facebook como tecnologia de educaÃÃo em saÃde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joyce Mazza Nunes AragÃo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18533
Resumo: A atuaÃÃo com adolescentes na promoÃÃo da saÃde sexual e reprodutiva à de suma importÃncia, especialmente na EstratÃgia SaÃde da FamÃlia, utilizando tecnologias que envolvam os sujeitos e favoreÃam os vÃnculos. O uso de mÃdias sociais pelos adolescentes à uma realidade que pode ser direcionada ao aprendizado em saÃde. Objetivou-se analisar os efeitos do uso da mÃdia social Facebook, como tecnologia de EducaÃÃo em SaÃde sexual e reprodutiva com adolescentes escolares. Estudo de intervenÃÃo, longitudinal e de abordagem quantiqualitativa, desenvolvido de marÃo a agosto de 2015, com 96 adolescentes escolares, de 15 a 17 anos, em duas escolas (pÃblica e particular) de Fortaleza-CE. Para a coleta de dados quantitativos, utilizaram-se questionÃrios de inscriÃÃo, avaliaÃÃo final e inquÃrito Conhecimento Atitude e PrÃtica (CAP) sobre o preservativo masculino. A coleta e a anÃlise dos dados qualitativos foram feitas de acordo com a abordagem da netnografia, com suporte na observaÃÃo participante, registros da interaÃÃo online e no diÃrio de campo. Desenvolveu-se em quatro etapas: 1Â) (Re)aproximaÃÃo do campo, divulgaÃÃo e inscriÃÃo; 2Â) AplicaÃÃo do CAP prÃ-teste; 3Â) IntervenÃÃo Educativa no Facebook baseada em documentos, arquivos e sites do MinistÃrio da SaÃde; 4Â) aplicaÃÃo do CAP pÃs-teste. A anÃlise da associaÃÃo das variÃveis comunicaÃÃo sobre saÃde sexual e reprodutiva, comportamento sexual e acesso e conectividade à Internet foi feita pelos Testes de Qui-Quadrado e RazÃo de VerossimilhanÃa. A comparaÃÃo do CAP antes e depois, foi realizada pelo Teste de McNemar. O conjunto de resultados revelou divergÃncias e similaridades entre os adolescentes de escolas pÃblicas e particulares. A intervenÃÃo educativa por meio da mÃdia social Facebook promoveu efeitos desejÃveis, na medida em que se obteve melhora estatisticamente significante (p<0,0001) do conhecimento, atitude e prÃtica do uso do preservativo masculino. Os adolescentes aprenderam sobre saÃde sexual e reprodutiva, atravÃs do Facebook, reafirmando a legitimidade e a praticidade dessa rede social, pois jà estÃo inseridos e sÃo assÃduos, possibilitando a (re)significaÃÃo do conhecimento mediante a interaÃÃo, o diÃlogo e troca de experiÃncias, e fortalecendo o vÃnculo entre os participantes. Conclui-se que o Facebook se caracterizou como um ambiente eficaz de aprendizagem em saÃde sexual e reprodutiva, com adolescentes escolares de Fortaleza-CE, sendo uma atividade viÃvel, simples e de baixa complexidade de ser desenvolvida pelo enfermeiro na EstratÃgia SaÃde da FamÃlia.
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O uso de mÃdias sociais pelos adolescentes à uma realidade que pode ser direcionada ao aprendizado em saÃde. Objetivou-se analisar os efeitos do uso da mÃdia social Facebook, como tecnologia de EducaÃÃo em SaÃde sexual e reprodutiva com adolescentes escolares. Estudo de intervenÃÃo, longitudinal e de abordagem quantiqualitativa, desenvolvido de marÃo a agosto de 2015, com 96 adolescentes escolares, de 15 a 17 anos, em duas escolas (pÃblica e particular) de Fortaleza-CE. Para a coleta de dados quantitativos, utilizaram-se questionÃrios de inscriÃÃo, avaliaÃÃo final e inquÃrito Conhecimento Atitude e PrÃtica (CAP) sobre o preservativo masculino. A coleta e a anÃlise dos dados qualitativos foram feitas de acordo com a abordagem da netnografia, com suporte na observaÃÃo participante, registros da interaÃÃo online e no diÃrio de campo. Desenvolveu-se em quatro etapas: 1Â) (Re)aproximaÃÃo do campo, divulgaÃÃo e inscriÃÃo; 2Â) AplicaÃÃo do CAP prÃ-teste; 3Â) IntervenÃÃo Educativa no Facebook baseada em documentos, arquivos e sites do MinistÃrio da SaÃde; 4Â) aplicaÃÃo do CAP pÃs-teste. A anÃlise da associaÃÃo das variÃveis comunicaÃÃo sobre saÃde sexual e reprodutiva, comportamento sexual e acesso e conectividade à Internet foi feita pelos Testes de Qui-Quadrado e RazÃo de VerossimilhanÃa. A comparaÃÃo do CAP antes e depois, foi realizada pelo Teste de McNemar. O conjunto de resultados revelou divergÃncias e similaridades entre os adolescentes de escolas pÃblicas e particulares. A intervenÃÃo educativa por meio da mÃdia social Facebook promoveu efeitos desejÃveis, na medida em que se obteve melhora estatisticamente significante (p<0,0001) do conhecimento, atitude e prÃtica do uso do preservativo masculino. Os adolescentes aprenderam sobre saÃde sexual e reprodutiva, atravÃs do Facebook, reafirmando a legitimidade e a praticidade dessa rede social, pois jà estÃo inseridos e sÃo assÃduos, possibilitando a (re)significaÃÃo do conhecimento mediante a interaÃÃo, o diÃlogo e troca de experiÃncias, e fortalecendo o vÃnculo entre os participantes. Conclui-se que o Facebook se caracterizou como um ambiente eficaz de aprendizagem em saÃde sexual e reprodutiva, com adolescentes escolares de Fortaleza-CE, sendo uma atividade viÃvel, simples e de baixa complexidade de ser desenvolvida pelo enfermeiro na EstratÃgia SaÃde da FamÃlia. Working with adolescents in the promotion of sexual and reproductive health is utterly important, especially in the Family Health Strategy, through technologies involving the individuals and supporting bonding. The use of social media by adolescents is a reality that can be applied for health education. This study aimed to analyze the effects of an educational intervention through Facebook as an educational strategy for sexual and reproductive health in school adolescents. This is an intervention, longitudinal study with quantitative and qualitative approach conducted between March and August 2015 with 96 school adolescents of both sexes, who were in the ninth grade of elementary school or the first year of high-school in two schools (public and private) in Fortaleza-CE, Brazil. For data collection, we used several techniques: registration questionnaires, final assessment, and Knowledge, Attitude and Practice (KAP) survey on the male condom, online interaction records, and capturing images from the Facebook group, as well as participant observation. It took place in four stages: 1. (Re) approximation of the field, dissemination and registration; 2. Applying the KAP pre-test; 3. Educational Intervention on Facebook based on documents, files, and websites of the Ministry of Health; 4. Applying the KAP post-test. Quantitative data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 20.0, and for qualitative content results, we used netnography. The Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Cearà approved the study under protocol number 953,343. Results revealed that the educational intervention through Facebook promoted desirable effects, since a statistically significant improvement on knowledge, attitude and practice of male condom use was achieved (p&#8804;0.0001). Adolescents learned about sexual and reproductive health through Facebook, confirming the convenience of this social network to discuss sexual and reproductive health, since they are already regular users of this social media, allowing the (re) signification of knowledge through interaction, dialogue, and experiences exchange, and strengthening the bond between the participants. It was concluded that Facebook represented an effective learning environment in sexual and reproductive health along with school adolescents of Fortaleza, constituting a viable, simple and low complexity activity to be developed in the Family Health Strategy.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18533application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:25Zmail@mail.com -
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