Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Israel Gomes EmÃdio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15577
Resumo: O conteÃdo de Matrizes à comumente ministrado no EnsinoMÃdio de forma mecÃnica com Ãnfase apenas na teoria e em cÃlculos monÃtonos que desestimulam o processo de ensino aprendizagem. Sabemos, porÃm, que cada vez mais a dinÃmica da sala de aula exige que o conteÃdo ministrado desperte e, ao mesmo tempo satisfaÃa a curiosidade dos educandos. O bom à que o conteÃdo de matrizes nos proporciona estas possibilidades.Este, quando bem ministrado e usando ferramentas adequadas, fica muito mais atrativo e tem um melhor proveito. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi mostrar que à possÃvel explorar bem o conteÃdo de matrizes atravÃs de exemplos aplicados e aliados ao uso do programa GeoGebra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliogrÃfica e de campo, mediante um estudo de caso em uma instituiÃÃo pÃblica de Ensino Fundamental e MÃdio no municÃpio de Juazeiro do Norte-CE. Em termos prÃticos, a pesquisa se realizou atravÃs de aplicaÃÃo de questionÃrios, em trÃs turmas do 2.ano do Ensino mÃdio e para professores de matemÃtica da instituiÃÃo observada. AtravÃs dos resultados obtidos pela aplicaÃÃo do questionÃrio foi identificado que professores e alunos nÃo conheciam a aplicaÃÃo do Software GeoGebra no ensino e na aprendizagem do conteÃdo de matrizes.
id UFC_91ae7b5635ab4990ca7b990a8ccdcb3a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10320
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMatrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa GeogebraMatrices: concepts, applications and Geogebra2015-08-28JÃnio Moreira de Alencar00778513319http://lattes.cnpq.br/1832229915103950 MÃrio de Assis Oliveira25944940387http://lattes.cnpq.br/8038098418201828Maria Silvana Alcantara Costa81221673300http://lattes.cnpq.br/461626258640878382056528304 http://lattes.cnpq.br/4702865200487179Israel Gomes EmÃdioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRaplicaÃÃes com matrizes geogebra pesquisas aplicaÃÃo de questionÃrio estudo de caso professores de matemÃticaSoftware GeoGebra applications with matrices geogebra research a questionnaire case study mathematics teachersMATEMATICAO conteÃdo de Matrizes à comumente ministrado no EnsinoMÃdio de forma mecÃnica com Ãnfase apenas na teoria e em cÃlculos monÃtonos que desestimulam o processo de ensino aprendizagem. Sabemos, porÃm, que cada vez mais a dinÃmica da sala de aula exige que o conteÃdo ministrado desperte e, ao mesmo tempo satisfaÃa a curiosidade dos educandos. O bom à que o conteÃdo de matrizes nos proporciona estas possibilidades.Este, quando bem ministrado e usando ferramentas adequadas, fica muito mais atrativo e tem um melhor proveito. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi mostrar que à possÃvel explorar bem o conteÃdo de matrizes atravÃs de exemplos aplicados e aliados ao uso do programa GeoGebra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliogrÃfica e de campo, mediante um estudo de caso em uma instituiÃÃo pÃblica de Ensino Fundamental e MÃdio no municÃpio de Juazeiro do Norte-CE. Em termos prÃticos, a pesquisa se realizou atravÃs de aplicaÃÃo de questionÃrios, em trÃs turmas do 2.ano do Ensino mÃdio e para professores de matemÃtica da instituiÃÃo observada. AtravÃs dos resultados obtidos pela aplicaÃÃo do questionÃrio foi identificado que professores e alunos nÃo conheciam a aplicaÃÃo do Software GeoGebra no ensino e na aprendizagem do conteÃdo de matrizes. The content of Matrices is commonly taught mechanically in high school with emphasis only on theory and monotonous calculations that discourage the teaching-learning process. But we know that, more and more, classroom dynamics require that the content taught provoke and, at the same time, satisfy the students? curiosity. The good thing is that the content of matrices gives us these possibilities. When well taught, and using appropriate tools, the content becomes more attractive and is learned more easily. Thus, the objective of this research was to show that it is possible to explore well the content of matrices through applied examples, combined with the use of the GeoGebra program. For this, we carried out a bibliographical and field research, through a case study in a public institution of primary and secondary education in the municipality of Juazeiro do Norte, CearÃ. In practical terms, the research was accomplished through questionnaires applied in three tenth grade math classes, including their teachers, at the observed institution. Using the results obtained by the application of the questionnaire, it was identified that teachers and students do not know the application of the GeoGebra Software in teaching and learning the content of matrices.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15577application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:46Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Matrices: concepts, applications and Geogebra
title Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra
spellingShingle Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra
Israel Gomes EmÃdio
aplicaÃÃes com matrizes
geogebra
pesquisas
aplicaÃÃo de questionÃrio
estudo de caso
professores de matemÃtica
Software GeoGebra
applications with matrices
geogebra
research
a questionnaire
case study
mathematics teachers
MATEMATICA
title_short Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra
title_full Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra
title_fullStr Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra
title_full_unstemmed Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra
title_sort Matrizes: conceitos, aplicaÃÃes e o programa Geogebra
author Israel Gomes EmÃdio
author_facet Israel Gomes EmÃdio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JÃnio Moreira de Alencar
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00778513319
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1832229915103950
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MÃrio de Assis Oliveira
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 25944940387
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8038098418201828
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Silvana Alcantara Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 81221673300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616262586408783
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 82056528304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4702865200487179
dc.contributor.author.fl_str_mv Israel Gomes EmÃdio
contributor_str_mv JÃnio Moreira de Alencar
MÃrio de Assis Oliveira
Maria Silvana Alcantara Costa
dc.subject.por.fl_str_mv aplicaÃÃes com matrizes
geogebra
pesquisas
aplicaÃÃo de questionÃrio
estudo de caso
professores de matemÃtica
Software GeoGebra
topic aplicaÃÃes com matrizes
geogebra
pesquisas
aplicaÃÃo de questionÃrio
estudo de caso
professores de matemÃtica
Software GeoGebra
applications with matrices
geogebra
research
a questionnaire
case study
mathematics teachers
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv applications with matrices
geogebra
research
a questionnaire
case study
mathematics teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O conteÃdo de Matrizes à comumente ministrado no EnsinoMÃdio de forma mecÃnica com Ãnfase apenas na teoria e em cÃlculos monÃtonos que desestimulam o processo de ensino aprendizagem. Sabemos, porÃm, que cada vez mais a dinÃmica da sala de aula exige que o conteÃdo ministrado desperte e, ao mesmo tempo satisfaÃa a curiosidade dos educandos. O bom à que o conteÃdo de matrizes nos proporciona estas possibilidades.Este, quando bem ministrado e usando ferramentas adequadas, fica muito mais atrativo e tem um melhor proveito. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi mostrar que à possÃvel explorar bem o conteÃdo de matrizes atravÃs de exemplos aplicados e aliados ao uso do programa GeoGebra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliogrÃfica e de campo, mediante um estudo de caso em uma instituiÃÃo pÃblica de Ensino Fundamental e MÃdio no municÃpio de Juazeiro do Norte-CE. Em termos prÃticos, a pesquisa se realizou atravÃs de aplicaÃÃo de questionÃrios, em trÃs turmas do 2.ano do Ensino mÃdio e para professores de matemÃtica da instituiÃÃo observada. AtravÃs dos resultados obtidos pela aplicaÃÃo do questionÃrio foi identificado que professores e alunos nÃo conheciam a aplicaÃÃo do Software GeoGebra no ensino e na aprendizagem do conteÃdo de matrizes.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The content of Matrices is commonly taught mechanically in high school with emphasis only on theory and monotonous calculations that discourage the teaching-learning process. But we know that, more and more, classroom dynamics require that the content taught provoke and, at the same time, satisfy the students? curiosity. The good thing is that the content of matrices gives us these possibilities. When well taught, and using appropriate tools, the content becomes more attractive and is learned more easily. Thus, the objective of this research was to show that it is possible to explore well the content of matrices through applied examples, combined with the use of the GeoGebra program. For this, we carried out a bibliographical and field research, through a case study in a public institution of primary and secondary education in the municipality of Juazeiro do Norte, CearÃ. In practical terms, the research was accomplished through questionnaires applied in three tenth grade math classes, including their teachers, at the observed institution. Using the results obtained by the application of the questionnaire, it was identified that teachers and students do not know the application of the GeoGebra Software in teaching and learning the content of matrices.
description O conteÃdo de Matrizes à comumente ministrado no EnsinoMÃdio de forma mecÃnica com Ãnfase apenas na teoria e em cÃlculos monÃtonos que desestimulam o processo de ensino aprendizagem. Sabemos, porÃm, que cada vez mais a dinÃmica da sala de aula exige que o conteÃdo ministrado desperte e, ao mesmo tempo satisfaÃa a curiosidade dos educandos. O bom à que o conteÃdo de matrizes nos proporciona estas possibilidades.Este, quando bem ministrado e usando ferramentas adequadas, fica muito mais atrativo e tem um melhor proveito. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi mostrar que à possÃvel explorar bem o conteÃdo de matrizes atravÃs de exemplos aplicados e aliados ao uso do programa GeoGebra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliogrÃfica e de campo, mediante um estudo de caso em uma instituiÃÃo pÃblica de Ensino Fundamental e MÃdio no municÃpio de Juazeiro do Norte-CE. Em termos prÃticos, a pesquisa se realizou atravÃs de aplicaÃÃo de questionÃrios, em trÃs turmas do 2.ano do Ensino mÃdio e para professores de matemÃtica da instituiÃÃo observada. AtravÃs dos resultados obtidos pela aplicaÃÃo do questionÃrio foi identificado que professores e alunos nÃo conheciam a aplicaÃÃo do Software GeoGebra no ensino e na aprendizagem do conteÃdo de matrizes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15577
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295212489932800