AdaptaÃÃo e validaÃÃo do questionÃrio de habilidades curriculares para os cursos de graduaÃÃo em saÃde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina de Oliveira Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16408
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16409
Resumo: As polÃticas de recursos humanos voltadas ao setor saÃde sÃo assunto de recente discussÃo no Brasil. Isso porque, no perÃodo anterior a criaÃÃo do Sistema Ãnico de SaÃde (SUS), o modelo biomÃdico e hospitalocÃntrico, predominante nesse perÃodo, focalizava aspectos quantitativos da forÃa de trabalho, cujo objetivo voltava-se ao nÃmero de serviÃos prestados à populaÃÃo e nÃo a qualidade desses serviÃos. Com a implementaÃÃo do SUS, à preocupaÃÃo com a formaÃÃo de profissionais qualificados em atender as principais necessidades de saÃde da populaÃÃo brasileira, tornou-se prioridade. A CÃmara de EducaÃÃo Superior propÃe em 2001, mudanÃas no processo de formaÃÃo profissional nos cursos de graduaÃÃo em saÃde com a criaÃÃo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). As DCN definem uma sÃrie de competÃncias que devem ser abordadas nos currÃculos acadÃmicos das InstituiÃÃes de Ensino Superior, com o propÃsito de formar profissionais capacitados para trabalharem no SUS. No entanto, nÃo se sabe ao certo se essas competÃncias estÃo sendo realmente implementadas pelas InstituiÃÃes de Ensino. Com o objetivo de avaliar o quanto as competÃncias necessÃrias à formaÃÃo profissional estÃo sendo incentivadas nas Escolas MÃdicas, criou-se nos Estados Unidos da AmÃrica (EUA) o Curricular Skills Questionnaire (CSQ). Tal instrumento foi apresentado no Encontro Anual da AssociaÃÃo Americana de EducaÃÃo em 2001, na cidade de Seatlle, tornando-o pÃblico. O instrumento americano foi traduzido para o portuguÃs por um grupo de professores do PRO-ENSINO da Universidade Federal do Cearà (UFC), e recebeu o nome de QuestionÃrio de Habilidades Curriculares (QHC). Objetiva-se nesse estudo concluir o processo de adaptaÃÃo do QHC as DCN e valida-lo para uso no Brasil. Trata-se de um estudo metodolÃgico, quantitativo, realizado no campus do PorangabuÃu da UFC, com 100 alunos dos cursos de graduaÃÃo em saÃde: Enfermagem, Odontologia e Medicina. A validade de conteÃdo do instrumento foi aferida pelo Ãndice de Validade de ConteÃdo (IVC), a partir do julgamento de seis profissionais peritos em EducaÃÃo Superior em SaÃde. Para a validaÃÃo de constructo, empreendeu-se a analise fatorial exploratÃria, com extraÃÃo dos componentes principais e mÃtodo de rotaÃÃo de Varimax. A confiabilidade, por sua vez, foi avaliada atravÃs do cÃlculo do coeficiente alfa de Cronbach. O instrumento apÃs anÃlise de suas propriedades psicomÃtricas foi considerado vÃlido e confiÃvel. O item âavaliaÃÃo por paresâ e o cenÃrio âseminÃriosâ foram excluÃdos da nova versÃo do QHC. Concluiu-se que o instrumento de avaliaÃÃo do grau de incentivo ao desenvolvimento de habilidades acadÃmicas pelas InstituiÃÃes de Ensino Superior, intitulado QuestionÃrio de Habilidades Curriculares, apÃs traduÃÃo e adaptaÃÃo para o Brasil, manteve suas propriedades psicomÃtricas adequadas. Portanto, indica-se sua utilizaÃÃo em anÃlises futuras, no Ãmbito das Universidades e em populaÃÃes similares, para a identificaÃÃo de fragilidades e potencialidades nas metodologias de ensino utilizadas nos cursos de graduaÃÃo em saÃde dessas InstituiÃÃes.
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Isso porque, no perÃodo anterior a criaÃÃo do Sistema Ãnico de SaÃde (SUS), o modelo biomÃdico e hospitalocÃntrico, predominante nesse perÃodo, focalizava aspectos quantitativos da forÃa de trabalho, cujo objetivo voltava-se ao nÃmero de serviÃos prestados à populaÃÃo e nÃo a qualidade desses serviÃos. Com a implementaÃÃo do SUS, à preocupaÃÃo com a formaÃÃo de profissionais qualificados em atender as principais necessidades de saÃde da populaÃÃo brasileira, tornou-se prioridade. A CÃmara de EducaÃÃo Superior propÃe em 2001, mudanÃas no processo de formaÃÃo profissional nos cursos de graduaÃÃo em saÃde com a criaÃÃo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). As DCN definem uma sÃrie de competÃncias que devem ser abordadas nos currÃculos acadÃmicos das InstituiÃÃes de Ensino Superior, com o propÃsito de formar profissionais capacitados para trabalharem no SUS. No entanto, nÃo se sabe ao certo se essas competÃncias estÃo sendo realmente implementadas pelas InstituiÃÃes de Ensino. 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A validade de conteÃdo do instrumento foi aferida pelo Ãndice de Validade de ConteÃdo (IVC), a partir do julgamento de seis profissionais peritos em EducaÃÃo Superior em SaÃde. Para a validaÃÃo de constructo, empreendeu-se a analise fatorial exploratÃria, com extraÃÃo dos componentes principais e mÃtodo de rotaÃÃo de Varimax. A confiabilidade, por sua vez, foi avaliada atravÃs do cÃlculo do coeficiente alfa de Cronbach. O instrumento apÃs anÃlise de suas propriedades psicomÃtricas foi considerado vÃlido e confiÃvel. O item âavaliaÃÃo por paresâ e o cenÃrio âseminÃriosâ foram excluÃdos da nova versÃo do QHC. Concluiu-se que o instrumento de avaliaÃÃo do grau de incentivo ao desenvolvimento de habilidades acadÃmicas pelas InstituiÃÃes de Ensino Superior, intitulado QuestionÃrio de Habilidades Curriculares, apÃs traduÃÃo e adaptaÃÃo para o Brasil, manteve suas propriedades psicomÃtricas adequadas. Portanto, indica-se sua utilizaÃÃo em anÃlises futuras, no Ãmbito das Universidades e em populaÃÃes similares, para a identificaÃÃo de fragilidades e potencialidades nas metodologias de ensino utilizadas nos cursos de graduaÃÃo em saÃde dessas InstituiÃÃes. The human resource policies about the health sector are the subject of recent discussion in Brazil. This is because, in the period before the creation of the Unified Health System (SUS), the biomedical and hospital model, predominant in this period focused on quantitative aspects of the labor force, which objective is about of the number of services provided to the population and not the quality of these services. With the implementation of SUS, the concern with the formation of qualified professionals to attend the major health needs of the population has become a priority. The Chamber of Higher Education proposed in 2001, changes in professional education in health courses with the creation of the National Curricular Guidelines (DCN). The DCN define an amount of skills that must be addressed in the academic curricula of higher education institutions, with the purpose to train qualified professionals to work in the SUS. However, no one knows for sure if these skills are actually being implemented by educational institutions. With the objective to evaluate how the necessary skills to professional formation are being encouraged in medical schools, was created in the United States of America (EUA) the Curriculum Skills Questionnaire (CSQ). This instrument was presented at the Annual Meeting of the American Association of Education in 2001 in the city of Seatlle, making it public. The American instrument was translated into Portuguese by a group of teachers, experts in professional education in health, PRO-ENSINO of Federal University of Cearà (UFC), and was named Curriculum Skills Questionnaire (QHC). The Objective of this study is complete the QHC process of adaptation of the DCN and validates it for use in Brazil. This is a methodological, quantitative study accomplished in campus PorangabuÃu the UFC, with 100 students of health courses: Nursing, Dentistry and Medicine. The validity of the instrument content was measured by the Content Validity Index (CVI), from the trial of six professional experts in Higher Education in Health. For construct validation was undertaken exploratory factor analysis with principal components extraction and Varimax rotation method. Reliability was evaluated by calculation of alpha coefficient of the Cronbach. The instrument, after analyze of its psychometric properties was considered valid and trustable. The item "peer evaluation" and setting "seminars" were excluded from the new version of QHC. This study concluded that the evaluation tool of the degree of encouraging the development of academic skills by higher education institutions, entitled Questionnaire Curriculum Skills after translation and adaptation to Brazil, maintained its adequate psychometric properties. Therefore, it indicates its use in future analyzes in the Universities and similar populations, for the identification of weaknesses and potentials in teaching methodologies used in graduate courses in health of these institutions.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16408http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16409application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:37Zmail@mail.com -
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