PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elenilce Gomes de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3083
Resumo: Esta tese trata das mudanÃas na educaÃÃo profissional brasileira, no que concerne à organizaÃÃo curricular-pedagÃgica, gestÃo e financiamento nos centros federais de educaÃÃo tecnolÃgica, sobretudo no perÃodo 1996-2006. O objetivo à o de evidenciar as articulaÃÃes polÃtico-econÃmicas e sociais hegemÃnicas â aglutinadas no Ãmbito do Estado brasileiro, na educaÃÃo profissional pÃblica â analisando como as instituiÃÃes federais de educaÃÃo profissional lidam com esses interesses. O acompanhamento dos embates em torno das polÃticas implicou retrocessos e avanÃos, suscitando as seguintes indagaÃÃes: De que modo os interesses polÃtico-econÃmicos e sociais hegemÃnicos, aglutinados no Ãmbito do Estado brasileiro, se espraiam na educaÃÃo profissional pÃblica? Como as instituiÃÃes federais de educaÃÃo profissional lidam com esses interesses? Na anÃlise, assumiu-se o referencial teÃrico gramsciano, com base, sobretudo, nas categorias Estado ampliado, revoluÃÃo passiva, hegemonia e ideologia. Abordou-se uma instituiÃÃo pÃblica federal de educaÃÃo profissional, onde vinte e dois sujeitos â professores e servidores administrativos â foram entrevistados, visando a identificar como os sujeitos lidam com essas mudanÃas. Apontou-se a incorporaÃÃo das reivindicaÃÃes dos dominados, de modo a atenuar os conflitos e contradiÃÃes que estÃo na base da estrutura desigual da sociedade capitalista. Considerou-se o contexto onde ocorrem as polÃticas para educaÃÃo profissional e sua interface com os organismos internacionais, ou seja, a rejeiÃÃo ao Estado nacional desenvolvimentista e conjugaÃÃo do neoliberalismo e âterceira viaâ; foram analisados os planos e programas do Ãmbito da esfera federal e, por fim, buscou-se examinar como essas polÃticas sÃo apreendidas no Ãmbito escolar; e, por fim, sinalizou-se, de um lado, o uso da legislaÃÃo por parte da sociedade polÃtica, em que o Estado conduz a revoluÃÃo passiva educacional e, de outro, a construÃÃo do consenso no Ãmbito da sociedade civil, resultando em que essas modificaÃÃes â sejam favorÃveis ou desfavorÃveis aos trabalhadores â se relacionam e se alteram, sob o pÃndulo da correlaÃÃo de forÃas sociais.
id UFC_93011339174a14564958633d353f5abc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:851
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.Politics of State and Correlation of Local Strength: hegemony and in the real expression of the institutions of you federate into contradiction of professional education2007-10-05EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Ilma Vieira do Nascimento01239287372Josà Arimatea Barros Bezerra26701464300Maria Ciavatta Franco1015831672026636930306http://lattes.cnpq.br/1430657684290117Elenilce Gomes de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREstado educaÃÃoprofissional polÃticaState professional education politicsENSINO PROFISSIONALIZANTEEsta tese trata das mudanÃas na educaÃÃo profissional brasileira, no que concerne à organizaÃÃo curricular-pedagÃgica, gestÃo e financiamento nos centros federais de educaÃÃo tecnolÃgica, sobretudo no perÃodo 1996-2006. O objetivo à o de evidenciar as articulaÃÃes polÃtico-econÃmicas e sociais hegemÃnicas â aglutinadas no Ãmbito do Estado brasileiro, na educaÃÃo profissional pÃblica â analisando como as instituiÃÃes federais de educaÃÃo profissional lidam com esses interesses. O acompanhamento dos embates em torno das polÃticas implicou retrocessos e avanÃos, suscitando as seguintes indagaÃÃes: De que modo os interesses polÃtico-econÃmicos e sociais hegemÃnicos, aglutinados no Ãmbito do Estado brasileiro, se espraiam na educaÃÃo profissional pÃblica? Como as instituiÃÃes federais de educaÃÃo profissional lidam com esses interesses? Na anÃlise, assumiu-se o referencial teÃrico gramsciano, com base, sobretudo, nas categorias Estado ampliado, revoluÃÃo passiva, hegemonia e ideologia. Abordou-se uma instituiÃÃo pÃblica federal de educaÃÃo profissional, onde vinte e dois sujeitos â professores e servidores administrativos â foram entrevistados, visando a identificar como os sujeitos lidam com essas mudanÃas. Apontou-se a incorporaÃÃo das reivindicaÃÃes dos dominados, de modo a atenuar os conflitos e contradiÃÃes que estÃo na base da estrutura desigual da sociedade capitalista. Considerou-se o contexto onde ocorrem as polÃticas para educaÃÃo profissional e sua interface com os organismos internacionais, ou seja, a rejeiÃÃo ao Estado nacional desenvolvimentista e conjugaÃÃo do neoliberalismo e âterceira viaâ; foram analisados os planos e programas do Ãmbito da esfera federal e, por fim, buscou-se examinar como essas polÃticas sÃo apreendidas no Ãmbito escolar; e, por fim, sinalizou-se, de um lado, o uso da legislaÃÃo por parte da sociedade polÃtica, em que o Estado conduz a revoluÃÃo passiva educacional e, de outro, a construÃÃo do consenso no Ãmbito da sociedade civil, resultando em que essas modificaÃÃes â sejam favorÃveis ou desfavorÃveis aos trabalhadores â se relacionam e se alteram, sob o pÃndulo da correlaÃÃo de forÃas sociais. This project is about the changes in the Brazilian professional education, related to the pedagogical-curriculum organization, management and financing in the federal centers of technological education, above all in the period of 1996-2006. The purpose is to emphasize the politico-economical and social supremacy articulation − agglutinated to the ambit of the Brazilian State in the public professional education − analyzing how the federal educational institutions deal with these interests. The following up related to the politics implied in advancement and retrocession, leading to some questions: How do the politico-economical and social interests agglutinated to the ambit of the Brazilian State spread into public professional education? How do the federal educational institutions deal with these interests? It has been assumed in this the theoric-referential âgramscianoâ based above all in the categories amplified state, passive revolution supremacy and ideology. A federal public institution of professional education has been approached, where twenty-two people â teachers and civil servants, were interviewed in order to find out how the people deal with the changes. It has been pointed out the claim of the dominated trying to decrease the conflicts and contradictions that are part of the base in the irregular structure of the capitalistic society. Considering the context where the politics to professional education and its interface with the international members occur, which means the rejection to the national-developmental state, the conjugation of the neo-liberalism and third path. The plans and the programs in the federal context have been examined and finally how these politics are retained in the schooling ambit and in the end has been analyzed out in one hand the political society use of he legislation where the state drives to a passive educational revolution, and in the other hand the building of the consensus of the civil society, resulting in creating favor or against changes to the employees, that are connected and influence by themselves, according to the correlation of the social power.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3083application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Politics of State and Correlation of Local Strength: hegemony and in the real expression of the institutions of you federate into contradiction of professional education
title PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.
spellingShingle PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.
Elenilce Gomes de Oliveira
Estado
educaÃÃoprofissional
polÃtica
State
professional education
politics
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
title_short PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.
title_full PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.
title_fullStr PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.
title_full_unstemmed PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.
title_sort PolÃticas de estado e correlaÃÃo de forÃas locais: hegemonia e contradiÃÃo na expressÃo real das InstituiÃÃes Federais de EducaÃÃo Profissional.
author Elenilce Gomes de Oliveira
author_facet Elenilce Gomes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21062560353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5249588794190012
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hildemar Luiz Rech
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 36373648087
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3048573722374977
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ilma Vieira do Nascimento
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01239287372
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 26701464300
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Ciavatta Franco
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 10158316720
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 26636930306
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1430657684290117
dc.contributor.author.fl_str_mv Elenilce Gomes de Oliveira
contributor_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
Hildemar Luiz Rech
Ilma Vieira do Nascimento
Josà Arimatea Barros Bezerra
Maria Ciavatta Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
educaÃÃoprofissional
polÃtica
topic Estado
educaÃÃoprofissional
polÃtica
State
professional education
politics
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
dc.subject.eng.fl_str_mv State
professional education
politics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO PROFISSIONALIZANTE
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta tese trata das mudanÃas na educaÃÃo profissional brasileira, no que concerne à organizaÃÃo curricular-pedagÃgica, gestÃo e financiamento nos centros federais de educaÃÃo tecnolÃgica, sobretudo no perÃodo 1996-2006. O objetivo à o de evidenciar as articulaÃÃes polÃtico-econÃmicas e sociais hegemÃnicas â aglutinadas no Ãmbito do Estado brasileiro, na educaÃÃo profissional pÃblica â analisando como as instituiÃÃes federais de educaÃÃo profissional lidam com esses interesses. O acompanhamento dos embates em torno das polÃticas implicou retrocessos e avanÃos, suscitando as seguintes indagaÃÃes: De que modo os interesses polÃtico-econÃmicos e sociais hegemÃnicos, aglutinados no Ãmbito do Estado brasileiro, se espraiam na educaÃÃo profissional pÃblica? Como as instituiÃÃes federais de educaÃÃo profissional lidam com esses interesses? Na anÃlise, assumiu-se o referencial teÃrico gramsciano, com base, sobretudo, nas categorias Estado ampliado, revoluÃÃo passiva, hegemonia e ideologia. Abordou-se uma instituiÃÃo pÃblica federal de educaÃÃo profissional, onde vinte e dois sujeitos â professores e servidores administrativos â foram entrevistados, visando a identificar como os sujeitos lidam com essas mudanÃas. Apontou-se a incorporaÃÃo das reivindicaÃÃes dos dominados, de modo a atenuar os conflitos e contradiÃÃes que estÃo na base da estrutura desigual da sociedade capitalista. Considerou-se o contexto onde ocorrem as polÃticas para educaÃÃo profissional e sua interface com os organismos internacionais, ou seja, a rejeiÃÃo ao Estado nacional desenvolvimentista e conjugaÃÃo do neoliberalismo e âterceira viaâ; foram analisados os planos e programas do Ãmbito da esfera federal e, por fim, buscou-se examinar como essas polÃticas sÃo apreendidas no Ãmbito escolar; e, por fim, sinalizou-se, de um lado, o uso da legislaÃÃo por parte da sociedade polÃtica, em que o Estado conduz a revoluÃÃo passiva educacional e, de outro, a construÃÃo do consenso no Ãmbito da sociedade civil, resultando em que essas modificaÃÃes â sejam favorÃveis ou desfavorÃveis aos trabalhadores â se relacionam e se alteram, sob o pÃndulo da correlaÃÃo de forÃas sociais.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This project is about the changes in the Brazilian professional education, related to the pedagogical-curriculum organization, management and financing in the federal centers of technological education, above all in the period of 1996-2006. The purpose is to emphasize the politico-economical and social supremacy articulation − agglutinated to the ambit of the Brazilian State in the public professional education − analyzing how the federal educational institutions deal with these interests. The following up related to the politics implied in advancement and retrocession, leading to some questions: How do the politico-economical and social interests agglutinated to the ambit of the Brazilian State spread into public professional education? How do the federal educational institutions deal with these interests? It has been assumed in this the theoric-referential âgramscianoâ based above all in the categories amplified state, passive revolution supremacy and ideology. A federal public institution of professional education has been approached, where twenty-two people â teachers and civil servants, were interviewed in order to find out how the people deal with the changes. It has been pointed out the claim of the dominated trying to decrease the conflicts and contradictions that are part of the base in the irregular structure of the capitalistic society. Considering the context where the politics to professional education and its interface with the international members occur, which means the rejection to the national-developmental state, the conjugation of the neo-liberalism and third path. The plans and the programs in the federal context have been examined and finally how these politics are retained in the schooling ambit and in the end has been analyzed out in one hand the political society use of he legislation where the state drives to a passive educational revolution, and in the other hand the building of the consensus of the civil society, resulting in creating favor or against changes to the employees, that are connected and influence by themselves, according to the correlation of the social power.
description Esta tese trata das mudanÃas na educaÃÃo profissional brasileira, no que concerne à organizaÃÃo curricular-pedagÃgica, gestÃo e financiamento nos centros federais de educaÃÃo tecnolÃgica, sobretudo no perÃodo 1996-2006. O objetivo à o de evidenciar as articulaÃÃes polÃtico-econÃmicas e sociais hegemÃnicas â aglutinadas no Ãmbito do Estado brasileiro, na educaÃÃo profissional pÃblica â analisando como as instituiÃÃes federais de educaÃÃo profissional lidam com esses interesses. O acompanhamento dos embates em torno das polÃticas implicou retrocessos e avanÃos, suscitando as seguintes indagaÃÃes: De que modo os interesses polÃtico-econÃmicos e sociais hegemÃnicos, aglutinados no Ãmbito do Estado brasileiro, se espraiam na educaÃÃo profissional pÃblica? Como as instituiÃÃes federais de educaÃÃo profissional lidam com esses interesses? Na anÃlise, assumiu-se o referencial teÃrico gramsciano, com base, sobretudo, nas categorias Estado ampliado, revoluÃÃo passiva, hegemonia e ideologia. Abordou-se uma instituiÃÃo pÃblica federal de educaÃÃo profissional, onde vinte e dois sujeitos â professores e servidores administrativos â foram entrevistados, visando a identificar como os sujeitos lidam com essas mudanÃas. Apontou-se a incorporaÃÃo das reivindicaÃÃes dos dominados, de modo a atenuar os conflitos e contradiÃÃes que estÃo na base da estrutura desigual da sociedade capitalista. Considerou-se o contexto onde ocorrem as polÃticas para educaÃÃo profissional e sua interface com os organismos internacionais, ou seja, a rejeiÃÃo ao Estado nacional desenvolvimentista e conjugaÃÃo do neoliberalismo e âterceira viaâ; foram analisados os planos e programas do Ãmbito da esfera federal e, por fim, buscou-se examinar como essas polÃticas sÃo apreendidas no Ãmbito escolar; e, por fim, sinalizou-se, de um lado, o uso da legislaÃÃo por parte da sociedade polÃtica, em que o Estado conduz a revoluÃÃo passiva educacional e, de outro, a construÃÃo do consenso no Ãmbito da sociedade civil, resultando em que essas modificaÃÃes â sejam favorÃveis ou desfavorÃveis aos trabalhadores â se relacionam e se alteram, sob o pÃndulo da correlaÃÃo de forÃas sociais.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3083
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295129306398720