Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artilene Barros Rabelo Estevam
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15648
Resumo: Trata-se de um estudo sobre intra-empreendedorismo e a dimensÃo cultural âdistÃncia hierÃrquicaâ em Hofstede em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense, localizada na regiÃo metropolitana de Fortaleza. O objetivo à descrever as principais prÃticas de intra-empreendedorismo identificadas e sua relaÃÃo com os aspectos da dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica na empresa pesquisada. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e descritiva para o estudo de caso. Adotou como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada e se fundamenta nas bases conceituais do intra-empreendedorismo e a dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica, em Hofstede. Nove colaboradores da empresa pesquisada foram entrevistados com o objetivo de descrever as prÃticas intra-empreendedoras na empresa pesquisada; relacionar prÃticas intra-empreendedoras com o comportamento da alta direÃÃo; relacionar o comprometimento dos colaboradores com as prÃticas de intra-empreendedorismo; identificar o estilo de lideranÃa predominante na empresa; identificar o nÃvel de distÃncia hierÃrquica na empresa. Para o tratamento dos dados foi utilizado o mÃtodo de anÃlise de conteÃdo, referencial metodolÃgico de Bardin (2004), que estabelece um tratamento da informaÃÃo e freqÃÃncia das mensagens. Observou-se que na empresa pesquisada existem prÃticas de intra-empreendedorismo e as mesmas sÃo incentivadas pela alta direÃÃo. Hà uma relaÃÃo entre o comprometimento de seus colaboradores e as prÃticas de intra-empreendedorismo, contudo, nÃo foi possÃvel identificar a relaÃÃo entre autonomia e prÃtica de intra-empreendedorismo e foi confirmado que hà uma relaÃÃo entre a distÃncia hierÃrquica e essas prÃticas. Concluiu-se que atravÃs da prÃtica de intra-empreendedorismo as organizaÃÃes estarÃo mais preparadas para a inovaÃÃo e enfrentar os desafios do mercado. A dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica exerce um papel importante na manifestaÃÃo destas prÃticas, entendidas neste estudo como sendo primordial para desenvolvimento de vantagem competitiva e a sobrevivÃncia das organizaÃÃes.
id UFC_99e7808cd2a7eb1bc0286d506995ca4c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10383
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.A study of intrapreneurship and culture dimension in a group of workers in a company CearÃ.2008-09-26Antonio Caubi Ribeiro TupinambÃ06099041320http://lattes.cnpq.br/7504965698434271 Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/7080799282119351CÃssio Adriano Braz de Aquino25962949315http://lattes.cnpq.br/0857879689626098 47949902353http://lattes.cnpq.br/2032608177044686Artilene Barros Rabelo EstevamUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRIntra-empreendedorismo (intrapreneuring) Empreendedorismo Cultura organizacional InovaÃÃo DistÃncia hierÃrquica.Intrapreneuring Enterprising Organizational culture Innovation Hierarchical distance.ADMINISTRACAOTrata-se de um estudo sobre intra-empreendedorismo e a dimensÃo cultural âdistÃncia hierÃrquicaâ em Hofstede em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense, localizada na regiÃo metropolitana de Fortaleza. O objetivo à descrever as principais prÃticas de intra-empreendedorismo identificadas e sua relaÃÃo com os aspectos da dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica na empresa pesquisada. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e descritiva para o estudo de caso. Adotou como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada e se fundamenta nas bases conceituais do intra-empreendedorismo e a dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica, em Hofstede. Nove colaboradores da empresa pesquisada foram entrevistados com o objetivo de descrever as prÃticas intra-empreendedoras na empresa pesquisada; relacionar prÃticas intra-empreendedoras com o comportamento da alta direÃÃo; relacionar o comprometimento dos colaboradores com as prÃticas de intra-empreendedorismo; identificar o estilo de lideranÃa predominante na empresa; identificar o nÃvel de distÃncia hierÃrquica na empresa. Para o tratamento dos dados foi utilizado o mÃtodo de anÃlise de conteÃdo, referencial metodolÃgico de Bardin (2004), que estabelece um tratamento da informaÃÃo e freqÃÃncia das mensagens. Observou-se que na empresa pesquisada existem prÃticas de intra-empreendedorismo e as mesmas sÃo incentivadas pela alta direÃÃo. Hà uma relaÃÃo entre o comprometimento de seus colaboradores e as prÃticas de intra-empreendedorismo, contudo, nÃo foi possÃvel identificar a relaÃÃo entre autonomia e prÃtica de intra-empreendedorismo e foi confirmado que hà uma relaÃÃo entre a distÃncia hierÃrquica e essas prÃticas. Concluiu-se que atravÃs da prÃtica de intra-empreendedorismo as organizaÃÃes estarÃo mais preparadas para a inovaÃÃo e enfrentar os desafios do mercado. A dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica exerce um papel importante na manifestaÃÃo destas prÃticas, entendidas neste estudo como sendo primordial para desenvolvimento de vantagem competitiva e a sobrevivÃncia das organizaÃÃes.This is a study about intrapreneuring practices and the cultural dimension âhierarchical distanceâ in Hofstede in a group of workers from a local company placed in the metropolitan area of Fortaleza. The aim of the research is to describe the main intrapreneuring practices hereby identified and their relationship with the cultural dimension aspects and hierarchical distance in the researched company. The methodology used was qualitative and descriptive according to case study. We adopted as an instrument of data collection the structured interview that is based on the conceptual basis of intrapreneuring and the cultural dimension âhierarchical distanceâ in Hofstede, Nine collaborators of the researched company were interviewed with the objective of describing the intrapreneuring practices in the researched company; relate intrapreneuring practices with the high direction behavior; relate the collaboratorsâ commitment with intrapreneuring practices; identify the style of the predominant leadership in the researched company and identify the level of hierarchical distance in the company. For the data treatment we used the content analysis method, Badinâs methodological reference (2004), which establishes information treatment and frequency of messages. It was observed that there are intrapreneuring practices in the researched company and that such practices are encouraged by the high direction. There is a relationship between the collaboratorsâ compromise and the intrapreneuring practices. However, it was not possible to identify the relationship between autonomy and intrapreneuring practice and it was confirmed that there is a relationship between the hierarchical distance and such practices. It was so concluded that through the intrapreneuring practices the organizations will be more prepared to the innovation and to face the challenges of the market. The cultural dimension âhierarchical distanceâ plays a very important role in the manifestation of those practices referred to in this study as primordial to the development of competitive advantage and the survival of organizations.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15648application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A study of intrapreneurship and culture dimension in a group of workers in a company CearÃ.
title Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.
spellingShingle Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.
Artilene Barros Rabelo Estevam
Intra-empreendedorismo (intrapreneuring)
Empreendedorismo
Cultura organizacional
InovaÃÃo
DistÃncia hierÃrquica.
Intrapreneuring
Enterprising
Organizational culture
Innovation
Hierarchical distance.
ADMINISTRACAO
title_short Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.
title_full Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.
title_fullStr Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.
title_full_unstemmed Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.
title_sort Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensÃo cultura em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense.
author Artilene Barros Rabelo Estevam
author_facet Artilene Barros Rabelo Estevam
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Caubi Ribeiro TupinambÃ
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06099041320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7504965698434271
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Augusto CÃzar de Aquino Cabral
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21348456353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CÃssio Adriano Braz de Aquino
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 25962949315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0857879689626098
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 47949902353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2032608177044686
dc.contributor.author.fl_str_mv Artilene Barros Rabelo Estevam
contributor_str_mv Antonio Caubi Ribeiro TupinambÃ
Augusto CÃzar de Aquino Cabral
CÃssio Adriano Braz de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Intra-empreendedorismo (intrapreneuring)
Empreendedorismo
Cultura organizacional
InovaÃÃo
DistÃncia hierÃrquica.
topic Intra-empreendedorismo (intrapreneuring)
Empreendedorismo
Cultura organizacional
InovaÃÃo
DistÃncia hierÃrquica.
Intrapreneuring
Enterprising
Organizational culture
Innovation
Hierarchical distance.
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Intrapreneuring
Enterprising
Organizational culture
Innovation
Hierarchical distance.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Trata-se de um estudo sobre intra-empreendedorismo e a dimensÃo cultural âdistÃncia hierÃrquicaâ em Hofstede em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense, localizada na regiÃo metropolitana de Fortaleza. O objetivo à descrever as principais prÃticas de intra-empreendedorismo identificadas e sua relaÃÃo com os aspectos da dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica na empresa pesquisada. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e descritiva para o estudo de caso. Adotou como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada e se fundamenta nas bases conceituais do intra-empreendedorismo e a dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica, em Hofstede. Nove colaboradores da empresa pesquisada foram entrevistados com o objetivo de descrever as prÃticas intra-empreendedoras na empresa pesquisada; relacionar prÃticas intra-empreendedoras com o comportamento da alta direÃÃo; relacionar o comprometimento dos colaboradores com as prÃticas de intra-empreendedorismo; identificar o estilo de lideranÃa predominante na empresa; identificar o nÃvel de distÃncia hierÃrquica na empresa. Para o tratamento dos dados foi utilizado o mÃtodo de anÃlise de conteÃdo, referencial metodolÃgico de Bardin (2004), que estabelece um tratamento da informaÃÃo e freqÃÃncia das mensagens. Observou-se que na empresa pesquisada existem prÃticas de intra-empreendedorismo e as mesmas sÃo incentivadas pela alta direÃÃo. Hà uma relaÃÃo entre o comprometimento de seus colaboradores e as prÃticas de intra-empreendedorismo, contudo, nÃo foi possÃvel identificar a relaÃÃo entre autonomia e prÃtica de intra-empreendedorismo e foi confirmado que hà uma relaÃÃo entre a distÃncia hierÃrquica e essas prÃticas. Concluiu-se que atravÃs da prÃtica de intra-empreendedorismo as organizaÃÃes estarÃo mais preparadas para a inovaÃÃo e enfrentar os desafios do mercado. A dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica exerce um papel importante na manifestaÃÃo destas prÃticas, entendidas neste estudo como sendo primordial para desenvolvimento de vantagem competitiva e a sobrevivÃncia das organizaÃÃes.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This is a study about intrapreneuring practices and the cultural dimension âhierarchical distanceâ in Hofstede in a group of workers from a local company placed in the metropolitan area of Fortaleza. The aim of the research is to describe the main intrapreneuring practices hereby identified and their relationship with the cultural dimension aspects and hierarchical distance in the researched company. The methodology used was qualitative and descriptive according to case study. We adopted as an instrument of data collection the structured interview that is based on the conceptual basis of intrapreneuring and the cultural dimension âhierarchical distanceâ in Hofstede, Nine collaborators of the researched company were interviewed with the objective of describing the intrapreneuring practices in the researched company; relate intrapreneuring practices with the high direction behavior; relate the collaboratorsâ commitment with intrapreneuring practices; identify the style of the predominant leadership in the researched company and identify the level of hierarchical distance in the company. For the data treatment we used the content analysis method, Badinâs methodological reference (2004), which establishes information treatment and frequency of messages. It was observed that there are intrapreneuring practices in the researched company and that such practices are encouraged by the high direction. There is a relationship between the collaboratorsâ compromise and the intrapreneuring practices. However, it was not possible to identify the relationship between autonomy and intrapreneuring practice and it was confirmed that there is a relationship between the hierarchical distance and such practices. It was so concluded that through the intrapreneuring practices the organizations will be more prepared to the innovation and to face the challenges of the market. The cultural dimension âhierarchical distanceâ plays a very important role in the manifestation of those practices referred to in this study as primordial to the development of competitive advantage and the survival of organizations.
description Trata-se de um estudo sobre intra-empreendedorismo e a dimensÃo cultural âdistÃncia hierÃrquicaâ em Hofstede em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense, localizada na regiÃo metropolitana de Fortaleza. O objetivo à descrever as principais prÃticas de intra-empreendedorismo identificadas e sua relaÃÃo com os aspectos da dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica na empresa pesquisada. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e descritiva para o estudo de caso. Adotou como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada e se fundamenta nas bases conceituais do intra-empreendedorismo e a dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica, em Hofstede. Nove colaboradores da empresa pesquisada foram entrevistados com o objetivo de descrever as prÃticas intra-empreendedoras na empresa pesquisada; relacionar prÃticas intra-empreendedoras com o comportamento da alta direÃÃo; relacionar o comprometimento dos colaboradores com as prÃticas de intra-empreendedorismo; identificar o estilo de lideranÃa predominante na empresa; identificar o nÃvel de distÃncia hierÃrquica na empresa. Para o tratamento dos dados foi utilizado o mÃtodo de anÃlise de conteÃdo, referencial metodolÃgico de Bardin (2004), que estabelece um tratamento da informaÃÃo e freqÃÃncia das mensagens. Observou-se que na empresa pesquisada existem prÃticas de intra-empreendedorismo e as mesmas sÃo incentivadas pela alta direÃÃo. Hà uma relaÃÃo entre o comprometimento de seus colaboradores e as prÃticas de intra-empreendedorismo, contudo, nÃo foi possÃvel identificar a relaÃÃo entre autonomia e prÃtica de intra-empreendedorismo e foi confirmado que hà uma relaÃÃo entre a distÃncia hierÃrquica e essas prÃticas. Concluiu-se que atravÃs da prÃtica de intra-empreendedorismo as organizaÃÃes estarÃo mais preparadas para a inovaÃÃo e enfrentar os desafios do mercado. A dimensÃo cultural distÃncia hierÃrquica exerce um papel importante na manifestaÃÃo destas prÃticas, entendidas neste estudo como sendo primordial para desenvolvimento de vantagem competitiva e a sobrevivÃncia das organizaÃÃes.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15648
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295212914606080