Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9923 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_599376a8b8a1205f0d1d6e48e8a783af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:6544 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.Is Mais EducaÃÃo more learning? evaluation of the Mais EducaÃÃo Program In Maracanau, CearÃ2013-01-30Francisco Ari de Andrade16576381387Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Antonia Rozimar Machado e Rocha38363984353http://lattes.cnpq.br/587879733281522584834730387http://lattes.cnpq.br/9023584975053802kamile Lima de Freitas CamurÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRPolÃticas Educacionais EducaÃÃo Integral AampliaÃÃo da jornada escolar Programa Mais EducaÃÃo Maracanaà AvaliaÃÃoEducational policies Comprehensive education Expanding the school day Mais EducaÃÃo Program Maracanaà EvaluationEDUCACAOnÃo hÃA pesquisa enfoca o Programa Mais EducaÃÃo, polÃtica pÃblica de educaÃÃo integral instituÃda pelo MinistÃrio da EducaÃÃo, como uma estratÃgia para a ampliaÃÃo da jornada escolar. Tem como objetivo principal avaliar o processo do referido programa, no municÃpio de MaracanaÃ, a partir das diferentes concepÃÃes e prÃticas de educaÃÃo integral, no contexto atual das polÃticas educacionais. Reflete sobre as concepÃÃes de educaÃÃo integral presentes nas polÃticas educacionais do paÃs, bem como as que norteiam o programa, analisa o cotidiano escolar e as repercussÃes decorrentes do Programa Mais EducaÃÃo na organizaÃÃo e gestÃo da escola, e relaciona, ainda, tempo e desempenho escolar, avaliando sua efetividade em relaÃÃo à melhoria da aprendizagem dos alunos envolvidos. Parte dos pressupostos de que maior quantidade de tempo nÃo determina por si sà prÃticas escolares qualitativamente diferentes e que hà mÃltiplas e diferentes variÃveis que interagem e permeiam o contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com uma abordagem qualitativa, que buscou contemplar os diversos fatores determinantes do sucesso escolar que se fazem presentes no cotidiano escolar, alÃm de entender e interpretar os fenÃmenos do contraturno, a partir de uma anÃlise ricamente descritiva, proporcionada pelo estudo de caso. Ao confrontar dados concretos e representaÃÃes foi possÃvel compreender a natureza e a gÃnese do processo educativo do Programa Mais EducaÃÃo, alÃm de seus efeitos sobre a comunidade escolar. Possibilitou tambÃm perceber as aÃÃes da escola que consolidam ideias diferentes sobre educaÃÃo integral e sobre o prÃprio programa em questÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9923application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Is Mais EducaÃÃo more learning? evaluation of the Mais EducaÃÃo Program In Maracanau, Cearà |
title |
Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ. |
spellingShingle |
Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ. kamile Lima de Freitas CamurÃa PolÃticas Educacionais EducaÃÃo Integral AampliaÃÃo da jornada escolar Programa Mais EducaÃÃo Maracanaà AvaliaÃÃo Educational policies Comprehensive education Expanding the school day Mais EducaÃÃo Program Maracanaà Evaluation EDUCACAO |
title_short |
Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ. |
title_full |
Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ. |
title_fullStr |
Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ. |
title_full_unstemmed |
Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ. |
title_sort |
Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ. |
author |
kamile Lima de Freitas CamurÃa |
author_facet |
kamile Lima de Freitas CamurÃa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco Ari de Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
16576381387 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
39354598315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6388557443388587 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Antonia Rozimar Machado e Rocha |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
38363984353 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5878797332815225 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
84834730387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9023584975053802 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
kamile Lima de Freitas CamurÃa |
contributor_str_mv |
Francisco Ari de Andrade Ana Paula de Medeiros Ribeiro Antonia Rozimar Machado e Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PolÃticas Educacionais EducaÃÃo Integral AampliaÃÃo da jornada escolar Programa Mais EducaÃÃo Maracanaà AvaliaÃÃo |
topic |
PolÃticas Educacionais EducaÃÃo Integral AampliaÃÃo da jornada escolar Programa Mais EducaÃÃo Maracanaà AvaliaÃÃo Educational policies Comprehensive education Expanding the school day Mais EducaÃÃo Program Maracanaà Evaluation EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational policies Comprehensive education Expanding the school day Mais EducaÃÃo Program Maracanaà Evaluation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A pesquisa enfoca o Programa Mais EducaÃÃo, polÃtica pÃblica de educaÃÃo integral instituÃda pelo MinistÃrio da EducaÃÃo, como uma estratÃgia para a ampliaÃÃo da jornada escolar. Tem como objetivo principal avaliar o processo do referido programa, no municÃpio de MaracanaÃ, a partir das diferentes concepÃÃes e prÃticas de educaÃÃo integral, no contexto atual das polÃticas educacionais. Reflete sobre as concepÃÃes de educaÃÃo integral presentes nas polÃticas educacionais do paÃs, bem como as que norteiam o programa, analisa o cotidiano escolar e as repercussÃes decorrentes do Programa Mais EducaÃÃo na organizaÃÃo e gestÃo da escola, e relaciona, ainda, tempo e desempenho escolar, avaliando sua efetividade em relaÃÃo à melhoria da aprendizagem dos alunos envolvidos. Parte dos pressupostos de que maior quantidade de tempo nÃo determina por si sà prÃticas escolares qualitativamente diferentes e que hà mÃltiplas e diferentes variÃveis que interagem e permeiam o contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com uma abordagem qualitativa, que buscou contemplar os diversos fatores determinantes do sucesso escolar que se fazem presentes no cotidiano escolar, alÃm de entender e interpretar os fenÃmenos do contraturno, a partir de uma anÃlise ricamente descritiva, proporcionada pelo estudo de caso. Ao confrontar dados concretos e representaÃÃes foi possÃvel compreender a natureza e a gÃnese do processo educativo do Programa Mais EducaÃÃo, alÃm de seus efeitos sobre a comunidade escolar. Possibilitou tambÃm perceber as aÃÃes da escola que consolidam ideias diferentes sobre educaÃÃo integral e sobre o prÃprio programa em questÃo. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9923 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295173731418112 |