TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12651 |
Resumo: | Este trabalho apresenta TÃpicos de AritmÃtica, relacionados com o estudo da divisÃo, para aplicaÃÃo em sala de aula no Ensino MÃdio, cujo o propÃsito à buscar o aprofundamento dos conhecimentos de AritmÃtica que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Iniciamos com a abordagem das principais propriedades dos divisores, o algoritmo da divisÃo e o lema dos restos. Em seguida, estudamos os nÃmeros primos com especial atenÃÃo ao Teorema Fundamental da AritmÃtica, de importÃncia capital na obtenÃÃo de muitos resultados importantes nesse texto. Mais adiante, sÃo apresentadas as definiÃÃes de mÃximo divisor comum e mÃnimo mÃltiplo comum bem como as caracterizaÃÃes, propriedades e a interpretaÃÃo geomÃtrica. Como proposta de continuidade aos estudos sobre divisÃo no Ensino MÃdio, apresentamos um estudo elementar sobre as congruÃncias mÃdulo m e sua aplicaÃÃo na demonstraÃÃo dos critÃrios de divisibilidade. Por fim, expomos um relatÃrio de aplicaÃÃo dos tÃpicos desse trabalho em sala de aula. |
id |
UFC_9a38d2dce2b5721828cd2e1241fb8ed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8624 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsicaTopics of arithmetic: a proposal for basic education2014-05-20FlÃvio FranÃa Cruz00040799301http://lates.cnpq.br/1504854416600260PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Ricardo Rodrigues de Carvalho78897980406 http://lattes.cnpq.br/40624890707964467400047430 http://lattes.cnpq.br/2220736350351054Francisco Ailton AlcÃntaraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRensino mÃdio divisÃo nÃmeros inteiroshigh school division integersMATEMATICAEste trabalho apresenta TÃpicos de AritmÃtica, relacionados com o estudo da divisÃo, para aplicaÃÃo em sala de aula no Ensino MÃdio, cujo o propÃsito à buscar o aprofundamento dos conhecimentos de AritmÃtica que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Iniciamos com a abordagem das principais propriedades dos divisores, o algoritmo da divisÃo e o lema dos restos. Em seguida, estudamos os nÃmeros primos com especial atenÃÃo ao Teorema Fundamental da AritmÃtica, de importÃncia capital na obtenÃÃo de muitos resultados importantes nesse texto. Mais adiante, sÃo apresentadas as definiÃÃes de mÃximo divisor comum e mÃnimo mÃltiplo comum bem como as caracterizaÃÃes, propriedades e a interpretaÃÃo geomÃtrica. Como proposta de continuidade aos estudos sobre divisÃo no Ensino MÃdio, apresentamos um estudo elementar sobre as congruÃncias mÃdulo m e sua aplicaÃÃo na demonstraÃÃo dos critÃrios de divisibilidade. Por fim, expomos um relatÃrio de aplicaÃÃo dos tÃpicos desse trabalho em sala de aula.This paper presents arithmetic topics related to the study of the division, for use in the high school classroom, whose purpose is to seek further knowledge of arithmetic that the students learn in elementary school. We begin with the approach of the main properties of divisors, the division algorithm and the motto of the remains. Then we study the prime numbers with special attention to the fundamental theorem of arithmetic, of paramount importance in achieving many important results in this text. Further down, the definitions of greatest common divisor and least common multiple and the characterizations, properties and geometric interpretation. As a proposal for continuing the studies of division in high school, we present an elementary study about the congruence module m and its application in demonstrating of the criteria for divisibility. Finally, we expose an implementation report of the topics of this paper in the classroom.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12651application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:48Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Topics of arithmetic: a proposal for basic education |
title |
TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica |
spellingShingle |
TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica Francisco Ailton AlcÃntara ensino mÃdio divisÃo nÃmeros inteiros high school division integers MATEMATICA |
title_short |
TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica |
title_full |
TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica |
title_fullStr |
TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica |
title_full_unstemmed |
TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica |
title_sort |
TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica |
author |
Francisco Ailton AlcÃntara |
author_facet |
Francisco Ailton AlcÃntara |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FlÃvio FranÃa Cruz |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00040799301 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lates.cnpq.br/1504854416600260 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
33437645749 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5210879527072179 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ricardo Rodrigues de Carvalho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
78897980406 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4062489070796446 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
7400047430 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2220736350351054 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Ailton AlcÃntara |
contributor_str_mv |
FlÃvio FranÃa Cruz PlÃcido Francisco de Assis Andrade Ricardo Rodrigues de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino mÃdio divisÃo nÃmeros inteiros |
topic |
ensino mÃdio divisÃo nÃmeros inteiros high school division integers MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
high school division integers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho apresenta TÃpicos de AritmÃtica, relacionados com o estudo da divisÃo, para aplicaÃÃo em sala de aula no Ensino MÃdio, cujo o propÃsito à buscar o aprofundamento dos conhecimentos de AritmÃtica que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Iniciamos com a abordagem das principais propriedades dos divisores, o algoritmo da divisÃo e o lema dos restos. Em seguida, estudamos os nÃmeros primos com especial atenÃÃo ao Teorema Fundamental da AritmÃtica, de importÃncia capital na obtenÃÃo de muitos resultados importantes nesse texto. Mais adiante, sÃo apresentadas as definiÃÃes de mÃximo divisor comum e mÃnimo mÃltiplo comum bem como as caracterizaÃÃes, propriedades e a interpretaÃÃo geomÃtrica. Como proposta de continuidade aos estudos sobre divisÃo no Ensino MÃdio, apresentamos um estudo elementar sobre as congruÃncias mÃdulo m e sua aplicaÃÃo na demonstraÃÃo dos critÃrios de divisibilidade. Por fim, expomos um relatÃrio de aplicaÃÃo dos tÃpicos desse trabalho em sala de aula. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This paper presents arithmetic topics related to the study of the division, for use in the high school classroom, whose purpose is to seek further knowledge of arithmetic that the students learn in elementary school. We begin with the approach of the main properties of divisors, the division algorithm and the motto of the remains. Then we study the prime numbers with special attention to the fundamental theorem of arithmetic, of paramount importance in achieving many important results in this text. Further down, the definitions of greatest common divisor and least common multiple and the characterizations, properties and geometric interpretation. As a proposal for continuing the studies of division in high school, we present an elementary study about the congruence module m and its application in demonstrating of the criteria for divisibility. Finally, we expose an implementation report of the topics of this paper in the classroom. |
description |
Este trabalho apresenta TÃpicos de AritmÃtica, relacionados com o estudo da divisÃo, para aplicaÃÃo em sala de aula no Ensino MÃdio, cujo o propÃsito à buscar o aprofundamento dos conhecimentos de AritmÃtica que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Iniciamos com a abordagem das principais propriedades dos divisores, o algoritmo da divisÃo e o lema dos restos. Em seguida, estudamos os nÃmeros primos com especial atenÃÃo ao Teorema Fundamental da AritmÃtica, de importÃncia capital na obtenÃÃo de muitos resultados importantes nesse texto. Mais adiante, sÃo apresentadas as definiÃÃes de mÃximo divisor comum e mÃnimo mÃltiplo comum bem como as caracterizaÃÃes, propriedades e a interpretaÃÃo geomÃtrica. Como proposta de continuidade aos estudos sobre divisÃo no Ensino MÃdio, apresentamos um estudo elementar sobre as congruÃncias mÃdulo m e sua aplicaÃÃo na demonstraÃÃo dos critÃrios de divisibilidade. Por fim, expomos um relatÃrio de aplicaÃÃo dos tÃpicos desse trabalho em sala de aula. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12651 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295194025558016 |