TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Ailton AlcÃntara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12651
Resumo: Este trabalho apresenta TÃpicos de AritmÃtica, relacionados com o estudo da divisÃo, para aplicaÃÃo em sala de aula no Ensino MÃdio, cujo o propÃsito à buscar o aprofundamento dos conhecimentos de AritmÃtica que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Iniciamos com a abordagem das principais propriedades dos divisores, o algoritmo da divisÃo e o lema dos restos. Em seguida, estudamos os nÃmeros primos com especial atenÃÃo ao Teorema Fundamental da AritmÃtica, de importÃncia capital na obtenÃÃo de muitos resultados importantes nesse texto. Mais adiante, sÃo apresentadas as definiÃÃes de mÃximo divisor comum e mÃnimo mÃltiplo comum bem como as caracterizaÃÃes, propriedades e a interpretaÃÃo geomÃtrica. Como proposta de continuidade aos estudos sobre divisÃo no Ensino MÃdio, apresentamos um estudo elementar sobre as congruÃncias mÃdulo m e sua aplicaÃÃo na demonstraÃÃo dos critÃrios de divisibilidade. Por fim, expomos um relatÃrio de aplicaÃÃo dos tÃpicos desse trabalho em sala de aula.
id UFC_9a38d2dce2b5721828cd2e1241fb8ed4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8624
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsicaTopics of arithmetic: a proposal for basic education2014-05-20FlÃvio FranÃa Cruz00040799301http://lates.cnpq.br/1504854416600260PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Ricardo Rodrigues de Carvalho78897980406 http://lattes.cnpq.br/40624890707964467400047430 http://lattes.cnpq.br/2220736350351054Francisco Ailton AlcÃntaraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRensino mÃdio divisÃo nÃmeros inteiroshigh school division integersMATEMATICAEste trabalho apresenta TÃpicos de AritmÃtica, relacionados com o estudo da divisÃo, para aplicaÃÃo em sala de aula no Ensino MÃdio, cujo o propÃsito à buscar o aprofundamento dos conhecimentos de AritmÃtica que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Iniciamos com a abordagem das principais propriedades dos divisores, o algoritmo da divisÃo e o lema dos restos. Em seguida, estudamos os nÃmeros primos com especial atenÃÃo ao Teorema Fundamental da AritmÃtica, de importÃncia capital na obtenÃÃo de muitos resultados importantes nesse texto. Mais adiante, sÃo apresentadas as definiÃÃes de mÃximo divisor comum e mÃnimo mÃltiplo comum bem como as caracterizaÃÃes, propriedades e a interpretaÃÃo geomÃtrica. Como proposta de continuidade aos estudos sobre divisÃo no Ensino MÃdio, apresentamos um estudo elementar sobre as congruÃncias mÃdulo m e sua aplicaÃÃo na demonstraÃÃo dos critÃrios de divisibilidade. Por fim, expomos um relatÃrio de aplicaÃÃo dos tÃpicos desse trabalho em sala de aula.This paper presents arithmetic topics related to the study of the division, for use in the high school classroom, whose purpose is to seek further knowledge of arithmetic that the students learn in elementary school. We begin with the approach of the main properties of divisors, the division algorithm and the motto of the remains. Then we study the prime numbers with special attention to the fundamental theorem of arithmetic, of paramount importance in achieving many important results in this text. Further down, the definitions of greatest common divisor and least common multiple and the characterizations, properties and geometric interpretation. As a proposal for continuing the studies of division in high school, we present an elementary study about the congruence module m and its application in demonstrating of the criteria for divisibility. Finally, we expose an implementation report of the topics of this paper in the classroom.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12651application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Topics of arithmetic: a proposal for basic education
title TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
spellingShingle TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
Francisco Ailton AlcÃntara
ensino mÃdio
divisÃo
nÃmeros inteiros
high school
division
integers
MATEMATICA
title_short TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
title_full TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
title_fullStr TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
title_full_unstemmed TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
title_sort TÃpicos de aritmÃtica: uma proposta para a educaÃÃo bÃsica
author Francisco Ailton AlcÃntara
author_facet Francisco Ailton AlcÃntara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FlÃvio FranÃa Cruz
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00040799301
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lates.cnpq.br/1504854416600260
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PlÃcido Francisco de Assis Andrade
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 33437645749
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5210879527072179
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Rodrigues de Carvalho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 78897980406
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4062489070796446
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 7400047430
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2220736350351054
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Ailton AlcÃntara
contributor_str_mv FlÃvio FranÃa Cruz
PlÃcido Francisco de Assis Andrade
Ricardo Rodrigues de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv ensino mÃdio
divisÃo
nÃmeros inteiros
topic ensino mÃdio
divisÃo
nÃmeros inteiros
high school
division
integers
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv high school
division
integers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho apresenta TÃpicos de AritmÃtica, relacionados com o estudo da divisÃo, para aplicaÃÃo em sala de aula no Ensino MÃdio, cujo o propÃsito à buscar o aprofundamento dos conhecimentos de AritmÃtica que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Iniciamos com a abordagem das principais propriedades dos divisores, o algoritmo da divisÃo e o lema dos restos. Em seguida, estudamos os nÃmeros primos com especial atenÃÃo ao Teorema Fundamental da AritmÃtica, de importÃncia capital na obtenÃÃo de muitos resultados importantes nesse texto. Mais adiante, sÃo apresentadas as definiÃÃes de mÃximo divisor comum e mÃnimo mÃltiplo comum bem como as caracterizaÃÃes, propriedades e a interpretaÃÃo geomÃtrica. Como proposta de continuidade aos estudos sobre divisÃo no Ensino MÃdio, apresentamos um estudo elementar sobre as congruÃncias mÃdulo m e sua aplicaÃÃo na demonstraÃÃo dos critÃrios de divisibilidade. Por fim, expomos um relatÃrio de aplicaÃÃo dos tÃpicos desse trabalho em sala de aula.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper presents arithmetic topics related to the study of the division, for use in the high school classroom, whose purpose is to seek further knowledge of arithmetic that the students learn in elementary school. We begin with the approach of the main properties of divisors, the division algorithm and the motto of the remains. Then we study the prime numbers with special attention to the fundamental theorem of arithmetic, of paramount importance in achieving many important results in this text. Further down, the definitions of greatest common divisor and least common multiple and the characterizations, properties and geometric interpretation. As a proposal for continuing the studies of division in high school, we present an elementary study about the congruence module m and its application in demonstrating of the criteria for divisibility. Finally, we expose an implementation report of the topics of this paper in the classroom.
description Este trabalho apresenta TÃpicos de AritmÃtica, relacionados com o estudo da divisÃo, para aplicaÃÃo em sala de aula no Ensino MÃdio, cujo o propÃsito à buscar o aprofundamento dos conhecimentos de AritmÃtica que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Iniciamos com a abordagem das principais propriedades dos divisores, o algoritmo da divisÃo e o lema dos restos. Em seguida, estudamos os nÃmeros primos com especial atenÃÃo ao Teorema Fundamental da AritmÃtica, de importÃncia capital na obtenÃÃo de muitos resultados importantes nesse texto. Mais adiante, sÃo apresentadas as definiÃÃes de mÃximo divisor comum e mÃnimo mÃltiplo comum bem como as caracterizaÃÃes, propriedades e a interpretaÃÃo geomÃtrica. Como proposta de continuidade aos estudos sobre divisÃo no Ensino MÃdio, apresentamos um estudo elementar sobre as congruÃncias mÃdulo m e sua aplicaÃÃo na demonstraÃÃo dos critÃrios de divisibilidade. Por fim, expomos um relatÃrio de aplicaÃÃo dos tÃpicos desse trabalho em sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12651
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295194025558016