Narrativas de si em cena: a dramaturgia das interaÃÃes no twitter
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15167 |
Resumo: | A presente tese teve como objetivo o estudo da interaÃÃo dos sujeitos nas redes sociais da web â o Twitter, no caso especÃfico de nosso trabalho â a partir da anÃlise das narrativas de si que estes publicam em seus perfis. Para tanto, estabelecemos, como objetivos especÃficos, a descriÃÃo da estrutura das narrativas de si publicadas em segmentos de cento e quarenta caracteres â expediente formal do Twitter â, a anÃlise das estratÃgias dramatÃrgicas de que os sujeitos se valem para a construÃÃo de suas narrativas de si no Twitter e a anÃlise do movimento interativo que os sujeitos deflagram a partir de uma autoapresentaÃÃo narrativa moldada pelas injunÃÃes prÃprias do Twitter. O alicerce teÃrico no qual fundamentamos esses objetivos procede da conjuntura teÃrica que elaboramos ao cotejar as reflexÃes sobre histÃrias de vida e narrativas de si empreendidas por Bruner (2014, 2008), Lejeune (2014), Bertaux (2010), Josso (2012, 2010), Pineau (2006, 2002) e Pineau e LeGrand (2012) com a discussÃo da estrutura da narrativa de experiÃncia apresentada por Labov (1997) e a perspectiva dramatÃrgica das interaÃÃes sociais proposta por Erving Goffman (2013a, 2013b, 2011). A operacionalizaÃÃo dos objetivos da pesquisa se deu por meio de uma abordagem de feiÃÃes etnometodolÃgicas (COULON, 1993), atravÃs da qual chegamos a um corpus constituÃdo por cento e noventa e cinco capturas de tela, compostas por publicaÃÃes em forma narrativa que denominamos tweets-origem, coletadas a partir da observaÃÃo, entre os dias 7 e 17 de dezembro de 2014, da rotina de cem perfis cadastrados no Twitter. Ã luz dessa metodologia, procedemos ao exercÃcio de anÃlise dos dados que nos permitiu a chegar aos seguintes resultados: a emergÃncia de um paralelismo interacional, no qual observamos uma irradiaÃÃo metonÃmica das narrativas de si construÃdas pelos perfis; um investimento em narrativizaÃÃes de temÃticas do cotidiano (trabalho, famÃlia, relacionamentos amorosos, interesse por esportes) e de uma atualizaÃÃo de um passado que evoca essas temÃticas mesmas; uma reconfiguraÃÃo da estrutura da narrativa em prol da dramaturgias postas em movimento na rede, culminando inclusive em formas de burlar o expediente dos cento e quarenta caracteres. Esses resultados nos autorizam a conclusÃo de que, no fluxo interativo, as narrativas sÃo validadas, progredidas e retomadas, de modo que sugerem um investimento dinÃmico que os sujeitos fazem na construÃÃo e manutenÃÃo de seus projetos de autoapresentaÃÃo. Essa conclusÃo nos possibilita afirmar, por fim, que ao longo das mudanÃas de alinhamento ocorridas a propÃsito da narrativa e do reinvestimento na narrativa, os sujeitos constroem uma autoapresentaÃÃo baseada num si de nota entusiÃstica, irÃnica e autodepreciativa. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNarrativas de si em cena: a dramaturgia das interaÃÃes no twitter Self-narratives on scene: the dramaturgy of interactions on twitter2015-07-24Sandra Maia Farias Vasconcelos35623497349FariasJÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/3016042855685546Nelson Barros da Costa29848938320Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi04097947320Maria do Socorro Ferreira Osterne04506979320http://lattes.cnpq.br/634638594204336200042578396Freitas, Maria Leidiane TavaresMaria Leidiane Tavares FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRNarrativas de si Twitter InteraÃÃo DramaturgiaSelf-narratives Twitter Interaction DramaturgyLINGUISTICAA presente tese teve como objetivo o estudo da interaÃÃo dos sujeitos nas redes sociais da web â o Twitter, no caso especÃfico de nosso trabalho â a partir da anÃlise das narrativas de si que estes publicam em seus perfis. Para tanto, estabelecemos, como objetivos especÃficos, a descriÃÃo da estrutura das narrativas de si publicadas em segmentos de cento e quarenta caracteres â expediente formal do Twitter â, a anÃlise das estratÃgias dramatÃrgicas de que os sujeitos se valem para a construÃÃo de suas narrativas de si no Twitter e a anÃlise do movimento interativo que os sujeitos deflagram a partir de uma autoapresentaÃÃo narrativa moldada pelas injunÃÃes prÃprias do Twitter. O alicerce teÃrico no qual fundamentamos esses objetivos procede da conjuntura teÃrica que elaboramos ao cotejar as reflexÃes sobre histÃrias de vida e narrativas de si empreendidas por Bruner (2014, 2008), Lejeune (2014), Bertaux (2010), Josso (2012, 2010), Pineau (2006, 2002) e Pineau e LeGrand (2012) com a discussÃo da estrutura da narrativa de experiÃncia apresentada por Labov (1997) e a perspectiva dramatÃrgica das interaÃÃes sociais proposta por Erving Goffman (2013a, 2013b, 2011). 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Ã luz dessa metodologia, procedemos ao exercÃcio de anÃlise dos dados que nos permitiu a chegar aos seguintes resultados: a emergÃncia de um paralelismo interacional, no qual observamos uma irradiaÃÃo metonÃmica das narrativas de si construÃdas pelos perfis; um investimento em narrativizaÃÃes de temÃticas do cotidiano (trabalho, famÃlia, relacionamentos amorosos, interesse por esportes) e de uma atualizaÃÃo de um passado que evoca essas temÃticas mesmas; uma reconfiguraÃÃo da estrutura da narrativa em prol da dramaturgias postas em movimento na rede, culminando inclusive em formas de burlar o expediente dos cento e quarenta caracteres. Esses resultados nos autorizam a conclusÃo de que, no fluxo interativo, as narrativas sÃo validadas, progredidas e retomadas, de modo que sugerem um investimento dinÃmico que os sujeitos fazem na construÃÃo e manutenÃÃo de seus projetos de autoapresentaÃÃo. Essa conclusÃo nos possibilita afirmar, por fim, que ao longo das mudanÃas de alinhamento ocorridas a propÃsito da narrativa e do reinvestimento na narrativa, os sujeitos constroem uma autoapresentaÃÃo baseada num si de nota entusiÃstica, irÃnica e autodepreciativa.This thesis aimed to study the interaction of the subjects in the social web networks - Twitter, in the specific case of our work - from the analysis of the self-narratives that they post on their profiles. To this end, we established the following specific objectives: the description of the structure of the self-narratives published in hundred segments and forty characters - formal expedient Twitter -; the analysis of the dramaturgical strategies that subjects rely to build their self-narratives on Twitter; and analysis of interactive movement that subjects trigger from a narrative shaped by self-presentation own injunctions Twitter. The theoretical foundation on which we base these goals proceeds from the theoretical situation that we developed to collate the reflections on life stories and self-narratives undertaken by Bruner (2014, 2008), Lejeune (2014), Bertaux (2010), Josso (2012, 2010) Pineau (2006, 2002) and Pineau and LeGrand (2012) with a discussion of the experience of narrative structure presented by Labov (1997) and the dramaturgical perspective of social interactions proposed by Erving Goffman (2013a, 2013b, 2011). The operationalization of the research objectives was through an approach of ethnomethodological features (COULON, 1993), through which we come to a corpus consisting of one hundred ninety-five screenshots, composed of publications in narrative form what we call tweets-origin, collected from the observation of routine a hundred registered Twitter profiles between 7 and 17 December 2014. In light of this methodology, we proceed to the analysis of the performance data that allowed us to reach the following results: the emergence of an interactional parallelism, in which we observed a metonymic irradiation of the self-narratives built by profiles; an investment in narrativizaÃÃes of everyday topics (work, family, love relationships, interest in sports) and an update of a past that evokes these same themes; a reconfiguration of the structure of the narrative in favor of dramaturgies set in motion on the network, culminating including ways to circumvent the expedient of a hundred and forty characters. These results allow us to conclude that, in the interactive flow, the narratives are validated, progressed and taken so as to suggest a dynamic investment that individuals make in building and maintaining their self-presentation projects. This finding allows us to say, finally, that along the alignment changes regarding the narrative and reinvestment in the narrative, the subjects construct a self-presentation based on a self enthusiastic, ironic and self-deprecating note.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15167application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:11Zmail@mail.com - |
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