InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscila Barros David
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4844
Resumo: O propÃsito desta pesquisa consiste em desenvolver um sistema de anÃlise para compreender as interaÃÃes em AVA que favorecem a aprendizagem (interaÃÃes contingentes). Os AVA constituem uma classe de softwares para a criaÃÃo, oferta e gerenciamento de cursos baseados na Internet. Integram Tecnologias de InformaÃÃo e ComunicaÃÃo com a finalidade de criar um ambiente que possibilite o processo de interaÃÃo e de produÃÃo de conhecimentos pelos participantes do cenÃrio educacional. O presente estudo investigou o conceito de interaÃÃo contingente no contexto de duas disciplinas de licenciatura, ministradas na modalidade a distÃncia, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), as quais encontram-se ligadas a Ãreas de conhecimento distintas (exatas e humanas) com pÃblicos tambÃm distintos. Como parte da metodologia, observou-se a troca de mensagens em fÃrum e em chat pelos participantes da investigaÃÃo, analisando-as à luz de parÃmetros caracterÃsticos de interaÃÃes contingentes. A anÃlise das mensagens foi confrontada com dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, realizadas com alguns alunos e seus respectivos professores-tutores. O desenvolvimento do Sistema de AnÃlise das InteraÃÃes Contingentes integrou diferentes domÃnios teÃricos (a EducaÃÃo, a Psicologia e a Linguistica) que apontam a interaÃÃo como um fenÃmeno essencial em situaÃÃes educacionais. As categorias foram construÃdas com base na literatura que discute o conceito de interaÃÃo, e aplicadas tanto Ãs comunicaÃÃes sÃncronas quanto assÃncronas, estabelecidas entre os interlocutores das disciplinas de exatas e humanas. O sistema de anÃlise resultante encontra-se estruturado em quatro categorias gerais (ConversaÃÃo, TextualizaÃÃo, DiÃlogo e Aprendizagem) e algumas sub-categorias, ligadas aos domÃnios teÃricos que fundamentaram o seu desenvolvimento. Os resultados apontam a coerÃncia interna do sistema e sua validade, ao constatar a presenÃa das caracterÃsticas de interaÃÃes contingentes em todos os contextos analisados, podendo tambÃm ser aplicado em outros universos de investigaÃÃo. O Sistema de AnÃlise das InteraÃÃes Contingentes traz contribuiÃÃes teÃricas e empÃricas ao conceito de interaÃÃo contingente, alÃm de oferecer parÃmetros para a realizaÃÃo de aÃÃes em EducaÃÃo a DistÃncia fundamentadas em uma perspectiva sociointeracionista. A pesquisa permite concluir que a emergÃncia de interaÃÃes com vistas ao aprendizado depende bem mais das pessoas envolvidas e do tipo de relaÃÃo que estabelecem durante o ato educativo que de uma Ãrea especÃfica ou de uma ferramenta de comunicaÃÃo em particular.
id UFC_74199fa188e3fea400cff2a1dc4c0925
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3466
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.Contingent Interaction in Learning Management Systems2010-04-30Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 CÃlia Maria Onofre Silva01074156315http://lattes.cnpq.br/9426782560579635 JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo58255419349http://lattes.cnpq.br/3016042855685546Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577Luciano RogÃrio de Lemos Meira37377825472http://lattes.cnpq.br/090359002504930945844135334http://lattes.cnpq.br/4580502642241951 Priscila Barros DavidUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInteraÃÃo DiÃlogo InteraÃÃo Contingente EducaÃÃo a DistÃncia Ambientes Virtuais de Aprendizagem.EducaÃÃo a distÃncia InteraÃÃes contingentes - Tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo DiÃlogo - Ambientes virtuais de aprendizagemInteraction Dialog Contingent Interaction Distance Education Learning Management Systems.EDUCACAOO propÃsito desta pesquisa consiste em desenvolver um sistema de anÃlise para compreender as interaÃÃes em AVA que favorecem a aprendizagem (interaÃÃes contingentes). Os AVA constituem uma classe de softwares para a criaÃÃo, oferta e gerenciamento de cursos baseados na Internet. Integram Tecnologias de InformaÃÃo e ComunicaÃÃo com a finalidade de criar um ambiente que possibilite o processo de interaÃÃo e de produÃÃo de conhecimentos pelos participantes do cenÃrio educacional. O presente estudo investigou o conceito de interaÃÃo contingente no contexto de duas disciplinas de licenciatura, ministradas na modalidade a distÃncia, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), as quais encontram-se ligadas a Ãreas de conhecimento distintas (exatas e humanas) com pÃblicos tambÃm distintos. Como parte da metodologia, observou-se a troca de mensagens em fÃrum e em chat pelos participantes da investigaÃÃo, analisando-as à luz de parÃmetros caracterÃsticos de interaÃÃes contingentes. A anÃlise das mensagens foi confrontada com dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, realizadas com alguns alunos e seus respectivos professores-tutores. O desenvolvimento do Sistema de AnÃlise das InteraÃÃes Contingentes integrou diferentes domÃnios teÃricos (a EducaÃÃo, a Psicologia e a Linguistica) que apontam a interaÃÃo como um fenÃmeno essencial em situaÃÃes educacionais. As categorias foram construÃdas com base na literatura que discute o conceito de interaÃÃo, e aplicadas tanto Ãs comunicaÃÃes sÃncronas quanto assÃncronas, estabelecidas entre os interlocutores das disciplinas de exatas e humanas. O sistema de anÃlise resultante encontra-se estruturado em quatro categorias gerais (ConversaÃÃo, TextualizaÃÃo, DiÃlogo e Aprendizagem) e algumas sub-categorias, ligadas aos domÃnios teÃricos que fundamentaram o seu desenvolvimento. Os resultados apontam a coerÃncia interna do sistema e sua validade, ao constatar a presenÃa das caracterÃsticas de interaÃÃes contingentes em todos os contextos analisados, podendo tambÃm ser aplicado em outros universos de investigaÃÃo. O Sistema de AnÃlise das InteraÃÃes Contingentes traz contribuiÃÃes teÃricas e empÃricas ao conceito de interaÃÃo contingente, alÃm de oferecer parÃmetros para a realizaÃÃo de aÃÃes em EducaÃÃo a DistÃncia fundamentadas em uma perspectiva sociointeracionista. A pesquisa permite concluir que a emergÃncia de interaÃÃes com vistas ao aprendizado depende bem mais das pessoas envolvidas e do tipo de relaÃÃo que estabelecem durante o ato educativo que de uma Ãrea especÃfica ou de uma ferramenta de comunicaÃÃo em particular.The purpose of this research is to develop an analytical system to understand the interactions in a LMS that promote learning (contingent interactions). The LMS are a class of software for the design, suport and management of Internet-based courses. Integrate Information and Communication Technologies in order to create an environment that enables the process of interaction and production of knowledge by participants of the educational scene. This study investigated the concept of contingent interaction in the context of two undergraduate courses, taught at the blended mode within the Open University of Brazil (UAB), which are linked to different areas of knowledge (hard and humanity sciences) and were ministered for different audiences. As part of the methodology, the exchange of messages between the participants of the research through discussion foruns and chats was observed and analyzed according to the typical parameters of contingent interactions. The analysis of the messages was compared with data obtained from semi-structured interviews conducted with some students and their tutors. The development of the Analytical System of Contingent Interaction integrated different theoretical fields (Education, Psychology and Linguistics) that point out the interaction as an essential phenomenon in educational situations. The categories were builded based on the literature that discusses the concept of interaction, and applied to both synchronous and asynchronous communication established between the interlocutors of the hard and humanity courses. The resulting analytical system is structured into four general categories (Conversation, Textualization, Dialogue and Learning) and some sub-categories, linked to the theoretical areas that supported its development. The results show up the internal coherence of the system and its validity, confirming the existence of contingent interaction characteristics in all contexts examined, which also enables the system application to other research universes. The Analytical System of Contingent Interactions presents theoretical and empirical contributions to the concept of contingent interaction, and provide parameters for performing actions in Distance Education based on a social interactionist perspective. The research indicates that the emergence of interactions with learning objectives depends far more on the relations established among people involved in the educational act than on a specific area or communication tool.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4844application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:25Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contingent Interaction in Learning Management Systems
title InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.
spellingShingle InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.
Priscila Barros David
InteraÃÃo
DiÃlogo
InteraÃÃo Contingente
EducaÃÃo a DistÃncia
Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
EducaÃÃo a distÃncia
InteraÃÃes contingentes - Tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo
DiÃlogo - Ambientes virtuais de aprendizagem
Interaction
Dialog
Contingent Interaction
Distance Education
Learning Management Systems.
EDUCACAO
title_short InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.
title_full InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.
title_fullStr InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.
title_full_unstemmed InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.
title_sort InteraÃÃes contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem.
author Priscila Barros David
author_facet Priscila Barros David
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CÃlia Maria Onofre Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 01074156315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9426782560579635
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 58255419349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3016042855685546
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 16729196491
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4052574912000577
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luciano RogÃrio de Lemos Meira
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 37377825472
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0903590025049309
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 45844135334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4580502642241951
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscila Barros David
contributor_str_mv Josà Aires de Castro Filho
CÃlia Maria Onofre Silva
JÃlio CÃsar Rosa de AraÃjo
Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
Luciano RogÃrio de Lemos Meira
dc.subject.por.fl_str_mv InteraÃÃo
DiÃlogo
InteraÃÃo Contingente
EducaÃÃo a DistÃncia
Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
EducaÃÃo a distÃncia
InteraÃÃes contingentes - Tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo
DiÃlogo - Ambientes virtuais de aprendizagem
topic InteraÃÃo
DiÃlogo
InteraÃÃo Contingente
EducaÃÃo a DistÃncia
Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
EducaÃÃo a distÃncia
InteraÃÃes contingentes - Tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo
DiÃlogo - Ambientes virtuais de aprendizagem
Interaction
Dialog
Contingent Interaction
Distance Education
Learning Management Systems.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Interaction
Dialog
Contingent Interaction
Distance Education
Learning Management Systems.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O propÃsito desta pesquisa consiste em desenvolver um sistema de anÃlise para compreender as interaÃÃes em AVA que favorecem a aprendizagem (interaÃÃes contingentes). Os AVA constituem uma classe de softwares para a criaÃÃo, oferta e gerenciamento de cursos baseados na Internet. Integram Tecnologias de InformaÃÃo e ComunicaÃÃo com a finalidade de criar um ambiente que possibilite o processo de interaÃÃo e de produÃÃo de conhecimentos pelos participantes do cenÃrio educacional. O presente estudo investigou o conceito de interaÃÃo contingente no contexto de duas disciplinas de licenciatura, ministradas na modalidade a distÃncia, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), as quais encontram-se ligadas a Ãreas de conhecimento distintas (exatas e humanas) com pÃblicos tambÃm distintos. Como parte da metodologia, observou-se a troca de mensagens em fÃrum e em chat pelos participantes da investigaÃÃo, analisando-as à luz de parÃmetros caracterÃsticos de interaÃÃes contingentes. A anÃlise das mensagens foi confrontada com dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, realizadas com alguns alunos e seus respectivos professores-tutores. O desenvolvimento do Sistema de AnÃlise das InteraÃÃes Contingentes integrou diferentes domÃnios teÃricos (a EducaÃÃo, a Psicologia e a Linguistica) que apontam a interaÃÃo como um fenÃmeno essencial em situaÃÃes educacionais. As categorias foram construÃdas com base na literatura que discute o conceito de interaÃÃo, e aplicadas tanto Ãs comunicaÃÃes sÃncronas quanto assÃncronas, estabelecidas entre os interlocutores das disciplinas de exatas e humanas. O sistema de anÃlise resultante encontra-se estruturado em quatro categorias gerais (ConversaÃÃo, TextualizaÃÃo, DiÃlogo e Aprendizagem) e algumas sub-categorias, ligadas aos domÃnios teÃricos que fundamentaram o seu desenvolvimento. Os resultados apontam a coerÃncia interna do sistema e sua validade, ao constatar a presenÃa das caracterÃsticas de interaÃÃes contingentes em todos os contextos analisados, podendo tambÃm ser aplicado em outros universos de investigaÃÃo. O Sistema de AnÃlise das InteraÃÃes Contingentes traz contribuiÃÃes teÃricas e empÃricas ao conceito de interaÃÃo contingente, alÃm de oferecer parÃmetros para a realizaÃÃo de aÃÃes em EducaÃÃo a DistÃncia fundamentadas em uma perspectiva sociointeracionista. A pesquisa permite concluir que a emergÃncia de interaÃÃes com vistas ao aprendizado depende bem mais das pessoas envolvidas e do tipo de relaÃÃo que estabelecem durante o ato educativo que de uma Ãrea especÃfica ou de uma ferramenta de comunicaÃÃo em particular.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The purpose of this research is to develop an analytical system to understand the interactions in a LMS that promote learning (contingent interactions). The LMS are a class of software for the design, suport and management of Internet-based courses. Integrate Information and Communication Technologies in order to create an environment that enables the process of interaction and production of knowledge by participants of the educational scene. This study investigated the concept of contingent interaction in the context of two undergraduate courses, taught at the blended mode within the Open University of Brazil (UAB), which are linked to different areas of knowledge (hard and humanity sciences) and were ministered for different audiences. As part of the methodology, the exchange of messages between the participants of the research through discussion foruns and chats was observed and analyzed according to the typical parameters of contingent interactions. The analysis of the messages was compared with data obtained from semi-structured interviews conducted with some students and their tutors. The development of the Analytical System of Contingent Interaction integrated different theoretical fields (Education, Psychology and Linguistics) that point out the interaction as an essential phenomenon in educational situations. The categories were builded based on the literature that discusses the concept of interaction, and applied to both synchronous and asynchronous communication established between the interlocutors of the hard and humanity courses. The resulting analytical system is structured into four general categories (Conversation, Textualization, Dialogue and Learning) and some sub-categories, linked to the theoretical areas that supported its development. The results show up the internal coherence of the system and its validity, confirming the existence of contingent interaction characteristics in all contexts examined, which also enables the system application to other research universes. The Analytical System of Contingent Interactions presents theoretical and empirical contributions to the concept of contingent interaction, and provide parameters for performing actions in Distance Education based on a social interactionist perspective. The research indicates that the emergence of interactions with learning objectives depends far more on the relations established among people involved in the educational act than on a specific area or communication tool.
description O propÃsito desta pesquisa consiste em desenvolver um sistema de anÃlise para compreender as interaÃÃes em AVA que favorecem a aprendizagem (interaÃÃes contingentes). Os AVA constituem uma classe de softwares para a criaÃÃo, oferta e gerenciamento de cursos baseados na Internet. Integram Tecnologias de InformaÃÃo e ComunicaÃÃo com a finalidade de criar um ambiente que possibilite o processo de interaÃÃo e de produÃÃo de conhecimentos pelos participantes do cenÃrio educacional. O presente estudo investigou o conceito de interaÃÃo contingente no contexto de duas disciplinas de licenciatura, ministradas na modalidade a distÃncia, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), as quais encontram-se ligadas a Ãreas de conhecimento distintas (exatas e humanas) com pÃblicos tambÃm distintos. Como parte da metodologia, observou-se a troca de mensagens em fÃrum e em chat pelos participantes da investigaÃÃo, analisando-as à luz de parÃmetros caracterÃsticos de interaÃÃes contingentes. A anÃlise das mensagens foi confrontada com dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, realizadas com alguns alunos e seus respectivos professores-tutores. O desenvolvimento do Sistema de AnÃlise das InteraÃÃes Contingentes integrou diferentes domÃnios teÃricos (a EducaÃÃo, a Psicologia e a Linguistica) que apontam a interaÃÃo como um fenÃmeno essencial em situaÃÃes educacionais. As categorias foram construÃdas com base na literatura que discute o conceito de interaÃÃo, e aplicadas tanto Ãs comunicaÃÃes sÃncronas quanto assÃncronas, estabelecidas entre os interlocutores das disciplinas de exatas e humanas. O sistema de anÃlise resultante encontra-se estruturado em quatro categorias gerais (ConversaÃÃo, TextualizaÃÃo, DiÃlogo e Aprendizagem) e algumas sub-categorias, ligadas aos domÃnios teÃricos que fundamentaram o seu desenvolvimento. Os resultados apontam a coerÃncia interna do sistema e sua validade, ao constatar a presenÃa das caracterÃsticas de interaÃÃes contingentes em todos os contextos analisados, podendo tambÃm ser aplicado em outros universos de investigaÃÃo. O Sistema de AnÃlise das InteraÃÃes Contingentes traz contribuiÃÃes teÃricas e empÃricas ao conceito de interaÃÃo contingente, alÃm de oferecer parÃmetros para a realizaÃÃo de aÃÃes em EducaÃÃo a DistÃncia fundamentadas em uma perspectiva sociointeracionista. A pesquisa permite concluir que a emergÃncia de interaÃÃes com vistas ao aprendizado depende bem mais das pessoas envolvidas e do tipo de relaÃÃo que estabelecem durante o ato educativo que de uma Ãrea especÃfica ou de uma ferramenta de comunicaÃÃo em particular.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4844
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295144282161152