A mÃsica local na escola cearense: uma anÃlise sobre as trajetÃrias de formaÃÃo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe Ximenes Parente
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13713
Resumo: O presente trabalho analisou a trajetÃria de trÃs estudantes do curso de licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) atà o momento em que o projeto pedagÃgico, intitulado âa mÃsica local na escola cearenseâ, foi apresentado aos citados estudantes na disciplina de estÃgio supervisionado. Para tais estudos, enfocamos o processo formativo, o acÃmulo de capitais e o trabalho desenvolvido com a mÃsica local. Consideramos prioritariamente as entrevistas, com o objetivo de analisar a trajetÃria de formaÃÃo dos citados estudantes; buscando identificar quais capitais eles acumularam durante a sua formaÃÃo, que se converteram em vantagens e/ou desvantagens em sua prÃtica docente com a mÃsica cearense, e a observaÃÃo de campo. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados foram realizadas com aporte teÃrico e metodolÃgico de teÃricos, como Zoltan KodÃly, que usou como repertÃrio principal a mÃsica local em seu projeto de musicalizaÃÃo; Keith Swanwick, para analisar as prÃticas musicais; e os conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, que nos forneceram o aporte conceitual necessÃrio para compreender a formaÃÃo da prÃtica docente dos sujeitos desta pesquisa.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA mÃsica local na escola cearense: uma anÃlise sobre as trajetÃrias de formaÃÃo docenteThe local music school in CearÃ: an analysis of teacher training paths2015-02-05Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Luiz Botelho Albuquerque0020022018760032805306http://lattes.cnpq.br/2134488263337352Filipe Ximenes ParenteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREstÃgio Supervisionado MÃsica cearense TrajetÃria de formaÃÃoSupervised Cearà music Career trainingEDUCACAOO presente trabalho analisou a trajetÃria de trÃs estudantes do curso de licenciatura em MÃsica da Universidade Federal do Cearà (UFC) atà o momento em que o projeto pedagÃgico, intitulado âa mÃsica local na escola cearenseâ, foi apresentado aos citados estudantes na disciplina de estÃgio supervisionado. Para tais estudos, enfocamos o processo formativo, o acÃmulo de capitais e o trabalho desenvolvido com a mÃsica local. Consideramos prioritariamente as entrevistas, com o objetivo de analisar a trajetÃria de formaÃÃo dos citados estudantes; buscando identificar quais capitais eles acumularam durante a sua formaÃÃo, que se converteram em vantagens e/ou desvantagens em sua prÃtica docente com a mÃsica cearense, e a observaÃÃo de campo. A anÃlise e interpretaÃÃo dos dados foram realizadas com aporte teÃrico e metodolÃgico de teÃricos, como Zoltan KodÃly, que usou como repertÃrio principal a mÃsica local em seu projeto de musicalizaÃÃo; Keith Swanwick, para analisar as prÃticas musicais; e os conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, que nos forneceram o aporte conceitual necessÃrio para compreender a formaÃÃo da prÃtica docente dos sujeitos desta pesquisa.This study analyzed the trajectory of three students of the degree course in Music of the Federal University of Cearà (UFC) to the time when the educational project entitled "local music school in Fortaleza," was presented to the said students in the discipline of supervised. For such studies, we focused on the training process, the accumulation of capital and the work with the local music. We consider primarily the interviews, in order to analyze the trajectory of training of students cited; order to identify what capital they have accumulated during their training, which became advantages and / or disadvantages in their teaching practice with the Cearà music, and field observation. The analysis and interpretation of data were made with theoretical and methodological contribution of theorists such as Zoltan KodÃly, which is used as main repertoire local music on your music education project; Keith Swanwick, to analyze the musical practices; and the concepts of habitus, field and capital Pierre Bourdieu, who provided us with the conceptual contribution needed to understand the formation of the teaching practice of the subjects of this research. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13713application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:58Zmail@mail.com -
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