The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ValÃria Cassandra Oliveira de Lima
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3967
Resumo: A presente pesquisa analisa a proposta de uma Ãtica da responsabilidade em Hans Jonas e a constitui como um norte na consolidaÃÃo de um valor crucial à Ãtica. No contexto atual instaurou-se uma crise fundacionista da moral e, ao mesmo tempo, uma necessidade de fundamentaÃÃo dos juÃzos morais, haja vista o vazio Ãtico vigente na humanidade pluralista e secularizada. Nessa perspectiva, a busca de um valor em si deve constituir o carÃter mais fundamental de uma proposta Ãtica. Jonas identifica este valor em si na vida, ou seja, na existÃncia de uma vida autÃntica no futuro. Uma Ãtica para a civilizaÃÃo tecnolÃgica deve diferenciar-se da visÃo da natureza como um objeto indiferente ao posicionamento Ãtico. Sendo assim, faz-se urgente um novo comportamento Ãtico conforme o carÃter modificado das aÃÃes humanas. A ameaÃa de um nÃo-existir pode vir a constituir-se como bÃssola para esse novo campo Ãtico. Este malum constitui o que Hans Jonas denomina de heurÃstica do temor, e esta deflagra que o que està em jogo à a integridade da prÃpria essÃncia humana. A ideia de dever e da conduta humana orienta propriamente a moral, porÃm nÃo se pode falar em moral e conduta humana sem a presenÃa do homem no mundo como um dado primÃrio e primordial. A presenÃa da vida no mundo tornou-se um dever. A justificativa para tal Ãtica à a aclamaÃÃo de um imperativo incondicional que à a existÃncia autÃntica no futuro, bem como a busca de uma fundamentaÃÃo Ãtica no Ser e no valor da vida em seu aspecto geral. O objetivo com tal feito à superar o subjetivismo dos valores e implementar uma Ãtica que transponha o espaÃo intersubjetivo. Para tanto, introduz-se de forma mais efetiva o conceito de responsabilidade dentro da esfera da moralidade. Divergindo o aspecto Ãtico do ato momentÃneo em si, à estabelecida a Ãtica nas aÃÃes e em suas projeÃÃes causais para o futuro, levando em consideraÃÃo impactos a longo prazo e atos irreversÃveis.
id UFC_a193afe8a594b70317288534cf0fbaad
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3108
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisThe proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas A proposta de uma Ãtica da responsabilidade para a civilizaÃÃo tecnolÃgica em Hans Jonas2009-12-21Manfredo AraÃjo de Oliveira03274845353CustÃdio Luis Silva de Almeida26311178320 http://lattes.cnpq.br/2127408625276716Helder Buenos Aires de Carvalho2868362532082068275368http://lattes.cnpq.br/6465649998570178 ValÃria Cassandra Oliveira de LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRETICAA presente pesquisa analisa a proposta de uma Ãtica da responsabilidade em Hans Jonas e a constitui como um norte na consolidaÃÃo de um valor crucial à Ãtica. No contexto atual instaurou-se uma crise fundacionista da moral e, ao mesmo tempo, uma necessidade de fundamentaÃÃo dos juÃzos morais, haja vista o vazio Ãtico vigente na humanidade pluralista e secularizada. Nessa perspectiva, a busca de um valor em si deve constituir o carÃter mais fundamental de uma proposta Ãtica. Jonas identifica este valor em si na vida, ou seja, na existÃncia de uma vida autÃntica no futuro. Uma Ãtica para a civilizaÃÃo tecnolÃgica deve diferenciar-se da visÃo da natureza como um objeto indiferente ao posicionamento Ãtico. Sendo assim, faz-se urgente um novo comportamento Ãtico conforme o carÃter modificado das aÃÃes humanas. A ameaÃa de um nÃo-existir pode vir a constituir-se como bÃssola para esse novo campo Ãtico. Este malum constitui o que Hans Jonas denomina de heurÃstica do temor, e esta deflagra que o que està em jogo à a integridade da prÃpria essÃncia humana. A ideia de dever e da conduta humana orienta propriamente a moral, porÃm nÃo se pode falar em moral e conduta humana sem a presenÃa do homem no mundo como um dado primÃrio e primordial. A presenÃa da vida no mundo tornou-se um dever. A justificativa para tal Ãtica à a aclamaÃÃo de um imperativo incondicional que à a existÃncia autÃntica no futuro, bem como a busca de uma fundamentaÃÃo Ãtica no Ser e no valor da vida em seu aspecto geral. O objetivo com tal feito à superar o subjetivismo dos valores e implementar uma Ãtica que transponha o espaÃo intersubjetivo. Para tanto, introduz-se de forma mais efetiva o conceito de responsabilidade dentro da esfera da moralidade. Divergindo o aspecto Ãtico do ato momentÃneo em si, à estabelecida a Ãtica nas aÃÃes e em suas projeÃÃes causais para o futuro, levando em consideraÃÃo impactos a longo prazo e atos irreversÃveis.This study examines the proposal for an ethics of responsibility in Hans Jonas, and constitutes it as a north in the solution to the problem of ethical proposal. In the present context, it was established a foundational crisis of moral and, at the same time, a need of reasoning of the moral judgments, considering the existing ethical vacuum in the pluralistic and secularized humanity. In this perspective, the search for a value in itself should constitute the most fundamental character of an ethical proposal. Jonas identifies this value in itself in life, that is, the existence of an authentic life in the future. An ethics for the technological civilization must differentiate itself from the view of nature as an object indifferent to the ethical positioning, thus it is urgent a new ethical posture according to the modifying character of human actions. The threat of an absence of existence is likely to be constituted as a compass for this new in the field of ethics, this malum is what Hans Jonas calls the "heuristic of fear" and this unleashes that what is at stake is the integrity of the human essence itself. The idea of duty and of human conduct properly guides the moral, but one can not talk about moral and human conduct without the presence of the man in the world as a primary and primordial datum. The presence of life in the world has become a duty. The justification for such ethics is the acclaim of an unconditional imperative that is the authentic existence in the future, as well as search for an ethical reasoning in the Being and in the value of life in its general appearance. The goal with this feat is to overcome the subjectivism of values and to implement an ethics beyond the intersubjective space. For this to occur, it is introduced more effectively the concept of responsibility within the sphere of morality. Diverting the ethical aspect from the momentary act itself, ethics is established in the actions and their causal projections for the future, taking into account long-term impact and irreversible acts.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3967application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:28Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A proposta de uma Ãtica da responsabilidade para a civilizaÃÃo tecnolÃgica em Hans Jonas
title The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas
spellingShingle The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas
ValÃria Cassandra Oliveira de Lima
ETICA
title_short The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas
title_full The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas
title_fullStr The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas
title_full_unstemmed The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas
title_sort The proposal of a ethic of responsibility for a technological civilization in Hans Jonas
author ValÃria Cassandra Oliveira de Lima
author_facet ValÃria Cassandra Oliveira de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Manfredo AraÃjo de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03274845353
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CustÃdio Luis Silva de Almeida
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26311178320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2127408625276716
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Helder Buenos Aires de Carvalho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 28683625320
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 82068275368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6465649998570178
dc.contributor.author.fl_str_mv ValÃria Cassandra Oliveira de Lima
contributor_str_mv Manfredo AraÃjo de Oliveira
CustÃdio Luis Silva de Almeida
Helder Buenos Aires de Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ETICA
topic ETICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa analisa a proposta de uma Ãtica da responsabilidade em Hans Jonas e a constitui como um norte na consolidaÃÃo de um valor crucial à Ãtica. No contexto atual instaurou-se uma crise fundacionista da moral e, ao mesmo tempo, uma necessidade de fundamentaÃÃo dos juÃzos morais, haja vista o vazio Ãtico vigente na humanidade pluralista e secularizada. Nessa perspectiva, a busca de um valor em si deve constituir o carÃter mais fundamental de uma proposta Ãtica. Jonas identifica este valor em si na vida, ou seja, na existÃncia de uma vida autÃntica no futuro. Uma Ãtica para a civilizaÃÃo tecnolÃgica deve diferenciar-se da visÃo da natureza como um objeto indiferente ao posicionamento Ãtico. Sendo assim, faz-se urgente um novo comportamento Ãtico conforme o carÃter modificado das aÃÃes humanas. A ameaÃa de um nÃo-existir pode vir a constituir-se como bÃssola para esse novo campo Ãtico. Este malum constitui o que Hans Jonas denomina de heurÃstica do temor, e esta deflagra que o que està em jogo à a integridade da prÃpria essÃncia humana. A ideia de dever e da conduta humana orienta propriamente a moral, porÃm nÃo se pode falar em moral e conduta humana sem a presenÃa do homem no mundo como um dado primÃrio e primordial. A presenÃa da vida no mundo tornou-se um dever. A justificativa para tal Ãtica à a aclamaÃÃo de um imperativo incondicional que à a existÃncia autÃntica no futuro, bem como a busca de uma fundamentaÃÃo Ãtica no Ser e no valor da vida em seu aspecto geral. O objetivo com tal feito à superar o subjetivismo dos valores e implementar uma Ãtica que transponha o espaÃo intersubjetivo. Para tanto, introduz-se de forma mais efetiva o conceito de responsabilidade dentro da esfera da moralidade. Divergindo o aspecto Ãtico do ato momentÃneo em si, à estabelecida a Ãtica nas aÃÃes e em suas projeÃÃes causais para o futuro, levando em consideraÃÃo impactos a longo prazo e atos irreversÃveis.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study examines the proposal for an ethics of responsibility in Hans Jonas, and constitutes it as a north in the solution to the problem of ethical proposal. In the present context, it was established a foundational crisis of moral and, at the same time, a need of reasoning of the moral judgments, considering the existing ethical vacuum in the pluralistic and secularized humanity. In this perspective, the search for a value in itself should constitute the most fundamental character of an ethical proposal. Jonas identifies this value in itself in life, that is, the existence of an authentic life in the future. An ethics for the technological civilization must differentiate itself from the view of nature as an object indifferent to the ethical positioning, thus it is urgent a new ethical posture according to the modifying character of human actions. The threat of an absence of existence is likely to be constituted as a compass for this new in the field of ethics, this malum is what Hans Jonas calls the "heuristic of fear" and this unleashes that what is at stake is the integrity of the human essence itself. The idea of duty and of human conduct properly guides the moral, but one can not talk about moral and human conduct without the presence of the man in the world as a primary and primordial datum. The presence of life in the world has become a duty. The justification for such ethics is the acclaim of an unconditional imperative that is the authentic existence in the future, as well as search for an ethical reasoning in the Being and in the value of life in its general appearance. The goal with this feat is to overcome the subjectivism of values and to implement an ethics beyond the intersubjective space. For this to occur, it is introduced more effectively the concept of responsibility within the sphere of morality. Diverting the ethical aspect from the momentary act itself, ethics is established in the actions and their causal projections for the future, taking into account long-term impact and irreversible acts.
description A presente pesquisa analisa a proposta de uma Ãtica da responsabilidade em Hans Jonas e a constitui como um norte na consolidaÃÃo de um valor crucial à Ãtica. No contexto atual instaurou-se uma crise fundacionista da moral e, ao mesmo tempo, uma necessidade de fundamentaÃÃo dos juÃzos morais, haja vista o vazio Ãtico vigente na humanidade pluralista e secularizada. Nessa perspectiva, a busca de um valor em si deve constituir o carÃter mais fundamental de uma proposta Ãtica. Jonas identifica este valor em si na vida, ou seja, na existÃncia de uma vida autÃntica no futuro. Uma Ãtica para a civilizaÃÃo tecnolÃgica deve diferenciar-se da visÃo da natureza como um objeto indiferente ao posicionamento Ãtico. Sendo assim, faz-se urgente um novo comportamento Ãtico conforme o carÃter modificado das aÃÃes humanas. A ameaÃa de um nÃo-existir pode vir a constituir-se como bÃssola para esse novo campo Ãtico. Este malum constitui o que Hans Jonas denomina de heurÃstica do temor, e esta deflagra que o que està em jogo à a integridade da prÃpria essÃncia humana. A ideia de dever e da conduta humana orienta propriamente a moral, porÃm nÃo se pode falar em moral e conduta humana sem a presenÃa do homem no mundo como um dado primÃrio e primordial. A presenÃa da vida no mundo tornou-se um dever. A justificativa para tal Ãtica à a aclamaÃÃo de um imperativo incondicional que à a existÃncia autÃntica no futuro, bem como a busca de uma fundamentaÃÃo Ãtica no Ser e no valor da vida em seu aspecto geral. O objetivo com tal feito à superar o subjetivismo dos valores e implementar uma Ãtica que transponha o espaÃo intersubjetivo. Para tanto, introduz-se de forma mais efetiva o conceito de responsabilidade dentro da esfera da moralidade. Divergindo o aspecto Ãtico do ato momentÃneo em si, à estabelecida a Ãtica nas aÃÃes e em suas projeÃÃes causais para o futuro, levando em consideraÃÃo impactos a longo prazo e atos irreversÃveis.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3967
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295144475099136