O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilo Sergio Duarte Monteiro
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7678
Resumo: O presente trabalho investiga o impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos. Nesta construÃÃo buscou-se evidenciar as contradiÃÃes, crenÃas e valores inseridos na subjetividade das categorias acima referidas. Procuramos analisar o impacto da introduÃÃo dos medicamentos genÃricos no mercado e suas conseqÃÃncias no contexto da relaÃÃo das categorias citadas. Explorou-se tambÃm a lÃgica do mercado farmacÃutico e seu grau de influÃncia sobre a populaÃÃo, principalmente, sobre os prescritores. A metodologia utilizada baseou-se na anÃlise qualitativa com Ãnfase na epistemologia construtiva â interpretativa. Os instrumentos utilizados na obtenÃÃo das informaÃÃes estÃo inseridos no espÃrito da metodologia. A leitura da histÃria da prÃtica mÃdica foi esclarecedora do ponto de vista do questionamento sobre o processo da medicalizaÃÃo e dependÃncia tecnolÃgica da medicina cientÃfica e biolÃgica. As informaÃÃes resultantes da anÃlise do conteÃdo evidenciaram que o medicamento continua sendo o elemento principal na complexa relaÃÃo mÃdico-paciente, com todas as conseqÃÃncias positivas e negativas desse uso. No imaginÃrio popular, ele à o elemento chave, que conceituamos como âligamemâ na complexa rede de relaÃÃes que se instaura, vinculando mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores. Està eivado de aspectos mÃgicos, concentrando em si, complexa rede de representaÃÃes sociais que se reportam a mÃltiplas dimensÃes polÃticas, culturais e psicosociais dos sujeitos, visto, sobretudo pelos consumidores como elemento mÃgico se inserindo fortemente sobre suas representaÃÃes sociais do adoecer e assumindo um lugar de destaque numa prÃtica mÃdica que, apesar das contradiÃÃes e tentativas de ultrapassagem que aponta, apresenta-se cada vez mais iatrogÃnica e distante do humanismo pretendido.
id UFC_a337b27e8b26159b4c0f23ff7c009c42
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5425
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricosThe impact of representations of doctors, pharmacists and consumers in the use of brand name drugs and generic2002-11-04Fernando Luis GonzÃlez Rey69298467168Ricardo Josà Soares Pontes00579620816http://lattes.cnpq.br/0178262414573840Maria Teresa Moreno ValdÃs67181392387Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 05335221453http://lattes.cnpq.br/8642313152948288Nilo Sergio Duarte MonteiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblicaUFCBRMercado farmacÃuticobrand drugs, generic madicamentos pharmaceutical marketSAUDE COLETIVAO presente trabalho investiga o impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos. Nesta construÃÃo buscou-se evidenciar as contradiÃÃes, crenÃas e valores inseridos na subjetividade das categorias acima referidas. Procuramos analisar o impacto da introduÃÃo dos medicamentos genÃricos no mercado e suas conseqÃÃncias no contexto da relaÃÃo das categorias citadas. Explorou-se tambÃm a lÃgica do mercado farmacÃutico e seu grau de influÃncia sobre a populaÃÃo, principalmente, sobre os prescritores. A metodologia utilizada baseou-se na anÃlise qualitativa com Ãnfase na epistemologia construtiva â interpretativa. Os instrumentos utilizados na obtenÃÃo das informaÃÃes estÃo inseridos no espÃrito da metodologia. A leitura da histÃria da prÃtica mÃdica foi esclarecedora do ponto de vista do questionamento sobre o processo da medicalizaÃÃo e dependÃncia tecnolÃgica da medicina cientÃfica e biolÃgica. As informaÃÃes resultantes da anÃlise do conteÃdo evidenciaram que o medicamento continua sendo o elemento principal na complexa relaÃÃo mÃdico-paciente, com todas as conseqÃÃncias positivas e negativas desse uso. No imaginÃrio popular, ele à o elemento chave, que conceituamos como âligamemâ na complexa rede de relaÃÃes que se instaura, vinculando mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores. Està eivado de aspectos mÃgicos, concentrando em si, complexa rede de representaÃÃes sociais que se reportam a mÃltiplas dimensÃes polÃticas, culturais e psicosociais dos sujeitos, visto, sobretudo pelos consumidores como elemento mÃgico se inserindo fortemente sobre suas representaÃÃes sociais do adoecer e assumindo um lugar de destaque numa prÃtica mÃdica que, apesar das contradiÃÃes e tentativas de ultrapassagem que aponta, apresenta-se cada vez mais iatrogÃnica e distante do humanismo pretendido. The present study looked for the evidences on the contradictions, believes, and values subjectively implied in the use that doctors, pharmacists, and consumers, made of medicinal drugs. We tried to analyze the impact of generic drugs in the market as well as its consequences in the context of the relationship among the classes mentioned above. We also studied the mechanism of the pharmaceutical market, and the level of influence over the population, especially on those who issue the prescriptions. The methodology applied was based upon a qualitative approach, with emphasis on the constructive-interpretative epistemology. The historic review done on the history of the medical practice brought light to our study from the point of view of questioning the process of medicine orientation and the technological dependence of the scientific and biological medicine. The information resulting from the analysis on the meaning content proved that medicinal drugs remain the main element in the complex relationship doctor-patient, with all its positive and negative consequences. People imagine that medicinal drugs consist of the magical element in the healing process implied in the medical practice, more and more iatrogenic and distant from de intended humanism.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7678application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:44Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The impact of representations of doctors, pharmacists and consumers in the use of brand name drugs and generic
title O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos
spellingShingle O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos
Nilo Sergio Duarte Monteiro
Mercado farmacÃutico
brand drugs, generic madicamentos
pharmaceutical market
SAUDE COLETIVA
title_short O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos
title_full O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos
title_fullStr O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos
title_full_unstemmed O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos
title_sort O impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos
author Nilo Sergio Duarte Monteiro
author_facet Nilo Sergio Duarte Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Luis GonzÃlez Rey
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 69298467168
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Josà Soares Pontes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00579620816
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0178262414573840
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Teresa Moreno ValdÃs
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 67181392387
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05335221453
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8642313152948288
dc.contributor.author.fl_str_mv Nilo Sergio Duarte Monteiro
contributor_str_mv Fernando Luis GonzÃlez Rey
Ricardo Josà Soares Pontes
Maria Teresa Moreno ValdÃs
Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado farmacÃutico
topic Mercado farmacÃutico
brand drugs, generic madicamentos
pharmaceutical market
SAUDE COLETIVA
dc.subject.eng.fl_str_mv brand drugs, generic madicamentos
pharmaceutical market
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SAUDE COLETIVA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho investiga o impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos. Nesta construÃÃo buscou-se evidenciar as contradiÃÃes, crenÃas e valores inseridos na subjetividade das categorias acima referidas. Procuramos analisar o impacto da introduÃÃo dos medicamentos genÃricos no mercado e suas conseqÃÃncias no contexto da relaÃÃo das categorias citadas. Explorou-se tambÃm a lÃgica do mercado farmacÃutico e seu grau de influÃncia sobre a populaÃÃo, principalmente, sobre os prescritores. A metodologia utilizada baseou-se na anÃlise qualitativa com Ãnfase na epistemologia construtiva â interpretativa. Os instrumentos utilizados na obtenÃÃo das informaÃÃes estÃo inseridos no espÃrito da metodologia. A leitura da histÃria da prÃtica mÃdica foi esclarecedora do ponto de vista do questionamento sobre o processo da medicalizaÃÃo e dependÃncia tecnolÃgica da medicina cientÃfica e biolÃgica. As informaÃÃes resultantes da anÃlise do conteÃdo evidenciaram que o medicamento continua sendo o elemento principal na complexa relaÃÃo mÃdico-paciente, com todas as conseqÃÃncias positivas e negativas desse uso. No imaginÃrio popular, ele à o elemento chave, que conceituamos como âligamemâ na complexa rede de relaÃÃes que se instaura, vinculando mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores. Està eivado de aspectos mÃgicos, concentrando em si, complexa rede de representaÃÃes sociais que se reportam a mÃltiplas dimensÃes polÃticas, culturais e psicosociais dos sujeitos, visto, sobretudo pelos consumidores como elemento mÃgico se inserindo fortemente sobre suas representaÃÃes sociais do adoecer e assumindo um lugar de destaque numa prÃtica mÃdica que, apesar das contradiÃÃes e tentativas de ultrapassagem que aponta, apresenta-se cada vez mais iatrogÃnica e distante do humanismo pretendido.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present study looked for the evidences on the contradictions, believes, and values subjectively implied in the use that doctors, pharmacists, and consumers, made of medicinal drugs. We tried to analyze the impact of generic drugs in the market as well as its consequences in the context of the relationship among the classes mentioned above. We also studied the mechanism of the pharmaceutical market, and the level of influence over the population, especially on those who issue the prescriptions. The methodology applied was based upon a qualitative approach, with emphasis on the constructive-interpretative epistemology. The historic review done on the history of the medical practice brought light to our study from the point of view of questioning the process of medicine orientation and the technological dependence of the scientific and biological medicine. The information resulting from the analysis on the meaning content proved that medicinal drugs remain the main element in the complex relationship doctor-patient, with all its positive and negative consequences. People imagine that medicinal drugs consist of the magical element in the healing process implied in the medical practice, more and more iatrogenic and distant from de intended humanism.
description O presente trabalho investiga o impacto das representaÃÃes de mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores no uso dos medicamentos de marca e genÃricos. Nesta construÃÃo buscou-se evidenciar as contradiÃÃes, crenÃas e valores inseridos na subjetividade das categorias acima referidas. Procuramos analisar o impacto da introduÃÃo dos medicamentos genÃricos no mercado e suas conseqÃÃncias no contexto da relaÃÃo das categorias citadas. Explorou-se tambÃm a lÃgica do mercado farmacÃutico e seu grau de influÃncia sobre a populaÃÃo, principalmente, sobre os prescritores. A metodologia utilizada baseou-se na anÃlise qualitativa com Ãnfase na epistemologia construtiva â interpretativa. Os instrumentos utilizados na obtenÃÃo das informaÃÃes estÃo inseridos no espÃrito da metodologia. A leitura da histÃria da prÃtica mÃdica foi esclarecedora do ponto de vista do questionamento sobre o processo da medicalizaÃÃo e dependÃncia tecnolÃgica da medicina cientÃfica e biolÃgica. As informaÃÃes resultantes da anÃlise do conteÃdo evidenciaram que o medicamento continua sendo o elemento principal na complexa relaÃÃo mÃdico-paciente, com todas as conseqÃÃncias positivas e negativas desse uso. No imaginÃrio popular, ele à o elemento chave, que conceituamos como âligamemâ na complexa rede de relaÃÃes que se instaura, vinculando mÃdicos, farmacÃuticos e consumidores. Està eivado de aspectos mÃgicos, concentrando em si, complexa rede de representaÃÃes sociais que se reportam a mÃltiplas dimensÃes polÃticas, culturais e psicosociais dos sujeitos, visto, sobretudo pelos consumidores como elemento mÃgico se inserindo fortemente sobre suas representaÃÃes sociais do adoecer e assumindo um lugar de destaque numa prÃtica mÃdica que, apesar das contradiÃÃes e tentativas de ultrapassagem que aponta, apresenta-se cada vez mais iatrogÃnica e distante do humanismo pretendido.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-11-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7678
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295158967468032