Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16204
Resumo: A tese consiste na construÃÃo e anÃlise de um debate acerca da noÃÃo de experiÃncia musical. SÃo arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboraÃÃo de duas interpretaÃÃes possÃveis sobre a experiÃncia com a mÃsica. A primeira delas chamamos de simbÃlico-transcendental. à luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretaÃÃo desenvolve uma leitura idealista da experiÃncia musical enquanto compreende a mÃsica como expressÃo lÃgica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretaÃÃo, construÃda no escopo materialista de uma Teoria CrÃtica da sociedade, especialmente na versÃo encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiÃncia musical à entendida fundamentalmente enquanto fenÃmeno social. A crÃtica adorniana procura mostrar que a mÃsica Ã, dentre outras coisas, um modo possÃvel de apresentaÃÃo das determinaÃÃes sociais. ApÃs a apresentaÃÃo dos aspectos bÃsicos das duas interpretaÃÃes, suas semelhanÃas e divergÃncias serÃo confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiÃncia musical.
id UFC_a33b43e1b4e41270c1aefd7f771180da
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10336
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSimbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes Symbolism and criticism: the musical experience and its interpretations2015-12-04Luiz Botelho Albuquerque00200220187Carmen MarÃa Saenz Coopat63804956300Ilana Viana do Amaral35922451391http://lattes.cnpq.br/6718219223952735JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino47872861372Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Ruy de Carvalho Rodrigues JÃnior41054873312http://lattes.cnpq.br/7478380515127475 00087019388http://lattes.cnpq.br/6634349127128987IvÃnio Lopes de Azevedo JÃniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSimbolismo ExperiÃncia musical Teoria crÃticaSymbolism Musical experience Critical theoryFILOSOFIAA tese consiste na construÃÃo e anÃlise de um debate acerca da noÃÃo de experiÃncia musical. SÃo arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboraÃÃo de duas interpretaÃÃes possÃveis sobre a experiÃncia com a mÃsica. A primeira delas chamamos de simbÃlico-transcendental. à luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretaÃÃo desenvolve uma leitura idealista da experiÃncia musical enquanto compreende a mÃsica como expressÃo lÃgica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretaÃÃo, construÃda no escopo materialista de uma Teoria CrÃtica da sociedade, especialmente na versÃo encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiÃncia musical à entendida fundamentalmente enquanto fenÃmeno social. A crÃtica adorniana procura mostrar que a mÃsica Ã, dentre outras coisas, um modo possÃvel de apresentaÃÃo das determinaÃÃes sociais. ApÃs a apresentaÃÃo dos aspectos bÃsicos das duas interpretaÃÃes, suas semelhanÃas e divergÃncias serÃo confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiÃncia musical.The thesis consists of the construction and analysis of a debate about the notion of musical experience. Are regimented theses and arguments in order to present and discuss the development of two possible interpretations, about the experience with music. The first called symbolic-transcendental. In light of the philosophy of Ernst Cassirer and Susanne Langer, which employs such an idealistic reading of the musical experience while understanding the music as a logical expression of the universal forms of human feelings. In the second interpretation, built in the material scope of a critical theory of society, especially in the version embodied in the philosophy of Theodor Adorno, the listening experience is fundamentally understood as a social phenomenon. The Adornian Critical Theory seeks to show that music is, among other things, a possible way of presenting the social determinations. After presenting the basic aspects of the two interpretations, their similarities and differences will be confronted in order to be a debate about the musical experience. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16204application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:59Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Symbolism and criticism: the musical experience and its interpretations
title Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
spellingShingle Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior
Simbolismo
ExperiÃncia musical
Teoria crÃtica
Symbolism
Musical experience
Critical theory
FILOSOFIA
title_short Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
title_full Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
title_fullStr Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
title_full_unstemmed Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
title_sort Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
author IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior
author_facet IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carmen MarÃa Saenz Coopat
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 63804956300
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ilana Viana do Amaral
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35922451391
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6718219223952735
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 47872861372
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Ruy de Carvalho Rodrigues JÃnior
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 41054873312
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7478380515127475
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00087019388
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6634349127128987
dc.contributor.author.fl_str_mv IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior
contributor_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
Carmen MarÃa Saenz Coopat
Ilana Viana do Amaral
JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino
Pedro RogÃrio
Ruy de Carvalho Rodrigues JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv Simbolismo
ExperiÃncia musical
Teoria crÃtica
topic Simbolismo
ExperiÃncia musical
Teoria crÃtica
Symbolism
Musical experience
Critical theory
FILOSOFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Symbolism
Musical experience
Critical theory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FILOSOFIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A tese consiste na construÃÃo e anÃlise de um debate acerca da noÃÃo de experiÃncia musical. SÃo arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboraÃÃo de duas interpretaÃÃes possÃveis sobre a experiÃncia com a mÃsica. A primeira delas chamamos de simbÃlico-transcendental. à luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretaÃÃo desenvolve uma leitura idealista da experiÃncia musical enquanto compreende a mÃsica como expressÃo lÃgica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretaÃÃo, construÃda no escopo materialista de uma Teoria CrÃtica da sociedade, especialmente na versÃo encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiÃncia musical à entendida fundamentalmente enquanto fenÃmeno social. A crÃtica adorniana procura mostrar que a mÃsica Ã, dentre outras coisas, um modo possÃvel de apresentaÃÃo das determinaÃÃes sociais. ApÃs a apresentaÃÃo dos aspectos bÃsicos das duas interpretaÃÃes, suas semelhanÃas e divergÃncias serÃo confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiÃncia musical.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The thesis consists of the construction and analysis of a debate about the notion of musical experience. Are regimented theses and arguments in order to present and discuss the development of two possible interpretations, about the experience with music. The first called symbolic-transcendental. In light of the philosophy of Ernst Cassirer and Susanne Langer, which employs such an idealistic reading of the musical experience while understanding the music as a logical expression of the universal forms of human feelings. In the second interpretation, built in the material scope of a critical theory of society, especially in the version embodied in the philosophy of Theodor Adorno, the listening experience is fundamentally understood as a social phenomenon. The Adornian Critical Theory seeks to show that music is, among other things, a possible way of presenting the social determinations. After presenting the basic aspects of the two interpretations, their similarities and differences will be confronted in order to be a debate about the musical experience.
description A tese consiste na construÃÃo e anÃlise de um debate acerca da noÃÃo de experiÃncia musical. SÃo arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboraÃÃo de duas interpretaÃÃes possÃveis sobre a experiÃncia com a mÃsica. A primeira delas chamamos de simbÃlico-transcendental. à luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretaÃÃo desenvolve uma leitura idealista da experiÃncia musical enquanto compreende a mÃsica como expressÃo lÃgica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretaÃÃo, construÃda no escopo materialista de uma Teoria CrÃtica da sociedade, especialmente na versÃo encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiÃncia musical à entendida fundamentalmente enquanto fenÃmeno social. A crÃtica adorniana procura mostrar que a mÃsica Ã, dentre outras coisas, um modo possÃvel de apresentaÃÃo das determinaÃÃes sociais. ApÃs a apresentaÃÃo dos aspectos bÃsicos das duas interpretaÃÃes, suas semelhanÃas e divergÃncias serÃo confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiÃncia musical.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16204
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295234172387328