Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16204 |
Resumo: | A tese consiste na construÃÃo e anÃlise de um debate acerca da noÃÃo de experiÃncia musical. SÃo arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboraÃÃo de duas interpretaÃÃes possÃveis sobre a experiÃncia com a mÃsica. A primeira delas chamamos de simbÃlico-transcendental. à luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretaÃÃo desenvolve uma leitura idealista da experiÃncia musical enquanto compreende a mÃsica como expressÃo lÃgica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretaÃÃo, construÃda no escopo materialista de uma Teoria CrÃtica da sociedade, especialmente na versÃo encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiÃncia musical à entendida fundamentalmente enquanto fenÃmeno social. A crÃtica adorniana procura mostrar que a mÃsica Ã, dentre outras coisas, um modo possÃvel de apresentaÃÃo das determinaÃÃes sociais. ApÃs a apresentaÃÃo dos aspectos bÃsicos das duas interpretaÃÃes, suas semelhanÃas e divergÃncias serÃo confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiÃncia musical. |
id |
UFC_a33b43e1b4e41270c1aefd7f771180da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10336 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSimbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes Symbolism and criticism: the musical experience and its interpretations2015-12-04Luiz Botelho Albuquerque00200220187Carmen MarÃa Saenz Coopat63804956300Ilana Viana do Amaral35922451391http://lattes.cnpq.br/6718219223952735JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino47872861372Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Ruy de Carvalho Rodrigues JÃnior41054873312http://lattes.cnpq.br/7478380515127475 00087019388http://lattes.cnpq.br/6634349127128987IvÃnio Lopes de Azevedo JÃniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSimbolismo ExperiÃncia musical Teoria crÃticaSymbolism Musical experience Critical theoryFILOSOFIAA tese consiste na construÃÃo e anÃlise de um debate acerca da noÃÃo de experiÃncia musical. SÃo arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboraÃÃo de duas interpretaÃÃes possÃveis sobre a experiÃncia com a mÃsica. A primeira delas chamamos de simbÃlico-transcendental. à luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretaÃÃo desenvolve uma leitura idealista da experiÃncia musical enquanto compreende a mÃsica como expressÃo lÃgica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretaÃÃo, construÃda no escopo materialista de uma Teoria CrÃtica da sociedade, especialmente na versÃo encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiÃncia musical à entendida fundamentalmente enquanto fenÃmeno social. A crÃtica adorniana procura mostrar que a mÃsica Ã, dentre outras coisas, um modo possÃvel de apresentaÃÃo das determinaÃÃes sociais. ApÃs a apresentaÃÃo dos aspectos bÃsicos das duas interpretaÃÃes, suas semelhanÃas e divergÃncias serÃo confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiÃncia musical.The thesis consists of the construction and analysis of a debate about the notion of musical experience. Are regimented theses and arguments in order to present and discuss the development of two possible interpretations, about the experience with music. The first called symbolic-transcendental. In light of the philosophy of Ernst Cassirer and Susanne Langer, which employs such an idealistic reading of the musical experience while understanding the music as a logical expression of the universal forms of human feelings. In the second interpretation, built in the material scope of a critical theory of society, especially in the version embodied in the philosophy of Theodor Adorno, the listening experience is fundamentally understood as a social phenomenon. The Adornian Critical Theory seeks to show that music is, among other things, a possible way of presenting the social determinations. After presenting the basic aspects of the two interpretations, their similarities and differences will be confronted in order to be a debate about the musical experience. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16204application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:59Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Symbolism and criticism: the musical experience and its interpretations |
title |
Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes |
spellingShingle |
Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior Simbolismo ExperiÃncia musical Teoria crÃtica Symbolism Musical experience Critical theory FILOSOFIA |
title_short |
Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes |
title_full |
Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes |
title_fullStr |
Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes |
title_full_unstemmed |
Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes |
title_sort |
Simbolismo e crÃtica: a experiÃncia musical e suas interpretaÃÃes |
author |
IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior |
author_facet |
IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carmen MarÃa Saenz Coopat |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
63804956300 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ilana Viana do Amaral |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
35922451391 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6718219223952735 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
47872861372 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Pedro RogÃrio |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
30146771320 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3061250583032505 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Ruy de Carvalho Rodrigues JÃnior |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
41054873312 |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7478380515127475 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00087019388 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6634349127128987 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
IvÃnio Lopes de Azevedo JÃnior |
contributor_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque Carmen MarÃa Saenz Coopat Ilana Viana do Amaral JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino Pedro RogÃrio Ruy de Carvalho Rodrigues JÃnior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simbolismo ExperiÃncia musical Teoria crÃtica |
topic |
Simbolismo ExperiÃncia musical Teoria crÃtica Symbolism Musical experience Critical theory FILOSOFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Symbolism Musical experience Critical theory |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
FILOSOFIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A tese consiste na construÃÃo e anÃlise de um debate acerca da noÃÃo de experiÃncia musical. SÃo arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboraÃÃo de duas interpretaÃÃes possÃveis sobre a experiÃncia com a mÃsica. A primeira delas chamamos de simbÃlico-transcendental. à luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretaÃÃo desenvolve uma leitura idealista da experiÃncia musical enquanto compreende a mÃsica como expressÃo lÃgica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretaÃÃo, construÃda no escopo materialista de uma Teoria CrÃtica da sociedade, especialmente na versÃo encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiÃncia musical à entendida fundamentalmente enquanto fenÃmeno social. A crÃtica adorniana procura mostrar que a mÃsica Ã, dentre outras coisas, um modo possÃvel de apresentaÃÃo das determinaÃÃes sociais. ApÃs a apresentaÃÃo dos aspectos bÃsicos das duas interpretaÃÃes, suas semelhanÃas e divergÃncias serÃo confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiÃncia musical. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The thesis consists of the construction and analysis of a debate about the notion of musical experience. Are regimented theses and arguments in order to present and discuss the development of two possible interpretations, about the experience with music. The first called symbolic-transcendental. In light of the philosophy of Ernst Cassirer and Susanne Langer, which employs such an idealistic reading of the musical experience while understanding the music as a logical expression of the universal forms of human feelings. In the second interpretation, built in the material scope of a critical theory of society, especially in the version embodied in the philosophy of Theodor Adorno, the listening experience is fundamentally understood as a social phenomenon. The Adornian Critical Theory seeks to show that music is, among other things, a possible way of presenting the social determinations. After presenting the basic aspects of the two interpretations, their similarities and differences will be confronted in order to be a debate about the musical experience. |
description |
A tese consiste na construÃÃo e anÃlise de um debate acerca da noÃÃo de experiÃncia musical. SÃo arregimentados teses e argumentos no intuito de apresentar e discutir a elaboraÃÃo de duas interpretaÃÃes possÃveis sobre a experiÃncia com a mÃsica. A primeira delas chamamos de simbÃlico-transcendental. à luz das filosofias de Ernst Cassirer e Susanne Langer, tal interpretaÃÃo desenvolve uma leitura idealista da experiÃncia musical enquanto compreende a mÃsica como expressÃo lÃgica das formas universais dos sentimentos humanos. Na segunda interpretaÃÃo, construÃda no escopo materialista de uma Teoria CrÃtica da sociedade, especialmente na versÃo encarnada na filosofia de Theodor Adorno, a experiÃncia musical à entendida fundamentalmente enquanto fenÃmeno social. A crÃtica adorniana procura mostrar que a mÃsica Ã, dentre outras coisas, um modo possÃvel de apresentaÃÃo das determinaÃÃes sociais. ApÃs a apresentaÃÃo dos aspectos bÃsicos das duas interpretaÃÃes, suas semelhanÃas e divergÃncias serÃo confrontadas, de modo a constituir um debate sobre a experiÃncia musical. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16204 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295234172387328 |