O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Josà Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6424
Resumo: Nosso estudo aborda o currÃculo na perspectiva da cultura escolar, tendo como objeto de investigaÃÃo a problemÃtica das relaÃÃes contenciosas vivenciadas no espaÃo curricular pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. O propÃsito do trabalho à investigar, à luz das teorias curriculares contemporÃneas, no territÃrio curricular de uma escola pÃblica, as prÃticas cotidianas dos grupos juvenis dominados, suas relaÃÃes com a cultura oficial dominante e as relaÃÃes de poder que se estabelecem neste encontro de natureza pedagÃgica. Assim sendo, fundamentados na anÃlise cultural, buscamos analisar e esclarecer os processos de construÃÃo e reconstruÃÃo incessante do currÃculo real, conhecendo suas prÃticas e significados. Nesse sentido, optamos por uma abordagem metodolÃgica qualitativa, definindo-a como um estudo de caso, de natureza etnogrÃfica. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a observaÃÃo participante, o diÃrio de campo, entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Os sujeitos se constituÃram de alunos, professores e dirigentes de uma escola pÃblica de Fortaleza-CearÃ, com Ãnfase nos primeiros. A pesquisa revela que a escola estatal se mantÃm como uma agÃncia formadora e socializadora que concede primazia em seu currÃculo à cultura dominante e ao seu desejo de colonizaÃÃo da cultura popular, evidenciando seus vÃnculos com o Estado burguÃs capitalista. O contexto observado desvela um movimento de controle e de disciplinamento dos discentes, enredado pela cultura oficial da escola em busca de assegurar o status quo vigente e as formas de dominaÃÃo prÃprias da sociedade moderna. Para tanto, elabora-se um aparato disciplinar que colima a produÃÃo de mentes e corpos dÃceis entre os estudantes. A escola, enquanto tratado moderno, utiliza a farda, junto do sistema de padronizaÃÃo de aulas, horÃrios, nota mÃdia, entre outras estratÃgias, como uma tecnologia moderna de uniformizaÃÃo e estandardizaÃÃo de comportamentos, prÃticas e visÃes de mundo. Revelam-se, ainda, outros significados e valores associados à farda. A investigaÃÃo esclarece que, nÃo obstante o esforÃo da escola de homogeneizar os estudantes, a dinÃmica cultural do espaÃo curricular e escolar explicita um cenÃrio marcado pela diversidade e pela diferenÃa, tÃpico da sociedade globalizada contemporÃnea. Desvela-se uma trama de mapeamento e ocupaÃÃo desigual dos espaÃos fÃsicos escolares, onde os grupos, de acordo com sua aproximaÃÃo ou distanciamento da cultura oficial dominante no currÃculo, vÃo ocupando os espaÃos mais centrais ou afastando-se para os perifÃricos. Alguns grupos do cenÃrio cultural da escola, passam mesmo a defender os interesses e as necessidades da cultura oficial dominante, em funÃÃo dos ganhos simbÃlicos que sÃo atribuÃdos aos seus aderentes. Nossa investigaÃÃo revela, de outro lado, que o currÃculo e a cultura da escola pesquisada nÃo estÃo caracterizados apenas pelo jogo da dominaÃÃo e da submissÃo; o cotidiano escolar mostra-se marcado por uma sÃrie de acontecimentos contenciosos e dÃspares, que podem ser lidos como tendo um sentido fortemente voltado para o desejo de enfrentamento da perspectiva oficial dominante na escola e no currÃculo e que, portanto, tÃm uma intencionalidade marcada pelo Ãmpeto de resistÃncia e de enfrentamento da ordem oficial. Dessa forma, a resistÃncia e a insubmissÃo tornam-se, tambÃm, marcas da cultura escolar, caracterÃsticas predominantes em alguns grupos do cenÃrio cultural da escola e do currÃculo, colaborando, assim, para o desenvolvimento e manutenÃÃo de um capital contestatÃrio, que passa a integrar as relaÃÃes intersubjetivas dos diversos grupos que compÃem o terreno curricular. A compreensÃo dos fenÃmenos estudados suscita a necessidade de empreendermos novos projetos polÃticos culturais e educacionais mais comprometidos com a autonomia e a liberdade, ensejando vivÃncias inclusivas e marcadas pelo horizonte da diversidade, felicidade e realizaÃÃo plena das pessoas
id UFC_a348158193069c3fec95a88574b58f08
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:762
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblicaCurriculum and school culture as a place of power: practicing cultural studies in a public school2007-08-20Luiz Botelho Albuquerque00200220187Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Meirecele CalÃope Leitinho03425061372Rosendo Freitas de Amorim13947850387Paulo Meireles Barguil3829776039116867703387http://lattes.cnpq.br/5445864761474777Francisco Josà RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSociedade Cultura EducaÃÃo CurrÃculo.Society, Culture, Education, Curriculum CURRICULONosso estudo aborda o currÃculo na perspectiva da cultura escolar, tendo como objeto de investigaÃÃo a problemÃtica das relaÃÃes contenciosas vivenciadas no espaÃo curricular pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. O propÃsito do trabalho à investigar, à luz das teorias curriculares contemporÃneas, no territÃrio curricular de uma escola pÃblica, as prÃticas cotidianas dos grupos juvenis dominados, suas relaÃÃes com a cultura oficial dominante e as relaÃÃes de poder que se estabelecem neste encontro de natureza pedagÃgica. Assim sendo, fundamentados na anÃlise cultural, buscamos analisar e esclarecer os processos de construÃÃo e reconstruÃÃo incessante do currÃculo real, conhecendo suas prÃticas e significados. Nesse sentido, optamos por uma abordagem metodolÃgica qualitativa, definindo-a como um estudo de caso, de natureza etnogrÃfica. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a observaÃÃo participante, o diÃrio de campo, entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Os sujeitos se constituÃram de alunos, professores e dirigentes de uma escola pÃblica de Fortaleza-CearÃ, com Ãnfase nos primeiros. A pesquisa revela que a escola estatal se mantÃm como uma agÃncia formadora e socializadora que concede primazia em seu currÃculo à cultura dominante e ao seu desejo de colonizaÃÃo da cultura popular, evidenciando seus vÃnculos com o Estado burguÃs capitalista. O contexto observado desvela um movimento de controle e de disciplinamento dos discentes, enredado pela cultura oficial da escola em busca de assegurar o status quo vigente e as formas de dominaÃÃo prÃprias da sociedade moderna. Para tanto, elabora-se um aparato disciplinar que colima a produÃÃo de mentes e corpos dÃceis entre os estudantes. A escola, enquanto tratado moderno, utiliza a farda, junto do sistema de padronizaÃÃo de aulas, horÃrios, nota mÃdia, entre outras estratÃgias, como uma tecnologia moderna de uniformizaÃÃo e estandardizaÃÃo de comportamentos, prÃticas e visÃes de mundo. Revelam-se, ainda, outros significados e valores associados à farda. A investigaÃÃo esclarece que, nÃo obstante o esforÃo da escola de homogeneizar os estudantes, a dinÃmica cultural do espaÃo curricular e escolar explicita um cenÃrio marcado pela diversidade e pela diferenÃa, tÃpico da sociedade globalizada contemporÃnea. Desvela-se uma trama de mapeamento e ocupaÃÃo desigual dos espaÃos fÃsicos escolares, onde os grupos, de acordo com sua aproximaÃÃo ou distanciamento da cultura oficial dominante no currÃculo, vÃo ocupando os espaÃos mais centrais ou afastando-se para os perifÃricos. Alguns grupos do cenÃrio cultural da escola, passam mesmo a defender os interesses e as necessidades da cultura oficial dominante, em funÃÃo dos ganhos simbÃlicos que sÃo atribuÃdos aos seus aderentes. Nossa investigaÃÃo revela, de outro lado, que o currÃculo e a cultura da escola pesquisada nÃo estÃo caracterizados apenas pelo jogo da dominaÃÃo e da submissÃo; o cotidiano escolar mostra-se marcado por uma sÃrie de acontecimentos contenciosos e dÃspares, que podem ser lidos como tendo um sentido fortemente voltado para o desejo de enfrentamento da perspectiva oficial dominante na escola e no currÃculo e que, portanto, tÃm uma intencionalidade marcada pelo Ãmpeto de resistÃncia e de enfrentamento da ordem oficial. Dessa forma, a resistÃncia e a insubmissÃo tornam-se, tambÃm, marcas da cultura escolar, caracterÃsticas predominantes em alguns grupos do cenÃrio cultural da escola e do currÃculo, colaborando, assim, para o desenvolvimento e manutenÃÃo de um capital contestatÃrio, que passa a integrar as relaÃÃes intersubjetivas dos diversos grupos que compÃem o terreno curricular. A compreensÃo dos fenÃmenos estudados suscita a necessidade de empreendermos novos projetos polÃticos culturais e educacionais mais comprometidos com a autonomia e a liberdade, ensejando vivÃncias inclusivas e marcadas pelo horizonte da diversidade, felicidade e realizaÃÃo plena das pessoasOur study approaches the curriculum in the perspective of the school culture. Its objective was the quarrelsome relations experienced in the curricular space by the subjects involved in the educational process. Its purpose was to investigate, under the light of the contemporary curricular theories, in the curricular territory of a public school, the routine practices of the dominated youthful groups, its relations with the dominant official culture and the power relations that are established in the encounter of pedagogical nature. Therefore, substantiated in the cultural analysis, we seek to analyze and clearify the incessant construction and reconstruction of the real curriculum and to know its practices and meanings. In that sense, we opted for a qualitative methodological approach, defyning it as a case study of ethnographic nature. We used participant observation as an instrument of data collection, a field journal, semi-structured interviews and focal groups. The subjects were constituted of students, professors and managers of a public school in the city of Fortaleza, Brasil, with emphasis in the students. The research reveals that the state-owned school is a creating and socializing agency that grants primacy to the curriculum of the dominant culture and to its desire of colonization of the popular culture, showing its toes with the bourgeois capitalist State. The context observed uncovers a movement of control and of discipline of the student body, entangled by the official culture of the school seeking to assure the status quo and the forms of domination of the modern society. For such, it elaborates a discipline apparatus that cultivates the production of docile minds and bodies among the students. The school, as a modern treaty, utilizes the uniform, a stardandization system of classes, schedules, average grade, among other strategies, as a modern technology of uniformization and standardization of behaviors, practices and world views. Others meanings and values associated to the uniform are revealed. The research poits out that, despite the effort of the school to homogenize the students, the cultural dynamic of the curricular space sets out a setting marked by diversity and difference, typical of the globalized contemporary society. It shows a story line of mapping and uneven occupation of the school physical spaces, where the groups, according to their closeness or separation of the dominant official culture in the curriculum, occupy the more central spaces or move away to the periphery. Some groups of the cultural setting of the school, even start to defend the interests and the needs of the dominant official culture, in function of the symbolic profits that are attributed to the their adherents. The research shows, on the other hand, that the curriculum and the culture of the school researched are not characterized only by the game of domination and submission; the school routine is marked by a series of disparate and quarrelsome events, that can be read as having a strong sense directed to the desire to clash with the dominant official perspective in the school and in the curriculum Thus, it has the intension marked by the impetus of resistance and of clashing of the official order. For this reason, resistance and non-submission, also, marks of the school culture, predominant characteristics in some groups of the cultural setting of the school and of the curriculum, collaborating, thus, for the development and maintenance of a contentious capital, that starts to integrate the intersubjective relations of the diverse groups that compose the curricular territory. The comprehension of the phenomena studied stirs up the need for new political, cultural, and educational projects that are more committed with autonomy and freedom, offering inclusive experiences and marked by the horizon of diversity, happiness and full achievement of the peoplenÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6424application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curriculum and school culture as a place of power: practicing cultural studies in a public school
title O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica
spellingShingle O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica
Francisco Josà Rodrigues
Sociedade
Cultura
EducaÃÃo
CurrÃculo.
Society, Culture, Education, Curriculum
CURRICULO
title_short O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica
title_full O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica
title_fullStr O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica
title_full_unstemmed O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica
title_sort O currÃculo e a cultura escolar como espaÃo de poder: praticando estudos culturais numa escola pÃblica
author Francisco Josà Rodrigues
author_facet Francisco Josà Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Meirecele CalÃope Leitinho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 03425061372
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rosendo Freitas de Amorim
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 13947850387
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 38297760391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 16867703387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5445864761474777
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Josà Rodrigues
contributor_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
Ana Maria Iorio Dias
Meirecele CalÃope Leitinho
Rosendo Freitas de Amorim
Paulo Meireles Barguil
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade
Cultura
EducaÃÃo
CurrÃculo.
topic Sociedade
Cultura
EducaÃÃo
CurrÃculo.
Society, Culture, Education, Curriculum
CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Society, Culture, Education, Curriculum
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CURRICULO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nosso estudo aborda o currÃculo na perspectiva da cultura escolar, tendo como objeto de investigaÃÃo a problemÃtica das relaÃÃes contenciosas vivenciadas no espaÃo curricular pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. O propÃsito do trabalho à investigar, à luz das teorias curriculares contemporÃneas, no territÃrio curricular de uma escola pÃblica, as prÃticas cotidianas dos grupos juvenis dominados, suas relaÃÃes com a cultura oficial dominante e as relaÃÃes de poder que se estabelecem neste encontro de natureza pedagÃgica. Assim sendo, fundamentados na anÃlise cultural, buscamos analisar e esclarecer os processos de construÃÃo e reconstruÃÃo incessante do currÃculo real, conhecendo suas prÃticas e significados. Nesse sentido, optamos por uma abordagem metodolÃgica qualitativa, definindo-a como um estudo de caso, de natureza etnogrÃfica. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a observaÃÃo participante, o diÃrio de campo, entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Os sujeitos se constituÃram de alunos, professores e dirigentes de uma escola pÃblica de Fortaleza-CearÃ, com Ãnfase nos primeiros. A pesquisa revela que a escola estatal se mantÃm como uma agÃncia formadora e socializadora que concede primazia em seu currÃculo à cultura dominante e ao seu desejo de colonizaÃÃo da cultura popular, evidenciando seus vÃnculos com o Estado burguÃs capitalista. O contexto observado desvela um movimento de controle e de disciplinamento dos discentes, enredado pela cultura oficial da escola em busca de assegurar o status quo vigente e as formas de dominaÃÃo prÃprias da sociedade moderna. Para tanto, elabora-se um aparato disciplinar que colima a produÃÃo de mentes e corpos dÃceis entre os estudantes. A escola, enquanto tratado moderno, utiliza a farda, junto do sistema de padronizaÃÃo de aulas, horÃrios, nota mÃdia, entre outras estratÃgias, como uma tecnologia moderna de uniformizaÃÃo e estandardizaÃÃo de comportamentos, prÃticas e visÃes de mundo. Revelam-se, ainda, outros significados e valores associados à farda. A investigaÃÃo esclarece que, nÃo obstante o esforÃo da escola de homogeneizar os estudantes, a dinÃmica cultural do espaÃo curricular e escolar explicita um cenÃrio marcado pela diversidade e pela diferenÃa, tÃpico da sociedade globalizada contemporÃnea. Desvela-se uma trama de mapeamento e ocupaÃÃo desigual dos espaÃos fÃsicos escolares, onde os grupos, de acordo com sua aproximaÃÃo ou distanciamento da cultura oficial dominante no currÃculo, vÃo ocupando os espaÃos mais centrais ou afastando-se para os perifÃricos. Alguns grupos do cenÃrio cultural da escola, passam mesmo a defender os interesses e as necessidades da cultura oficial dominante, em funÃÃo dos ganhos simbÃlicos que sÃo atribuÃdos aos seus aderentes. Nossa investigaÃÃo revela, de outro lado, que o currÃculo e a cultura da escola pesquisada nÃo estÃo caracterizados apenas pelo jogo da dominaÃÃo e da submissÃo; o cotidiano escolar mostra-se marcado por uma sÃrie de acontecimentos contenciosos e dÃspares, que podem ser lidos como tendo um sentido fortemente voltado para o desejo de enfrentamento da perspectiva oficial dominante na escola e no currÃculo e que, portanto, tÃm uma intencionalidade marcada pelo Ãmpeto de resistÃncia e de enfrentamento da ordem oficial. Dessa forma, a resistÃncia e a insubmissÃo tornam-se, tambÃm, marcas da cultura escolar, caracterÃsticas predominantes em alguns grupos do cenÃrio cultural da escola e do currÃculo, colaborando, assim, para o desenvolvimento e manutenÃÃo de um capital contestatÃrio, que passa a integrar as relaÃÃes intersubjetivas dos diversos grupos que compÃem o terreno curricular. A compreensÃo dos fenÃmenos estudados suscita a necessidade de empreendermos novos projetos polÃticos culturais e educacionais mais comprometidos com a autonomia e a liberdade, ensejando vivÃncias inclusivas e marcadas pelo horizonte da diversidade, felicidade e realizaÃÃo plena das pessoas
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Our study approaches the curriculum in the perspective of the school culture. Its objective was the quarrelsome relations experienced in the curricular space by the subjects involved in the educational process. Its purpose was to investigate, under the light of the contemporary curricular theories, in the curricular territory of a public school, the routine practices of the dominated youthful groups, its relations with the dominant official culture and the power relations that are established in the encounter of pedagogical nature. Therefore, substantiated in the cultural analysis, we seek to analyze and clearify the incessant construction and reconstruction of the real curriculum and to know its practices and meanings. In that sense, we opted for a qualitative methodological approach, defyning it as a case study of ethnographic nature. We used participant observation as an instrument of data collection, a field journal, semi-structured interviews and focal groups. The subjects were constituted of students, professors and managers of a public school in the city of Fortaleza, Brasil, with emphasis in the students. The research reveals that the state-owned school is a creating and socializing agency that grants primacy to the curriculum of the dominant culture and to its desire of colonization of the popular culture, showing its toes with the bourgeois capitalist State. The context observed uncovers a movement of control and of discipline of the student body, entangled by the official culture of the school seeking to assure the status quo and the forms of domination of the modern society. For such, it elaborates a discipline apparatus that cultivates the production of docile minds and bodies among the students. The school, as a modern treaty, utilizes the uniform, a stardandization system of classes, schedules, average grade, among other strategies, as a modern technology of uniformization and standardization of behaviors, practices and world views. Others meanings and values associated to the uniform are revealed. The research poits out that, despite the effort of the school to homogenize the students, the cultural dynamic of the curricular space sets out a setting marked by diversity and difference, typical of the globalized contemporary society. It shows a story line of mapping and uneven occupation of the school physical spaces, where the groups, according to their closeness or separation of the dominant official culture in the curriculum, occupy the more central spaces or move away to the periphery. Some groups of the cultural setting of the school, even start to defend the interests and the needs of the dominant official culture, in function of the symbolic profits that are attributed to the their adherents. The research shows, on the other hand, that the curriculum and the culture of the school researched are not characterized only by the game of domination and submission; the school routine is marked by a series of disparate and quarrelsome events, that can be read as having a strong sense directed to the desire to clash with the dominant official perspective in the school and in the curriculum Thus, it has the intension marked by the impetus of resistance and of clashing of the official order. For this reason, resistance and non-submission, also, marks of the school culture, predominant characteristics in some groups of the cultural setting of the school and of the curriculum, collaborating, thus, for the development and maintenance of a contentious capital, that starts to integrate the intersubjective relations of the diverse groups that compose the curricular territory. The comprehension of the phenomena studied stirs up the need for new political, cultural, and educational projects that are more committed with autonomy and freedom, offering inclusive experiences and marked by the horizon of diversity, happiness and full achievement of the people
description Nosso estudo aborda o currÃculo na perspectiva da cultura escolar, tendo como objeto de investigaÃÃo a problemÃtica das relaÃÃes contenciosas vivenciadas no espaÃo curricular pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. O propÃsito do trabalho à investigar, à luz das teorias curriculares contemporÃneas, no territÃrio curricular de uma escola pÃblica, as prÃticas cotidianas dos grupos juvenis dominados, suas relaÃÃes com a cultura oficial dominante e as relaÃÃes de poder que se estabelecem neste encontro de natureza pedagÃgica. Assim sendo, fundamentados na anÃlise cultural, buscamos analisar e esclarecer os processos de construÃÃo e reconstruÃÃo incessante do currÃculo real, conhecendo suas prÃticas e significados. Nesse sentido, optamos por uma abordagem metodolÃgica qualitativa, definindo-a como um estudo de caso, de natureza etnogrÃfica. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a observaÃÃo participante, o diÃrio de campo, entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Os sujeitos se constituÃram de alunos, professores e dirigentes de uma escola pÃblica de Fortaleza-CearÃ, com Ãnfase nos primeiros. A pesquisa revela que a escola estatal se mantÃm como uma agÃncia formadora e socializadora que concede primazia em seu currÃculo à cultura dominante e ao seu desejo de colonizaÃÃo da cultura popular, evidenciando seus vÃnculos com o Estado burguÃs capitalista. O contexto observado desvela um movimento de controle e de disciplinamento dos discentes, enredado pela cultura oficial da escola em busca de assegurar o status quo vigente e as formas de dominaÃÃo prÃprias da sociedade moderna. Para tanto, elabora-se um aparato disciplinar que colima a produÃÃo de mentes e corpos dÃceis entre os estudantes. A escola, enquanto tratado moderno, utiliza a farda, junto do sistema de padronizaÃÃo de aulas, horÃrios, nota mÃdia, entre outras estratÃgias, como uma tecnologia moderna de uniformizaÃÃo e estandardizaÃÃo de comportamentos, prÃticas e visÃes de mundo. Revelam-se, ainda, outros significados e valores associados à farda. A investigaÃÃo esclarece que, nÃo obstante o esforÃo da escola de homogeneizar os estudantes, a dinÃmica cultural do espaÃo curricular e escolar explicita um cenÃrio marcado pela diversidade e pela diferenÃa, tÃpico da sociedade globalizada contemporÃnea. Desvela-se uma trama de mapeamento e ocupaÃÃo desigual dos espaÃos fÃsicos escolares, onde os grupos, de acordo com sua aproximaÃÃo ou distanciamento da cultura oficial dominante no currÃculo, vÃo ocupando os espaÃos mais centrais ou afastando-se para os perifÃricos. Alguns grupos do cenÃrio cultural da escola, passam mesmo a defender os interesses e as necessidades da cultura oficial dominante, em funÃÃo dos ganhos simbÃlicos que sÃo atribuÃdos aos seus aderentes. Nossa investigaÃÃo revela, de outro lado, que o currÃculo e a cultura da escola pesquisada nÃo estÃo caracterizados apenas pelo jogo da dominaÃÃo e da submissÃo; o cotidiano escolar mostra-se marcado por uma sÃrie de acontecimentos contenciosos e dÃspares, que podem ser lidos como tendo um sentido fortemente voltado para o desejo de enfrentamento da perspectiva oficial dominante na escola e no currÃculo e que, portanto, tÃm uma intencionalidade marcada pelo Ãmpeto de resistÃncia e de enfrentamento da ordem oficial. Dessa forma, a resistÃncia e a insubmissÃo tornam-se, tambÃm, marcas da cultura escolar, caracterÃsticas predominantes em alguns grupos do cenÃrio cultural da escola e do currÃculo, colaborando, assim, para o desenvolvimento e manutenÃÃo de um capital contestatÃrio, que passa a integrar as relaÃÃes intersubjetivas dos diversos grupos que compÃem o terreno curricular. A compreensÃo dos fenÃmenos estudados suscita a necessidade de empreendermos novos projetos polÃticos culturais e educacionais mais comprometidos com a autonomia e a liberdade, ensejando vivÃncias inclusivas e marcadas pelo horizonte da diversidade, felicidade e realizaÃÃo plena das pessoas
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6424
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295153014702080