Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jandson Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10807
Resumo: A religiÃo, como forma de conhecer e organizar as coisas do mundo, surgiu na condiÃÃo de questÃo para a Antropologia e tem acompanhado seus desenvolvimento desde seus primÃrdios como ciÃncia. Tomado como fato social total, a anÃlise do campo religioso possibilita vislumbrar as mais variadas esferas da vida social, tais como: economia, polÃtica, estÃtica, relaÃÃes de parentesco... Proponho aqui um estudo de caso de um terreiro de Umbanda localizado no bairro do Pirambu, em Fortaleza. A partir das narrativas - rituais e pessoais - acompanho as geraÃÃes de um grupo que nÃo permanece o mesmo ao longo do tempo. Ritualisticamente, alguns elementos entram; outros (jà sem uso) saem; outros ainda sÃo ressignificados, porÃm sem uma mudanÃa radical da estrutura de culto. Admitindose que toda religiÃo à um rearranjo de crenÃas preexistentes, a Umbanda somente se utiliza destas interritualidades para reafirmar sua condiÃÃo desde o surgimento: uma religiÃo flexÃvel e em constante construÃÃo.
id UFC_a400fba26bf2ef1d02c05cbd44474958
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3446
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQuem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na UmbandaWho is the son of Gershom must not fear anyone!: Maeda-trajectory of a saint in Umbanda2009-09-29Ismael de Andrade Pordeus JÃnior20684592720Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho04545966349http://lattes.cnpq.br/8585429185807402Antonio Wellington de Oliveira Junior12317691035http://lattes.cnpq.br/5419260227870704Carmen Luisa Chaves Cavalcante42684307334http://lattes.cnpq.br/872564725092308665859448368http://lattes.cnpq.br/1652218909815500 Jandson Ferreira da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRUmbanda MemÃria Coletiva PerformanceUmbanda Collective Memory PerformanceSOCIOLOGIAA religiÃo, como forma de conhecer e organizar as coisas do mundo, surgiu na condiÃÃo de questÃo para a Antropologia e tem acompanhado seus desenvolvimento desde seus primÃrdios como ciÃncia. Tomado como fato social total, a anÃlise do campo religioso possibilita vislumbrar as mais variadas esferas da vida social, tais como: economia, polÃtica, estÃtica, relaÃÃes de parentesco... Proponho aqui um estudo de caso de um terreiro de Umbanda localizado no bairro do Pirambu, em Fortaleza. A partir das narrativas - rituais e pessoais - acompanho as geraÃÃes de um grupo que nÃo permanece o mesmo ao longo do tempo. Ritualisticamente, alguns elementos entram; outros (jà sem uso) saem; outros ainda sÃo ressignificados, porÃm sem uma mudanÃa radical da estrutura de culto. Admitindose que toda religiÃo à um rearranjo de crenÃas preexistentes, a Umbanda somente se utiliza destas interritualidades para reafirmar sua condiÃÃo desde o surgimento: uma religiÃo flexÃvel e em constante construÃÃo. The religion, like a form of. To know about and to organize the things of the world, appeared as question for the Anthropology and it has folloied its development since its beginning as science. Like a fact social total, the analysis of the religious field makes possible to glimpse the most varied spheres of the social life, such as: economy, politics, aesthetic, blood relationsâ I consider here a study of case of a place of fetichism of Umbanda located in the quarter of the Pirambu, Fortaleza. From the narratives - ritual and personal - Iâve folloied the generations of a group that does not remain the same throughout the time. Some elements enter; others (already without use) leave; others still are remeaning, however without a radical change of the cult structure. Admitting itself that all religion is a rearrangement of preexisting beliefs, the Umbanda is only used of these interrituals to reaffirm its condition since the sprouting: a flexible religion and in constant construction. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10807application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:04Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Who is the son of Gershom must not fear anyone!: Maeda-trajectory of a saint in Umbanda
title Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda
spellingShingle Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda
Jandson Ferreira da Silva
Umbanda
MemÃria Coletiva
Performance
Umbanda
Collective Memory
Performance
SOCIOLOGIA
title_short Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda
title_full Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda
title_fullStr Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda
title_full_unstemmed Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda
title_sort Quem à filho de GÃrson nÃo deve temer a ninguÃm!: trajetÃria de uma mÃeda-santo na Umbanda
author Jandson Ferreira da Silva
author_facet Jandson Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ismael de Andrade Pordeus JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20684592720
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 04545966349
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8585429185807402
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Wellington de Oliveira Junior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12317691035
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5419260227870704
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carmen Luisa Chaves Cavalcante
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 42684307334
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8725647250923086
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 65859448368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1652218909815500
dc.contributor.author.fl_str_mv Jandson Ferreira da Silva
contributor_str_mv Ismael de Andrade Pordeus JÃnior
Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho
Antonio Wellington de Oliveira Junior
Carmen Luisa Chaves Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Umbanda
MemÃria Coletiva
Performance
topic Umbanda
MemÃria Coletiva
Performance
Umbanda
Collective Memory
Performance
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Umbanda
Collective Memory
Performance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A religiÃo, como forma de conhecer e organizar as coisas do mundo, surgiu na condiÃÃo de questÃo para a Antropologia e tem acompanhado seus desenvolvimento desde seus primÃrdios como ciÃncia. Tomado como fato social total, a anÃlise do campo religioso possibilita vislumbrar as mais variadas esferas da vida social, tais como: economia, polÃtica, estÃtica, relaÃÃes de parentesco... Proponho aqui um estudo de caso de um terreiro de Umbanda localizado no bairro do Pirambu, em Fortaleza. A partir das narrativas - rituais e pessoais - acompanho as geraÃÃes de um grupo que nÃo permanece o mesmo ao longo do tempo. Ritualisticamente, alguns elementos entram; outros (jà sem uso) saem; outros ainda sÃo ressignificados, porÃm sem uma mudanÃa radical da estrutura de culto. Admitindose que toda religiÃo à um rearranjo de crenÃas preexistentes, a Umbanda somente se utiliza destas interritualidades para reafirmar sua condiÃÃo desde o surgimento: uma religiÃo flexÃvel e em constante construÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The religion, like a form of. To know about and to organize the things of the world, appeared as question for the Anthropology and it has folloied its development since its beginning as science. Like a fact social total, the analysis of the religious field makes possible to glimpse the most varied spheres of the social life, such as: economy, politics, aesthetic, blood relationsâ I consider here a study of case of a place of fetichism of Umbanda located in the quarter of the Pirambu, Fortaleza. From the narratives - ritual and personal - Iâve folloied the generations of a group that does not remain the same throughout the time. Some elements enter; others (already without use) leave; others still are remeaning, however without a radical change of the cult structure. Admitting itself that all religion is a rearrangement of preexisting beliefs, the Umbanda is only used of these interrituals to reaffirm its condition since the sprouting: a flexible religion and in constant construction.
description A religiÃo, como forma de conhecer e organizar as coisas do mundo, surgiu na condiÃÃo de questÃo para a Antropologia e tem acompanhado seus desenvolvimento desde seus primÃrdios como ciÃncia. Tomado como fato social total, a anÃlise do campo religioso possibilita vislumbrar as mais variadas esferas da vida social, tais como: economia, polÃtica, estÃtica, relaÃÃes de parentesco... Proponho aqui um estudo de caso de um terreiro de Umbanda localizado no bairro do Pirambu, em Fortaleza. A partir das narrativas - rituais e pessoais - acompanho as geraÃÃes de um grupo que nÃo permanece o mesmo ao longo do tempo. Ritualisticamente, alguns elementos entram; outros (jà sem uso) saem; outros ainda sÃo ressignificados, porÃm sem uma mudanÃa radical da estrutura de culto. Admitindose que toda religiÃo à um rearranjo de crenÃas preexistentes, a Umbanda somente se utiliza destas interritualidades para reafirmar sua condiÃÃo desde o surgimento: uma religiÃo flexÃvel e em constante construÃÃo.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10807
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295181248659456