MARCAS DE LUXO: ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15472 |
Resumo: | O consumo do luxo à um fenÃmeno social e cultural, presente em todo o mundo. A presente pesquisa tem o objetivo de suprir parcialmente essa lacuna, ao investigar quais os principais fatores de influÃncia do consumo de marcas de luxo no Brasil. O mercado de produtos de luxo apresentou grande crescimento no Brasil nos Ãltimos anos. Seu estudo se faz importante para entender o comportamento e as formas de sociabilidade de uma elite que consome de maneira peculiar. A pesquisa seguiu um mÃtodo qualitativo de investigaÃÃo, com trÃs fontes de evidÃncia principais: entrevistas em profundidade, consulta a materiais e observaÃÃo. Optouse por realizar uma pesquisa qualitativa, utilizando o mÃtodo da entrevista em profundidade, associada à tÃcnica projetiva, realizada com 18 consumidores de luxo residentes na cidade de Fortaleza. O foco do estudo recaiu sobre categoriais de produtos de luxo acessÃveis. A pesquisa indicou que o consumo de marcas de luxo à influenciado principalmente por questÃes emocionais, tais como tradiÃÃo, busca da exclusividade, diferenciaÃÃo, raridade e auto-afirmaÃÃo. A pesquisa indicou ainda que o consumo de bens de luxo à influenciado pelos meios social, profissional e familiar. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMARCAS DE LUXO: ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDORLUXURY BRANDS:STUDY ON CONSUMER BEHAVIOR2008-09-04Luiz Carlos Murakami01310173818http://lattes.cnpq.br/6835466970889241ClÃudia Buhamra Abreu Romero21328617300http://lattes.cnpq.br/2579015087449078Danielle Miranda de Oliveira Arruda23845546115http://lattes.cnpq.br/751473735454237126154889372http://lattes.cnpq.br/6504481792329945Isabel Cristina Gomes Maia PiresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRLuxo, comportamento, consumo, marcaLuxury, behavior, consumption, trade.ADMINISTRACAOO consumo do luxo à um fenÃmeno social e cultural, presente em todo o mundo. A presente pesquisa tem o objetivo de suprir parcialmente essa lacuna, ao investigar quais os principais fatores de influÃncia do consumo de marcas de luxo no Brasil. O mercado de produtos de luxo apresentou grande crescimento no Brasil nos Ãltimos anos. Seu estudo se faz importante para entender o comportamento e as formas de sociabilidade de uma elite que consome de maneira peculiar. A pesquisa seguiu um mÃtodo qualitativo de investigaÃÃo, com trÃs fontes de evidÃncia principais: entrevistas em profundidade, consulta a materiais e observaÃÃo. Optouse por realizar uma pesquisa qualitativa, utilizando o mÃtodo da entrevista em profundidade, associada à tÃcnica projetiva, realizada com 18 consumidores de luxo residentes na cidade de Fortaleza. O foco do estudo recaiu sobre categoriais de produtos de luxo acessÃveis. A pesquisa indicou que o consumo de marcas de luxo à influenciado principalmente por questÃes emocionais, tais como tradiÃÃo, busca da exclusividade, diferenciaÃÃo, raridade e auto-afirmaÃÃo. A pesquisa indicou ainda que o consumo de bens de luxo à influenciado pelos meios social, profissional e familiar.The luxury consumption is a social and cultural phenomenon, present in the whole world. This research has the goal of exploring this gap by investigating the main influence factors of consumption of luxury brands in Brazil. In the last years, Brazilian luxury market has experienced na expressive growth. To study it is important to understand the behaviour and the ways of sociability of an elite, which have consumes peculiar way. The research was based on a qualitative approach, using three sources of information: in-depth interviews, desk research and observation. A qualitative method of research was chosen, making use of indepth interviews, associated with projective techniques, carried out with 18 luxury consumers living in the city of Fortaleza. The research focused on products accessible categories. The research found influence much more for emotional factors as tradition, exclusivity search, rarity and to be distinguished the consumption of luxury brands. The research also found that social, professional and familiar environments influence the consumption of luxury products.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15472application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:40Zmail@mail.com - |
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