O comportamento do consumidor de marcas de luxo : hábitos de consumo do adulto jovem de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Juliana de Macedo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22329
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento do consumidor de luxo, dando enfoque aos hábitos de consumo do adulto jovem classe A de Porto Alegre. Para tanto, é necessário um aprofundamento no conceito de Comportamento do Consumidor, através do teórico Solomon (2008), sendo complementado por Strehlau (2008) quando os hábitos do consumidor de luxo são abordados. A origem do luxo e a importância de seu significado é apresentada, tendo como base Lipovetsky e Roux (2005), seguidos por Allèrés (2000) e Aaker (1998), que foram utilizados para auxiliar a contextualização do nascimento da marca e sua importância hoje, bem como sua relação com os produtos de luxo. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com entrevistas de profundidade, no intuito de verificar quais os agentes indicadores de consumo de produtos de luxo do adulto jovem de Porto Alegre, buscando entender quais fatores influenciam diretamente em seu comportamento de compra.
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spelling Garcia, Juliana de MacedoCarvalho, Helenice2010-05-15T04:17:48Z2009http://hdl.handle.net/10183/22329000739595Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento do consumidor de luxo, dando enfoque aos hábitos de consumo do adulto jovem classe A de Porto Alegre. Para tanto, é necessário um aprofundamento no conceito de Comportamento do Consumidor, através do teórico Solomon (2008), sendo complementado por Strehlau (2008) quando os hábitos do consumidor de luxo são abordados. A origem do luxo e a importância de seu significado é apresentada, tendo como base Lipovetsky e Roux (2005), seguidos por Allèrés (2000) e Aaker (1998), que foram utilizados para auxiliar a contextualização do nascimento da marca e sua importância hoje, bem como sua relação com os produtos de luxo. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com entrevistas de profundidade, no intuito de verificar quais os agentes indicadores de consumo de produtos de luxo do adulto jovem de Porto Alegre, buscando entender quais fatores influenciam diretamente em seu comportamento de compra.This research presents a study about the luxury consumers behavior, focusing in young adults from A class consumer habits, situated in Porto Alegre. For that, it’s necessary to make a profound study of the concept of the Consumer Behavior, through the theorist Solomon (2008), being complemented by Strehlau (2008) when the subject luxury consumer habits is broached. The origin of luxury is also presented, as well as the importance of it’s meaning, where Lipovetsky and Roux (2005) are extensive mentioned, followed by Allèrés (2000) and Aaker (1998), wich were referred to assistant the contextualization of the birth of a brand e it’s importance today, just as it’s relation with the luxury products. As methodology, the research was based on a qualitative approach, of exploratory nature, with in-depth interviews, looking to verify wich agents indicate the consumer behavior of luxury products in young adults in Porto Alegre, seeking to understand wich factors influence directly their purchasing habits.Este trabajo presenta um estudio sobre el comportamiento del consumidor de lujo, dando enfoque a los habitos de consumo del adulto jóven de la classe A de Porto Alegre. Para esto, es necesario aprofundarse en el concepto del Comportamiento del Consumidor, a través del teórico Solomon (2008), que es complementado por Strehalu (2008), cuando los habitos del consumidor de lujo son abordados. La orígen del luxo también es presentada, bien como la importancia de su significado, donde los teoricos Lipovetsky y Roux (2005) son vastamente usados como base, seguidos por Allèrés (2000) e Aaker (1998), que fueron utilizados para auxiliar en la contextualización del nascimiento de las Marcas e su importancia hoy, asi como su relación con los productos de lujo. Como metodologia, fue utilizado la pesquisa cualitativa, de natureza exploratoria con entrevistas de profundidad procurando verificar quales los agentes indicadores de consumo de productos de lujo del adulto jóven de Porto Alegre, buscando entender quales son los factores que influencian directamente en su comportamiento de compra.application/pdfporComportamento do consumidorConsumo de luxoConsumer behaviorBrandsLuxuryComportamiento del consumidorMarcasLujoO comportamento do consumidor de marcas de luxo : hábitos de consumo do adulto jovem de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000739595.pdf.txt000739595.pdf.txtExtracted Texttext/plain134882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22329/2/000739595.pdf.txte297741acd8e0804cb0673285068c607MD52ORIGINAL000739595.pdf000739595.pdfTexto completoapplication/pdf6464532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22329/1/000739595.pdfafddac2418d4a9d20b02cdd8e1c2b517MD51THUMBNAIL000739595.pdf.jpg000739595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22329/3/000739595.pdf.jpgf723c73e76b0b19719ffdd6fd19b217bMD5310183/223292018-10-08 08:05:11.941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22329Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:05:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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