Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Karolina Pessoa Bastos Ximenes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8349
Resumo: A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica busca a inserÃÃo dos saberes populares na construÃÃo de uma prÃxis crÃtica, reveladora de uma nova forma de conceber o conhecimento. Dessa forma, os indÃgenas, diante de sua tradiÃÃo cultural ancestral, mostram que tÃm muito a colaborar com a tessitura de prÃticas educativas ambientais. Nesta pesquisa tenho como objetivo discutir como os saberes ancestrais dos Tapeba de Caucaia (CE) podem contribuir e dialogar com a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica. Nesse sentido, esta pesquisa nasceu com o propÃsito de colocar em cena e em relaÃÃes igualitÃrias as lÃgicas, prÃticas e modos culturais diversos de pensar, atuar e viver desse povo, de modo que possamos atentÃ-las de forma solidÃria. A pesquisa à qualitativa (MINAYO, 2007), de carÃter etnogrÃfico (GEERTZ, 2008). A maior coleta de dados se deu a partir da relaÃÃo, do estar com eles, dentro de suas realidades. Ainda assim, contei com a realizaÃÃo de entrevistas, narrativas orais e do CÃrculo DialÃgico (FIGUEIREDO, 2012), resultado da alianÃa entre o CÃrculo de Cultura proposto por Paulo Freire e o CÃrculo DialÃgico-Afetivo EcobiogrÃfico, sinteticamente chamado de CÃrculo EcobiogrÃfico, abordagem construÃda por Ferreira (2011). Paulo Freire està enraizado em todas as partes deste trabalho, por meio de suas contribuiÃÃes teÃricas e prÃticas. A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica (FIGUEIREDO, 2007) toma para si os aportes deixados por esse autor e dialoga com a EducaÃÃo Ambiental CrÃtica para, assim, nascer de maneira sÃlida e sensÃvel ao cenÃrio educacional, social e polÃtico. A Perspectiva Eco-Relacional, desenvolvida por Figueiredo (2007), aponta para o horizonte da relaÃÃo afetiva com o ambiente. Ciampa (2004; 2005) deu preciosa contribuiÃÃo ao servir de suporte para a reflexÃo e entendimento sobre a questÃo da identidade. Por sua vez, AnÃbal Quijano (1993; 2005; 2010), Walsh (2008) e Figueiredo (2009; 2010) foram essenciais para a discussÃo acerca da colonialidade/descolonialidade. Jà para tratarmos a respeito da Interculturalidade CrÃtica, servimo-nos dos aportes deixados por Walsh (2008), Fleuri (1998), Figueiredo (2009b). Como contribuiÃÃo da Ancestralidade Tapeba para o fazer e o pensar em EducaÃÃo Ambiental DialÃgica, podemos dizer que os saberes ancestrais ultrapassam o entendimento de meros registros histÃricos e sÃo sentidos como guardiÃes da sabedoria de todo um povo, conotando, tambÃm, ensinamentos para a convivÃncia em grupo. Esses saberes revelam que o trato com o ambiente deve se dar de forma afetiva a partir do respeito, do cuidado e da valorizaÃÃo. AlÃm disso, a Ancestralidade Tapeba acredita numa relaÃÃo horizontal entre todos os elementos da natureza, na qual o amor à cultivado, sendo todos essenciais a uma vida em harmonia. O TorÃ, por sua vez, à um exemplo de coesÃo, organizaÃÃo dos participantes e sua conexÃo com a espiritualidade, fundamental para uma prÃtica educativa nesse Ãmbito. Os indÃgenas tÃm a sabedoria e a paciÃncia de acatar o tempo natural do ciclo da vida, esperando o melhor momento para realizar suas atividades de pesca, caÃa e plantio. AlÃm disso, ensinam a ter o ambiente como parceiro, demonstrando preocupaÃÃo com as geraÃÃes futuras.
id UFC_a4f6395257b79b2dd178848b21e1e0c5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5788
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgicaAncient Indigenous Knowledge of the Tapebas located in Caucaia-Ce: contributions and dialogue with Dialogic Environmental Education2012-09-13JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Sandra HaydÃe Petit61954551304Ana Maria Bezerra de Almeida34453791500http://lattes.cnpq.br/1344537915587640 00991693396http://lattes.cnpq.br/0228694470557283Ana Karolina Pessoa Bastos XimenesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSaberes Ancestrais IndÃgenas EducaÃÃo Ambiental DialÃgica Identidade Colonialidade/Descolonialidade Interculturalidade CrÃtica TapebaSaberes Ancestrais IndÃgenas EducaÃÃo Ambiental DialÃgica Identidade Colonialidade/Descolonialidade Interculturalidade CrÃtica TapebaAncient Indigenous Knowledge Dialogic Environmental Education Identity Coloniality/Decoloniality Critical Interculturality TapebaAncient Indigenous Knowledge Dialogic Environmental Education Identity Coloniality/Decoloniality Critical Interculturality TapebaEDUCACAOA EducaÃÃo Ambiental DialÃgica busca a inserÃÃo dos saberes populares na construÃÃo de uma prÃxis crÃtica, reveladora de uma nova forma de conceber o conhecimento. Dessa forma, os indÃgenas, diante de sua tradiÃÃo cultural ancestral, mostram que tÃm muito a colaborar com a tessitura de prÃticas educativas ambientais. Nesta pesquisa tenho como objetivo discutir como os saberes ancestrais dos Tapeba de Caucaia (CE) podem contribuir e dialogar com a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica. Nesse sentido, esta pesquisa nasceu com o propÃsito de colocar em cena e em relaÃÃes igualitÃrias as lÃgicas, prÃticas e modos culturais diversos de pensar, atuar e viver desse povo, de modo que possamos atentÃ-las de forma solidÃria. A pesquisa à qualitativa (MINAYO, 2007), de carÃter etnogrÃfico (GEERTZ, 2008). A maior coleta de dados se deu a partir da relaÃÃo, do estar com eles, dentro de suas realidades. Ainda assim, contei com a realizaÃÃo de entrevistas, narrativas orais e do CÃrculo DialÃgico (FIGUEIREDO, 2012), resultado da alianÃa entre o CÃrculo de Cultura proposto por Paulo Freire e o CÃrculo DialÃgico-Afetivo EcobiogrÃfico, sinteticamente chamado de CÃrculo EcobiogrÃfico, abordagem construÃda por Ferreira (2011). Paulo Freire està enraizado em todas as partes deste trabalho, por meio de suas contribuiÃÃes teÃricas e prÃticas. A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica (FIGUEIREDO, 2007) toma para si os aportes deixados por esse autor e dialoga com a EducaÃÃo Ambiental CrÃtica para, assim, nascer de maneira sÃlida e sensÃvel ao cenÃrio educacional, social e polÃtico. A Perspectiva Eco-Relacional, desenvolvida por Figueiredo (2007), aponta para o horizonte da relaÃÃo afetiva com o ambiente. Ciampa (2004; 2005) deu preciosa contribuiÃÃo ao servir de suporte para a reflexÃo e entendimento sobre a questÃo da identidade. Por sua vez, AnÃbal Quijano (1993; 2005; 2010), Walsh (2008) e Figueiredo (2009; 2010) foram essenciais para a discussÃo acerca da colonialidade/descolonialidade. Jà para tratarmos a respeito da Interculturalidade CrÃtica, servimo-nos dos aportes deixados por Walsh (2008), Fleuri (1998), Figueiredo (2009b). Como contribuiÃÃo da Ancestralidade Tapeba para o fazer e o pensar em EducaÃÃo Ambiental DialÃgica, podemos dizer que os saberes ancestrais ultrapassam o entendimento de meros registros histÃricos e sÃo sentidos como guardiÃes da sabedoria de todo um povo, conotando, tambÃm, ensinamentos para a convivÃncia em grupo. Esses saberes revelam que o trato com o ambiente deve se dar de forma afetiva a partir do respeito, do cuidado e da valorizaÃÃo. AlÃm disso, a Ancestralidade Tapeba acredita numa relaÃÃo horizontal entre todos os elementos da natureza, na qual o amor à cultivado, sendo todos essenciais a uma vida em harmonia. O TorÃ, por sua vez, à um exemplo de coesÃo, organizaÃÃo dos participantes e sua conexÃo com a espiritualidade, fundamental para uma prÃtica educativa nesse Ãmbito. Os indÃgenas tÃm a sabedoria e a paciÃncia de acatar o tempo natural do ciclo da vida, esperando o melhor momento para realizar suas atividades de pesca, caÃa e plantio. AlÃm disso, ensinam a ter o ambiente como parceiro, demonstrando preocupaÃÃo com as geraÃÃes futuras. Dialogic Environmental Education seeks to include indigenous values and knowledge in the construction of a critical praxis that reveals a new way of conceiving knowledge. In this manner, indigenous peoples, given their ancient cultural tradition, can contribute greatly to the fabric of environmental educational practices. In this thesis I discuss how the ancient knowledge of the Tapebas located in Caucaia (CE) can contribute and dialogue with Dialogic Environmental Education. In this manner, this research project was born out of the intent to apply egalitarian logical relations to diverse cultural practices and ways of thinking, acting, and living as a means of approaching these relations in a unified and supportive fashion. The research is both qualitative (MINAYO, 2007) and ethnographic (GEERTZ, 2008). For the most part, data collection occurred through the development of a relationship with the Tapebas, within their daily living conditions. At the same time, I also utilize interviews, narratives, and the âDialogic Circleâ (FIGUEIREDO, 2012), a juxtaposition of the Cultural Circle proposed by Paulo Freire and the Ecobiographical Affective-Dialogic Circle (a term frequently shortened to âEcobiographical Circleâ) (FERREIRA, 2011). This research project is indebted to Freireâs practical and theoretical contributions. Environmental Dialogic Education (FIGUEIREDO, 2007) not only utilizes his theoretical background, but it also dialogues with Critical Environmental Education in order to be accurately applied to a given socio-political and educational setting. The Eco-Relational Perspective developed by Figueiredo (2007) combines the affective relationship perspective with the environment. Ciampa (2004; 2005) has also made an important contribution by establishing the basis for reflecting and understanding the concept of identity. Additionally, AnÃbal Quijano (1993; 2005; 2010), Walsh (2008), and Figueiredo (2009; 2010) were of paramount importance to the discussion of coloniality/decoloniality. Finally, in order to approach Critical Interculturality, this study benefits from the theoretical background offered by Walsh (2008), Fleuri (1998), and Figueiredo (2009b). Ancestral Tapeba contributions regarding acting and thinking in Dialogic Environmental Education are essential for harmonious living in three ways. First, ancient knowledges go beyond mere historical registers and are stores of knowledge for an entire people; these different forms of knowledge also act as guidelines for community cooperation. Second, the Tapeba create an affective relationship with the environment stemming from respect, care, and valorization. Finally, Tapeba ancestry believes in a horizontal relationship between all elements of nature in which love is cultivated. In this context, the Torà ritual is an example of cohesion, participant organization, and spiritual connection, all essential values to such an educational practice. In addition to demonstrating patience and knowledge in daily activities such as fishing, hunting, and harvesting, the Tapebas teach us how to coexist with the environment by expressing concern with future generations.   FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8349application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:29Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ancient Indigenous Knowledge of the Tapebas located in Caucaia-Ce: contributions and dialogue with Dialogic Environmental Education
title Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica
spellingShingle Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica
Ana Karolina Pessoa Bastos Ximenes
Saberes Ancestrais IndÃgenas
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Identidade
Colonialidade/Descolonialidade
Interculturalidade CrÃtica
Tapeba
Saberes Ancestrais IndÃgenas
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Identidade
Colonialidade/Descolonialidade
Interculturalidade CrÃtica
Tapeba
Ancient Indigenous Knowledge
Dialogic Environmental Education
Identity
Coloniality/Decoloniality
Critical Interculturality
Tapeba
Ancient Indigenous Knowledge
Dialogic Environmental Education
Identity
Coloniality/Decoloniality
Critical Interculturality
Tapeba
EDUCACAO
title_short Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica
title_full Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica
title_fullStr Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica
title_full_unstemmed Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica
title_sort Saberes ancestrais indÃgenas dos Tapebas de Caucaia-Ce.: contribuiÃÃes e diÃlogos com a educaÃÃo ambiental dialÃgica
author Ana Karolina Pessoa Bastos Ximenes
author_facet Ana Karolina Pessoa Bastos Ximenes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra HaydÃe Petit
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 61954551304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Bezerra de Almeida
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 34453791500
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1344537915587640
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00991693396
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0228694470557283
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Karolina Pessoa Bastos Ximenes
contributor_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Sandra HaydÃe Petit
Ana Maria Bezerra de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Ancestrais IndÃgenas
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Identidade
Colonialidade/Descolonialidade
Interculturalidade CrÃtica
Tapeba
Saberes Ancestrais IndÃgenas
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Identidade
Colonialidade/Descolonialidade
Interculturalidade CrÃtica
Tapeba
topic Saberes Ancestrais IndÃgenas
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Identidade
Colonialidade/Descolonialidade
Interculturalidade CrÃtica
Tapeba
Saberes Ancestrais IndÃgenas
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Identidade
Colonialidade/Descolonialidade
Interculturalidade CrÃtica
Tapeba
Ancient Indigenous Knowledge
Dialogic Environmental Education
Identity
Coloniality/Decoloniality
Critical Interculturality
Tapeba
Ancient Indigenous Knowledge
Dialogic Environmental Education
Identity
Coloniality/Decoloniality
Critical Interculturality
Tapeba
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Ancient Indigenous Knowledge
Dialogic Environmental Education
Identity
Coloniality/Decoloniality
Critical Interculturality
Tapeba
Ancient Indigenous Knowledge
Dialogic Environmental Education
Identity
Coloniality/Decoloniality
Critical Interculturality
Tapeba
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica busca a inserÃÃo dos saberes populares na construÃÃo de uma prÃxis crÃtica, reveladora de uma nova forma de conceber o conhecimento. Dessa forma, os indÃgenas, diante de sua tradiÃÃo cultural ancestral, mostram que tÃm muito a colaborar com a tessitura de prÃticas educativas ambientais. Nesta pesquisa tenho como objetivo discutir como os saberes ancestrais dos Tapeba de Caucaia (CE) podem contribuir e dialogar com a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica. Nesse sentido, esta pesquisa nasceu com o propÃsito de colocar em cena e em relaÃÃes igualitÃrias as lÃgicas, prÃticas e modos culturais diversos de pensar, atuar e viver desse povo, de modo que possamos atentÃ-las de forma solidÃria. A pesquisa à qualitativa (MINAYO, 2007), de carÃter etnogrÃfico (GEERTZ, 2008). A maior coleta de dados se deu a partir da relaÃÃo, do estar com eles, dentro de suas realidades. Ainda assim, contei com a realizaÃÃo de entrevistas, narrativas orais e do CÃrculo DialÃgico (FIGUEIREDO, 2012), resultado da alianÃa entre o CÃrculo de Cultura proposto por Paulo Freire e o CÃrculo DialÃgico-Afetivo EcobiogrÃfico, sinteticamente chamado de CÃrculo EcobiogrÃfico, abordagem construÃda por Ferreira (2011). Paulo Freire està enraizado em todas as partes deste trabalho, por meio de suas contribuiÃÃes teÃricas e prÃticas. A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica (FIGUEIREDO, 2007) toma para si os aportes deixados por esse autor e dialoga com a EducaÃÃo Ambiental CrÃtica para, assim, nascer de maneira sÃlida e sensÃvel ao cenÃrio educacional, social e polÃtico. A Perspectiva Eco-Relacional, desenvolvida por Figueiredo (2007), aponta para o horizonte da relaÃÃo afetiva com o ambiente. Ciampa (2004; 2005) deu preciosa contribuiÃÃo ao servir de suporte para a reflexÃo e entendimento sobre a questÃo da identidade. Por sua vez, AnÃbal Quijano (1993; 2005; 2010), Walsh (2008) e Figueiredo (2009; 2010) foram essenciais para a discussÃo acerca da colonialidade/descolonialidade. Jà para tratarmos a respeito da Interculturalidade CrÃtica, servimo-nos dos aportes deixados por Walsh (2008), Fleuri (1998), Figueiredo (2009b). Como contribuiÃÃo da Ancestralidade Tapeba para o fazer e o pensar em EducaÃÃo Ambiental DialÃgica, podemos dizer que os saberes ancestrais ultrapassam o entendimento de meros registros histÃricos e sÃo sentidos como guardiÃes da sabedoria de todo um povo, conotando, tambÃm, ensinamentos para a convivÃncia em grupo. Esses saberes revelam que o trato com o ambiente deve se dar de forma afetiva a partir do respeito, do cuidado e da valorizaÃÃo. AlÃm disso, a Ancestralidade Tapeba acredita numa relaÃÃo horizontal entre todos os elementos da natureza, na qual o amor à cultivado, sendo todos essenciais a uma vida em harmonia. O TorÃ, por sua vez, à um exemplo de coesÃo, organizaÃÃo dos participantes e sua conexÃo com a espiritualidade, fundamental para uma prÃtica educativa nesse Ãmbito. Os indÃgenas tÃm a sabedoria e a paciÃncia de acatar o tempo natural do ciclo da vida, esperando o melhor momento para realizar suas atividades de pesca, caÃa e plantio. AlÃm disso, ensinam a ter o ambiente como parceiro, demonstrando preocupaÃÃo com as geraÃÃes futuras.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Dialogic Environmental Education seeks to include indigenous values and knowledge in the construction of a critical praxis that reveals a new way of conceiving knowledge. In this manner, indigenous peoples, given their ancient cultural tradition, can contribute greatly to the fabric of environmental educational practices. In this thesis I discuss how the ancient knowledge of the Tapebas located in Caucaia (CE) can contribute and dialogue with Dialogic Environmental Education. In this manner, this research project was born out of the intent to apply egalitarian logical relations to diverse cultural practices and ways of thinking, acting, and living as a means of approaching these relations in a unified and supportive fashion. The research is both qualitative (MINAYO, 2007) and ethnographic (GEERTZ, 2008). For the most part, data collection occurred through the development of a relationship with the Tapebas, within their daily living conditions. At the same time, I also utilize interviews, narratives, and the âDialogic Circleâ (FIGUEIREDO, 2012), a juxtaposition of the Cultural Circle proposed by Paulo Freire and the Ecobiographical Affective-Dialogic Circle (a term frequently shortened to âEcobiographical Circleâ) (FERREIRA, 2011). This research project is indebted to Freireâs practical and theoretical contributions. Environmental Dialogic Education (FIGUEIREDO, 2007) not only utilizes his theoretical background, but it also dialogues with Critical Environmental Education in order to be accurately applied to a given socio-political and educational setting. The Eco-Relational Perspective developed by Figueiredo (2007) combines the affective relationship perspective with the environment. Ciampa (2004; 2005) has also made an important contribution by establishing the basis for reflecting and understanding the concept of identity. Additionally, AnÃbal Quijano (1993; 2005; 2010), Walsh (2008), and Figueiredo (2009; 2010) were of paramount importance to the discussion of coloniality/decoloniality. Finally, in order to approach Critical Interculturality, this study benefits from the theoretical background offered by Walsh (2008), Fleuri (1998), and Figueiredo (2009b). Ancestral Tapeba contributions regarding acting and thinking in Dialogic Environmental Education are essential for harmonious living in three ways. First, ancient knowledges go beyond mere historical registers and are stores of knowledge for an entire people; these different forms of knowledge also act as guidelines for community cooperation. Second, the Tapeba create an affective relationship with the environment stemming from respect, care, and valorization. Finally, Tapeba ancestry believes in a horizontal relationship between all elements of nature in which love is cultivated. In this context, the Torà ritual is an example of cohesion, participant organization, and spiritual connection, all essential values to such an educational practice. In addition to demonstrating patience and knowledge in daily activities such as fishing, hunting, and harvesting, the Tapebas teach us how to coexist with the environment by expressing concern with future generations.  
description A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica busca a inserÃÃo dos saberes populares na construÃÃo de uma prÃxis crÃtica, reveladora de uma nova forma de conceber o conhecimento. Dessa forma, os indÃgenas, diante de sua tradiÃÃo cultural ancestral, mostram que tÃm muito a colaborar com a tessitura de prÃticas educativas ambientais. Nesta pesquisa tenho como objetivo discutir como os saberes ancestrais dos Tapeba de Caucaia (CE) podem contribuir e dialogar com a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica. Nesse sentido, esta pesquisa nasceu com o propÃsito de colocar em cena e em relaÃÃes igualitÃrias as lÃgicas, prÃticas e modos culturais diversos de pensar, atuar e viver desse povo, de modo que possamos atentÃ-las de forma solidÃria. A pesquisa à qualitativa (MINAYO, 2007), de carÃter etnogrÃfico (GEERTZ, 2008). A maior coleta de dados se deu a partir da relaÃÃo, do estar com eles, dentro de suas realidades. Ainda assim, contei com a realizaÃÃo de entrevistas, narrativas orais e do CÃrculo DialÃgico (FIGUEIREDO, 2012), resultado da alianÃa entre o CÃrculo de Cultura proposto por Paulo Freire e o CÃrculo DialÃgico-Afetivo EcobiogrÃfico, sinteticamente chamado de CÃrculo EcobiogrÃfico, abordagem construÃda por Ferreira (2011). Paulo Freire està enraizado em todas as partes deste trabalho, por meio de suas contribuiÃÃes teÃricas e prÃticas. A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica (FIGUEIREDO, 2007) toma para si os aportes deixados por esse autor e dialoga com a EducaÃÃo Ambiental CrÃtica para, assim, nascer de maneira sÃlida e sensÃvel ao cenÃrio educacional, social e polÃtico. A Perspectiva Eco-Relacional, desenvolvida por Figueiredo (2007), aponta para o horizonte da relaÃÃo afetiva com o ambiente. Ciampa (2004; 2005) deu preciosa contribuiÃÃo ao servir de suporte para a reflexÃo e entendimento sobre a questÃo da identidade. Por sua vez, AnÃbal Quijano (1993; 2005; 2010), Walsh (2008) e Figueiredo (2009; 2010) foram essenciais para a discussÃo acerca da colonialidade/descolonialidade. Jà para tratarmos a respeito da Interculturalidade CrÃtica, servimo-nos dos aportes deixados por Walsh (2008), Fleuri (1998), Figueiredo (2009b). Como contribuiÃÃo da Ancestralidade Tapeba para o fazer e o pensar em EducaÃÃo Ambiental DialÃgica, podemos dizer que os saberes ancestrais ultrapassam o entendimento de meros registros histÃricos e sÃo sentidos como guardiÃes da sabedoria de todo um povo, conotando, tambÃm, ensinamentos para a convivÃncia em grupo. Esses saberes revelam que o trato com o ambiente deve se dar de forma afetiva a partir do respeito, do cuidado e da valorizaÃÃo. AlÃm disso, a Ancestralidade Tapeba acredita numa relaÃÃo horizontal entre todos os elementos da natureza, na qual o amor à cultivado, sendo todos essenciais a uma vida em harmonia. O TorÃ, por sua vez, à um exemplo de coesÃo, organizaÃÃo dos participantes e sua conexÃo com a espiritualidade, fundamental para uma prÃtica educativa nesse Ãmbito. Os indÃgenas tÃm a sabedoria e a paciÃncia de acatar o tempo natural do ciclo da vida, esperando o melhor momento para realizar suas atividades de pesca, caÃa e plantio. AlÃm disso, ensinam a ter o ambiente como parceiro, demonstrando preocupaÃÃo com as geraÃÃes futuras.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8349
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295164701081600