IntervenÃÃo educativa para o autocuidado com os pÃs de idosos com diabetes mellitus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15103 |
Resumo: | O pà diabÃtico à uma das complicaÃÃes do Diabetes Mellitus (DM) e acomete de forma significativa a populaÃÃo idosa com DM, desta forma, desenvolver aÃÃes de prevenÃÃo e estÃmulo ao autocuidado com os pÃs à fundamental para prevenir tal complicaÃÃo. Objetivou-se avaliar a eficÃcia de uma intervenÃÃo educativa para o autocuidado com os pÃs de idosos com DM. Estudo do tipo quase experimental, realizado com dois grupos: Grupo Experimental (GE) e no Grupo Controle (GC), com realizaÃÃo de prÃ-teste e pÃs-teste. O estudo foi realizado de marÃo de 2014 a janeiro de 2015, na cidade de Fortaleza-CE, em duas unidades de atenÃÃo primÃria de saÃde. A amostra foi composta por 150 idosos, 93 no GE e 57 no GC, porÃm concluÃram todas as fases do estudo 103 idosos, sendo 53 do GE e 50 GC. Para a coleta de dados, utilizaram-se o FormulÃrio SociodemogrÃfico e ClÃnico; a Ficha de AvaliaÃÃo de Risco para o pà diabÃtico, o QuestionÃrio para o Autocuidado em Diabetes (QAD), a Escala de AvaliaÃÃo da Capacidade para o Autocuidado (ASA-A), o QuestionÃrio sobre o conhecimento e comportamento para cuidados essenciais com o pÃ. Para intervenÃÃo foram usados dois Ãlbuns seriados, um sobre tratamento para DM e o Ãlbum âVamos pegar no pà com amor e carinhoâ. Os aspectos Ãticos da resoluÃÃo 466/12 foram respeitados em todas as fases do estudo. Os resultados mostraram que a mÃdia da idade foi de 68,71 (Â6,10) anos, sendo 81,3% do sexo feminino, grau de escolaridade com mÃdia de 6,04 (Â4,27) anos de estudos, 74% possuÃam renda individual e familiar variando de 1 a 2 salÃrios mÃnimos. A mÃdia do tempo de diagnÃstico foi de 9,56 anos, 50,7% possuÃam hipertensÃo, 93,3% faziam uso de antidiabÃtico oral, 64% usavam insulina, 34,7% realizavam atividade fÃsica. ApÃs a intervenÃÃo educativa no GE, houve aumento do autocuidado em diabetes relacionado à alimentaÃÃo saudÃvel, orientaÃÃo alimentar e ao exame dos pÃs. Quanto ao conhecimento sobre o cuidado com os pÃs, apresentaram significÃncia estatÃstica o exame dos pÃs, com relaÃÃo à utilizaÃÃo de cinta-liga, o que se deve usar para enxugar os pÃs, retirada de cutÃcula, horÃrio adequado para comprar sapatos, o que se deve utilizar para esfregar os pÃs, tipo de meia indicada, sobre as caracterÃsticas das meias, utilizaÃÃo de hidrantes nos pÃs e aspecto interno do sapato, no GC, nenhum aspecto houve significÃncia estatÃstica. No que diz respeito ao comportamento para cuidado com os pÃs, no GE, apresentou mudanÃa comportamental sobre a lavagem e hidrataÃÃo dos pÃs, aspecto interno do sapato, retirada da cutÃcula e exame dos pÃs, no GC, um nÃmero representativo de participantes passou a examinar os pÃs. Conclui-se que a intervenÃÃo educativa favoreceu o aumento do autocuidado com os pÃs dos idosos com DM em diversos aspectos avaliados apÃs intervenÃÃo. Ressalta-se a importÃncia do desenvolvimento de atividades grupais desenvolvidas pelos enfermeiros dirigidas aos idosos na atenÃÃo primÃria, considerando as particularidades desta faixa etÃria, principalmente voltadas para a prevenÃÃo de incapacidades e complicaÃÃes relacionadas Ãs doenÃas crÃnicas, em particular, o DM. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisIntervenÃÃo educativa para o autocuidado com os pÃs de idosos com diabetes mellitusEducational intervention for self care with the feet of elderly patients with diabetes mellitus2015-07-31Maria Josefina da Silva34866396768http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783290H3.jsp?id=K4788177A9Marcio FlÃvio Dutra Moraes10960946800http://lattes.cnpq.br/3132451355090021Ana Maria Parente Garcia Alencar41602455449Roseanne Montargil Rocha7089205959199343088353MarÃlia Braga MarquesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBREnfermagemdiabetes mellitusdiabetic foot nursery intervention studies ENFERMAGEMO pà diabÃtico à uma das complicaÃÃes do Diabetes Mellitus (DM) e acomete de forma significativa a populaÃÃo idosa com DM, desta forma, desenvolver aÃÃes de prevenÃÃo e estÃmulo ao autocuidado com os pÃs à fundamental para prevenir tal complicaÃÃo. Objetivou-se avaliar a eficÃcia de uma intervenÃÃo educativa para o autocuidado com os pÃs de idosos com DM. Estudo do tipo quase experimental, realizado com dois grupos: Grupo Experimental (GE) e no Grupo Controle (GC), com realizaÃÃo de prÃ-teste e pÃs-teste. O estudo foi realizado de marÃo de 2014 a janeiro de 2015, na cidade de Fortaleza-CE, em duas unidades de atenÃÃo primÃria de saÃde. A amostra foi composta por 150 idosos, 93 no GE e 57 no GC, porÃm concluÃram todas as fases do estudo 103 idosos, sendo 53 do GE e 50 GC. Para a coleta de dados, utilizaram-se o FormulÃrio SociodemogrÃfico e ClÃnico; a Ficha de AvaliaÃÃo de Risco para o pà diabÃtico, o QuestionÃrio para o Autocuidado em Diabetes (QAD), a Escala de AvaliaÃÃo da Capacidade para o Autocuidado (ASA-A), o QuestionÃrio sobre o conhecimento e comportamento para cuidados essenciais com o pÃ. Para intervenÃÃo foram usados dois Ãlbuns seriados, um sobre tratamento para DM e o Ãlbum âVamos pegar no pà com amor e carinhoâ. Os aspectos Ãticos da resoluÃÃo 466/12 foram respeitados em todas as fases do estudo. Os resultados mostraram que a mÃdia da idade foi de 68,71 (Â6,10) anos, sendo 81,3% do sexo feminino, grau de escolaridade com mÃdia de 6,04 (Â4,27) anos de estudos, 74% possuÃam renda individual e familiar variando de 1 a 2 salÃrios mÃnimos. A mÃdia do tempo de diagnÃstico foi de 9,56 anos, 50,7% possuÃam hipertensÃo, 93,3% faziam uso de antidiabÃtico oral, 64% usavam insulina, 34,7% realizavam atividade fÃsica. ApÃs a intervenÃÃo educativa no GE, houve aumento do autocuidado em diabetes relacionado à alimentaÃÃo saudÃvel, orientaÃÃo alimentar e ao exame dos pÃs. 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Ressalta-se a importÃncia do desenvolvimento de atividades grupais desenvolvidas pelos enfermeiros dirigidas aos idosos na atenÃÃo primÃria, considerando as particularidades desta faixa etÃria, principalmente voltadas para a prevenÃÃo de incapacidades e complicaÃÃes relacionadas Ãs doenÃas crÃnicas, em particular, o DM.The diabetic foot is one of the complications of Diabetes Mellitus (DM) and it significantly affects the elderly population with DM; thus developing actions for prevention and encouragement of self-care with the feet is essential to prevent such complication. The present study aimed at evaluating the effectiveness of an educational intervention for self-care with the feet of elderly people with DM. Quasi-experimental study carried out with two groups: experimental group (GE) and control group (GC), with conduction of pre-test and post-test. The study was developed from March 2014 to January 2015 in the city of Fortaleza, in two primary health care units. The sample consisted of 150 elderly, 93 in GE and 57 in CG, but 103 completed all phases of the study, 53 in GE and 50 in GC. To collect data, it was used the Sociodemographic and Clinical form; Risk Assessment Form for the diabetic foot, Diabetes Self-Care Activities Questionnaire (QAD), Appraisal of self-care agency scaleâ (ASA-A), the Questionnaire on knowledge and behavior for essential care foot. For intervention, it was used two flip charts, one on treatment for DM and another named âVamos pegar no pà com amor e carinhoâ. The ethical aspects of the Resolution 466/12 were respected at all stages of the study. The results showed that the average age was 68.71 ( 6.10) years, 81.3% female, with an average education level of 6.04 ( 4.27) years of study, 74% had individual and family income ranging from 1 to 2 minimum wages. The average time of diagnosis was 9.56 years, 50.7% had hypertension, 93.3% were using oral anti-diabetic agent, 64% used insulin, 34.7% did physical activity. After the educational intervention in the GE, there was an increase of self-care in diabetes related to healthy eating, nutritional guidance and examination of the feet. Regarding knowledge about foot care, the following points showed statistical significance: examination of the feet, use of garter belt, what should be used to wipe the feet, cuticle removal, appropriate time to buy shoes, what should be used to rub the feet, kind of indicated socks, characteristics of the socks, use of moisturizing on the feet and internal aspect of the shoe. In the GC, no aspect had statistical significance. Regarding the behavior for foot care, the GE showed behavioral change on washing and moisturizing feet, internal aspect of the shoe, cuticle removal and examination of feet; in the GC, a representative number of participants went on to examine the feet. We conclude that educational intervention favored the increase of self-care with the feet of the elderly with DM in several aspects evaluated after the intervention. It is worth highlighting the importance of developing group activities performed by nurses directed to the elderly in primary care, considering the particularities of this age group, mainly aiming at preventing disabilities and complications related to chronic diseases, in particular, the DM.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15103application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:30Zmail@mail.com - |
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