As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20468 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_a6bd4da6980a377f6f629bcc2bf1b1c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12861 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAs contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE2018-10-00Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745253887956320http://lattes.cnpq.br/4404191168102368DÃbora Aldyane Barbosa CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRContribuiÃÃo docente AvaliaÃÃo Indicador de desempenho discenteTeacher contribution Evaluation Student Performance IndicatoEDUCACAOnÃo hÃA eficiÃncia, a eficÃcia escolar e os fatores que as determinam sÃo pautas de debates entre especialistas e se constituem como elementos desafiadores para o desenvolvimento de modelos avaliativos que possibilitem estimar a contribuiÃÃo da atividade docente com base no desempenho de alunos. Desse modo, a tese intitulada: As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no municÃpio de Jaguaruana-CE avaliou a influÃncia da aÃÃo docente, em seu contexto de atuaÃÃo, sobre o desempenho discente mediante a percepÃÃo do professor em comparaÃÃo com os indicadores em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica do Ensino Fundamental em escolas pÃblicas municipais de Jaguaruana- CE. A pesquisa foi realizada com os alunos do 2Â ao 5Â ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, numa abordagem quantiqualitativa apoiada na pesquisa do tipo documental e de campo em que a discussÃo esteve fundamentada nas contribuiÃÃes de Stufflebeam (1971), tendo como referÃncia o modelo CIPP - Contexto, Insumos, Processos e Produto e os documentos oficiais que regimentam as diretrizes de formaÃÃo de professores (BRASIL, 2002, 2015), (INEP, 2014). Para estimar a contribuiÃÃo do professor com base no desempenho de alunos, recorreu-se ao uso de questionÃrio destinado aos docentes com a finalidade de avaliar o contexto, os insumos e o processo em que o ensino acontece, bem como observou-se o produto obtido pelo desempenho dos alunos obtido nos exames de diagnÃstico inicial (PAIC, 2015) e final em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica. A validade de conteÃdo dos instrumentos foi determinada pelos coeficientes de precisÃo, erro padrÃo da medida e verificaÃÃo do efeito de halo, assim como o comportamento da distribuiÃÃo dos escores nos testes em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica. Corroborando com o estudo ainda, evidenciou-se a distribuiÃÃo das variÃveis contidas no questionÃrio aplicado aos docentes por meio da estatÃstica descritiva e verificouse as relaÃÃes significativas entre as variÃveis de ambos instrumentos aplicados, para a realizaÃÃo da tÃcnica da RegressÃo Linear MÃltipla. O estudo indicou que as contribuiÃÃes do professor para o desempenho dos alunos em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica podem ser explicadas pela assiduidade do aluno, as prÃticas pedagÃgicas em que o aluno interage, experimentando diferentes aÃÃes como coleta de informaÃÃes, recorte, manipulaÃÃo, exploraÃÃo de conteÃdos para resolver problemas, bem como quanto for menor a necessidade de aperfeiÃoamento profissional sobre Metodologias de avaliaÃÃo do aluno e de formaÃÃo especÃfica para trabalhar com estudantes com deficiÃncia ou necessidades especiais. Em matemÃtica acrescentou-se, ainda, a participaÃÃo do professor em cursos e metodologias de 9 ensino em sua Ãrea de atuaÃÃo, bem como se sugere um modelo analÃtico que incorpora as variÃveis do perfil do professor, de seu contexto de atuaÃÃo e do desempenho dos alunos para investigar as contribuiÃÃes do docente no desempenho discente. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20468application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:55Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE |
title |
As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE |
spellingShingle |
As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho ContribuiÃÃo docente AvaliaÃÃo Indicador de desempenho discente Teacher contribution Evaluation Student Performance Indicato EDUCACAO |
title_short |
As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE |
title_full |
As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE |
title_fullStr |
As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE |
title_full_unstemmed |
As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE |
title_sort |
As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE |
author |
DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho |
author_facet |
DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
53887956320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4404191168102368 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho |
contributor_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ContribuiÃÃo docente AvaliaÃÃo Indicador de desempenho discente |
topic |
ContribuiÃÃo docente AvaliaÃÃo Indicador de desempenho discente Teacher contribution Evaluation Student Performance Indicato EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher contribution Evaluation Student Performance Indicato |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A eficiÃncia, a eficÃcia escolar e os fatores que as determinam sÃo pautas de debates entre especialistas e se constituem como elementos desafiadores para o desenvolvimento de modelos avaliativos que possibilitem estimar a contribuiÃÃo da atividade docente com base no desempenho de alunos. Desse modo, a tese intitulada: As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no municÃpio de Jaguaruana-CE avaliou a influÃncia da aÃÃo docente, em seu contexto de atuaÃÃo, sobre o desempenho discente mediante a percepÃÃo do professor em comparaÃÃo com os indicadores em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica do Ensino Fundamental em escolas pÃblicas municipais de Jaguaruana- CE. A pesquisa foi realizada com os alunos do 2Â ao 5Â ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, numa abordagem quantiqualitativa apoiada na pesquisa do tipo documental e de campo em que a discussÃo esteve fundamentada nas contribuiÃÃes de Stufflebeam (1971), tendo como referÃncia o modelo CIPP - Contexto, Insumos, Processos e Produto e os documentos oficiais que regimentam as diretrizes de formaÃÃo de professores (BRASIL, 2002, 2015), (INEP, 2014). Para estimar a contribuiÃÃo do professor com base no desempenho de alunos, recorreu-se ao uso de questionÃrio destinado aos docentes com a finalidade de avaliar o contexto, os insumos e o processo em que o ensino acontece, bem como observou-se o produto obtido pelo desempenho dos alunos obtido nos exames de diagnÃstico inicial (PAIC, 2015) e final em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica. A validade de conteÃdo dos instrumentos foi determinada pelos coeficientes de precisÃo, erro padrÃo da medida e verificaÃÃo do efeito de halo, assim como o comportamento da distribuiÃÃo dos escores nos testes em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica. Corroborando com o estudo ainda, evidenciou-se a distribuiÃÃo das variÃveis contidas no questionÃrio aplicado aos docentes por meio da estatÃstica descritiva e verificouse as relaÃÃes significativas entre as variÃveis de ambos instrumentos aplicados, para a realizaÃÃo da tÃcnica da RegressÃo Linear MÃltipla. O estudo indicou que as contribuiÃÃes do professor para o desempenho dos alunos em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica podem ser explicadas pela assiduidade do aluno, as prÃticas pedagÃgicas em que o aluno interage, experimentando diferentes aÃÃes como coleta de informaÃÃes, recorte, manipulaÃÃo, exploraÃÃo de conteÃdos para resolver problemas, bem como quanto for menor a necessidade de aperfeiÃoamento profissional sobre Metodologias de avaliaÃÃo do aluno e de formaÃÃo especÃfica para trabalhar com estudantes com deficiÃncia ou necessidades especiais. Em matemÃtica acrescentou-se, ainda, a participaÃÃo do professor em cursos e metodologias de 9 ensino em sua Ãrea de atuaÃÃo, bem como se sugere um modelo analÃtico que incorpora as variÃveis do perfil do professor, de seu contexto de atuaÃÃo e do desempenho dos alunos para investigar as contribuiÃÃes do docente no desempenho discente. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20468 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295239621836800 |