As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20468
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_a6bd4da6980a377f6f629bcc2bf1b1c1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12861
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAs contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE2018-10-00Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745253887956320http://lattes.cnpq.br/4404191168102368DÃbora Aldyane Barbosa CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRContribuiÃÃo docente AvaliaÃÃo Indicador de desempenho discenteTeacher contribution Evaluation Student Performance IndicatoEDUCACAOnÃo hÃA eficiÃncia, a eficÃcia escolar e os fatores que as determinam sÃo pautas de debates entre especialistas e se constituem como elementos desafiadores para o desenvolvimento de modelos avaliativos que possibilitem estimar a contribuiÃÃo da atividade docente com base no desempenho de alunos. Desse modo, a tese intitulada: As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no municÃpio de Jaguaruana-CE avaliou a influÃncia da aÃÃo docente, em seu contexto de atuaÃÃo, sobre o desempenho discente mediante a percepÃÃo do professor em comparaÃÃo com os indicadores em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica do Ensino Fundamental em escolas pÃblicas municipais de Jaguaruana- CE. A pesquisa foi realizada com os alunos do 2Â ao 5Â ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, numa abordagem quantiqualitativa apoiada na pesquisa do tipo documental e de campo em que a discussÃo esteve fundamentada nas contribuiÃÃes de Stufflebeam (1971), tendo como referÃncia o modelo CIPP - Contexto, Insumos, Processos e Produto e os documentos oficiais que regimentam as diretrizes de formaÃÃo de professores (BRASIL, 2002, 2015), (INEP, 2014). Para estimar a contribuiÃÃo do professor com base no desempenho de alunos, recorreu-se ao uso de questionÃrio destinado aos docentes com a finalidade de avaliar o contexto, os insumos e o processo em que o ensino acontece, bem como observou-se o produto obtido pelo desempenho dos alunos obtido nos exames de diagnÃstico inicial (PAIC, 2015) e final em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica. A validade de conteÃdo dos instrumentos foi determinada pelos coeficientes de precisÃo, erro padrÃo da medida e verificaÃÃo do efeito de halo, assim como o comportamento da distribuiÃÃo dos escores nos testes em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica. Corroborando com o estudo ainda, evidenciou-se a distribuiÃÃo das variÃveis contidas no questionÃrio aplicado aos docentes por meio da estatÃstica descritiva e verificouse as relaÃÃes significativas entre as variÃveis de ambos instrumentos aplicados, para a realizaÃÃo da tÃcnica da RegressÃo Linear MÃltipla. O estudo indicou que as contribuiÃÃes do professor para o desempenho dos alunos em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica podem ser explicadas pela assiduidade do aluno, as prÃticas pedagÃgicas em que o aluno interage, experimentando diferentes aÃÃes como coleta de informaÃÃes, recorte, manipulaÃÃo, exploraÃÃo de conteÃdos para resolver problemas, bem como quanto for menor a necessidade de aperfeiÃoamento profissional sobre Metodologias de avaliaÃÃo do aluno e de formaÃÃo especÃfica para trabalhar com estudantes com deficiÃncia ou necessidades especiais. Em matemÃtica acrescentou-se, ainda, a participaÃÃo do professor em cursos e metodologias de 9 ensino em sua Ãrea de atuaÃÃo, bem como se sugere um modelo analÃtico que incorpora as variÃveis do perfil do professor, de seu contexto de atuaÃÃo e do desempenho dos alunos para investigar as contribuiÃÃes do docente no desempenho discente. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20468application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
title As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
spellingShingle As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
ContribuiÃÃo docente
AvaliaÃÃo
Indicador de desempenho discente
Teacher contribution
Evaluation
Student Performance Indicato
EDUCACAO
title_short As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
title_full As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
title_fullStr As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
title_full_unstemmed As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
title_sort As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municÃpio de Jaguaruana-CE
author DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
author_facet DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 53887956320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4404191168102368
dc.contributor.author.fl_str_mv DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.subject.por.fl_str_mv ContribuiÃÃo docente
AvaliaÃÃo
Indicador de desempenho discente
topic ContribuiÃÃo docente
AvaliaÃÃo
Indicador de desempenho discente
Teacher contribution
Evaluation
Student Performance Indicato
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher contribution
Evaluation
Student Performance Indicato
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A eficiÃncia, a eficÃcia escolar e os fatores que as determinam sÃo pautas de debates entre especialistas e se constituem como elementos desafiadores para o desenvolvimento de modelos avaliativos que possibilitem estimar a contribuiÃÃo da atividade docente com base no desempenho de alunos. Desse modo, a tese intitulada: As contribuiÃÃes da aÃÃo docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no municÃpio de Jaguaruana-CE avaliou a influÃncia da aÃÃo docente, em seu contexto de atuaÃÃo, sobre o desempenho discente mediante a percepÃÃo do professor em comparaÃÃo com os indicadores em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica do Ensino Fundamental em escolas pÃblicas municipais de Jaguaruana- CE. A pesquisa foi realizada com os alunos do 2Â ao 5Â ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, numa abordagem quantiqualitativa apoiada na pesquisa do tipo documental e de campo em que a discussÃo esteve fundamentada nas contribuiÃÃes de Stufflebeam (1971), tendo como referÃncia o modelo CIPP - Contexto, Insumos, Processos e Produto e os documentos oficiais que regimentam as diretrizes de formaÃÃo de professores (BRASIL, 2002, 2015), (INEP, 2014). Para estimar a contribuiÃÃo do professor com base no desempenho de alunos, recorreu-se ao uso de questionÃrio destinado aos docentes com a finalidade de avaliar o contexto, os insumos e o processo em que o ensino acontece, bem como observou-se o produto obtido pelo desempenho dos alunos obtido nos exames de diagnÃstico inicial (PAIC, 2015) e final em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica. A validade de conteÃdo dos instrumentos foi determinada pelos coeficientes de precisÃo, erro padrÃo da medida e verificaÃÃo do efeito de halo, assim como o comportamento da distribuiÃÃo dos escores nos testes em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica. Corroborando com o estudo ainda, evidenciou-se a distribuiÃÃo das variÃveis contidas no questionÃrio aplicado aos docentes por meio da estatÃstica descritiva e verificouse as relaÃÃes significativas entre as variÃveis de ambos instrumentos aplicados, para a realizaÃÃo da tÃcnica da RegressÃo Linear MÃltipla. O estudo indicou que as contribuiÃÃes do professor para o desempenho dos alunos em LÃngua Portuguesa e MatemÃtica podem ser explicadas pela assiduidade do aluno, as prÃticas pedagÃgicas em que o aluno interage, experimentando diferentes aÃÃes como coleta de informaÃÃes, recorte, manipulaÃÃo, exploraÃÃo de conteÃdos para resolver problemas, bem como quanto for menor a necessidade de aperfeiÃoamento profissional sobre Metodologias de avaliaÃÃo do aluno e de formaÃÃo especÃfica para trabalhar com estudantes com deficiÃncia ou necessidades especiais. Em matemÃtica acrescentou-se, ainda, a participaÃÃo do professor em cursos e metodologias de 9 ensino em sua Ãrea de atuaÃÃo, bem como se sugere um modelo analÃtico que incorpora as variÃveis do perfil do professor, de seu contexto de atuaÃÃo e do desempenho dos alunos para investigar as contribuiÃÃes do docente no desempenho discente.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20468
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295239621836800