AvaliaÃÃo da aplicaÃÃo das boas prÃticas de laboratÃrio e sistemas da qualidade, em InstituiÃÃes PÃblicas de Pesquisa e Ensino Superior na Ãrea de SaÃde no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernestina Maria Nunes CamurÃa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=182
Resumo: Este trabalho teve como objetivo incentivar a implantaÃÃo de tÃcnicas de gerenciamento e procedimentos de boas prÃticas de laboratÃrio junto a Rede Brasileira de LaboratÃrios - REBLAS a partir da avaliaÃÃo de diagnÃstico situacional, a qual foi realizada atravÃs da aplicaÃÃo de questionÃrios em laboratÃrios de instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior e pesquisa na Ãrea da saÃde em quatro capitais brasileiras. Metodologia: A pesquisa de campo foi realizada atravÃs de visitas em laboratÃrios de instituiÃÃes de ensino superior e pesquisa para diagnosticar a situaÃÃo dos mesmos por meio de entrevistas com aplicaÃÃo de questionÃrios. O tamanho da amostra foi estabelecido em cinqÃenta (50) pesquisadores, distribuÃdos em instituiÃÃes de ensino e pesquisa de quatro (04) capitais brasileiras. Em cada instituiÃÃo foram selecionados laboratÃrios e identificados os pesquisadores responsÃveis para serem entrevistados. Em seguida foi elaborado um diagnÃstico situacional dos laboratÃrios atravÃs dos quais foram comparados modelos de boas prÃticas de laboratÃrio previamente existentes na literatura com aqueles dos laboratÃrios entrevistados, os quais foram avaliados e conduzidos sob sigilo absoluto, de modo a manter a integridade dos laboratÃrios e instituiÃÃes em questÃo. Resultados: atravÃs do diagnÃstico situacional dos laboratÃrios foram desenvolvidos modelos de procedimentos de boas prÃticas de laboratÃrio e garantia da qualidade (procedimentos operacionais padrÃo e formulÃrios), os quais poderÃo ser implantados e implementados em laboratÃrios de instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior e pesquisa existente no Brasil. ConclusÃo: As concepÃÃes teÃricas que fundamentaram a dissertaÃÃo foram analisadas e comparadas com as pesquisas teÃricas e de campo e viabilizaram a escolha e elaboraÃÃo de tÃcnicas de gerenciamento e procedimentos padronizados em funÃÃo do diagnÃstico situacional dos laboratÃrios entrevistados. Isso poderà refletir na comunidade cientÃfica uma confiabilidade em decorrÃncia da implantaÃÃo de procedimentos e tÃcnicas padronizadas e no futuro permitirà que os laboratÃrios possam ser credenciados na - REBLAS, conferindo seguranÃa aos pesquisadores, bem como, reprodutibilidade dos resultados.
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Metodologia: A pesquisa de campo foi realizada atravÃs de visitas em laboratÃrios de instituiÃÃes de ensino superior e pesquisa para diagnosticar a situaÃÃo dos mesmos por meio de entrevistas com aplicaÃÃo de questionÃrios. O tamanho da amostra foi estabelecido em cinqÃenta (50) pesquisadores, distribuÃdos em instituiÃÃes de ensino e pesquisa de quatro (04) capitais brasileiras. Em cada instituiÃÃo foram selecionados laboratÃrios e identificados os pesquisadores responsÃveis para serem entrevistados. Em seguida foi elaborado um diagnÃstico situacional dos laboratÃrios atravÃs dos quais foram comparados modelos de boas prÃticas de laboratÃrio previamente existentes na literatura com aqueles dos laboratÃrios entrevistados, os quais foram avaliados e conduzidos sob sigilo absoluto, de modo a manter a integridade dos laboratÃrios e instituiÃÃes em questÃo. Resultados: atravÃs do diagnÃstico situacional dos laboratÃrios foram desenvolvidos modelos de procedimentos de boas prÃticas de laboratÃrio e garantia da qualidade (procedimentos operacionais padrÃo e formulÃrios), os quais poderÃo ser implantados e implementados em laboratÃrios de instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior e pesquisa existente no Brasil. ConclusÃo: As concepÃÃes teÃricas que fundamentaram a dissertaÃÃo foram analisadas e comparadas com as pesquisas teÃricas e de campo e viabilizaram a escolha e elaboraÃÃo de tÃcnicas de gerenciamento e procedimentos padronizados em funÃÃo do diagnÃstico situacional dos laboratÃrios entrevistados. Isso poderà refletir na comunidade cientÃfica uma confiabilidade em decorrÃncia da implantaÃÃo de procedimentos e tÃcnicas padronizadas e no futuro permitirà que os laboratÃrios possam ser credenciados na - REBLAS, conferindo seguranÃa aos pesquisadores, bem como, reprodutibilidade dos resultados. To make possible the implantation of management techniques and good practice of laboratory on the Brazilian Net of Laboratories - REBLAS from an evaluation of diagnosis, for the application of questionnaires in laboratories of public institutions of superior education and health research, in four Brazilian capitals. Methodology: The research was carried through visits in laboratories of institutions of superior education and health research, to diagnosis the situation of them by interviews with application of questionnaires. The size of the sample was in fifty (50) researchers, distributed in institutions of education and research of four (04) Brazilian capitals. In each institution had been selected a laboratories and identified the responsible researchers to be interviewed. After that, a diagnosis of the situation of the laboratories was elaborated, and been compared with previously existing models of good practice of laboratory in literature, which had been evaluated and lead under absolute secrecy, in order to keep the integrity of the laboratories and institutions in question. Results: through the diagnosis of the laboratories were developed models of good practice of laboratory and quality warranty (operational procedures standard and forms), which could be implanted and be implemented in laboratories of institutions of existing health education and research in Brazil. Conclusion: The theoretical conceptions that had based the study had been analyzed and compared with the theoretical research and on field and had made possible the choice and elaboration of management techniques and standardized procedures in function of the diagnosis of the interviewed laboratories. This will be able to reflect trust in the scientific community through the implantation of procedures and standardized techniques and in the future those laboratories may be credential in the REBLAS, conferring security to the researchers, as well as, credibility of the results.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=182application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:17Zmail@mail.com -
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