A leitura e a sua ressignificaÃÃo no trabalho pedagÃgico: trajetÃrias e experiÃncias formativas de docentes da EEFM Almir Pinto - Aracoiaba/CE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3457 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a trajetÃria de docentes da primeira sÃrie do Ensino MÃdio da EEFM Almir Pinto - Aracoiaba/CE. Para tanto, buscou compreender o conjunto das experiÃncias formativas destes professores com a leitura e como eles a ressignificam em seu trabalho pedagÃgico. O estudo utilizou-se de um arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico que favoreceu a compreensÃo do processo de constituiÃÃo do habitus de leitura dos professores e o desenvolvimento de seu trabalho pedagÃgico. O aporte teÃrico utilizado se pauta na Praxiologia proposta por Pierre Bourdieu. Essa teoria possibilitou a anÃlise de como os docentes incorporaram um conjunto de disposiÃÃes durÃveis durante sua vida nos diversos espaÃos de socializaÃÃo. As anÃlises relativas ao processo da leitura e ao lugar desta na escola fundamentaram-se nos estudos de: Koch e Elias (2006), Alliende; CondemarÃn (2005), Silva (2005), Antunes (2003), Bamberger (2002), Borges (2002), Leffa (1999), Solà (1998), Soares (1995). O embasamento sobre as questÃes relativas aos professores e à sua formaÃÃo se deu por meio das idÃias de Pimenta (2006), Lima & Sales (2003), Tardiff (2002). Esta investigaÃÃo està fundamentada numa abordagem qualitativa de pesquisa e, dentre as possibilidades metodolÃgicas, optou-se pela histÃria de vida, de acordo com as ideias postuladas por Souza (2008), Josso (2006, 2004), Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1995). Assim, trabalhou-se com entrevistas narrativas e os sujeitos discorreram oralmente sobre suas histÃrias focalizando as experiÃncias com a leitura. O reconto da histÃria dos sujeitos e suas relaÃÃes com a leitura representam uma possibilidade de compreender sua trajetÃria de formaÃÃo, suas concepÃÃes de leitura e a sua prÃtica pedagÃgica. Com isso, os docentes produziram um conhecimento de si e de seu processo formativo revelado de acordo com suas lembranÃas nas experiÃncias narradas. O conjunto das narrativas constitui um panorama das trajetÃrias dos sujeitos, pois desvela vivÃncias com a leitura em diversos espaÃos e sinalizam algumas influÃncias destas prÃticas leitoras no trabalho pedagÃgico do professor. A investigaÃÃo demonstra que a leitura favorece o enriquecimento cultural dos sujeitos e, por isso, nÃo pode ser vista como uma reproduÃÃo de significados institucionalizados. Desta forma, assinala a necessidade de se perceber a leitura como um processo vivo, proporcionador de uma participaÃÃo crÃtica no mundo e um posicionamento reflexivo frente à realidade da sociedade atual. O estudo considera ainda que o trabalho pedagÃgico desenvolvido pelo professor nÃo pode acontecer aleatoriamente, mas carece de um adequado planejamento no qual o aluno seja visto como sujeito. Esta investigaÃÃo nÃo esgota a anÃlise das questÃes relacionadas à leitura e à prÃtica pedagÃgica. Estas carecem de maior exame para que se possam vislumbrar respostas ao baixo desempenho dos alunos em avaliaÃÃes de larga escala. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA leitura e a sua ressignificaÃÃo no trabalho pedagÃgico: trajetÃrias e experiÃncias formativas de docentes da EEFM Almir Pinto - Aracoiaba/CEThe reading and its ressignificaÃÃo in the pedagogical work: trajectories and formative experiences of professors of the EEFM Almir Young chicken - Aracoiaba/CE2009-06-17LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Maria Socorro Lucena Lima41990797300http://lattes.cnpq.br/159614650843762361704806372http://lattes.cnpq.br/6354389593320758Elcimar SimÃo MartinsUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLeitura TrajetÃrias docentes ExperiÃncias formativas Trabalho pedagÃgico.Reading Teacher Trajectories Formative Experiences Pedagogical WorkEDUCACAOEsta pesquisa investiga a trajetÃria de docentes da primeira sÃrie do Ensino MÃdio da EEFM Almir Pinto - Aracoiaba/CE. Para tanto, buscou compreender o conjunto das experiÃncias formativas destes professores com a leitura e como eles a ressignificam em seu trabalho pedagÃgico. O estudo utilizou-se de um arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico que favoreceu a compreensÃo do processo de constituiÃÃo do habitus de leitura dos professores e o desenvolvimento de seu trabalho pedagÃgico. O aporte teÃrico utilizado se pauta na Praxiologia proposta por Pierre Bourdieu. Essa teoria possibilitou a anÃlise de como os docentes incorporaram um conjunto de disposiÃÃes durÃveis durante sua vida nos diversos espaÃos de socializaÃÃo. As anÃlises relativas ao processo da leitura e ao lugar desta na escola fundamentaram-se nos estudos de: Koch e Elias (2006), Alliende; CondemarÃn (2005), Silva (2005), Antunes (2003), Bamberger (2002), Borges (2002), Leffa (1999), Solà (1998), Soares (1995). 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O conjunto das narrativas constitui um panorama das trajetÃrias dos sujeitos, pois desvela vivÃncias com a leitura em diversos espaÃos e sinalizam algumas influÃncias destas prÃticas leitoras no trabalho pedagÃgico do professor. A investigaÃÃo demonstra que a leitura favorece o enriquecimento cultural dos sujeitos e, por isso, nÃo pode ser vista como uma reproduÃÃo de significados institucionalizados. Desta forma, assinala a necessidade de se perceber a leitura como um processo vivo, proporcionador de uma participaÃÃo crÃtica no mundo e um posicionamento reflexivo frente à realidade da sociedade atual. O estudo considera ainda que o trabalho pedagÃgico desenvolvido pelo professor nÃo pode acontecer aleatoriamente, mas carece de um adequado planejamento no qual o aluno seja visto como sujeito. Esta investigaÃÃo nÃo esgota a anÃlise das questÃes relacionadas à leitura e à prÃtica pedagÃgica. Estas carecem de maior exame para que se possam vislumbrar respostas ao baixo desempenho dos alunos em avaliaÃÃes de larga escala.This research analyzes the first grade teacherâs trajectory of the EEFM Almir Pinto High School, in Aracoiaba â CearÃ. Therefore it was tried to understand the set of formative experiences of these teachers with the reading and how they give it a new signification in their pedagogic work. The investigation laid hold of a theoretical and methodological outline that helped the understanding of the building process of the reading habitus of the teachers and the development of their pedagogical work. It was utilized the theoretical approach of Praxiology proposed by Pierre Bourdieu. This theory made possible to exame how the agents[teachers] incorporated a set of stable aptitudes during their lives in the diverse environments of socialization. The analysis related to the reading process and the importance of it in the school were based on the searches of Koch and Elias (2006), Alliende; CondermarÃn (2005), Silva (2005), Antunes (2003), Bamberger (2002), Borges (2002), Leffa (1999), Solà (1998), Soares (1995). The fundament of the issues related to the teachers and their formation was derived form the ideas of Pimenta (2006), Lima & Sales (2003), and Tardiff (2002). This investigation is based on the research quality approcah and among the possible methodologies, the history of life was chosen, following the ideas of Josso (2006, 2004), Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1995). So, were utilized narrative interviews and the subjects discourse orally about their histories focusing on the reading experiences. The recount of subject histories and their relation with the reading represent a possibility of comprehension of their formation trajectory, their conceptions of reading and their pedagogical praxis. Thus the teachers produced a knowledge of themselves and of the formative process unfolded according to the remembrance of the experiences narrated. The collection of narratives forms a panorama of the trajectories of the teachers since it discloses experiences with reading in diverse places and reveal some of the influences of these reading praxis in their pedagogical work. The present research shows that reading has favoured the cultural enrichment of the subjects and for this very reason it cannot be seen as a mere reproduction of institutional meanings. In this manner, it marks the need of feeling reading as lively process that enables a judicious participation in the world and a thoughtful stand before the reality of the present society. The study still takes in consideration that the pedagogical work developed by the teacher should not happen randomly, but it should riquire an adequate planning where the students may be seen as subjects. This investigation does not exhaust the study of the issues related both to the reading and the pedagogical praxis. These ones deserve a more accurate exam in order to provide answers to the low performance of the students in tests on a large scale.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3457application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:33Zmail@mail.com - |
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Esta pesquisa investiga a trajetÃria de docentes da primeira sÃrie do Ensino MÃdio da EEFM Almir Pinto - Aracoiaba/CE. Para tanto, buscou compreender o conjunto das experiÃncias formativas destes professores com a leitura e como eles a ressignificam em seu trabalho pedagÃgico. O estudo utilizou-se de um arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico que favoreceu a compreensÃo do processo de constituiÃÃo do habitus de leitura dos professores e o desenvolvimento de seu trabalho pedagÃgico. O aporte teÃrico utilizado se pauta na Praxiologia proposta por Pierre Bourdieu. Essa teoria possibilitou a anÃlise de como os docentes incorporaram um conjunto de disposiÃÃes durÃveis durante sua vida nos diversos espaÃos de socializaÃÃo. As anÃlises relativas ao processo da leitura e ao lugar desta na escola fundamentaram-se nos estudos de: Koch e Elias (2006), Alliende; CondemarÃn (2005), Silva (2005), Antunes (2003), Bamberger (2002), Borges (2002), Leffa (1999), Solà (1998), Soares (1995). O embasamento sobre as questÃes relativas aos professores e à sua formaÃÃo se deu por meio das idÃias de Pimenta (2006), Lima & Sales (2003), Tardiff (2002). Esta investigaÃÃo està fundamentada numa abordagem qualitativa de pesquisa e, dentre as possibilidades metodolÃgicas, optou-se pela histÃria de vida, de acordo com as ideias postuladas por Souza (2008), Josso (2006, 2004), Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1995). Assim, trabalhou-se com entrevistas narrativas e os sujeitos discorreram oralmente sobre suas histÃrias focalizando as experiÃncias com a leitura. O reconto da histÃria dos sujeitos e suas relaÃÃes com a leitura representam uma possibilidade de compreender sua trajetÃria de formaÃÃo, suas concepÃÃes de leitura e a sua prÃtica pedagÃgica. Com isso, os docentes produziram um conhecimento de si e de seu processo formativo revelado de acordo com suas lembranÃas nas experiÃncias narradas. O conjunto das narrativas constitui um panorama das trajetÃrias dos sujeitos, pois desvela vivÃncias com a leitura em diversos espaÃos e sinalizam algumas influÃncias destas prÃticas leitoras no trabalho pedagÃgico do professor. A investigaÃÃo demonstra que a leitura favorece o enriquecimento cultural dos sujeitos e, por isso, nÃo pode ser vista como uma reproduÃÃo de significados institucionalizados. Desta forma, assinala a necessidade de se perceber a leitura como um processo vivo, proporcionador de uma participaÃÃo crÃtica no mundo e um posicionamento reflexivo frente à realidade da sociedade atual. O estudo considera ainda que o trabalho pedagÃgico desenvolvido pelo professor nÃo pode acontecer aleatoriamente, mas carece de um adequado planejamento no qual o aluno seja visto como sujeito. Esta investigaÃÃo nÃo esgota a anÃlise das questÃes relacionadas à leitura e à prÃtica pedagÃgica. Estas carecem de maior exame para que se possam vislumbrar respostas ao baixo desempenho dos alunos em avaliaÃÃes de larga escala. |
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