Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1191 |
Resumo: | Este ensaio tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagÃgico e sua especificidade a partir das aÃÃes desenvolvidas por profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso mÃltiplo na organizaÃÃo nÃo governamental ComunicaÃÃo e Cultura â CC e no Instituto do Desenvolvimento do Trabalho â IDT, em Fortaleza. Foram utilizados como instrumentos de coleta da pesquisa, a observaÃÃo direta das prÃticas de duas pedagogas, as entrevistas aberta e semi-estruturada e a anÃlise de documentos. TambÃm fizeram parte deste estudo outros profissionais, como a secretÃria executiva do CC e o coordenador do ambiente de QualificaÃÃo Profissional e Empreendedorismo do IDT. Com base nos dados, percebe-se que o trabalho pedagÃgico busca melhorar os resultados da aprendizagem de jovens e adultos e elevar a qualidade de sua formaÃÃo no que diz respeito ao amadurecimento e desenvolvimento como pessoas. Constata-se tambÃm que as condiÃÃes sociais, polÃticas e econÃmicas repercutem no trabalho realizado no CC e no IDT, estabelecendo limites Ãs possibilidades objetivas de humanizaÃÃo e à autonomia profissional das pedagogas. As caracterÃsticas divergentes das instituiÃÃes quanto aos seus modelos organizacionais e estruturais tambÃm influenciam nos modos de fazer suas prioridades. Identifica-se, ainda, que a especificidade de seus trabalhos pedagÃgicos se define desde trÃs eixos: relaÃÃo pedagÃgica, articulaÃÃo teoria e prÃtica e caracterÃsticas pessoais. Considera-se, portanto, que o ato de caracterizar o trabalho pedagÃgico no intuito de revelar sua especificidade aponta para uma elaboraÃÃo que se assemelha a um arco originado na formaÃÃo profissional e nas concepÃÃes de homem, mundo, sociedade e educaÃÃo das pedagogas e segue pelo cotidiano de seu trabalho, mediado pela articulaÃÃo teoria e prÃtica, produzindo nova prÃxis. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares. Pedagogical work and its peculiarities:the praxis by pedagogs out of school 2007-03-22Angela Terezinha de Souza 38362821787http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Maria Marina Dias Cavalcante0467254230092312349353http://lattes.cnpq.br/1030954758084059Isabel Magda Said Pierre CarneiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho pedagÃgico especificidade pedagÃgica profissional de Pedagogia espaÃos nÃo escolares. Pedagogical work pedagogical peculiaritie pedagogs out of schoolCIENCIAS HUMANASEste ensaio tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagÃgico e sua especificidade a partir das aÃÃes desenvolvidas por profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso mÃltiplo na organizaÃÃo nÃo governamental ComunicaÃÃo e Cultura â CC e no Instituto do Desenvolvimento do Trabalho â IDT, em Fortaleza. Foram utilizados como instrumentos de coleta da pesquisa, a observaÃÃo direta das prÃticas de duas pedagogas, as entrevistas aberta e semi-estruturada e a anÃlise de documentos. TambÃm fizeram parte deste estudo outros profissionais, como a secretÃria executiva do CC e o coordenador do ambiente de QualificaÃÃo Profissional e Empreendedorismo do IDT. Com base nos dados, percebe-se que o trabalho pedagÃgico busca melhorar os resultados da aprendizagem de jovens e adultos e elevar a qualidade de sua formaÃÃo no que diz respeito ao amadurecimento e desenvolvimento como pessoas. Constata-se tambÃm que as condiÃÃes sociais, polÃticas e econÃmicas repercutem no trabalho realizado no CC e no IDT, estabelecendo limites Ãs possibilidades objetivas de humanizaÃÃo e à autonomia profissional das pedagogas. As caracterÃsticas divergentes das instituiÃÃes quanto aos seus modelos organizacionais e estruturais tambÃm influenciam nos modos de fazer suas prioridades. Identifica-se, ainda, que a especificidade de seus trabalhos pedagÃgicos se define desde trÃs eixos: relaÃÃo pedagÃgica, articulaÃÃo teoria e prÃtica e caracterÃsticas pessoais. Considera-se, portanto, que o ato de caracterizar o trabalho pedagÃgico no intuito de revelar sua especificidade aponta para uma elaboraÃÃo que se assemelha a um arco originado na formaÃÃo profissional e nas concepÃÃes de homem, mundo, sociedade e educaÃÃo das pedagogas e segue pelo cotidiano de seu trabalho, mediado pela articulaÃÃo teoria e prÃtica, produzindo nova prÃxis. The purpose of this work is to understand the pedagogical work and its peculiarities by analyzing the actions developed by pedagogs out of school. In order to do that, a qualitative research was conducted in the model of a multiple case study in the non-governmental organization ComunicaÃÃo e Cultura â CC and in the Instituto de Desenvolvimento do Trabalho â IDT, both located in Fortaleza. The direct observation of the two pedagogsâ work, the open and semi-structured interviews, and the document analyses were the source of the collected data. Other professionals like the executive secretary of CC and the Coordinator of the Professional Qualification and Enterprising Department of IDT were also investigated. Based on the data, we could see that the pedagogical work tries to improve the learning outcome of the youth and adults, as well as provide them with higher quality in education in what is concerned with maturity and development as humans. The research shows that social, political and economical conditions reflect on the work carried at CC and IDT setting up limits to the objective possibilities of humanization and the professional autonomy of the pedagogs. The opposing characteristics of the institutions concerning their organizational and structural sets also influence the way priorities are set up. It is identified that the peculiarities of the pedagogical work hold up three aspects: the pedagogical relationship, the articulation between theory and practice, and the personal characteristics. Therefore, characterizing the pedagogical work aiming to delineate its peculiarities implies planning that involves a relation that goes from the professional formation and the human, world, society and educational concepts, to the working routines guided by the articulation between theory and practice resulting in a new praxis.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1191application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:06Zmail@mail.com - |
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