PrÃticas educativas digitais: uma cultura participativa em formaÃÃo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15227 |
Resumo: | Essa pesquisa foi realizada no momento histÃrico contemporÃneo caracterizado pelo alargamento da cibercultura, onde à cada vez mais tÃnue o limite entre os espaÃos geograficamente localizados e aqueles produzidos na rede de alcance mundial, a Internet. Este cenÃrio tem propiciado condiÃÃes favorÃveis para o desenvolvimento de uma cultura participativa. O desafio que se coloca para a escola e suas prÃticas educativas à lidar com essa nova dinÃmica atravÃs da qual o indivÃduo tem amplo acesso à informaÃÃo. Levantou-se a hipÃtese de que hà uma cultura participativa em formaÃÃo, sobretudo fora da escola, nos espaÃos virtuais. A tese à de que essa cultura participativa preenche o significado de prÃticas educativas digitais. A questÃo central a partir da qual se desenvolveu esta pesquisa nos conduziu a investigar o que facilitava/dificultava a formaÃÃo de uma cultura participativa tanto no interior da escola, como fora dela, nos novos espaÃos estruturados em redes sociodigitais. Por tudo isso, o objetivo principal do presente estudo foi construir um conceito de prÃticas educativas digitais, preenchendo com o significante flutuante âcultura participativaâ, identificando sua origem, natureza e relaÃÃo com os fenÃmenos educacionais. Em tempos que indicam mudanÃas paradigmÃticas na educaÃÃo, esta pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, com aporte na etnografia virtual. Uma parte da pesquisa empÃrica foi realizada em Portugal, onde aconteceram entrevistas abertas com os sujeitos envolvidos nas prÃticas educativas formais. Ocorreu tambÃm registro fotogrÃfico do espaÃo escolar. Um segundo momento do estudo se desenvolveu no Brasil, por meio de questionÃrios online destinados a conselheiros escolares e anÃlise de uma comunidade virtual exclusiva para esses sujeitos. Obtiveram-se dados multimodais representados em fotografias, narrativas, grÃficos que mostram o pouco impacto das mudanÃas culturais nos paradigmas educacionais do campo escolar pesquisado. Evidencia, por outro lado, o importante papel da instituiÃÃo escolar na construÃÃo de uma cultura de participaÃÃo, onde todos os atores implicados nas prÃticas educativas precisam exercer sua cidadania de forma mais integrada, coesa, descentralizada e difusa. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPrÃticas educativas digitais: uma cultura participativa em formaÃÃoPractical education digital: a participative cultural in development2015-08-10Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4JÃlio Wilson Ribeiro08133107334Lia Machado Fiuza Fialho62691104320http://lattes.cnpq.br/4614894191113114Charliton Josà dos Santos Machado64574423404Catia Luzia Oliveira da Silva37725718320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731418Y5Antonio Mendes Rodrigues87248360368http://lattes.cnpq.br/1795893092260432Cibelle Amorim MartinsUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInovaÃÃes TecnolÃgicas FenÃmenos Educacionais ContemporÃneos Cultura Participativa Paradigmas Emergentes na EducaÃÃoTechnological Innovations Educational Contemporary Phenomena Participatory Culture Emerging Paradigms in EducationEDUCACAOEssa pesquisa foi realizada no momento histÃrico contemporÃneo caracterizado pelo alargamento da cibercultura, onde à cada vez mais tÃnue o limite entre os espaÃos geograficamente localizados e aqueles produzidos na rede de alcance mundial, a Internet. Este cenÃrio tem propiciado condiÃÃes favorÃveis para o desenvolvimento de uma cultura participativa. O desafio que se coloca para a escola e suas prÃticas educativas à lidar com essa nova dinÃmica atravÃs da qual o indivÃduo tem amplo acesso à informaÃÃo. Levantou-se a hipÃtese de que hà uma cultura participativa em formaÃÃo, sobretudo fora da escola, nos espaÃos virtuais. A tese à de que essa cultura participativa preenche o significado de prÃticas educativas digitais. A questÃo central a partir da qual se desenvolveu esta pesquisa nos conduziu a investigar o que facilitava/dificultava a formaÃÃo de uma cultura participativa tanto no interior da escola, como fora dela, nos novos espaÃos estruturados em redes sociodigitais. Por tudo isso, o objetivo principal do presente estudo foi construir um conceito de prÃticas educativas digitais, preenchendo com o significante flutuante âcultura participativaâ, identificando sua origem, natureza e relaÃÃo com os fenÃmenos educacionais. Em tempos que indicam mudanÃas paradigmÃticas na educaÃÃo, esta pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, com aporte na etnografia virtual. Uma parte da pesquisa empÃrica foi realizada em Portugal, onde aconteceram entrevistas abertas com os sujeitos envolvidos nas prÃticas educativas formais. Ocorreu tambÃm registro fotogrÃfico do espaÃo escolar. Um segundo momento do estudo se desenvolveu no Brasil, por meio de questionÃrios online destinados a conselheiros escolares e anÃlise de uma comunidade virtual exclusiva para esses sujeitos. Obtiveram-se dados multimodais representados em fotografias, narrativas, grÃficos que mostram o pouco impacto das mudanÃas culturais nos paradigmas educacionais do campo escolar pesquisado. Evidencia, por outro lado, o importante papel da instituiÃÃo escolar na construÃÃo de uma cultura de participaÃÃo, onde todos os atores implicados nas prÃticas educativas precisam exercer sua cidadania de forma mais integrada, coesa, descentralizada e difusa.This research had been effected in the contemporary historical moment characterized by the cyberculture enlargement, which is increasingly a fine line between the spaces geographically located and those produced in the world wide network, the Internet. This scenery has provided favorable conditions for the development of a participatory culture. The challenge posed to school and their educational practices is dealing with this new dynamic by which the individual has broad access to information. It raised the hypothesis that there is a participatory culture in formation, especially outside schools, in the virtual spaces. The thesis is that this participatory culture fills the meaning of digital educational practices. The central question from which this research had been developed led us to investigate what facilitated/ hindered the formation of a participatory culture both within and outside the school in the new spaces structured in sociodigitals networks. For all that, the main purpose of this study was to construct a concept of digital educational practices, filling with floating signifier "participatory culture", identifying its origin, nature and relationship to the educational phenomena. In times indicating paradigmatic changes in education, this research was conducted in a qualitative approach, with contribution in virtual ethnography. Part of the empirical research had been conducted in Portugal, which open interviews took place with those involved in formal educational practices. Also occurred photographic records of the school apace. A second moment of the study had been developed in Brazil through online questionnaires for the school counselors and analysis of a unique virtual community for those people. It obtained multimodal data represented in photographs, narratives and charts that shows the little impact of cultural changes in educational paradigms of the school field that had been studied. It highlights, on the other hand, the important role of schools in building a culture of participation, where all the actors involved in the educational practices need to exercise their citizenship in a more integrated, cohesive, decentralized and diffuse.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15227application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:14Zmail@mail.com - |
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This research had been effected in the contemporary historical moment characterized by the cyberculture enlargement, which is increasingly a fine line between the spaces geographically located and those produced in the world wide network, the Internet. This scenery has provided favorable conditions for the development of a participatory culture. The challenge posed to school and their educational practices is dealing with this new dynamic by which the individual has broad access to information. It raised the hypothesis that there is a participatory culture in formation, especially outside schools, in the virtual spaces. The thesis is that this participatory culture fills the meaning of digital educational practices. The central question from which this research had been developed led us to investigate what facilitated/ hindered the formation of a participatory culture both within and outside the school in the new spaces structured in sociodigitals networks. For all that, the main purpose of this study was to construct a concept of digital educational practices, filling with floating signifier "participatory culture", identifying its origin, nature and relationship to the educational phenomena. In times indicating paradigmatic changes in education, this research was conducted in a qualitative approach, with contribution in virtual ethnography. Part of the empirical research had been conducted in Portugal, which open interviews took place with those involved in formal educational practices. Also occurred photographic records of the school apace. A second moment of the study had been developed in Brazil through online questionnaires for the school counselors and analysis of a unique virtual community for those people. It obtained multimodal data represented in photographs, narratives and charts that shows the little impact of cultural changes in educational paradigms of the school field that had been studied. It highlights, on the other hand, the important role of schools in building a culture of participation, where all the actors involved in the educational practices need to exercise their citizenship in a more integrated, cohesive, decentralized and diffuse. |
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Essa pesquisa foi realizada no momento histÃrico contemporÃneo caracterizado pelo alargamento da cibercultura, onde à cada vez mais tÃnue o limite entre os espaÃos geograficamente localizados e aqueles produzidos na rede de alcance mundial, a Internet. Este cenÃrio tem propiciado condiÃÃes favorÃveis para o desenvolvimento de uma cultura participativa. O desafio que se coloca para a escola e suas prÃticas educativas à lidar com essa nova dinÃmica atravÃs da qual o indivÃduo tem amplo acesso à informaÃÃo. Levantou-se a hipÃtese de que hà uma cultura participativa em formaÃÃo, sobretudo fora da escola, nos espaÃos virtuais. A tese à de que essa cultura participativa preenche o significado de prÃticas educativas digitais. A questÃo central a partir da qual se desenvolveu esta pesquisa nos conduziu a investigar o que facilitava/dificultava a formaÃÃo de uma cultura participativa tanto no interior da escola, como fora dela, nos novos espaÃos estruturados em redes sociodigitais. Por tudo isso, o objetivo principal do presente estudo foi construir um conceito de prÃticas educativas digitais, preenchendo com o significante flutuante âcultura participativaâ, identificando sua origem, natureza e relaÃÃo com os fenÃmenos educacionais. Em tempos que indicam mudanÃas paradigmÃticas na educaÃÃo, esta pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, com aporte na etnografia virtual. Uma parte da pesquisa empÃrica foi realizada em Portugal, onde aconteceram entrevistas abertas com os sujeitos envolvidos nas prÃticas educativas formais. Ocorreu tambÃm registro fotogrÃfico do espaÃo escolar. Um segundo momento do estudo se desenvolveu no Brasil, por meio de questionÃrios online destinados a conselheiros escolares e anÃlise de uma comunidade virtual exclusiva para esses sujeitos. Obtiveram-se dados multimodais representados em fotografias, narrativas, grÃficos que mostram o pouco impacto das mudanÃas culturais nos paradigmas educacionais do campo escolar pesquisado. Evidencia, por outro lado, o importante papel da instituiÃÃo escolar na construÃÃo de uma cultura de participaÃÃo, onde todos os atores implicados nas prÃticas educativas precisam exercer sua cidadania de forma mais integrada, coesa, descentralizada e difusa. |
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