Fundamentos da robÃtica educacional desenvolvimento, concepÃÃes teÃricas e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20730 |
Resumo: | Considerando que as tecnologias adentram diversos meios sociais, estando presentes em quase todos os contextos do mundo contemporÃneo, temos que a educaÃÃo atual tem sofrido diversas mudanÃas em funÃÃo principalmente das tecnologias provenientes da informÃtica. Dentro do contexto escolar presenciamos tanto em redes pÃblicas como particulares o desenvolvimento de atividades que envolvem temÃticas tecnolÃgicas e dentre elas trazemos à discussÃo deste trabalho a RobÃtica Educacional. Hà pelo menos uma dÃcada, pÃde-se constatar dentro da rede pÃblica de educaÃÃo do CearÃ, um movimento cientÃfico de apoio e incentivo Ãs atividades de RobÃtica Educacional dentro das rotinas escolares. Estas atividades tÃm sido realizadas por professores que nÃo tiveram a formaÃÃo especÃfica nesta temÃtica, mas que mesmo assim, tÃm contribuÃdo com trabalhos de relevante valor pedagÃgico. Isto nos instigou a questionar quais sÃo os conceitos normalmente trabalhados por estes docentes nas atividades de RobÃtica Educacional, bem como identificar quais sÃo as bases teÃricas que norteiam suas aÃÃes pedagÃgicas. Para isso, foi realizado um levantamento de dados na base de informaÃÃes da Secretaria da EducaÃÃo do Estado do Cearà dos Ãltimos dez anos, identificando todas as aÃÃes noticiadas pela referida rede. Este levantamento permitiu verificar diversas informaÃÃes como, as formas de incentivo ao desenvolvimento de projetos, as formaÃÃes dos professores envolvidos e as instituiÃÃes escolares em que mais se evidenciam a temÃtica abordada. Com posse destas informaÃÃes foi realizado uma sÃrie de encontros com docentes e instituiÃÃes de ensino para acompanhamento e observaÃÃo dos trabalhos desenvolvidos, nos permitindo entÃo, a identificar as temÃticas abordadas e as teorias pedagÃgicas norteadoras das aÃÃes. Por fim, a consolidaÃÃo destes dados nos permitiu elaborar um material didÃtico de RobÃtica Educacional que foi utilizado para observar como se coloca o docente em formaÃÃo diante da necessidade tecnolÃgica da escola atual. Em suma o trabalho aponta que a RobÃtica Educacional se coloca dentro das redes de ensino trazendo consigo a oportunidade de trabalhar com duas das principais demandas formativas dos sÃculo vigente, que sÃo: o trabalho colaborativo e o incentivo a resoluÃÃo de problemas complexos. AlÃm disto identificamos os problemas que podem vir a se desenvolver na utilizaÃÃo de procedimentos inadequados dos materiais didÃticos disponÃveis desvirtuando completamente a proposta construcionista da RobÃtica como instrumento de apoio pedagÃgico. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFundamentos da robÃtica educacional desenvolvimento, concepÃÃes teÃricas e perspectivas2019-01-00Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z401974004341http://lattes.cnpq.br/8397754048111219Fernando Barros da Silva FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRConstrucionismo EducaÃÃo tecnolÃgica RobÃtica educacionalEDUCACAOConsiderando que as tecnologias adentram diversos meios sociais, estando presentes em quase todos os contextos do mundo contemporÃneo, temos que a educaÃÃo atual tem sofrido diversas mudanÃas em funÃÃo principalmente das tecnologias provenientes da informÃtica. Dentro do contexto escolar presenciamos tanto em redes pÃblicas como particulares o desenvolvimento de atividades que envolvem temÃticas tecnolÃgicas e dentre elas trazemos à discussÃo deste trabalho a RobÃtica Educacional. Hà pelo menos uma dÃcada, pÃde-se constatar dentro da rede pÃblica de educaÃÃo do CearÃ, um movimento cientÃfico de apoio e incentivo Ãs atividades de RobÃtica Educacional dentro das rotinas escolares. Estas atividades tÃm sido realizadas por professores que nÃo tiveram a formaÃÃo especÃfica nesta temÃtica, mas que mesmo assim, tÃm contribuÃdo com trabalhos de relevante valor pedagÃgico. Isto nos instigou a questionar quais sÃo os conceitos normalmente trabalhados por estes docentes nas atividades de RobÃtica Educacional, bem como identificar quais sÃo as bases teÃricas que norteiam suas aÃÃes pedagÃgicas. Para isso, foi realizado um levantamento de dados na base de informaÃÃes da Secretaria da EducaÃÃo do Estado do Cearà dos Ãltimos dez anos, identificando todas as aÃÃes noticiadas pela referida rede. 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Em suma o trabalho aponta que a RobÃtica Educacional se coloca dentro das redes de ensino trazendo consigo a oportunidade de trabalhar com duas das principais demandas formativas dos sÃculo vigente, que sÃo: o trabalho colaborativo e o incentivo a resoluÃÃo de problemas complexos. AlÃm disto identificamos os problemas que podem vir a se desenvolver na utilizaÃÃo de procedimentos inadequados dos materiais didÃticos disponÃveis desvirtuando completamente a proposta construcionista da RobÃtica como instrumento de apoio pedagÃgico.Considering that the technologies penetrate diverse social means, being present in almost all the contexts of the contemporary world, we have that the current education has undergone several changes mainly due to technologies coming from the computer science. Within the school context we witness both public and private networks the development of activities that involve technological topics and among them we bring to the discussion of this work Educational Robotics. For at least a decade, a scientific movement of support and incentive to the activities of Educational Robotics within the school routines has been verified within the public education network of CearÃ. These activities have been carried out by teachers who did not have the specific training in this subject, but who have contributed with works of relevant pedagogical value. This instigated us to question what the concepts are normally worked by these teachers in the activities of Educational Robotics, as well as to identify which are the theoretical bases that guide their pedagogical actions. For this purpose, a data survey was carried out in the information base of the Education Department of the State of Cearà of the last ten years, identifying all the actions reported by said network. This survey allowed to verify several information such as the ways of encouraging the development of projects, the training of the teachers involved and the school institutions in which the subject matter is most evident. With this information, a series of meetings were held with teachers and educational institutions to follow up and observe the work developed, allowing us to identify the topics addressed and the pedagogical theories guiding the actions. Finally, the consolidation of these data allowed us to elaborate a didactic material of Educational Robotics that was used to observe how the teacher is placed in formation in view of the technological need of the current school. In short, the work points out that Educational Robotics is placed within the teaching networks, bringing with it the opportunity to work with two of the main formatives demands of the current century, which are: collaborative work and encouragement to solve complex problems. In addition, we identify the problems that may develop in the use of inadequate procedures of the available didactic materials, completely distorting the constructionist proposal of Robotics as an instrument of pedagogical support.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20730application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com - |
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