AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15482 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15487 |
Resumo: | O presente trabalho trata da importÃncia de se utilizar o MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica em demonstraÃÃes no Ensino BÃsico da MatemÃtica, pois, atualmente, percebe-se que essa tÃcnica de prova à raramente abordada nesse nÃvel de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importÃncia das demonstraÃÃes, seguido de uma seÃÃo na qual procuramos mostrar a diferenÃa entre induÃÃo e induÃÃo matemÃtica, passando pela definiÃÃo e explicaÃÃo desse mÃtodo. Mostramos tambÃm, as equivalÃncias entre as diversas formas do PrincÃpio da InduÃÃo e o PrincÃpio da Boa OrdenaÃÃo. ConcluÃmos com a resoluÃÃo de vÃrios exemplos, seguidos da sugestÃo de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicaÃÃo do MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica no Ensino MÃdio. |
id |
UFC_a9630691f3d7d4c83cb5414447e11bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10259 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdioApplication of mathematical induction method in high school2015-09-28Fabricio Siqueira Benevides94456526300http://lattes.cnpq.br/4695081445531168 Ulisses Lima Parente61615030344http://lattes.cnpq.br/7457101965171736JÃlio CÃsar Silva AraÃjo00345176340http://lattes.cnpq.br/765996556720122480357300378http://lattes.cnpq.br/0573071697530584Ednardo Lino da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRaxioma demonstraÃÃo ensino bÃsico princÃpio da induÃÃoInduÃÃo matemÃticaaxiom demonstration basic education principle of inductionMATEMATICAO presente trabalho trata da importÃncia de se utilizar o MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica em demonstraÃÃes no Ensino BÃsico da MatemÃtica, pois, atualmente, percebe-se que essa tÃcnica de prova à raramente abordada nesse nÃvel de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importÃncia das demonstraÃÃes, seguido de uma seÃÃo na qual procuramos mostrar a diferenÃa entre induÃÃo e induÃÃo matemÃtica, passando pela definiÃÃo e explicaÃÃo desse mÃtodo. Mostramos tambÃm, as equivalÃncias entre as diversas formas do PrincÃpio da InduÃÃo e o PrincÃpio da Boa OrdenaÃÃo. ConcluÃmos com a resoluÃÃo de vÃrios exemplos, seguidos da sugestÃo de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicaÃÃo do MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica no Ensino MÃdio. This dissertation deals with the importance of using Mathematical Induction Method demonstrations in Basic Mathematics Teaching, because, currently, it is clear that this proof technique is rarely approached at that level of education. For this, we pursue a path that goes from the importance of the demonstrations, followed by a section in which we show the difference between induction and mathematical induction, including the definition and explanation of this method. We also show the equivalence between different forms of the Induction Principle and the Well Ordering Principle. We conclude with the resolution of some examples, followed by suggestions of some problems to facilitate the understanding and application of mathematics Induction Method in High School. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15482http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15487application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:40Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Application of mathematical induction method in high school |
title |
AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio |
spellingShingle |
AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio Ednardo Lino da Silva axioma demonstraÃÃo ensino bÃsico princÃpio da induÃÃo InduÃÃo matemÃtica axiom demonstration basic education principle of induction MATEMATICA |
title_short |
AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio |
title_full |
AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio |
title_fullStr |
AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio |
title_full_unstemmed |
AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio |
title_sort |
AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio |
author |
Ednardo Lino da Silva |
author_facet |
Ednardo Lino da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fabricio Siqueira Benevides |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
94456526300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4695081445531168 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ulisses Lima Parente |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
61615030344 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7457101965171736 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JÃlio CÃsar Silva AraÃjo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00345176340 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7659965567201224 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
80357300378 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0573071697530584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ednardo Lino da Silva |
contributor_str_mv |
Fabricio Siqueira Benevides Ulisses Lima Parente JÃlio CÃsar Silva AraÃjo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
axioma demonstraÃÃo ensino bÃsico princÃpio da induÃÃo InduÃÃo matemÃtica |
topic |
axioma demonstraÃÃo ensino bÃsico princÃpio da induÃÃo InduÃÃo matemÃtica axiom demonstration basic education principle of induction MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
axiom demonstration basic education principle of induction |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho trata da importÃncia de se utilizar o MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica em demonstraÃÃes no Ensino BÃsico da MatemÃtica, pois, atualmente, percebe-se que essa tÃcnica de prova à raramente abordada nesse nÃvel de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importÃncia das demonstraÃÃes, seguido de uma seÃÃo na qual procuramos mostrar a diferenÃa entre induÃÃo e induÃÃo matemÃtica, passando pela definiÃÃo e explicaÃÃo desse mÃtodo. Mostramos tambÃm, as equivalÃncias entre as diversas formas do PrincÃpio da InduÃÃo e o PrincÃpio da Boa OrdenaÃÃo. ConcluÃmos com a resoluÃÃo de vÃrios exemplos, seguidos da sugestÃo de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicaÃÃo do MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica no Ensino MÃdio. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This dissertation deals with the importance of using Mathematical Induction Method demonstrations in Basic Mathematics Teaching, because, currently, it is clear that this proof technique is rarely approached at that level of education. For this, we pursue a path that goes from the importance of the demonstrations, followed by a section in which we show the difference between induction and mathematical induction, including the definition and explanation of this method. We also show the equivalence between different forms of the Induction Principle and the Well Ordering Principle. We conclude with the resolution of some examples, followed by suggestions of some problems to facilitate the understanding and application of mathematics Induction Method in High School. |
description |
O presente trabalho trata da importÃncia de se utilizar o MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica em demonstraÃÃes no Ensino BÃsico da MatemÃtica, pois, atualmente, percebe-se que essa tÃcnica de prova à raramente abordada nesse nÃvel de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importÃncia das demonstraÃÃes, seguido de uma seÃÃo na qual procuramos mostrar a diferenÃa entre induÃÃo e induÃÃo matemÃtica, passando pela definiÃÃo e explicaÃÃo desse mÃtodo. Mostramos tambÃm, as equivalÃncias entre as diversas formas do PrincÃpio da InduÃÃo e o PrincÃpio da Boa OrdenaÃÃo. ConcluÃmos com a resoluÃÃo de vÃrios exemplos, seguidos da sugestÃo de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicaÃÃo do MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica no Ensino MÃdio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15482 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15487 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15482 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295211426676736 |