AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ednardo Lino da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15482
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15487
Resumo: O presente trabalho trata da importÃncia de se utilizar o MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica em demonstraÃÃes no Ensino BÃsico da MatemÃtica, pois, atualmente, percebe-se que essa tÃcnica de prova à raramente abordada nesse nÃvel de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importÃncia das demonstraÃÃes, seguido de uma seÃÃo na qual procuramos mostrar a diferenÃa entre induÃÃo e induÃÃo matemÃtica, passando pela definiÃÃo e explicaÃÃo desse mÃtodo. Mostramos tambÃm, as equivalÃncias entre as diversas formas do PrincÃpio da InduÃÃo e o PrincÃpio da Boa OrdenaÃÃo. ConcluÃmos com a resoluÃÃo de vÃrios exemplos, seguidos da sugestÃo de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicaÃÃo do MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica no Ensino MÃdio.
id UFC_a9630691f3d7d4c83cb5414447e11bb9
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10259
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdioApplication of mathematical induction method in high school2015-09-28Fabricio Siqueira Benevides94456526300http://lattes.cnpq.br/4695081445531168 Ulisses Lima Parente61615030344http://lattes.cnpq.br/7457101965171736JÃlio CÃsar Silva AraÃjo00345176340http://lattes.cnpq.br/765996556720122480357300378http://lattes.cnpq.br/0573071697530584Ednardo Lino da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRaxioma demonstraÃÃo ensino bÃsico princÃpio da induÃÃoInduÃÃo matemÃticaaxiom demonstration basic education principle of inductionMATEMATICAO presente trabalho trata da importÃncia de se utilizar o MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica em demonstraÃÃes no Ensino BÃsico da MatemÃtica, pois, atualmente, percebe-se que essa tÃcnica de prova à raramente abordada nesse nÃvel de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importÃncia das demonstraÃÃes, seguido de uma seÃÃo na qual procuramos mostrar a diferenÃa entre induÃÃo e induÃÃo matemÃtica, passando pela definiÃÃo e explicaÃÃo desse mÃtodo. Mostramos tambÃm, as equivalÃncias entre as diversas formas do PrincÃpio da InduÃÃo e o PrincÃpio da Boa OrdenaÃÃo. ConcluÃmos com a resoluÃÃo de vÃrios exemplos, seguidos da sugestÃo de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicaÃÃo do MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica no Ensino MÃdio. This dissertation deals with the importance of using Mathematical Induction Method demonstrations in Basic Mathematics Teaching, because, currently, it is clear that this proof technique is rarely approached at that level of education. For this, we pursue a path that goes from the importance of the demonstrations, followed by a section in which we show the difference between induction and mathematical induction, including the definition and explanation of this method. We also show the equivalence between different forms of the Induction Principle and the Well Ordering Principle. We conclude with the resolution of some examples, followed by suggestions of some problems to facilitate the understanding and application of mathematics Induction Method in High School. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15482http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15487application/pdfapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:40Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Application of mathematical induction method in high school
title AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
spellingShingle AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
Ednardo Lino da Silva
axioma
demonstraÃÃo
ensino bÃsico
princÃpio da induÃÃo
InduÃÃo matemÃtica
axiom
demonstration
basic education
principle of induction
MATEMATICA
title_short AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
title_full AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
title_fullStr AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
title_full_unstemmed AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
title_sort AplicaÃÃo do mÃtodo de induÃÃo matemÃtica no ensino mÃdio
author Ednardo Lino da Silva
author_facet Ednardo Lino da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabricio Siqueira Benevides
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 94456526300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4695081445531168
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ulisses Lima Parente
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 61615030344
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7457101965171736
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JÃlio CÃsar Silva AraÃjo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00345176340
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7659965567201224
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 80357300378
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0573071697530584
dc.contributor.author.fl_str_mv Ednardo Lino da Silva
contributor_str_mv Fabricio Siqueira Benevides
Ulisses Lima Parente
JÃlio CÃsar Silva AraÃjo
dc.subject.por.fl_str_mv axioma
demonstraÃÃo
ensino bÃsico
princÃpio da induÃÃo
InduÃÃo matemÃtica
topic axioma
demonstraÃÃo
ensino bÃsico
princÃpio da induÃÃo
InduÃÃo matemÃtica
axiom
demonstration
basic education
principle of induction
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv axiom
demonstration
basic education
principle of induction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho trata da importÃncia de se utilizar o MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica em demonstraÃÃes no Ensino BÃsico da MatemÃtica, pois, atualmente, percebe-se que essa tÃcnica de prova à raramente abordada nesse nÃvel de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importÃncia das demonstraÃÃes, seguido de uma seÃÃo na qual procuramos mostrar a diferenÃa entre induÃÃo e induÃÃo matemÃtica, passando pela definiÃÃo e explicaÃÃo desse mÃtodo. Mostramos tambÃm, as equivalÃncias entre as diversas formas do PrincÃpio da InduÃÃo e o PrincÃpio da Boa OrdenaÃÃo. ConcluÃmos com a resoluÃÃo de vÃrios exemplos, seguidos da sugestÃo de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicaÃÃo do MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica no Ensino MÃdio.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation deals with the importance of using Mathematical Induction Method demonstrations in Basic Mathematics Teaching, because, currently, it is clear that this proof technique is rarely approached at that level of education. For this, we pursue a path that goes from the importance of the demonstrations, followed by a section in which we show the difference between induction and mathematical induction, including the definition and explanation of this method. We also show the equivalence between different forms of the Induction Principle and the Well Ordering Principle. We conclude with the resolution of some examples, followed by suggestions of some problems to facilitate the understanding and application of mathematics Induction Method in High School.
description O presente trabalho trata da importÃncia de se utilizar o MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica em demonstraÃÃes no Ensino BÃsico da MatemÃtica, pois, atualmente, percebe-se que essa tÃcnica de prova à raramente abordada nesse nÃvel de ensino. Para isso, percorremos um caminho que vai desde a importÃncia das demonstraÃÃes, seguido de uma seÃÃo na qual procuramos mostrar a diferenÃa entre induÃÃo e induÃÃo matemÃtica, passando pela definiÃÃo e explicaÃÃo desse mÃtodo. Mostramos tambÃm, as equivalÃncias entre as diversas formas do PrincÃpio da InduÃÃo e o PrincÃpio da Boa OrdenaÃÃo. ConcluÃmos com a resoluÃÃo de vÃrios exemplos, seguidos da sugestÃo de alguns problemas que visam facilitar o entendimento e a aplicaÃÃo do MÃtodo de InduÃÃo MatemÃtica no Ensino MÃdio.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15482
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15487
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15482
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295211426676736