SoluÃÃo de sistemas lineares atravÃs do mÃtodo computacional para alunos da educaÃÃo bÃsica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10770 |
Resumo: | Sistemas de equaÃÃes lineares à um tema abordado no ensino mÃdio de forma limitada principalmente por conta do excesso de cÃlculos a serem feitos para encontrar seu conjunto soluÃÃo. A presente dissertaÃÃo tem como objetivo criar e disponibilizar uma ferramenta aos professores que tÃm interesse em ensinar a encontrar a soluÃÃo de sistemas lineares diversos aos seus alunos da educaÃÃo bÃsica utilizando a lÃgica computacional jà que este trabalho contÃm ferramentas para a introduÃÃo do estudo de lÃgica computacional aliada a uma linguagem de programaÃÃo simples e acessÃvel aos estudantes tanto para o ensino mÃdio regular como para a educaÃÃo tecnolÃgica. AlÃm disso, apresentamos uma interessante aplicaÃÃo em um dos problemas tradicionais da quÃmica, o balanceamento de reaÃÃes. Nesta dissertaÃÃo, tambÃm faremos uma abordagem de algumas definiÃÃes necessÃrias envolvendo matrizes e suas operaÃÃes. AlÃm disso, veremos como utilizar uma linguagem de programaÃÃo simples que à usada como ferramenta de aprendizagem inicial na maioria dos cursos bÃsicos de linguagem de programaÃÃo, o PortuguÃs Estruturado. Pontuaremos alguns elementos da sintaxe do VisualG 2.5, compilador gratuito e autoexecutÃvel que irà nos ajudar a atingir nosso objetivo. Veremos como encontrar a soluÃÃo de um sistema de equaÃÃes lineares com um nÃmero finito de variÃveis usando o mÃtodo do escalonamento de sistemas, a substituiÃÃo retroativa e seguindo um algoritmo computacional para chegar a tal soluÃÃo |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSoluÃÃo de sistemas lineares atravÃs do mÃtodo computacional para alunos da educaÃÃo bÃsicaSolution of linear systems through computational method for elementary education students2013-08-08Josà FÃbio Bezerra Montenegro11619023334Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Luiz AntÃnio Caetano Monte88888888888Autor de: CritÃrios de irracionalidade e o teorema de ApÃry [dissertaÃÃo defendida em 2009]01796107328http://lattes.cnpq.br/6482235405179552Hugo Victor SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRmatrizes programaÃÃo sistemas linearesmatrices programming linear systemsMATEMATICASistemas de equaÃÃes lineares à um tema abordado no ensino mÃdio de forma limitada principalmente por conta do excesso de cÃlculos a serem feitos para encontrar seu conjunto soluÃÃo. A presente dissertaÃÃo tem como objetivo criar e disponibilizar uma ferramenta aos professores que tÃm interesse em ensinar a encontrar a soluÃÃo de sistemas lineares diversos aos seus alunos da educaÃÃo bÃsica utilizando a lÃgica computacional jà que este trabalho contÃm ferramentas para a introduÃÃo do estudo de lÃgica computacional aliada a uma linguagem de programaÃÃo simples e acessÃvel aos estudantes tanto para o ensino mÃdio regular como para a educaÃÃo tecnolÃgica. AlÃm disso, apresentamos uma interessante aplicaÃÃo em um dos problemas tradicionais da quÃmica, o balanceamento de reaÃÃes. Nesta dissertaÃÃo, tambÃm faremos uma abordagem de algumas definiÃÃes necessÃrias envolvendo matrizes e suas operaÃÃes. AlÃm disso, veremos como utilizar uma linguagem de programaÃÃo simples que à usada como ferramenta de aprendizagem inicial na maioria dos cursos bÃsicos de linguagem de programaÃÃo, o PortuguÃs Estruturado. Pontuaremos alguns elementos da sintaxe do VisualG 2.5, compilador gratuito e autoexecutÃvel que irà nos ajudar a atingir nosso objetivo. Veremos como encontrar a soluÃÃo de um sistema de equaÃÃes lineares com um nÃmero finito de variÃveis usando o mÃtodo do escalonamento de sistemas, a substituiÃÃo retroativa e seguindo um algoritmo computacional para chegar a tal soluÃÃoSystems of linear equations are a topic covered in high school so limited mainly due to the excess calculations to be made to find a whole solution. This dissertation aims to create and provide a tool for teachers who are interested in teaching find the solution of several linear systems to their basic education students using computational logic as this work contains tools for introducing the study of computational logic ally a simple programming language, accessible to students both as a regular high school for technology education. Furthermore, we present an interesting application in one of the traditional problems of chemistry, balancin reactions. In this thesis we will also address some necessary definitions and operations involving matrices. Moreover, we will see how to use a simple programming language that is used as a tool for initial learning in most courses basic programming language, the Structured Portuguese. We will point some elements of syntax VisuAlg 2.5, free compiler and auto executable that will help us achieve our goal. We will see how to find the solution of a system of linear equations with a finite number of variables using the method of scheduling systems, the backward substitution and following an algorithm for finding such a solution. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10770application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:54Zmail@mail.com - |
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