Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8544 |
Resumo: | O presente estudo analisa processos identitÃrios docentes de professores que lecionam no Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos â PROEJA, do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ, campus Fortaleza. Com base no conceito de identidade como constructo dinÃmico, formado por meio do jogo interativo entre as esferas subjetiva (pessoal) e objetiva (social), em diversas experiÃncias vivenciadas pelos sujeitos, tomou-se como referencias os estudos sobre identidade (DUBAR, 2005, 2006; HALL, 2006; WOODWARD, 2000; LOPES, 1996, 2009, 2011), experiÃncia (LARROSA, 2002, 2004; DUBET, 1994; DEWEY, 1971; JOSSO, 2004, 2004; TOMPSON, 1981; REALE, 1977;) e formaÃÃo de professor, saberes e prÃtica docente (NÃVOA, 1992; LAWN, 2011; MIZUKAMI, 2000, 2002; TARDIFF, 2002; SCHON, 2000; FARIAS 2006; PETEROSI, 1997; MACHADO, 2008, 2010, 2012). A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da pesquisa (auto)biogrÃfica (DELLORY-MOMBERGER, 2008; JOSSO, 2004; BERTAUX, 2010; GASTON PINEAU, 2006; SOUZA, 2006). Tais aportes teÃricos nos favoreceram o conhecimento dos processos de formaÃÃo profissional de seis professores. O acesso Ãs informaÃÃes sobre as experiÃncias formativas e sobre a prÃtica desses docentes ocorreu no perÃodo de abril a junho de 2010, por meio de observaÃÃo em sala de aula (MACHADO, ALVES E GONÃALVES, 2011; VIANA, 2003; ESTRELA, 1994) e entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH E BAUER, 2005), as quais foram analisadas com base na anÃlise compreensiva (BERTAUX, 2010; KAUFMAN, 1996) que tem como princÃpios de anÃlise a criatividade, a imaginaÃÃo e a aÃÃo do investigador sobre os dados. A anÃlise evidenciou, entre os professores, percursos dinÃmicos de encontros com a docÃncia, ora por ato de pertencimento ou identificaÃÃo, ora por atribuiÃÃo. Observou-se a existÃncia de processos inconclusos e alguns momentos contraditÃrios, permeados por uma reflexividade sobre o ato de ensinar a pessoas jovens e adultas, caracterizado por um jogo de identificaÃÃo entre as identidades para outro, atribuÃdas pelos sistemas peritos - ser professor de EJA - e a identidade para si - ser professor da educaÃÃo profissional. Diante dessa constataÃÃo, defende-se a ideia que a identidade referente ao ser professor da EJA, serà construÃda pela interconexÃo entre a identidade pessoal e a identidade social formada â professor da educaÃÃo profissional/ensino mÃdio. à na interconexÃo dessas experiÃncias onde possivelmente ocorrerÃo as transformaÃÃes as quais darÃo corpo a outras identidades (professor do PROEJA). |
id |
UFC_aede7710692b3e79e6a3628b899f9d90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:5588 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisProcessos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà Teachersâ identity processes: pathways of living and working in the context of the PROEJA in the Federal Institute of Education, Science and Technology of CearÃ2012-06-19Sonia Pereira Barreto87536471815Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Isabel Maria Sabino de Farias28431952334Dante Henrique Moura2432484142029607038487 http://lattes.cnpq.br/5714926506164712Natal LÃnia Roque FernandesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRIdentidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e adultos EducaÃÃo profissional PROEJA AutobiografiaIdentity Teaching Young and adult education Professional education PROEJA AutobiographyEDUCACAOO presente estudo analisa processos identitÃrios docentes de professores que lecionam no Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos â PROEJA, do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ, campus Fortaleza. Com base no conceito de identidade como constructo dinÃmico, formado por meio do jogo interativo entre as esferas subjetiva (pessoal) e objetiva (social), em diversas experiÃncias vivenciadas pelos sujeitos, tomou-se como referencias os estudos sobre identidade (DUBAR, 2005, 2006; HALL, 2006; WOODWARD, 2000; LOPES, 1996, 2009, 2011), experiÃncia (LARROSA, 2002, 2004; DUBET, 1994; DEWEY, 1971; JOSSO, 2004, 2004; TOMPSON, 1981; REALE, 1977;) e formaÃÃo de professor, saberes e prÃtica docente (NÃVOA, 1992; LAWN, 2011; MIZUKAMI, 2000, 2002; TARDIFF, 2002; SCHON, 2000; FARIAS 2006; PETEROSI, 1997; MACHADO, 2008, 2010, 2012). A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da pesquisa (auto)biogrÃfica (DELLORY-MOMBERGER, 2008; JOSSO, 2004; BERTAUX, 2010; GASTON PINEAU, 2006; SOUZA, 2006). Tais aportes teÃricos nos favoreceram o conhecimento dos processos de formaÃÃo profissional de seis professores. O acesso Ãs informaÃÃes sobre as experiÃncias formativas e sobre a prÃtica desses docentes ocorreu no perÃodo de abril a junho de 2010, por meio de observaÃÃo em sala de aula (MACHADO, ALVES E GONÃALVES, 2011; VIANA, 2003; ESTRELA, 1994) e entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH E BAUER, 2005), as quais foram analisadas com base na anÃlise compreensiva (BERTAUX, 2010; KAUFMAN, 1996) que tem como princÃpios de anÃlise a criatividade, a imaginaÃÃo e a aÃÃo do investigador sobre os dados. A anÃlise evidenciou, entre os professores, percursos dinÃmicos de encontros com a docÃncia, ora por ato de pertencimento ou identificaÃÃo, ora por atribuiÃÃo. Observou-se a existÃncia de processos inconclusos e alguns momentos contraditÃrios, permeados por uma reflexividade sobre o ato de ensinar a pessoas jovens e adultas, caracterizado por um jogo de identificaÃÃo entre as identidades para outro, atribuÃdas pelos sistemas peritos - ser professor de EJA - e a identidade para si - ser professor da educaÃÃo profissional. Diante dessa constataÃÃo, defende-se a ideia que a identidade referente ao ser professor da EJA, serà construÃda pela interconexÃo entre a identidade pessoal e a identidade social formada â professor da educaÃÃo profissional/ensino mÃdio. à na interconexÃo dessas experiÃncias onde possivelmente ocorrerÃo as transformaÃÃes as quais darÃo corpo a outras identidades (professor do PROEJA).ABSTRACT The present study analyses processes of professional identity of teachers who works in the National Program of Integration of Basic Education in the Form of Youth and Adults Education â PROEJA, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of CearÃ, Fortalezaâs campus. Based on the concept of identity as a dynamic construct, formed by the various experiences of the subject in the interactive game between the subjective (personal) and objective (social) spheres, was taken as reference studies about identity (DUBAR, 2005, 2006; HALL, 2006; WOODWARD, 2000; LOPES,1996, 2009, 2011), experience (LARROSA, 2002, 2004; DUBET, 1994; DEWEY, 1971; JOSSO, 2004, 2004; TOMPSON,1981; REALE, 1977;) and teacher education, knowledge and teaching practice (NÃVOA, 1992; LAWN, 2011; MIZUKAMI, ,2000, 2002; TARDIFF, 2002; SCHON, 2000; FARIAS, 2006; PETEROSI, 1997; MACHADO, 2008, 2010, 2012). The study was developed on perspective of (self) biographical research (DELLORY-MOMBERGER, 2008; JOSSO, 2004; BERTAUX, 2010; GASTON PINEAU, 2006; SOUZA, 2006). These theoretical contributions favored us the knowledge about the processes of teacher education of six teachers. The access to the information about formative experiences and practice of these teachers happened between april-june 2010, through observation of them in the classroom (MACHADO, ALVES E GONÃALVES, 2011; VIANA, 2003; ESTRELA, 1994) and narrative interviews (JOVCHELOVITCH E BAUER, 2005), and then it was analyzed on the basis of comprehensive analysis (BERTAUX, 2010; KAUFMAN, 1996) which as analysisâ principles take the creativity, imagination and the researcherâs action on the data. The analysis revealed, among the teachers, dynamic routes of the meeting with teaching, either by act of belonging or identification, either by assignment. Was observed the existence of inconclusive and sometimes contradictory processes, permeated by a reflexivity about the act of teaching young and adult people, characterized by a game of identification between the identities to another, assigned by expert systems â to be a teacher of adult education â and identity to you â be a teacher of professional education. Front this observation, it is argued that the idea that identity regarding to being a teacher of adult education, will be built by the interconnection between personal identity and formed social identity - teacher of professional educational/high school. It will be in the interconnection of these experiences where it might occur the changes which will form the others identities (teacher of PROEJA). CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8544application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:35Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teachersâ identity processes: pathways of living and working in the context of the PROEJA in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Cearà |
title |
Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
spellingShingle |
Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà Natal LÃnia Roque Fernandes Identidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e adultos EducaÃÃo profissional PROEJA Autobiografia Identity Teaching Young and adult education Professional education PROEJA Autobiography EDUCACAO |
title_short |
Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title_full |
Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title_fullStr |
Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title_full_unstemmed |
Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title_sort |
Processos identitÃrios docentes: percursos de vida e de trabalho no contexto do Proeja do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
author |
Natal LÃnia Roque Fernandes |
author_facet |
Natal LÃnia Roque Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sonia Pereira Barreto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
87536471815 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eliane Dayse Pontes Furtado |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
49264222391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ErcÃlia Maria Braga de Olinda |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
12146145315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Isabel Maria Sabino de Farias |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
28431952334 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Dante Henrique Moura |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
24324841420 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
29607038487 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5714926506164712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natal LÃnia Roque Fernandes |
contributor_str_mv |
Sonia Pereira Barreto Eliane Dayse Pontes Furtado ErcÃlia Maria Braga de Olinda Isabel Maria Sabino de Farias Dante Henrique Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e adultos EducaÃÃo profissional PROEJA Autobiografia |
topic |
Identidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e adultos EducaÃÃo profissional PROEJA Autobiografia Identity Teaching Young and adult education Professional education PROEJA Autobiography EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Identity Teaching Young and adult education Professional education PROEJA Autobiography |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo analisa processos identitÃrios docentes de professores que lecionam no Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos â PROEJA, do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ, campus Fortaleza. Com base no conceito de identidade como constructo dinÃmico, formado por meio do jogo interativo entre as esferas subjetiva (pessoal) e objetiva (social), em diversas experiÃncias vivenciadas pelos sujeitos, tomou-se como referencias os estudos sobre identidade (DUBAR, 2005, 2006; HALL, 2006; WOODWARD, 2000; LOPES, 1996, 2009, 2011), experiÃncia (LARROSA, 2002, 2004; DUBET, 1994; DEWEY, 1971; JOSSO, 2004, 2004; TOMPSON, 1981; REALE, 1977;) e formaÃÃo de professor, saberes e prÃtica docente (NÃVOA, 1992; LAWN, 2011; MIZUKAMI, 2000, 2002; TARDIFF, 2002; SCHON, 2000; FARIAS 2006; PETEROSI, 1997; MACHADO, 2008, 2010, 2012). A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da pesquisa (auto)biogrÃfica (DELLORY-MOMBERGER, 2008; JOSSO, 2004; BERTAUX, 2010; GASTON PINEAU, 2006; SOUZA, 2006). Tais aportes teÃricos nos favoreceram o conhecimento dos processos de formaÃÃo profissional de seis professores. O acesso Ãs informaÃÃes sobre as experiÃncias formativas e sobre a prÃtica desses docentes ocorreu no perÃodo de abril a junho de 2010, por meio de observaÃÃo em sala de aula (MACHADO, ALVES E GONÃALVES, 2011; VIANA, 2003; ESTRELA, 1994) e entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH E BAUER, 2005), as quais foram analisadas com base na anÃlise compreensiva (BERTAUX, 2010; KAUFMAN, 1996) que tem como princÃpios de anÃlise a criatividade, a imaginaÃÃo e a aÃÃo do investigador sobre os dados. A anÃlise evidenciou, entre os professores, percursos dinÃmicos de encontros com a docÃncia, ora por ato de pertencimento ou identificaÃÃo, ora por atribuiÃÃo. Observou-se a existÃncia de processos inconclusos e alguns momentos contraditÃrios, permeados por uma reflexividade sobre o ato de ensinar a pessoas jovens e adultas, caracterizado por um jogo de identificaÃÃo entre as identidades para outro, atribuÃdas pelos sistemas peritos - ser professor de EJA - e a identidade para si - ser professor da educaÃÃo profissional. Diante dessa constataÃÃo, defende-se a ideia que a identidade referente ao ser professor da EJA, serà construÃda pela interconexÃo entre a identidade pessoal e a identidade social formada â professor da educaÃÃo profissional/ensino mÃdio. à na interconexÃo dessas experiÃncias onde possivelmente ocorrerÃo as transformaÃÃes as quais darÃo corpo a outras identidades (professor do PROEJA). |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
ABSTRACT The present study analyses processes of professional identity of teachers who works in the National Program of Integration of Basic Education in the Form of Youth and Adults Education â PROEJA, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of CearÃ, Fortalezaâs campus. Based on the concept of identity as a dynamic construct, formed by the various experiences of the subject in the interactive game between the subjective (personal) and objective (social) spheres, was taken as reference studies about identity (DUBAR, 2005, 2006; HALL, 2006; WOODWARD, 2000; LOPES,1996, 2009, 2011), experience (LARROSA, 2002, 2004; DUBET, 1994; DEWEY, 1971; JOSSO, 2004, 2004; TOMPSON,1981; REALE, 1977;) and teacher education, knowledge and teaching practice (NÃVOA, 1992; LAWN, 2011; MIZUKAMI, ,2000, 2002; TARDIFF, 2002; SCHON, 2000; FARIAS, 2006; PETEROSI, 1997; MACHADO, 2008, 2010, 2012). The study was developed on perspective of (self) biographical research (DELLORY-MOMBERGER, 2008; JOSSO, 2004; BERTAUX, 2010; GASTON PINEAU, 2006; SOUZA, 2006). These theoretical contributions favored us the knowledge about the processes of teacher education of six teachers. The access to the information about formative experiences and practice of these teachers happened between april-june 2010, through observation of them in the classroom (MACHADO, ALVES E GONÃALVES, 2011; VIANA, 2003; ESTRELA, 1994) and narrative interviews (JOVCHELOVITCH E BAUER, 2005), and then it was analyzed on the basis of comprehensive analysis (BERTAUX, 2010; KAUFMAN, 1996) which as analysisâ principles take the creativity, imagination and the researcherâs action on the data. The analysis revealed, among the teachers, dynamic routes of the meeting with teaching, either by act of belonging or identification, either by assignment. Was observed the existence of inconclusive and sometimes contradictory processes, permeated by a reflexivity about the act of teaching young and adult people, characterized by a game of identification between the identities to another, assigned by expert systems â to be a teacher of adult education â and identity to you â be a teacher of professional education. Front this observation, it is argued that the idea that identity regarding to being a teacher of adult education, will be built by the interconnection between personal identity and formed social identity - teacher of professional educational/high school. It will be in the interconnection of these experiences where it might occur the changes which will form the others identities (teacher of PROEJA). |
description |
O presente estudo analisa processos identitÃrios docentes de professores que lecionam no Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos â PROEJA, do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ, campus Fortaleza. Com base no conceito de identidade como constructo dinÃmico, formado por meio do jogo interativo entre as esferas subjetiva (pessoal) e objetiva (social), em diversas experiÃncias vivenciadas pelos sujeitos, tomou-se como referencias os estudos sobre identidade (DUBAR, 2005, 2006; HALL, 2006; WOODWARD, 2000; LOPES, 1996, 2009, 2011), experiÃncia (LARROSA, 2002, 2004; DUBET, 1994; DEWEY, 1971; JOSSO, 2004, 2004; TOMPSON, 1981; REALE, 1977;) e formaÃÃo de professor, saberes e prÃtica docente (NÃVOA, 1992; LAWN, 2011; MIZUKAMI, 2000, 2002; TARDIFF, 2002; SCHON, 2000; FARIAS 2006; PETEROSI, 1997; MACHADO, 2008, 2010, 2012). A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da pesquisa (auto)biogrÃfica (DELLORY-MOMBERGER, 2008; JOSSO, 2004; BERTAUX, 2010; GASTON PINEAU, 2006; SOUZA, 2006). Tais aportes teÃricos nos favoreceram o conhecimento dos processos de formaÃÃo profissional de seis professores. O acesso Ãs informaÃÃes sobre as experiÃncias formativas e sobre a prÃtica desses docentes ocorreu no perÃodo de abril a junho de 2010, por meio de observaÃÃo em sala de aula (MACHADO, ALVES E GONÃALVES, 2011; VIANA, 2003; ESTRELA, 1994) e entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH E BAUER, 2005), as quais foram analisadas com base na anÃlise compreensiva (BERTAUX, 2010; KAUFMAN, 1996) que tem como princÃpios de anÃlise a criatividade, a imaginaÃÃo e a aÃÃo do investigador sobre os dados. A anÃlise evidenciou, entre os professores, percursos dinÃmicos de encontros com a docÃncia, ora por ato de pertencimento ou identificaÃÃo, ora por atribuiÃÃo. Observou-se a existÃncia de processos inconclusos e alguns momentos contraditÃrios, permeados por uma reflexividade sobre o ato de ensinar a pessoas jovens e adultas, caracterizado por um jogo de identificaÃÃo entre as identidades para outro, atribuÃdas pelos sistemas peritos - ser professor de EJA - e a identidade para si - ser professor da educaÃÃo profissional. Diante dessa constataÃÃo, defende-se a ideia que a identidade referente ao ser professor da EJA, serà construÃda pela interconexÃo entre a identidade pessoal e a identidade social formada â professor da educaÃÃo profissional/ensino mÃdio. à na interconexÃo dessas experiÃncias onde possivelmente ocorrerÃo as transformaÃÃes as quais darÃo corpo a outras identidades (professor do PROEJA). |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8544 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295165091151872 |