O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe The choreographer and the choreography: artistic-pedagogical drifts from the propositions of William Forsythe2017-07-27Sylvio de Sousa Gadelha Costa26074818304http://lattes.cnpq.br/4315233410228338HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez84446676504http://lattes.cnpq.br/4739201450499304Sylvia Beatriz Bezerra Furtado12012572391http://lattes.cnpq.br/4063502391331604Francimara Nogueira Teixeira49243870378http://lattes.cnpq.br/7620297672950598Sandra Meyer Nunes42926378904http://lattes.cnpq.br/702680377565479280163661715http://lattes.cnpq.br/3414261206382998Paulo SÃrgio Caldas de AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCoreografia William Forsythe DanÃa contemporÃnea EducaÃÃo Choreography William Forsythe Contemporary dance EducationCOREOGRAFIAnÃo hÃA presente tese objetiva investigar os modos emergentes do fazer coreogrÃfico e suas implicaÃÃes artÃstico-pedagÃgicas. A palavra coreografia recobre, hoje, proposiÃÃes que podem versar sobre os mais minuciosos e especÃficos detalhes do gesto de um corpo ou, inversamente, sobre as mais abertas e genÃricas instruÃÃes de aÃÃo de mÃltiplos corpos; a coreografia escapa de sua vinculaÃÃo à danÃa para nomear configuraÃÃes de movimento as mais diversas, por vezes sequer ligadas a um fazer humano; deixa de implicar uma autoria Ãnica e nomeÃvel para, eventualmente, dissolver-se num fazer coletivo; enfim, parece reclamar por novas compreensÃes. Aqui tratamos portanto de uma pedagogia da danÃa que se complexifica a partir de um contexto no qual os modelos de processo criativo e os modos de mover se multiplicam. Em tal contexto, o criar e o performar convergem e qualquer corporeidade sà pode ser pensada a partir do projeto estÃtico a que se vincula. Para nossa investigaÃÃo, tomamos como base as proposiÃÃes coreogrÃficas de William Forsythe, artista que â alÃm de atuar em diferentes instÃncias de criaÃÃo (composiÃÃes cÃnicas, videogrÃficas, instalativas e expositivas) e multiplicar prÃticas colaborativas â desenvolveu os projetos em mÃdia digital Improvisation technologies: a tool for the analytical dance eye e Synchronous objects for One Flat Thing, reproduced, ambos de declarado cunho pedagÃgico e que sÃo utilizados correntemente em vÃrios contextos formativos no mundo. A abordagem de William Forsythe â principalmente quanto ao corpo balÃtico â emerge mesmo como um poderoso referencial para o estabelecimento de processos artÃsticos e pedagÃgicos de autonomizaÃÃo e invenÃÃo; a concepÃÃo de coreografia como proposiÃÃo abre espaÃo para a experimentaÃÃo de alteridades e para a emergÃncia de novas corporeidades. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19783application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:10Zmail@mail.com - |
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