O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo SÃrgio Caldas de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19783
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_af4f204b93cb49e77cd4013be6bce02d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12435
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe The choreographer and the choreography: artistic-pedagogical drifts from the propositions of William Forsythe2017-07-27Sylvio de Sousa Gadelha Costa26074818304http://lattes.cnpq.br/4315233410228338HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez84446676504http://lattes.cnpq.br/4739201450499304Sylvia Beatriz Bezerra Furtado12012572391http://lattes.cnpq.br/4063502391331604Francimara Nogueira Teixeira49243870378http://lattes.cnpq.br/7620297672950598Sandra Meyer Nunes42926378904http://lattes.cnpq.br/702680377565479280163661715http://lattes.cnpq.br/3414261206382998Paulo SÃrgio Caldas de AlmeidaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCoreografia William Forsythe DanÃa contemporÃnea EducaÃÃo Choreography William Forsythe Contemporary dance EducationCOREOGRAFIAnÃo hÃA presente tese objetiva investigar os modos emergentes do fazer coreogrÃfico e suas implicaÃÃes artÃstico-pedagÃgicas. A palavra coreografia recobre, hoje, proposiÃÃes que podem versar sobre os mais minuciosos e especÃficos detalhes do gesto de um corpo ou, inversamente, sobre as mais abertas e genÃricas instruÃÃes de aÃÃo de mÃltiplos corpos; a coreografia escapa de sua vinculaÃÃo à danÃa para nomear configuraÃÃes de movimento as mais diversas, por vezes sequer ligadas a um fazer humano; deixa de implicar uma autoria Ãnica e nomeÃvel para, eventualmente, dissolver-se num fazer coletivo; enfim, parece reclamar por novas compreensÃes. Aqui tratamos portanto de uma pedagogia da danÃa que se complexifica a partir de um contexto no qual os modelos de processo criativo e os modos de mover se multiplicam. Em tal contexto, o criar e o performar convergem e qualquer corporeidade sà pode ser pensada a partir do projeto estÃtico a que se vincula. Para nossa investigaÃÃo, tomamos como base as proposiÃÃes coreogrÃficas de William Forsythe, artista que â alÃm de atuar em diferentes instÃncias de criaÃÃo (composiÃÃes cÃnicas, videogrÃficas, instalativas e expositivas) e multiplicar prÃticas colaborativas â desenvolveu os projetos em mÃdia digital Improvisation technologies: a tool for the analytical dance eye e Synchronous objects for One Flat Thing, reproduced, ambos de declarado cunho pedagÃgico e que sÃo utilizados correntemente em vÃrios contextos formativos no mundo. A abordagem de William Forsythe â principalmente quanto ao corpo balÃtico â emerge mesmo como um poderoso referencial para o estabelecimento de processos artÃsticos e pedagÃgicos de autonomizaÃÃo e invenÃÃo; a concepÃÃo de coreografia como proposiÃÃo abre espaÃo para a experimentaÃÃo de alteridades e para a emergÃncia de novas corporeidades. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19783application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:10Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The choreographer and the choreography: artistic-pedagogical drifts from the propositions of William Forsythe
title O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
spellingShingle O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
Paulo SÃrgio Caldas de Almeida
Coreografia
William Forsythe
DanÃa contemporÃnea
EducaÃÃo
Choreography
William Forsythe
Contemporary dance
Education
COREOGRAFIA
title_short O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
title_full O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
title_fullStr O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
title_full_unstemmed O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
title_sort O coreÃgrafo e a coreografia: derivas artÃstico-pedagÃgicas a partir das proposiÃÃes de William Forsythe
author Paulo SÃrgio Caldas de Almeida
author_facet Paulo SÃrgio Caldas de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sylvio de Sousa Gadelha Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26074818304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4315233410228338
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 84446676504
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739201450499304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sylvia Beatriz Bezerra Furtado
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12012572391
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4063502391331604
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francimara Nogueira Teixeira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 49243870378
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7620297672950598
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sandra Meyer Nunes
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 42926378904
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7026803775654792
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 80163661715
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3414261206382998
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo SÃrgio Caldas de Almeida
contributor_str_mv Sylvio de Sousa Gadelha Costa
HÃctor AndrÃs Briones VÃsquez
Sylvia Beatriz Bezerra Furtado
Francimara Nogueira Teixeira
Sandra Meyer Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Coreografia
William Forsythe
DanÃa contemporÃnea
EducaÃÃo
topic Coreografia
William Forsythe
DanÃa contemporÃnea
EducaÃÃo
Choreography
William Forsythe
Contemporary dance
Education
COREOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Choreography
William Forsythe
Contemporary dance
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COREOGRAFIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente tese objetiva investigar os modos emergentes do fazer coreogrÃfico e suas implicaÃÃes artÃstico-pedagÃgicas. A palavra coreografia recobre, hoje, proposiÃÃes que podem versar sobre os mais minuciosos e especÃficos detalhes do gesto de um corpo ou, inversamente, sobre as mais abertas e genÃricas instruÃÃes de aÃÃo de mÃltiplos corpos; a coreografia escapa de sua vinculaÃÃo à danÃa para nomear configuraÃÃes de movimento as mais diversas, por vezes sequer ligadas a um fazer humano; deixa de implicar uma autoria Ãnica e nomeÃvel para, eventualmente, dissolver-se num fazer coletivo; enfim, parece reclamar por novas compreensÃes. Aqui tratamos portanto de uma pedagogia da danÃa que se complexifica a partir de um contexto no qual os modelos de processo criativo e os modos de mover se multiplicam. Em tal contexto, o criar e o performar convergem e qualquer corporeidade sà pode ser pensada a partir do projeto estÃtico a que se vincula. Para nossa investigaÃÃo, tomamos como base as proposiÃÃes coreogrÃficas de William Forsythe, artista que â alÃm de atuar em diferentes instÃncias de criaÃÃo (composiÃÃes cÃnicas, videogrÃficas, instalativas e expositivas) e multiplicar prÃticas colaborativas â desenvolveu os projetos em mÃdia digital Improvisation technologies: a tool for the analytical dance eye e Synchronous objects for One Flat Thing, reproduced, ambos de declarado cunho pedagÃgico e que sÃo utilizados correntemente em vÃrios contextos formativos no mundo. A abordagem de William Forsythe â principalmente quanto ao corpo balÃtico â emerge mesmo como um poderoso referencial para o estabelecimento de processos artÃsticos e pedagÃgicos de autonomizaÃÃo e invenÃÃo; a concepÃÃo de coreografia como proposiÃÃo abre espaÃo para a experimentaÃÃo de alteridades e para a emergÃncia de novas corporeidades.
description nÃo hÃ
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19783
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295235442212864