AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20713 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_c83ca8f5a746318721970977e4e3d61a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13082 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do CearÃ2019-12-00Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/050634660708149381983395315http://lattes.cnpq.br/1297952181184578Andrà Monteiro de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREnsino Superior AvaliaÃÃo Educacional ExtensÃo UniversitÃriaAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃO Programa de Apoio a Projetos de ExtensÃo (Papex) foi criado pela PrÃ-reitoria de ExtensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) com o objetivo de fortalecer a extensÃo nas grandes Ãreas temÃticas, definidas segundo a PolÃtica Nacional de ExtensÃo (PNE) 2011-2020. Assim, espera-se que o Papex esteja propiciando o desenvolvimento de projetos que contribuam para que a extensÃo obtenha bons resultados quando avaliada sob os Ãmbitos definidos na PNE: gestÃo; plano acadÃmico; relaÃÃo universidade x sociedade e produÃÃo acadÃmica. Portanto, este estudo apresentou como objetivo avaliar os resultados do (Papex), empregando indicadores elaborados pelo FÃrum de PrÃ-reitores de ExtensÃo das Universidades PÃblicas Brasileiras (Forproex). Para o alcance do objetivo, foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, fazendo-se uso de estudo descritivo, tendo os dados primÃrios sido coletados atravÃs de questionÃrio, e os secundÃrios atravÃs de pesquisa documental. A apreciaÃÃo dos resultados foi realizada atravÃs de confrontaÃÃo entre os dados obtidos e os indicadores da Pesquisa Indicadores Brasileiros de ExtensÃo UniversitÃria (IBEU), realizando estudo comparativo, com a inserÃÃo de tabelas e grÃficos. Dessa forma, participaram do estudo 55 coordenadores de projetos Papex, de todas as 5 ediÃÃes, todos eles docentes ou tÃcnicos administrativos servidores do IFCE, a grande maioria, 89,1%, da classe dos docentes. Portanto, no Ãmbito da gestÃo, à preciso repensar a alocaÃÃo de recursos e o acompanhamento dos projetos. No Ãmbito do plano acadÃmico, constatou-se que o Papex està propiciando forte aproximaÃÃo entre a extensÃo o ensino e a pesquisa. Na relaÃÃo universidade e sociedade, destaca-se o atendimento prioritÃrio ao pÃblico em situaÃÃo de vulnerabilidade. Em relaÃÃo a produÃÃo acadÃmica, avalia-se a necessidade de maior elaboraÃÃo de produtos audiovisuais e materiais artÃsticos. Conclui-se, portanto, que o Papex està alcanÃando o seu objetivo de fortalecer a extensÃo no IFCE, atingindo bons Ãndices em indicadores elaborados pelo Forproex. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20713application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-06T10:23:23Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title |
AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà Andrà Monteiro de Castro Ensino Superior AvaliaÃÃo Educacional ExtensÃo UniversitÃria AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
title_short |
AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title_full |
AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
title_sort |
AvaliaÃÃo diagnÃstica do programa de apoio a projetos de extensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà |
author |
Andrà Monteiro de Castro |
author_facet |
Andrà Monteiro de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
81983395315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1297952181184578 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrà Monteiro de Castro |
contributor_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior AvaliaÃÃo Educacional ExtensÃo UniversitÃria |
topic |
Ensino Superior AvaliaÃÃo Educacional ExtensÃo UniversitÃria AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O Programa de Apoio a Projetos de ExtensÃo (Papex) foi criado pela PrÃ-reitoria de ExtensÃo do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia do Cearà (IFCE) com o objetivo de fortalecer a extensÃo nas grandes Ãreas temÃticas, definidas segundo a PolÃtica Nacional de ExtensÃo (PNE) 2011-2020. Assim, espera-se que o Papex esteja propiciando o desenvolvimento de projetos que contribuam para que a extensÃo obtenha bons resultados quando avaliada sob os Ãmbitos definidos na PNE: gestÃo; plano acadÃmico; relaÃÃo universidade x sociedade e produÃÃo acadÃmica. Portanto, este estudo apresentou como objetivo avaliar os resultados do (Papex), empregando indicadores elaborados pelo FÃrum de PrÃ-reitores de ExtensÃo das Universidades PÃblicas Brasileiras (Forproex). Para o alcance do objetivo, foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, fazendo-se uso de estudo descritivo, tendo os dados primÃrios sido coletados atravÃs de questionÃrio, e os secundÃrios atravÃs de pesquisa documental. A apreciaÃÃo dos resultados foi realizada atravÃs de confrontaÃÃo entre os dados obtidos e os indicadores da Pesquisa Indicadores Brasileiros de ExtensÃo UniversitÃria (IBEU), realizando estudo comparativo, com a inserÃÃo de tabelas e grÃficos. Dessa forma, participaram do estudo 55 coordenadores de projetos Papex, de todas as 5 ediÃÃes, todos eles docentes ou tÃcnicos administrativos servidores do IFCE, a grande maioria, 89,1%, da classe dos docentes. Portanto, no Ãmbito da gestÃo, à preciso repensar a alocaÃÃo de recursos e o acompanhamento dos projetos. No Ãmbito do plano acadÃmico, constatou-se que o Papex està propiciando forte aproximaÃÃo entre a extensÃo o ensino e a pesquisa. Na relaÃÃo universidade e sociedade, destaca-se o atendimento prioritÃrio ao pÃblico em situaÃÃo de vulnerabilidade. Em relaÃÃo a produÃÃo acadÃmica, avalia-se a necessidade de maior elaboraÃÃo de produtos audiovisuais e materiais artÃsticos. Conclui-se, portanto, que o Papex està alcanÃando o seu objetivo de fortalecer a extensÃo no IFCE, atingindo bons Ãndices em indicadores elaborados pelo Forproex. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20713 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295460848304128 |