Ãtica e metafÃsica em Schopenhauer: a coexistÃncia da vontade livre com a necessidade das aÃÃes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisÃtica e metafÃsica em Schopenhauer: a coexistÃncia da vontade livre com a necessidade das aÃÃesEthics and metaphysics in Schopenhauer: the coexistence of free will with the necessity of the actions2012-03-27Fernando Ribeiro de Moraes Barros25560885835Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd54019303991http://lattes.cnpq.br/4699855762198405 Ruy de Carvalho Rodrigues JÃnior41054873312http://lattes.cnpq.br/7478380515127475 82464812315http://lattes.cnpq.br/2664815469258093 Francisco William Mendes DamascenoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRLiberdade Ascetismo FelicidadeFreedom Asceticism HappinessFILOSOFIAFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoA presente pesquisa à uma anÃlise, à luz da filosofia de Schopenhauer, da problemÃtica tradicional acerca do livre-arbÃtrio, ou liberdade de indiferenÃa, termo mais utilizado por Schopenhauer. Trata-se de investigar atà que ponto se pode falar de uma liberdade dos atos particulares e como esta suposta liberdade poderia ser conciliada com a necessidade causal do mundo fÃsico. Para tanto à preciso refazer o percurso realizado por Schopenhauer na sua investigaÃÃo Ãtico-metafÃsica acerca da liberdade. Por outro lado, à extremamente importante extrairmos as consequÃncias existenciais surgidas da sua resposta negativa acerca da liberdade moral, ou seja, à preciso tambÃm entendermos de que modo a liberdade, ou a sua ausÃncia, estÃo relacionadas ao sofrimento e o quanto este faz parte da vida. O percurso feito no presente trabalho inicia-se com a exposiÃÃo dos pressupostos e conceitos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, mais especificamente no que se refere à sua teoria do conhecimento e à sua filosofia da natureza. Segue-se uma abordagem acerca do problema da liberdade a partir do ponto de vista Ãtico-metafÃsico, baseado fundamentalmente na obra principal de Schopenhauer, O mundo como vontade e como representaÃÃo, mais precisamente o quarto livro. Num Ãltimo momento abordaremos a problemÃtica a partir de um ponto de vista empÃrico, tendo como texto base os Aforismos para a sabedoria de vida, textos que compÃem a obra Parerga e Paralipomena, considerados por Schopenhauer como escritos menores, por serem textos que se situam exteriormente à perspectiva mais elevada, a Ãtico-metafÃsica. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8337application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:22Zmail@mail.com - |
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A presente pesquisa à uma anÃlise, à luz da filosofia de Schopenhauer, da problemÃtica tradicional acerca do livre-arbÃtrio, ou liberdade de indiferenÃa, termo mais utilizado por Schopenhauer. Trata-se de investigar atà que ponto se pode falar de uma liberdade dos atos particulares e como esta suposta liberdade poderia ser conciliada com a necessidade causal do mundo fÃsico. Para tanto à preciso refazer o percurso realizado por Schopenhauer na sua investigaÃÃo Ãtico-metafÃsica acerca da liberdade. Por outro lado, à extremamente importante extrairmos as consequÃncias existenciais surgidas da sua resposta negativa acerca da liberdade moral, ou seja, à preciso tambÃm entendermos de que modo a liberdade, ou a sua ausÃncia, estÃo relacionadas ao sofrimento e o quanto este faz parte da vida. O percurso feito no presente trabalho inicia-se com a exposiÃÃo dos pressupostos e conceitos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, mais especificamente no que se refere à sua teoria do conhecimento e à sua filosofia da natureza. Segue-se uma abordagem acerca do problema da liberdade a partir do ponto de vista Ãtico-metafÃsico, baseado fundamentalmente na obra principal de Schopenhauer, O mundo como vontade e como representaÃÃo, mais precisamente o quarto livro. Num Ãltimo momento abordaremos a problemÃtica a partir de um ponto de vista empÃrico, tendo como texto base os Aforismos para a sabedoria de vida, textos que compÃem a obra Parerga e Paralipomena, considerados por Schopenhauer como escritos menores, por serem textos que se situam exteriormente à perspectiva mais elevada, a Ãtico-metafÃsica. |
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