Fetichismo da mercadoria e subjetividade contemporÃnea: uma anÃlise psicossocial da crise do potencial de transcendÃncia à realidade imediata no quadro das novas geraÃÃes de jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robson Josà Feitosa de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7271
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFetichismo da mercadoria e subjetividade contemporÃnea: uma anÃlise psicossocial da crise do potencial de transcendÃncia à realidade imediata no quadro das novas geraÃÃes de jovensFÃtichisme de la marchandise et subjectività contemporaine: une analyse psicossociale de la crise du potentiel de transcendance à la rÃalità immÃdiate dans le cadre de nouvelles gÃnÃrations de jeunes2011-12-02Maria de FÃtima Vieira Severiano20358059372http://lattes.cnpq.br/0266040240421283 Jorge Coelho Soares05560209791http://lattes.cnpq.br/1773023381434116 Jesus Garcia Pascual42523753115http://lattes.cnpq.br/2081755779926370 82529620334http://lattes.cnpq.br/4437322222837331 Robson Josà Feitosa de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRFÃtichisme de la marchandise Ãducation Consommation Jeunesse UtopieFetichismo da mercadoria EducaÃÃo Consumo Juventude UtopiaPSICOLOGIA SOCIALCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO presente estudo busca estabelecer relaÃÃes crÃticas entre o fetichismo da mercadoria e o que chamamos de crise no potencial de transcendÃncia à realidade imediata no quadro das novas geraÃÃes de jovens. Portanto, trata de refletir sobre as capacidades utÃpicas do homem enquanto um ser nÃo apenas preso ao real, mas um ser passÃvel de criar o possÃvel para alÃm da realidade estabelecida. Essas reflexÃes nasceram de uma inquietaÃÃo advinda de minha prÃtica docente de quase dez anos com jovens, na faixa etÃria entre 13 a 18 anos. Esse tempo possibilitou observar vÃrios aspectos relacionados aos comportamentos e pensamentos dos jovens, em especial, com relaÃÃo ao consumo e Ãs formas de adesÃo aos ideais subjetivos transmitidos pelas mercadorias, via publicidade. Em termos teÃricos, uma releitura da crÃtica de Marx ao Fetichismo da Mercadoria fez-se fundamental para compreendermos, contemporaneamente, um novo nÃvel de fetichismo referente ao nÃvel do desejo. Ou seja, atualmente a mercadoria nÃo seria mais apenas aquela que determina a vida social objetivamente por se instalar como a priori tÃcito, mas tambÃm passa a ser objeto de identificaÃÃo idealizada por parte dos consumidores. Deste modo, a lÃgica da mercadoria na contemporaneidade pretende criar um mundo em que nada precisa ser renunciado, um universo espetacular em que haveria um processo de pacificaÃÃo entre indivÃduo e sociedade. Nesta perspectiva, nossa hipÃtese à a de que vem ocorrendo uma paulatina perda do potencial de transcendÃncia nos jovens em prol de uma adesÃo inconteste ao presente imediato. O conceito de fetichismo da mercadoria em Marx, bem como as reflexÃes desenvolvidas pelos teÃricos da Escola de Frankfurt, notadamente Marcuse, Adorno e Benjamin, constituem a base teÃrica principal de nosso estudo, alÃm de autores mais contemporÃneos como Debord, Kurz, Jappe, Kehl, Freire Costa, Bauman, Dufour, Jacoby, Ramos e Severiano. Trata-se de um estudo preponderantemente teÃrico que se vale metodologicamente, alÃm dos autores mencionados, das âMemÃrias do autorâ â memÃrias por mim estruturadas a partir das anotaÃÃes de aula referentes a temÃticas mais significativas para nosso objeto de estudo. Nossas anÃlises indicam a existÃncia de uma idealizaÃÃo dos objetos de consumo nos jovens; um culto ao imediato; alÃm de um culto ao prazer ligado nÃo apenas ao consumo de objetos, mas sobretudo ao consumo de pessoas, considerados por vezes, supÃrfluos e efÃmeros. Nossas reflexÃes finais apontam nÃo para uma absoluta identificaÃÃo entre real e possÃvel, mas para uma tendÃncia a que o terreno do real, presidido pela lÃgica mercantil, mantenha cativo o terreno do possÃvel. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7271application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:16Zmail@mail.com -
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