IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Danielle AraÃjo Mota
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19500
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre a integraÃÃo das disciplinas profissionais com a biologia no curso tÃcnico em enfermagem. O estudo, utilizando a abordagem qualitativa à descritivo na anÃlise dos dados. Como metodologia escolheu-se o estudo de caso e os instrumentos de coleta dos dados foram anÃlise documental, observaÃÃes da jornada e planejamento pedagÃgicos e entrevistas. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional- EEEP, os sujeitos da pesquisa foram os professores de Biologia e os professores da Ãrea profissional do curso TÃcnico em Enfermagem. No primeiro momento do estudo fez-se a fundamentaÃÃo teÃrica de autores que abordam as temÃticas: educaÃÃo profissional, currÃculo/currÃculo integrado e sobre a importÃncia da Biologia para o curso tÃcnico em Enfermagem. O trabalho consistiu em analisar os documentos oficiais, em especial o plano de curso. Em seguida foram realizadas as observaÃÃes da jornada e dos planejamentos pedagÃgicos e, por Ãltimo, foi feita a anÃlise das entrevistas sobre a integraÃÃo curricular, com a finalidade de perceber indÃcios de como eles planejam suas aulas e como articulam a disciplina biologia com as disciplinas profissionais. Podeâse perceber que em seu discurso, os professores dÃo indÃcios de tentarem planejar articulando as Ãreas. No entanto, no momento do planejamento percebe-se que sua prÃtica se apresenta de forma tÃnue, ficando evidente que a perspectiva da integraÃÃo curricular presente nos documentos oficiais como Decreto 5154/2004 e o plano de Curso do TÃcnico em Enfermagem, nÃo à empregada de forma constante, fato explicado nas entrevistas e na observaÃÃo da jornada e planejamento pedagÃgicos. Os resultados da investigaÃÃo indicam que, na escola observada, os professores acompanham ainda o modelo dualista, em que a teoria e a prÃtica estÃo dissociados e que estÃo tentando aproximar prÃticas curriculares isoladas e especÃficas de cada matÃria, o que possibilita uma tentativa de integraÃÃo. Podeâse considerar, portanto, que apesar dos esforÃos dos professores, na tentativa da integraÃÃo curricular, ainda exista um hiato entre os documentos oficiais, identidade dessa modalidade e planejamento pedagÃgico.
id UFC_b21323f26c0208aedf4651ca79bf5878
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7404
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologiaIntegration curriculum of course technician in nursing with the biology discipline2013-11-25Raquel Crosara Maia Leite65409761636http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/3700510328454477Marcia Serra Ferreira91181941768http://lattes.cnpq.br/115843719508672567194451387http://lattes.cnpq.br/9647457248949178Maria Danielle AraÃjo MotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Profissional Ensino de Biologia IntegraÃÃo CurricularProfessional Education Biology Teaching Curriculum IntegrationEDUCACAOEsta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre a integraÃÃo das disciplinas profissionais com a biologia no curso tÃcnico em enfermagem. O estudo, utilizando a abordagem qualitativa à descritivo na anÃlise dos dados. Como metodologia escolheu-se o estudo de caso e os instrumentos de coleta dos dados foram anÃlise documental, observaÃÃes da jornada e planejamento pedagÃgicos e entrevistas. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional- EEEP, os sujeitos da pesquisa foram os professores de Biologia e os professores da Ãrea profissional do curso TÃcnico em Enfermagem. No primeiro momento do estudo fez-se a fundamentaÃÃo teÃrica de autores que abordam as temÃticas: educaÃÃo profissional, currÃculo/currÃculo integrado e sobre a importÃncia da Biologia para o curso tÃcnico em Enfermagem. O trabalho consistiu em analisar os documentos oficiais, em especial o plano de curso. Em seguida foram realizadas as observaÃÃes da jornada e dos planejamentos pedagÃgicos e, por Ãltimo, foi feita a anÃlise das entrevistas sobre a integraÃÃo curricular, com a finalidade de perceber indÃcios de como eles planejam suas aulas e como articulam a disciplina biologia com as disciplinas profissionais. Podeâse perceber que em seu discurso, os professores dÃo indÃcios de tentarem planejar articulando as Ãreas. No entanto, no momento do planejamento percebe-se que sua prÃtica se apresenta de forma tÃnue, ficando evidente que a perspectiva da integraÃÃo curricular presente nos documentos oficiais como Decreto 5154/2004 e o plano de Curso do TÃcnico em Enfermagem, nÃo à empregada de forma constante, fato explicado nas entrevistas e na observaÃÃo da jornada e planejamento pedagÃgicos. Os resultados da investigaÃÃo indicam que, na escola observada, os professores acompanham ainda o modelo dualista, em que a teoria e a prÃtica estÃo dissociados e que estÃo tentando aproximar prÃticas curriculares isoladas e especÃficas de cada matÃria, o que possibilita uma tentativa de integraÃÃo. Podeâse considerar, portanto, que apesar dos esforÃos dos professores, na tentativa da integraÃÃo curricular, ainda exista um hiato entre os documentos oficiais, identidade dessa modalidade e planejamento pedagÃgico. This research aimed to investigate how does the integration of professional disciplines with biology in technical nursing. The study, using a qualitative approach is descriptive data analysis. Methodology was chosen as the case study and the instruments of data collection were document analysis, observations and planning educational journey and interviews. The research was conducted in a State School of Professional Education - EEEP, the subjects were biology teachers and teachers in the area of professional technical Nursing course. At first the study became the theoretical foundation of authors who address the themes: professional education, curriculum / integrated curriculum and the importance of biology for the technical course in Nursing. The work consisted in analyzing the official documents, especially the course plan. Then the observations were made the journey planning and teaching , and finally , the analysis was made of the interviews on the curriculum integration , in order to perceive signs as they plan their lessons and how articulate discipline Biology with the professional disciplines . One can see that in his speech, teachers give evidence of trying to plan articulating areas . However , when planning you realize that your practice performs weakly , making it clear that the prospect of curriculum integration in official documents as Decree 5154/2004 and the plan of the Technical Course in Nursing , is employed on a constant , a fact explained in interviews and observation of the journey and educational planning . Research results indicate that observed in school , teachers still follow the two-tier model , in which theory and practice are dissociated and that they are trying to approach curricular practices isolated and specific to each field , which allows an attempt at integration . One may consider, therefore, that despite the efforts of teachers in an attempt of curriculum integration, there is still a gap between the official document, the identity of this modality and educational planning . nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19500application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:59Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integration curriculum of course technician in nursing with the biology discipline
title IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia
spellingShingle IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia
Maria Danielle AraÃjo Mota
EducaÃÃo Profissional
Ensino de Biologia
IntegraÃÃo Curricular
Professional Education
Biology Teaching
Curriculum Integration
EDUCACAO
title_short IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia
title_full IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia
title_fullStr IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia
title_full_unstemmed IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia
title_sort IntegraÃÃo curricular do curso tÃcnico em enfermagem com a disciplina biologia
author Maria Danielle AraÃjo Mota
author_facet Maria Danielle AraÃjo Mota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raquel Crosara Maia Leite
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 65409761636
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 06100961334
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3700510328454477
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcia Serra Ferreira
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 91181941768
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1158437195086725
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 67194451387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9647457248949178
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Danielle AraÃjo Mota
contributor_str_mv Raquel Crosara Maia Leite
Ana Maria Iorio Dias
Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
Marcia Serra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Profissional
Ensino de Biologia
IntegraÃÃo Curricular
topic EducaÃÃo Profissional
Ensino de Biologia
IntegraÃÃo Curricular
Professional Education
Biology Teaching
Curriculum Integration
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional Education
Biology Teaching
Curriculum Integration
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre a integraÃÃo das disciplinas profissionais com a biologia no curso tÃcnico em enfermagem. O estudo, utilizando a abordagem qualitativa à descritivo na anÃlise dos dados. Como metodologia escolheu-se o estudo de caso e os instrumentos de coleta dos dados foram anÃlise documental, observaÃÃes da jornada e planejamento pedagÃgicos e entrevistas. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional- EEEP, os sujeitos da pesquisa foram os professores de Biologia e os professores da Ãrea profissional do curso TÃcnico em Enfermagem. No primeiro momento do estudo fez-se a fundamentaÃÃo teÃrica de autores que abordam as temÃticas: educaÃÃo profissional, currÃculo/currÃculo integrado e sobre a importÃncia da Biologia para o curso tÃcnico em Enfermagem. O trabalho consistiu em analisar os documentos oficiais, em especial o plano de curso. Em seguida foram realizadas as observaÃÃes da jornada e dos planejamentos pedagÃgicos e, por Ãltimo, foi feita a anÃlise das entrevistas sobre a integraÃÃo curricular, com a finalidade de perceber indÃcios de como eles planejam suas aulas e como articulam a disciplina biologia com as disciplinas profissionais. Podeâse perceber que em seu discurso, os professores dÃo indÃcios de tentarem planejar articulando as Ãreas. No entanto, no momento do planejamento percebe-se que sua prÃtica se apresenta de forma tÃnue, ficando evidente que a perspectiva da integraÃÃo curricular presente nos documentos oficiais como Decreto 5154/2004 e o plano de Curso do TÃcnico em Enfermagem, nÃo à empregada de forma constante, fato explicado nas entrevistas e na observaÃÃo da jornada e planejamento pedagÃgicos. Os resultados da investigaÃÃo indicam que, na escola observada, os professores acompanham ainda o modelo dualista, em que a teoria e a prÃtica estÃo dissociados e que estÃo tentando aproximar prÃticas curriculares isoladas e especÃficas de cada matÃria, o que possibilita uma tentativa de integraÃÃo. Podeâse considerar, portanto, que apesar dos esforÃos dos professores, na tentativa da integraÃÃo curricular, ainda exista um hiato entre os documentos oficiais, identidade dessa modalidade e planejamento pedagÃgico.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research aimed to investigate how does the integration of professional disciplines with biology in technical nursing. The study, using a qualitative approach is descriptive data analysis. Methodology was chosen as the case study and the instruments of data collection were document analysis, observations and planning educational journey and interviews. The research was conducted in a State School of Professional Education - EEEP, the subjects were biology teachers and teachers in the area of professional technical Nursing course. At first the study became the theoretical foundation of authors who address the themes: professional education, curriculum / integrated curriculum and the importance of biology for the technical course in Nursing. The work consisted in analyzing the official documents, especially the course plan. Then the observations were made the journey planning and teaching , and finally , the analysis was made of the interviews on the curriculum integration , in order to perceive signs as they plan their lessons and how articulate discipline Biology with the professional disciplines . One can see that in his speech, teachers give evidence of trying to plan articulating areas . However , when planning you realize that your practice performs weakly , making it clear that the prospect of curriculum integration in official documents as Decree 5154/2004 and the plan of the Technical Course in Nursing , is employed on a constant , a fact explained in interviews and observation of the journey and educational planning . Research results indicate that observed in school , teachers still follow the two-tier model , in which theory and practice are dissociated and that they are trying to approach curricular practices isolated and specific to each field , which allows an attempt at integration . One may consider, therefore, that despite the efforts of teachers in an attempt of curriculum integration, there is still a gap between the official document, the identity of this modality and educational planning .
description Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre a integraÃÃo das disciplinas profissionais com a biologia no curso tÃcnico em enfermagem. O estudo, utilizando a abordagem qualitativa à descritivo na anÃlise dos dados. Como metodologia escolheu-se o estudo de caso e os instrumentos de coleta dos dados foram anÃlise documental, observaÃÃes da jornada e planejamento pedagÃgicos e entrevistas. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de EducaÃÃo Profissional- EEEP, os sujeitos da pesquisa foram os professores de Biologia e os professores da Ãrea profissional do curso TÃcnico em Enfermagem. No primeiro momento do estudo fez-se a fundamentaÃÃo teÃrica de autores que abordam as temÃticas: educaÃÃo profissional, currÃculo/currÃculo integrado e sobre a importÃncia da Biologia para o curso tÃcnico em Enfermagem. O trabalho consistiu em analisar os documentos oficiais, em especial o plano de curso. Em seguida foram realizadas as observaÃÃes da jornada e dos planejamentos pedagÃgicos e, por Ãltimo, foi feita a anÃlise das entrevistas sobre a integraÃÃo curricular, com a finalidade de perceber indÃcios de como eles planejam suas aulas e como articulam a disciplina biologia com as disciplinas profissionais. Podeâse perceber que em seu discurso, os professores dÃo indÃcios de tentarem planejar articulando as Ãreas. No entanto, no momento do planejamento percebe-se que sua prÃtica se apresenta de forma tÃnue, ficando evidente que a perspectiva da integraÃÃo curricular presente nos documentos oficiais como Decreto 5154/2004 e o plano de Curso do TÃcnico em Enfermagem, nÃo à empregada de forma constante, fato explicado nas entrevistas e na observaÃÃo da jornada e planejamento pedagÃgicos. Os resultados da investigaÃÃo indicam que, na escola observada, os professores acompanham ainda o modelo dualista, em que a teoria e a prÃtica estÃo dissociados e que estÃo tentando aproximar prÃticas curriculares isoladas e especÃficas de cada matÃria, o que possibilita uma tentativa de integraÃÃo. Podeâse considerar, portanto, que apesar dos esforÃos dos professores, na tentativa da integraÃÃo curricular, ainda exista um hiato entre os documentos oficiais, identidade dessa modalidade e planejamento pedagÃgico.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19500
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295234242641920