A dimensÃo educativa da prÃtica dos agentes do Tribunal de Contas do Cearà sob o enfoque da GestÃo Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Henrique Alves Camelo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA dimensÃo educativa da prÃtica dos agentes do Tribunal de Contas do Cearà sob o enfoque da GestÃo Ambiental 2010-08-18JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Antonio Germano MagalhÃes JÃnior39344037353http://lattes.cnpq.br/6072851473313376 Luiz Botelho Albuquerque0020022018719138342391http://lattes.cnpq.br/9009503236099618Pedro Henrique Alves CameloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR EducaÃÃo Ambiental GestÃo AmbientalCrise AmbientalEnvironmental Crisis Environmental Education Environmental ManagementCIENCIAS EXATAS E DA TERRAnÃo hÃEste trabalho tem por objetivo conhecer a dimensÃoeducativa da prÃtica dos agentes doTribunal de Contas do Cearà (TCE), sob o enfoque da GestÃo Ambiental (GA), tendo como a crise ambiental contemporÃnea, a fim de construir coletivamente um conjunto de procedimentos para a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica da referida InstituiÃÃo. A orientaÃÃo teÃrico-metodolÃgica està numa leitura de mundo que rompe com velhos paradigmas como o cosmocÃntrico, o teocÃntrico e o antropocÃntrico, e avanÃa com outras possibilidades epistemolÃgicas como a Perspectiva Eco-Relacional (PER), que contribui com as discussÃes socioambientais, nas dimensÃes cultural, crÃtica, polÃtica, moral, jurÃdica e afetiva, possibilitando que se perceba o mundo na sua totalidade. Trata-se de uma pesquisa composta das seguintes tÃcnicas: observaÃÃo participante, por meio da interaÃÃo do pesquisador com os agentes concursados do TCE; entrevistas semiestruturadas, baseadas em um roteiro compostos por blocos de perguntas enfocando a relaÃÃo dos agentes com o Tribunal; grupo dialÃgico, para ampliaÃÃo dos elementos acerca da dimensÃo educativa da prÃtica dos agentes do TCE, sob o enfoque da GA. Esta pesquisa à referenciada por uma proposta de EducaÃÃo Ambiental crÃtica e dialÃgica que oferece dentre outros aportes da literatura de Paulo Freire a afetividade e o saber escutar. Os resultados expressam-se com base nos temas geradores: Crise Ambiental, GestÃo Ambiental e DimensÃo Educativa, que possibilitaram algumas categorias e sub-categorias interpretativas. A compreensÃo da crise ambiental apareceu associada a dimensÃes que passam pelo saber, pelo imaginÃrio, o medo, sobretudo pela reflexÃo que sinalizam sentimentos de cooperaÃÃo. A GestÃo Ambiental pode ser entendida, na reflexÃo desta pesquisa, como um trabalho que deve comeÃar com a problematizaÃÃo das questÃes do lugar, mediante o diÃlogo e da escuta afetiva, com todas as pessoas envolvidas nas relaÃÃes. A dimensÃo educativa sob o enfoque da gestÃo ambiental apareceu em alguns depoimentos como sentimentos e reflexÃes de que, na vida, a educaÃÃo formal e informal contribui efetivamente para as prÃticas ambientais consciente, associadas a valores adquiridos. Em sÃntese, a EducaÃÃo Ambiental, que este trabalho propÃe como contribuiÃÃo para a gestÃo pÃblica, deve partir dos projetos e leituras de mundo das pessoas envolvidas, com foco na superaÃÃo de situaÃÃes-limites, conquistando e construindo nos gestos, parcerias, mobilizaÃÃes e diÃlogos tecidos pelos afetos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5470application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:31Zmail@mail.com -
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