The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angela Aparecida Patricio Bandeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17972
Resumo: Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa PolÃticas PÃblicas da EducaÃÃo Superior, do programa de Mestrado Profissional em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior, da Universidade Federal do CearÃ. O objetivo em abordar o tema âexpansÃo do ensino superior e inclusÃo socialâ à trazer novos elementos para o debate sobre a educaÃÃo superior no Brasil, sobretudo na Ãltima dÃcada, embora, para que pudÃssemos compreender todo o processo de expansÃo e interiorizaÃÃo da educaÃÃo brasileira, tenhamos nos debruÃado sobre os primÃrdios da histÃria da educaÃÃo no paÃs. A centralizaÃÃo do trabalho ocorre nas polÃticas de educaÃÃo implementadas, em especial nos governos de Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2010), destacando-se aà as legislaÃÃes, programas e aÃÃes que contribuÃram para essa expansÃo. Trata-se de um estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ, primeira universidade federal do Cearà e precursora da interiorizaÃÃo do ensino superior no estado. O campus avanÃado escolhido foi o da cidade de Sobral, distante a 238 km da capital, Fortaleza. Ele utiliza como metodologias: a pesquisa documental, a pesquisa exploratÃria, numa abordagem quanti-qualitativa e a anÃlise multivariada de dados. Com a anÃlise dos dados sobre o perfil socioeconÃmico dos discentes e seus pais, alÃm da origem da escolaridade desses estudantes e renda familiar, pudemos identificar que a maioria dos estudantes do campus de Sobral à da regiÃo Nordeste, da capital do estado do CearÃ, Fortaleza, e o curso de Medicina à o que possui mais estudantes com maior renda familiar. Entretanto, a maior parcela dos estudantes do campus de Sobral pertence à classe D. Esses e outros dados pesquisados nos dÃo elementos para avaliar se a polÃtica de expansÃo e interiorizaÃÃo da educaÃÃo superior està atendendo a seu maior objetivo, que à o de promover a democratizaÃÃo desse nÃvel de ensino.
id UFC_b6f9a384ce0ab339281428ed5d82e38c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9282
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisThe expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus SobralA expansÃo da educaÃÃo superior como polÃtica de inclusÃo social: estudo de caso da Universidade Federal do CearÃ/Campus Sobral2015-04-13Eloisa Maia Vidal56143276800http://lattes.cnpq.br/4257594561432768Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987Gilmar Lopes Ribeiro18778925304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702544P769811075387 http://lattes.cnpq.br/3585315261845336Angela Aparecida Patricio BandeiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRExpansÃo da educaÃÃo superior InteriorizaÃÃo do ensino superior DemocratizaÃÃo do ensino InclusÃo social HistÃria da educaÃÃo superiorExpansion of higher education Internalization of higher education Democracy of education Social inclusion History of higher educationPOLITICAS PUBLICASEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa PolÃticas PÃblicas da EducaÃÃo Superior, do programa de Mestrado Profissional em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior, da Universidade Federal do CearÃ. O objetivo em abordar o tema âexpansÃo do ensino superior e inclusÃo socialâ à trazer novos elementos para o debate sobre a educaÃÃo superior no Brasil, sobretudo na Ãltima dÃcada, embora, para que pudÃssemos compreender todo o processo de expansÃo e interiorizaÃÃo da educaÃÃo brasileira, tenhamos nos debruÃado sobre os primÃrdios da histÃria da educaÃÃo no paÃs. A centralizaÃÃo do trabalho ocorre nas polÃticas de educaÃÃo implementadas, em especial nos governos de Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2010), destacando-se aà as legislaÃÃes, programas e aÃÃes que contribuÃram para essa expansÃo. Trata-se de um estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ, primeira universidade federal do Cearà e precursora da interiorizaÃÃo do ensino superior no estado. O campus avanÃado escolhido foi o da cidade de Sobral, distante a 238 km da capital, Fortaleza. Ele utiliza como metodologias: a pesquisa documental, a pesquisa exploratÃria, numa abordagem quanti-qualitativa e a anÃlise multivariada de dados. Com a anÃlise dos dados sobre o perfil socioeconÃmico dos discentes e seus pais, alÃm da origem da escolaridade desses estudantes e renda familiar, pudemos identificar que a maioria dos estudantes do campus de Sobral à da regiÃo Nordeste, da capital do estado do CearÃ, Fortaleza, e o curso de Medicina à o que possui mais estudantes com maior renda familiar. Entretanto, a maior parcela dos estudantes do campus de Sobral pertence à classe D. Esses e outros dados pesquisados nos dÃo elementos para avaliar se a polÃtica de expansÃo e interiorizaÃÃo da educaÃÃo superior està atendendo a seu maior objetivo, que à o de promover a democratizaÃÃo desse nÃvel de ensino. The following study has a link with the Public Higher Education Policies, from the Professional Masterâs Degree program in Public Policy and Management of Higher Education, from the Federal University of the State of CearÃ. The purpose in approaching the theme âexpansion of the higher education and social mobilityâ is to bring new elements to debate higher education in Brazil, especially in the last decade, although in order to understand all the expansion as well as internalization of Brazilian education process, we have leant in the early days over the history of education in our country. The centralization of the work occurs in education policies that are implemented, especially in the governments of Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2010), highlighting legislations, programs and actions that contributed to this expansion. It is a case study: Federal University of CearÃ, the first federal university of Cearà and precursor of higher education internalization in the State. The chosen advanced campus was from the city of Sobral, 238km away from the capital, Fortaleza. It uses as methodologies: documentary research, exploratory research, in a quantitative and qualitative approach, and the multivariate data analysis. With the analysis of data about the socioeconomic profile of students and their parents, besides the precedence of the education of these students and their family income, we could identify that most of the students from the campus of Sobral are from Northeast, from the capital in the State of CearÃ, Fortaleza, and the medicine course is the one that has more students with higher family income. However, most part of the students from the campus of Sobral belongs to the sub-class. These and other surveyed data give us an outline to assess if the internalization, as well as education policies of higher education, is attending to its biggest goal, which is promoting democracy at this level of education. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17972application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:01Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A expansÃo da educaÃÃo superior como polÃtica de inclusÃo social: estudo de caso da Universidade Federal do CearÃ/Campus Sobral
title The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral
spellingShingle The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral
Angela Aparecida Patricio Bandeira
ExpansÃo da educaÃÃo superior
InteriorizaÃÃo do ensino superior
DemocratizaÃÃo do ensino
InclusÃo social
HistÃria da educaÃÃo superior
Expansion of higher education
Internalization of higher education
Democracy of education
Social inclusion
History of higher education
POLITICAS PUBLICAS
title_short The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral
title_full The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral
title_fullStr The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral
title_full_unstemmed The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral
title_sort The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Cearà / Campus Sobral
author Angela Aparecida Patricio Bandeira
author_facet Angela Aparecida Patricio Bandeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eloisa Maia Vidal
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 56143276800
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4257594561432768
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gilmar Lopes Ribeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 18778925304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702544P7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 69811075387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3585315261845336
dc.contributor.author.fl_str_mv Angela Aparecida Patricio Bandeira
contributor_str_mv Eloisa Maia Vidal
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
Gilmar Lopes Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv ExpansÃo da educaÃÃo superior
InteriorizaÃÃo do ensino superior
DemocratizaÃÃo do ensino
InclusÃo social
HistÃria da educaÃÃo superior
topic ExpansÃo da educaÃÃo superior
InteriorizaÃÃo do ensino superior
DemocratizaÃÃo do ensino
InclusÃo social
HistÃria da educaÃÃo superior
Expansion of higher education
Internalization of higher education
Democracy of education
Social inclusion
History of higher education
POLITICAS PUBLICAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Expansion of higher education
Internalization of higher education
Democracy of education
Social inclusion
History of higher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICAS PUBLICAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa PolÃticas PÃblicas da EducaÃÃo Superior, do programa de Mestrado Profissional em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior, da Universidade Federal do CearÃ. O objetivo em abordar o tema âexpansÃo do ensino superior e inclusÃo socialâ à trazer novos elementos para o debate sobre a educaÃÃo superior no Brasil, sobretudo na Ãltima dÃcada, embora, para que pudÃssemos compreender todo o processo de expansÃo e interiorizaÃÃo da educaÃÃo brasileira, tenhamos nos debruÃado sobre os primÃrdios da histÃria da educaÃÃo no paÃs. A centralizaÃÃo do trabalho ocorre nas polÃticas de educaÃÃo implementadas, em especial nos governos de Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2010), destacando-se aà as legislaÃÃes, programas e aÃÃes que contribuÃram para essa expansÃo. Trata-se de um estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ, primeira universidade federal do Cearà e precursora da interiorizaÃÃo do ensino superior no estado. O campus avanÃado escolhido foi o da cidade de Sobral, distante a 238 km da capital, Fortaleza. Ele utiliza como metodologias: a pesquisa documental, a pesquisa exploratÃria, numa abordagem quanti-qualitativa e a anÃlise multivariada de dados. Com a anÃlise dos dados sobre o perfil socioeconÃmico dos discentes e seus pais, alÃm da origem da escolaridade desses estudantes e renda familiar, pudemos identificar que a maioria dos estudantes do campus de Sobral à da regiÃo Nordeste, da capital do estado do CearÃ, Fortaleza, e o curso de Medicina à o que possui mais estudantes com maior renda familiar. Entretanto, a maior parcela dos estudantes do campus de Sobral pertence à classe D. Esses e outros dados pesquisados nos dÃo elementos para avaliar se a polÃtica de expansÃo e interiorizaÃÃo da educaÃÃo superior està atendendo a seu maior objetivo, que à o de promover a democratizaÃÃo desse nÃvel de ensino.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The following study has a link with the Public Higher Education Policies, from the Professional Masterâs Degree program in Public Policy and Management of Higher Education, from the Federal University of the State of CearÃ. The purpose in approaching the theme âexpansion of the higher education and social mobilityâ is to bring new elements to debate higher education in Brazil, especially in the last decade, although in order to understand all the expansion as well as internalization of Brazilian education process, we have leant in the early days over the history of education in our country. The centralization of the work occurs in education policies that are implemented, especially in the governments of Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2010), highlighting legislations, programs and actions that contributed to this expansion. It is a case study: Federal University of CearÃ, the first federal university of Cearà and precursor of higher education internalization in the State. The chosen advanced campus was from the city of Sobral, 238km away from the capital, Fortaleza. It uses as methodologies: documentary research, exploratory research, in a quantitative and qualitative approach, and the multivariate data analysis. With the analysis of data about the socioeconomic profile of students and their parents, besides the precedence of the education of these students and their family income, we could identify that most of the students from the campus of Sobral are from Northeast, from the capital in the State of CearÃ, Fortaleza, and the medicine course is the one that has more students with higher family income. However, most part of the students from the campus of Sobral belongs to the sub-class. These and other surveyed data give us an outline to assess if the internalization, as well as education policies of higher education, is attending to its biggest goal, which is promoting democracy at this level of education.
description Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa PolÃticas PÃblicas da EducaÃÃo Superior, do programa de Mestrado Profissional em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior, da Universidade Federal do CearÃ. O objetivo em abordar o tema âexpansÃo do ensino superior e inclusÃo socialâ à trazer novos elementos para o debate sobre a educaÃÃo superior no Brasil, sobretudo na Ãltima dÃcada, embora, para que pudÃssemos compreender todo o processo de expansÃo e interiorizaÃÃo da educaÃÃo brasileira, tenhamos nos debruÃado sobre os primÃrdios da histÃria da educaÃÃo no paÃs. A centralizaÃÃo do trabalho ocorre nas polÃticas de educaÃÃo implementadas, em especial nos governos de Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2010), destacando-se aà as legislaÃÃes, programas e aÃÃes que contribuÃram para essa expansÃo. Trata-se de um estudo de caso: Universidade Federal do CearÃ, primeira universidade federal do Cearà e precursora da interiorizaÃÃo do ensino superior no estado. O campus avanÃado escolhido foi o da cidade de Sobral, distante a 238 km da capital, Fortaleza. Ele utiliza como metodologias: a pesquisa documental, a pesquisa exploratÃria, numa abordagem quanti-qualitativa e a anÃlise multivariada de dados. Com a anÃlise dos dados sobre o perfil socioeconÃmico dos discentes e seus pais, alÃm da origem da escolaridade desses estudantes e renda familiar, pudemos identificar que a maioria dos estudantes do campus de Sobral à da regiÃo Nordeste, da capital do estado do CearÃ, Fortaleza, e o curso de Medicina à o que possui mais estudantes com maior renda familiar. Entretanto, a maior parcela dos estudantes do campus de Sobral pertence à classe D. Esses e outros dados pesquisados nos dÃo elementos para avaliar se a polÃtica de expansÃo e interiorizaÃÃo da educaÃÃo superior està atendendo a seu maior objetivo, que à o de promover a democratizaÃÃo desse nÃvel de ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17972
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206626295808