AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=511 |
Resumo: | Esse trabalho decorre da preocupaÃÃo com resultados de pesquisas, as quais indicam que, ainda hoje, a educaÃÃo de nÃvel fundamental continua um grave problema do ensino pÃblico brasileiro a ser solucionado. Nesse contexto, privilegiou-se as classes de aceleraÃÃo da aprendizagem, a qual compÃs o cenÃrio educacional cearense de 1998 a 2002, com forte apelo de inovaÃÃo pedagÃgica capaz de inserir os alunos âdefasadosâ no ensino dito regular. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central explicitar o sentido e o alcance que a implantaÃÃo desse programa adquire quando preconiza o desenvolvimento de uma escola sem exclusÃo. A Teoria CrÃtica ancora esta discussÃo, cuja anÃlise coloca como questÃo bÃsica as relaÃÃes de poder, esclarecendo que as contradiÃÃes e resistÃncias tÃm papel de destaque nessa teorizaÃÃo. A metodologia empregada engloba um estudo de caso mÃltiplo com tÃcnicas da histÃria oral, delineado com base na pesquisa em jornal e bibliogrÃfica, anÃlise documental, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas com tÃcnicos das secretarias estadual e municipal, diretores, professores e alunos de uma escola da rede estadual e outra da rede municipal, em Fortaleza. Os resultados esclarecem que, a implantaÃÃo das classes de aceleraÃÃo nÃo resolveu o problema da exclusÃo escolar, notadamente, porque os alunos nÃo retornaram, em sua grande maioria, ao ensino regular. |
id |
UFC_ba6f6b6e221bcbf72004e37e4de144db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:112 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? ACCELERATION of the LEARNING - pedagogical innovations in the pertaining to school context?2006-02-17Luiz Botelho Albuquerque00200220187Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Luis Carlos Sales13176188315Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/517576244472477224751863304http://lattes.cnpq.br/0719513779088571Maria Auxiliadora Soares FortesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRaceleraÃÃo da aprendizagem currÃculo inovaÃÃo pedagÃgica Acceleration of the learning Curriculum pedagogical innovationsEDUCACAOEsse trabalho decorre da preocupaÃÃo com resultados de pesquisas, as quais indicam que, ainda hoje, a educaÃÃo de nÃvel fundamental continua um grave problema do ensino pÃblico brasileiro a ser solucionado. Nesse contexto, privilegiou-se as classes de aceleraÃÃo da aprendizagem, a qual compÃs o cenÃrio educacional cearense de 1998 a 2002, com forte apelo de inovaÃÃo pedagÃgica capaz de inserir os alunos âdefasadosâ no ensino dito regular. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central explicitar o sentido e o alcance que a implantaÃÃo desse programa adquire quando preconiza o desenvolvimento de uma escola sem exclusÃo. A Teoria CrÃtica ancora esta discussÃo, cuja anÃlise coloca como questÃo bÃsica as relaÃÃes de poder, esclarecendo que as contradiÃÃes e resistÃncias tÃm papel de destaque nessa teorizaÃÃo. A metodologia empregada engloba um estudo de caso mÃltiplo com tÃcnicas da histÃria oral, delineado com base na pesquisa em jornal e bibliogrÃfica, anÃlise documental, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas com tÃcnicos das secretarias estadual e municipal, diretores, professores e alunos de uma escola da rede estadual e outra da rede municipal, em Fortaleza. Os resultados esclarecem que, a implantaÃÃo das classes de aceleraÃÃo nÃo resolveu o problema da exclusÃo escolar, notadamente, porque os alunos nÃo retornaram, em sua grande maioria, ao ensino regular.Results of recent research indicate that the low quality of the basic level education is one of the most serious problems of Brazilian public education. In this work we study the âclasses de aceleraÃÃo da aprendizagemâ (learning acceleration classrooms) in the State of Cearà educational system, in the period 1998 - 2002. The âacceleration classroomsâ appeal to pedagogical innovation as a means to insert "defasados" (out of fase) pupils in regular education. We objective to identify the reach of this modality of education for the development of a non exclusive school. The study is based on the "Critical Theory"; it focus on power relations in society; and points the role of contradictions and resistency as explanation to students progress. The methodology used here is the case study, with techniques of life history, searches in periodical, bibliographical, documentary analysis, informal and semi-structured interviews. Technician of the Board of Education (both of the State of Cearà and of the city of Fortaleza) managers, professors, and pupils of a State school, and of the city of Fortaleza school had been interviewed. The results show that the acceleration classrooms did not solve the problem of school exclusion because the pupils had not returned, in its great majority, to regular education. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=511application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:10Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
ACCELERATION of the LEARNING - pedagogical innovations in the pertaining to school context? |
title |
AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? |
spellingShingle |
AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? Maria Auxiliadora Soares Fortes aceleraÃÃo da aprendizagem currÃculo inovaÃÃo pedagÃgica Acceleration of the learning Curriculum pedagogical innovations EDUCACAO |
title_short |
AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? |
title_full |
AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? |
title_fullStr |
AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? |
title_full_unstemmed |
AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? |
title_sort |
AceleraÃÃo da Aprendizagem - resultado de decisÃes curriculares no contexto escolar? |
author |
Maria Auxiliadora Soares Fortes |
author_facet |
Maria Auxiliadora Soares Fortes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eliane Dayse Pontes Furtado |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
49264222391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luis Carlos Sales |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
13176188315 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Josà Albio Moreira de Sales |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
11408588315 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
24751863304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0719513779088571 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Auxiliadora Soares Fortes |
contributor_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque Eliane Dayse Pontes Furtado Ana Maria Iorio Dias Luis Carlos Sales Josà Albio Moreira de Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aceleraÃÃo da aprendizagem currÃculo inovaÃÃo pedagÃgica |
topic |
aceleraÃÃo da aprendizagem currÃculo inovaÃÃo pedagÃgica Acceleration of the learning Curriculum pedagogical innovations EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Acceleration of the learning Curriculum pedagogical innovations |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esse trabalho decorre da preocupaÃÃo com resultados de pesquisas, as quais indicam que, ainda hoje, a educaÃÃo de nÃvel fundamental continua um grave problema do ensino pÃblico brasileiro a ser solucionado. Nesse contexto, privilegiou-se as classes de aceleraÃÃo da aprendizagem, a qual compÃs o cenÃrio educacional cearense de 1998 a 2002, com forte apelo de inovaÃÃo pedagÃgica capaz de inserir os alunos âdefasadosâ no ensino dito regular. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central explicitar o sentido e o alcance que a implantaÃÃo desse programa adquire quando preconiza o desenvolvimento de uma escola sem exclusÃo. A Teoria CrÃtica ancora esta discussÃo, cuja anÃlise coloca como questÃo bÃsica as relaÃÃes de poder, esclarecendo que as contradiÃÃes e resistÃncias tÃm papel de destaque nessa teorizaÃÃo. A metodologia empregada engloba um estudo de caso mÃltiplo com tÃcnicas da histÃria oral, delineado com base na pesquisa em jornal e bibliogrÃfica, anÃlise documental, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas com tÃcnicos das secretarias estadual e municipal, diretores, professores e alunos de uma escola da rede estadual e outra da rede municipal, em Fortaleza. Os resultados esclarecem que, a implantaÃÃo das classes de aceleraÃÃo nÃo resolveu o problema da exclusÃo escolar, notadamente, porque os alunos nÃo retornaram, em sua grande maioria, ao ensino regular. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Results of recent research indicate that the low quality of the basic level education is one of the most serious problems of Brazilian public education. In this work we study the âclasses de aceleraÃÃo da aprendizagemâ (learning acceleration classrooms) in the State of Cearà educational system, in the period 1998 - 2002. The âacceleration classroomsâ appeal to pedagogical innovation as a means to insert "defasados" (out of fase) pupils in regular education. We objective to identify the reach of this modality of education for the development of a non exclusive school. The study is based on the "Critical Theory"; it focus on power relations in society; and points the role of contradictions and resistency as explanation to students progress. The methodology used here is the case study, with techniques of life history, searches in periodical, bibliographical, documentary analysis, informal and semi-structured interviews. Technician of the Board of Education (both of the State of Cearà and of the city of Fortaleza) managers, professors, and pupils of a State school, and of the city of Fortaleza school had been interviewed. The results show that the acceleration classrooms did not solve the problem of school exclusion because the pupils had not returned, in its great majority, to regular education. |
description |
Esse trabalho decorre da preocupaÃÃo com resultados de pesquisas, as quais indicam que, ainda hoje, a educaÃÃo de nÃvel fundamental continua um grave problema do ensino pÃblico brasileiro a ser solucionado. Nesse contexto, privilegiou-se as classes de aceleraÃÃo da aprendizagem, a qual compÃs o cenÃrio educacional cearense de 1998 a 2002, com forte apelo de inovaÃÃo pedagÃgica capaz de inserir os alunos âdefasadosâ no ensino dito regular. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central explicitar o sentido e o alcance que a implantaÃÃo desse programa adquire quando preconiza o desenvolvimento de uma escola sem exclusÃo. A Teoria CrÃtica ancora esta discussÃo, cuja anÃlise coloca como questÃo bÃsica as relaÃÃes de poder, esclarecendo que as contradiÃÃes e resistÃncias tÃm papel de destaque nessa teorizaÃÃo. A metodologia empregada engloba um estudo de caso mÃltiplo com tÃcnicas da histÃria oral, delineado com base na pesquisa em jornal e bibliogrÃfica, anÃlise documental, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas com tÃcnicos das secretarias estadual e municipal, diretores, professores e alunos de uma escola da rede estadual e outra da rede municipal, em Fortaleza. Os resultados esclarecem que, a implantaÃÃo das classes de aceleraÃÃo nÃo resolveu o problema da exclusÃo escolar, notadamente, porque os alunos nÃo retornaram, em sua grande maioria, ao ensino regular. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=511 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295113263185920 |