Criar em atividade: estudo de caso de uma escola premiada pelo programa inovaÃÃo e criatividade na educaÃÃo bÃsica/ MEC em Fortaleza, CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariany Lima Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20239
Resumo: A criatividade tem sido contemplada na escola? Esse à um dos questionamentos que fundamentam uma sÃrie de discussÃes das quais esse projeto se propÃs a investigar respostas. Para tanto, analisamos uma escola do municÃpio de Fortaleza/CE certificada pelo Programa InovaÃÃo e Criatividade do MinistÃrio da EducaÃÃo com a finalidade de compreender como a escola classificada como inovadora e criativa compreende a criatividade em seu currÃculo e em suas prÃticas pedagÃgicas. Fundamentamo-nos em pesquisas sobre a criatividade em autores como Sternberg (2003); Amabile (1996); Csikszentmihalyi (1996); De La Torre (2005); Gardner (1995), assim como abordagens sobre o currÃculo escolar a exemplo de Silva (2009); SacristÃn (2000); Moraes (2005) e prÃticas pedagÃgicas com a visÃo de MartÃnez (2003); Alencar e Fleith (2003); Wechsler (2002); Farias (2002) e Freire (1996), sobre a criatividade na escola. Defendemos a concepÃÃo de que todos possuem potenciais criativos de acordo com suas inteligÃncias e para desenvolvÃ-los à necessÃrio oportunizar vivÃncias em que seja possÃvel identificar e aperfeiÃoar nossa criatividade. Utilizamos como metodologia uma pesquisa qualitativa classificada como estudo de caso em uma concepÃÃo etnogrÃfica ao dar voz ao sujeito pesquisado por meio de entrevistas semiestruturadas, com professores e gestores da escola, bem como analisamos o projeto polÃtico pedagÃgico da instituiÃÃo. AtravÃs de observaÃÃes do cotidiano da escola, procurou-se identificar momentos em que a escola compreende estar contemplando a dimensÃo criatividade. Verificamos que a criatividade na escola pesquisada à resultado de um contexto que envolve motivaÃÃo, uma gestÃo democrÃtica, parceria com a comunidade escolar e os equipamentos de cultura do bairro, bem como da compreensÃo de que a escola à um ambiente de oportunizar experiÃncias ricas com que possibilite o desenvolvimento da criatividade tanto dos docentes quanto dos discentes. A finalidade Ãltima da pesquisa à contribuir para a formaÃÃo de agentes criadores e nÃo apenas reprodutores de informaÃÃo e conhecimento.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCriar em atividade: estudo de caso de uma escola premiada pelo programa inovaÃÃo e criatividade na educaÃÃo bÃsica/ MEC em Fortaleza, CearÃ2017-09-15Silvia Elizabeth Miranda de Moraes23115084749 http://lattes.cnpq.br/8794370391611153Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Isabel Maria Sabino de Farias2843195233404737945358 http://lattes.cnpq.br/8907820552068521Ariany Lima VieiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCurrÃculo InovaÃÃo Criatividade PrÃticas PedagÃgicasCurriculum Innovation Creativity Pedagogical practicesEDUCACAOA criatividade tem sido contemplada na escola? Esse à um dos questionamentos que fundamentam uma sÃrie de discussÃes das quais esse projeto se propÃs a investigar respostas. Para tanto, analisamos uma escola do municÃpio de Fortaleza/CE certificada pelo Programa InovaÃÃo e Criatividade do MinistÃrio da EducaÃÃo com a finalidade de compreender como a escola classificada como inovadora e criativa compreende a criatividade em seu currÃculo e em suas prÃticas pedagÃgicas. Fundamentamo-nos em pesquisas sobre a criatividade em autores como Sternberg (2003); Amabile (1996); Csikszentmihalyi (1996); De La Torre (2005); Gardner (1995), assim como abordagens sobre o currÃculo escolar a exemplo de Silva (2009); SacristÃn (2000); Moraes (2005) e prÃticas pedagÃgicas com a visÃo de MartÃnez (2003); Alencar e Fleith (2003); Wechsler (2002); Farias (2002) e Freire (1996), sobre a criatividade na escola. Defendemos a concepÃÃo de que todos possuem potenciais criativos de acordo com suas inteligÃncias e para desenvolvÃ-los à necessÃrio oportunizar vivÃncias em que seja possÃvel identificar e aperfeiÃoar nossa criatividade. 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A finalidade Ãltima da pesquisa à contribuir para a formaÃÃo de agentes criadores e nÃo apenas reprodutores de informaÃÃo e conhecimento.Has creativity been contemplated in school? This is one of the guiding questions that underlie a series of discussions that this project proposes to investigate. A school in the city of Fortaleza / CE, certified by the Innovation and Creativity Program of the Ministry of Education to understand how the school classified as innovative and creative understands creativity in its curriculum and in its pedagogical practices. Therefore, it is based on research on creativity and authors such as Sternberg (2003); Amabile (1996); Csikszentmihalyi (1996); De La Torre (2005); Gardner (1995) as well as school curriculum approaches such as Silva (2009); SacristÃn (2000); Moraes (2005) and pedagogical practices with the vision of MartÃnez (2003); Alencar and Fleith (2003); Wechsler (2002); Farias (2002) and Freire (1996) on creativity in school. We support the view that everyone has creative potential according to their intelligences and to develop them is necessary to enhance experiences it is possible to identify and refine our creativity. We use the methodology is a qualitative research classified as a case study in an ethnographic conception, giving voice to the participant subjects. We used semi-structured interviews with teachers and school managers and analyzed the pedagogical political project of the institution. Through observations of the daily life of the school, we tried to identify moments in which the school believes to be contemplating the dimension of creativity. It was verified that the creativity in the analyzed school is the result of a context that involves motivation, a democratic management, partnership with the school community and the local culture equipment. It also results from the understanding that the school is an environment for favoring rich experiences that allow the development of teachersâ and studentsâ creativity. The ultimate aim of the research is to contribute to the education of creative agents and not only reproducers of information and knowledge.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20239application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:37Zmail@mail.com -
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