An approach of the standard model of particle physics accesible to high school students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcilon Chaves Maia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6715
Resumo: Este trabalho tem como nÃcleo ou ponto central principal a exploraÃÃo de uma estÃria: âQuantolÃndia, a repÃblica das partÃculasâ, uma ficÃÃo criada pelo autor, na qual sÃo apresentados aspectos histÃricos, conceitos e idÃias da FÃsica das partÃculas elementares cujo propÃsito à oferecer uma maneira divertida e rica em analogias para apresentar o chamado âModelo padrÃo da fÃsica de partÃculasâ a estudantes do ensino mÃdio. A partir da estÃria busca-se construir o aprendizado apresentando as raÃzes da teoria atÃmica, as descobertas e conceitos que culminaram na atual modelagem das partÃculas elementares, bem como fazer consideraÃÃes sobre o status da teoria na atual conjuntura da FÃsica. Guiados por esse nÃcleo temÃtico, foram elaborados dois questionÃrios que foram aplicados em duas turmas de ensino mÃdio da cidade de Fortaleza em dois momentos diferentes: um antes e o outro apÃs ser apresentada a proposta da estÃria. Nestes questionÃrios testou-se nos alunos o nÃvel de conhecimentos com relaÃÃo aos pontos mais bÃsicos ou essenciais dos conteÃdos envolvidos no assunto. O chamado Modelo PadrÃo da FÃsica de PartÃculas, jà se sabia, pela experiÃncia do autor como professor (e isto foi comprovado pela aplicaÃÃo dos questionÃrios citados), nÃo ser um tema com o qual a maioria dos estudantes de ensino mÃdio estejam familiarizados. Alguns alunos mais bem informados atà jà âouviram falarâ alguma coisa sobre quarks, spin, quantum de energia, partÃculas virtuais ou outros termos tÃpicos do jargÃo da FÃsica, mas a grande maioria sequer tem uma noÃÃo adequada daquilo que conhecemos como âpartÃcula elementarâ. Dentro de uma das condiÃÃes da proposta de Ausubel de que o conteÃdo escolar a ser aprendido tem de ser potencialmente significativo, o significa ter de ser lÃgica e psicologicamente significativo, pensamos em uma forma simples, sem apelos a muitos recursos externos e quase sem nenhuma fÃrmula matemÃtica, de tentar viabilizar esse objetivo atravÃs da estÃria citada, cuja a intenÃÃo à cativar o aluno com apelo à curiosidade construtiva.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAn approach of the standard model of particle physics accesible to high school studentsUma abordagem do modelo padrÃo da fÃsica de partÃculas acessÃvel a alunos do ensino mÃdio2011-01-24Carlos Alberto Santos de Almeida14241749372http://lattes.cnpq.br/4841596242259728 Paulo de Tarso Cavalcante Freire22846930325Josà Ramos GonÃalves18703615391http://lattes.cnpq.br/3944708588544669 39105946387http://lattes.cnpq.br/1838005601083102 Marcilon Chaves MaiaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRFISICAEste trabalho tem como nÃcleo ou ponto central principal a exploraÃÃo de uma estÃria: âQuantolÃndia, a repÃblica das partÃculasâ, uma ficÃÃo criada pelo autor, na qual sÃo apresentados aspectos histÃricos, conceitos e idÃias da FÃsica das partÃculas elementares cujo propÃsito à oferecer uma maneira divertida e rica em analogias para apresentar o chamado âModelo padrÃo da fÃsica de partÃculasâ a estudantes do ensino mÃdio. A partir da estÃria busca-se construir o aprendizado apresentando as raÃzes da teoria atÃmica, as descobertas e conceitos que culminaram na atual modelagem das partÃculas elementares, bem como fazer consideraÃÃes sobre o status da teoria na atual conjuntura da FÃsica. Guiados por esse nÃcleo temÃtico, foram elaborados dois questionÃrios que foram aplicados em duas turmas de ensino mÃdio da cidade de Fortaleza em dois momentos diferentes: um antes e o outro apÃs ser apresentada a proposta da estÃria. Nestes questionÃrios testou-se nos alunos o nÃvel de conhecimentos com relaÃÃo aos pontos mais bÃsicos ou essenciais dos conteÃdos envolvidos no assunto. O chamado Modelo PadrÃo da FÃsica de PartÃculas, jà se sabia, pela experiÃncia do autor como professor (e isto foi comprovado pela aplicaÃÃo dos questionÃrios citados), nÃo ser um tema com o qual a maioria dos estudantes de ensino mÃdio estejam familiarizados. Alguns alunos mais bem informados atà jà âouviram falarâ alguma coisa sobre quarks, spin, quantum de energia, partÃculas virtuais ou outros termos tÃpicos do jargÃo da FÃsica, mas a grande maioria sequer tem uma noÃÃo adequada daquilo que conhecemos como âpartÃcula elementarâ. Dentro de uma das condiÃÃes da proposta de Ausubel de que o conteÃdo escolar a ser aprendido tem de ser potencialmente significativo, o significa ter de ser lÃgica e psicologicamente significativo, pensamos em uma forma simples, sem apelos a muitos recursos externos e quase sem nenhuma fÃrmula matemÃtica, de tentar viabilizar esse objetivo atravÃs da estÃria citada, cuja a intenÃÃo à cativar o aluno com apelo à curiosidade construtiva. This work has, as a main purpose or focal point, to explore a story: "Quantumland, the Republic of particles," a fiction created by the author, which also presents historical aspects, concepts and ideas of elementary particles physics aiming to offer a funny way to introduce the so-called Standard Model of particle physics to high school students. From the story presentation we try to show some essential features of the atomic theory, with the discoveries and concepts that led to our nowadays knowledge about elementary particles, and also to show some considerations about the status of the theory in modern physics. Guided by this core theme we developed two questionnaires that were applied to two high school classes in Fortaleza and in two different moments: one before and one after the story introduction. These questionnaires tried to test the students background concerning the most basic or essential contents involved in the theme. The work showed that the so-called Standard Model of Particle Physics, as the author had already experienced in his job as a physics teacher (and proved by means of questionnaires mentioned) is not a familiar theme for most high school students. Some students (the most well-informed) have at most "heard" something about quarks, spin, quantum energy, virtual particles or other terms of the typical jargon of physics, but most of them do not even have an adequate grasp of what was known as a elementary particle. As one of the conditions of Ausubel's Meaningful Reception theory that learning must be potentially significant or has to be logical and psychologically meaningful, we thought of a simple way, without appeals to mathematical formulae that could facilitate the student learning of the ideas and guide him to a constructive curiosity.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6715application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:46Zmail@mail.com -
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description Este trabalho tem como nÃcleo ou ponto central principal a exploraÃÃo de uma estÃria: âQuantolÃndia, a repÃblica das partÃculasâ, uma ficÃÃo criada pelo autor, na qual sÃo apresentados aspectos histÃricos, conceitos e idÃias da FÃsica das partÃculas elementares cujo propÃsito à oferecer uma maneira divertida e rica em analogias para apresentar o chamado âModelo padrÃo da fÃsica de partÃculasâ a estudantes do ensino mÃdio. A partir da estÃria busca-se construir o aprendizado apresentando as raÃzes da teoria atÃmica, as descobertas e conceitos que culminaram na atual modelagem das partÃculas elementares, bem como fazer consideraÃÃes sobre o status da teoria na atual conjuntura da FÃsica. Guiados por esse nÃcleo temÃtico, foram elaborados dois questionÃrios que foram aplicados em duas turmas de ensino mÃdio da cidade de Fortaleza em dois momentos diferentes: um antes e o outro apÃs ser apresentada a proposta da estÃria. Nestes questionÃrios testou-se nos alunos o nÃvel de conhecimentos com relaÃÃo aos pontos mais bÃsicos ou essenciais dos conteÃdos envolvidos no assunto. O chamado Modelo PadrÃo da FÃsica de PartÃculas, jà se sabia, pela experiÃncia do autor como professor (e isto foi comprovado pela aplicaÃÃo dos questionÃrios citados), nÃo ser um tema com o qual a maioria dos estudantes de ensino mÃdio estejam familiarizados. Alguns alunos mais bem informados atà jà âouviram falarâ alguma coisa sobre quarks, spin, quantum de energia, partÃculas virtuais ou outros termos tÃpicos do jargÃo da FÃsica, mas a grande maioria sequer tem uma noÃÃo adequada daquilo que conhecemos como âpartÃcula elementarâ. Dentro de uma das condiÃÃes da proposta de Ausubel de que o conteÃdo escolar a ser aprendido tem de ser potencialmente significativo, o significa ter de ser lÃgica e psicologicamente significativo, pensamos em uma forma simples, sem apelos a muitos recursos externos e quase sem nenhuma fÃrmula matemÃtica, de tentar viabilizar esse objetivo atravÃs da estÃria citada, cuja a intenÃÃo à cativar o aluno com apelo à curiosidade construtiva.
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