Com o diabo na cabeÃa: Um estudo sobre as ressignificaÃÃes do masculino e do feminino no contexto da lei Maria da Penha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCom o diabo na cabeÃa: Um estudo sobre as ressignificaÃÃes do masculino e do feminino no contexto da lei Maria da Penha2016-02-29Antonio Cristian Saraiva Paiva38817799300http://lattes.cnpq.br/2635234979088002 CÃsar Barreira03413454315http://lattes.cnpq.br/2382723098584720Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo06051804315ISADORA VIER MACHADO04748325976http://lattes.cnpq.br/4665052266529183Maria Helena de Paula Frota0288866134949262432372http://lattes.cnpq.br/0058731185565516JanaÃna Sampaio ZaranzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBR Lei Maria da Penha ViolÃncia Mulher Homem Drama social DenÃncia Testemunho Liminaridade Brasil - [Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006] RelaÃÃes de gÃnero Masculinidade ViolÃncia contra as mulheres ViolÃncia DomÃstica Mulheres - narrativas pessoaisMaria da Penha Law Violence Man Woman Social Drama Denouncement Testimony LiminalitySOCIOLOGIAnÃo hÃA tese apresenta um estudo narrativo de mulheres e homens que acionaram o mecanismo legal da Lei No. 11.340 - Lei Maria da Penha. No Brasil, a mudanÃa no paradigma de denÃncia e criminalizaÃÃo masculina mostra o percurso argumentativo da saÃda da âdefesa da honra e forte emoÃÃoâ para um processo de legitimaÃÃo dos direitos femininos, a judicializaÃÃo do privado e Ãntimo e deslegitimaÃÃo do homem, no sentido de poder unitÃrio e resoluto. O objetivo geral desse trabalho propÃe uma discussÃo mais ampla da situaÃÃo da mulher e do homem, no Ãmbito das conjugalidades heterossexuais, na tentativa de identificar pontos cruciais para a compreensÃo dos novos processos de reaprendizagens do feminino e do masculino. A mulher, ao utilizar o dispositivo jurÃdico da Lei Maria da Penha, inaugura um novo processo de comportamento social efetivando uma reelaboraÃÃo de um ser ativo e ressignificado pela busca do enfrentamento da violÃncia contra mulher. A metodologia utilizada à a etnometodologia de Bertaux (2010), alÃm de outros autores que fundamentam a tese, como Turner (1974, 1985, 2004), Lauretis (1994), Strathern (2006), Mahmood (2009), Giddens (2003), Das (1999). Relaciono aqui dados estatÃsticos atravÃs de um âsurveyâ coletado na Delegacia de Defesa da Mulher de todos os municÃpios do CearÃ, intercalando com as narrativas de mulheres e homens sobre a violÃncia domÃstica, para apresentar como esse processo de denÃncia pode enfatizar uma ressignificaÃÃo da mulher e do homem, percorrendo, assim, um ritual de denÃncia, que se implementa a partir da Lei Maria da Penha, caracterizando novos e antigos padrÃes de comportamentos sociais e culturais do ser feminino e masculino e construindo outras subjetividades direcionadas para esse novo momento social. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20611application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:09Zmail@mail.com - |
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A tese apresenta um estudo narrativo de mulheres e homens que acionaram o mecanismo legal da Lei No. 11.340 - Lei Maria da Penha. No Brasil, a mudanÃa no paradigma de denÃncia e criminalizaÃÃo masculina mostra o percurso argumentativo da saÃda da âdefesa da honra e forte emoÃÃoâ para um processo de legitimaÃÃo dos direitos femininos, a judicializaÃÃo do privado e Ãntimo e deslegitimaÃÃo do homem, no sentido de poder unitÃrio e resoluto. O objetivo geral desse trabalho propÃe uma discussÃo mais ampla da situaÃÃo da mulher e do homem, no Ãmbito das conjugalidades heterossexuais, na tentativa de identificar pontos cruciais para a compreensÃo dos novos processos de reaprendizagens do feminino e do masculino. A mulher, ao utilizar o dispositivo jurÃdico da Lei Maria da Penha, inaugura um novo processo de comportamento social efetivando uma reelaboraÃÃo de um ser ativo e ressignificado pela busca do enfrentamento da violÃncia contra mulher. A metodologia utilizada à a etnometodologia de Bertaux (2010), alÃm de outros autores que fundamentam a tese, como Turner (1974, 1985, 2004), Lauretis (1994), Strathern (2006), Mahmood (2009), Giddens (2003), Das (1999). Relaciono aqui dados estatÃsticos atravÃs de um âsurveyâ coletado na Delegacia de Defesa da Mulher de todos os municÃpios do CearÃ, intercalando com as narrativas de mulheres e homens sobre a violÃncia domÃstica, para apresentar como esse processo de denÃncia pode enfatizar uma ressignificaÃÃo da mulher e do homem, percorrendo, assim, um ritual de denÃncia, que se implementa a partir da Lei Maria da Penha, caracterizando novos e antigos padrÃes de comportamentos sociais e culturais do ser feminino e masculino e construindo outras subjetividades direcionadas para esse novo momento social. |
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