Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Maria Ferreira Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8652
Resumo: A discussÃo central neste estudo à a tessitura de saberes ambientais no cotidiano de grupos populares e sua corporificaÃÃo pelos autores sociais, a ecoprÃxis. Portanto o objetivo geral à compreender a relaÃÃo entre os saberes ambientais em tessitura no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba e a formaÃÃo de autores populares ambientais. As opÃÃes teÃricas propiciaram a valorizaÃÃo do diÃlogo entre saberes e a relaÃÃo de unicidade entre objetividade e subjetividade da vida humana. Essa pesquisa teve por suporte a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica na tematizaÃÃo da constituiÃÃo, vivÃncia e corporificaÃÃo de saberes no cotidiano popular, nos moldes da pesquisa intervenÃÃo dialÃgica, enquanto forma mais instigante do estar em campo e da vivÃncia de uma relaÃÃo em que pesquisadores e colaboradores se enriquecem com os aprendizados no processo do conhecimento. A pesquisa foi realizada com participantes do Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, localizado no bairro Serrinha, em Fortaleza, no perÃodo de julho de 2008 a fevereiro de 2011. Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa, alicerÃada na interaÃÃo intensa com os colaboradores atravÃs da observaÃÃo participante. A abordagem metodolÃgica condensa dimensÃes investigativas e formativas, na elaboraÃÃo de saberes parceiros, propiciada pelas interfaces entre a Perspectiva Eco-Relacional e a abordagem das HistÃrias de Vida em FormaÃÃo, que inspiraram a realizaÃÃo do CÃrculo EcobiogrÃfico com adaptaÃÃes ao propÃsito da pesquisa e dinÃmica do grupo colaborador. As narrativas ecobiogrÃficas sÃo enfatizadas em sua interseÃÃo com o grupo popular, para perceber a corporificaÃÃo de saberes. As reflexÃes possibilitadas por este trabalho indicam que a educaÃÃo ambiental junto a grupos populares pode ser potencializada se considerar os saberes jà existentes nesses contextos. Nesse sentido, elementos formadores, sejam dos(as) autores(as) sociais individualmente ou aqueles que se dÃo a partir de sua articulaÃÃo em coletivos, devem ser considerados como suporte para a emergÃncia e fortalecimento de saberes ambientais, os quais estÃo inter-relacionados Ãs problemÃticas sociais vivenciadas nas comunidades. Essa perspectiva fortalece o reconhecimento da interdependÃncia da subjetividade (no sentido da identificaÃÃo e reconhecimento dos saberes pelos autores sociais) com a objetividade (expressÃo, objetivaÃÃo destes saberes em atitudes e aÃÃes conscientes) da vida cotidiana.
id UFC_c345e30ab52e6df3bd4dc128a72603be
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5235
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em FortalezaThe environmental knowledge weaving and ecoprÃxis in the Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, in Fortaleza2012-04-10JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Grace Troccoli Vitorino26734869334Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Luiz AntÃnio Ferraro JÃnior1547709286663346320359Ana Maria Ferreira CardosoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSaberes Ambientais EducaÃÃo Ambiental Autor Ambiental Grupos PopularesEnvironmental Knowledge Environmental Education Environmental Author Popular GroupsEDUCACAOA discussÃo central neste estudo à a tessitura de saberes ambientais no cotidiano de grupos populares e sua corporificaÃÃo pelos autores sociais, a ecoprÃxis. Portanto o objetivo geral à compreender a relaÃÃo entre os saberes ambientais em tessitura no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba e a formaÃÃo de autores populares ambientais. As opÃÃes teÃricas propiciaram a valorizaÃÃo do diÃlogo entre saberes e a relaÃÃo de unicidade entre objetividade e subjetividade da vida humana. Essa pesquisa teve por suporte a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica na tematizaÃÃo da constituiÃÃo, vivÃncia e corporificaÃÃo de saberes no cotidiano popular, nos moldes da pesquisa intervenÃÃo dialÃgica, enquanto forma mais instigante do estar em campo e da vivÃncia de uma relaÃÃo em que pesquisadores e colaboradores se enriquecem com os aprendizados no processo do conhecimento. A pesquisa foi realizada com participantes do Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, localizado no bairro Serrinha, em Fortaleza, no perÃodo de julho de 2008 a fevereiro de 2011. Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa, alicerÃada na interaÃÃo intensa com os colaboradores atravÃs da observaÃÃo participante. A abordagem metodolÃgica condensa dimensÃes investigativas e formativas, na elaboraÃÃo de saberes parceiros, propiciada pelas interfaces entre a Perspectiva Eco-Relacional e a abordagem das HistÃrias de Vida em FormaÃÃo, que inspiraram a realizaÃÃo do CÃrculo EcobiogrÃfico com adaptaÃÃes ao propÃsito da pesquisa e dinÃmica do grupo colaborador. As narrativas ecobiogrÃficas sÃo enfatizadas em sua interseÃÃo com o grupo popular, para perceber a corporificaÃÃo de saberes. As reflexÃes possibilitadas por este trabalho indicam que a educaÃÃo ambiental junto a grupos populares pode ser potencializada se considerar os saberes jà existentes nesses contextos. Nesse sentido, elementos formadores, sejam dos(as) autores(as) sociais individualmente ou aqueles que se dÃo a partir de sua articulaÃÃo em coletivos, devem ser considerados como suporte para a emergÃncia e fortalecimento de saberes ambientais, os quais estÃo inter-relacionados Ãs problemÃticas sociais vivenciadas nas comunidades. Essa perspectiva fortalece o reconhecimento da interdependÃncia da subjetividade (no sentido da identificaÃÃo e reconhecimento dos saberes pelos autores sociais) com a objetividade (expressÃo, objetivaÃÃo destes saberes em atitudes e aÃÃes conscientes) da vida cotidiana.The central discussion in this study is the environmental knowledge weaving in the everyday group and its popular social embodiment by the authors, the ecoprÃxis. Therefore, the overall goal is to understand the relationship between environmental knowledge in weaving the Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba and the formation of environmental popular authors. The theoretical options enabled the enhancement of dialogue between knowledge and the unity relationship between objectivity and subjectivity of human life. This research was supported by the Environmental Education Dialogic on the theme of creation, experience and embodiment of knowledge in the popular every day, in the mold of dialogic intervention as a means of being more exciting in the field and the experience of a relationship researchers and collaborators to enrich the learning process of knowledge. The search was conducted with participants in the Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, located in the neighborhood called Serrinha, in Fortaleza, from July 2008 to February 2011. It is essentially a qualitative study, based on intense interaction with employees through participant observation. The methodological approach condenses investigative and formative dimensions, development of partner knowledge, made possible by the interfaces between the Eco-Relational Perspective and the approach of Life Stories in Education, which inspired the Ecobiographical Circle achievement with adaptations to the purpose of research and collaborative group dynamics. The ecobiographical narratives are emphasized in its intersection with the popular group, to realize the embodiment of knowledge. The reflections enable by this study indicate that environmental education along with popular groups can be increased considering the existing knowledge in these contexts. In this sense, formative elements, from the social author (s) individually or those witch happen from their collective articulation, should be considered as support for the emergence and strengthening of environmental knowledge, which are interrelated to social problems experienced in communities. This perspective strengthens the recognition of the interdependence of subjectivity (in the sense of identification and recognition of knowledge by the social authors) with the objectivity (expression, objectification of these knowledge in attitudes and conscious actions) of everyday life.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8652application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:45Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The environmental knowledge weaving and ecoprÃxis in the Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, in Fortaleza
title Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza
spellingShingle Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza
Ana Maria Ferreira Cardoso
Saberes Ambientais
EducaÃÃo Ambiental
Autor Ambiental
Grupos Populares
Environmental Knowledge
Environmental Education
Environmental Author
Popular Groups
EDUCACAO
title_short Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza
title_full Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza
title_fullStr Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza
title_full_unstemmed Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza
title_sort Tessitura de Saberes Ambientais e EcoprÃxis no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, em Fortaleza
author Ana Maria Ferreira Cardoso
author_facet Ana Maria Ferreira Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Grace Troccoli Vitorino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26734869334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luiz AntÃnio Ferraro JÃnior
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 15477092866
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 63346320359
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Maria Ferreira Cardoso
contributor_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Grace Troccoli Vitorino
Kelma Socorro Lopes de Matos
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
Luiz AntÃnio Ferraro JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Ambientais
EducaÃÃo Ambiental
Autor Ambiental
Grupos Populares
topic Saberes Ambientais
EducaÃÃo Ambiental
Autor Ambiental
Grupos Populares
Environmental Knowledge
Environmental Education
Environmental Author
Popular Groups
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental Knowledge
Environmental Education
Environmental Author
Popular Groups
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A discussÃo central neste estudo à a tessitura de saberes ambientais no cotidiano de grupos populares e sua corporificaÃÃo pelos autores sociais, a ecoprÃxis. Portanto o objetivo geral à compreender a relaÃÃo entre os saberes ambientais em tessitura no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba e a formaÃÃo de autores populares ambientais. As opÃÃes teÃricas propiciaram a valorizaÃÃo do diÃlogo entre saberes e a relaÃÃo de unicidade entre objetividade e subjetividade da vida humana. Essa pesquisa teve por suporte a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica na tematizaÃÃo da constituiÃÃo, vivÃncia e corporificaÃÃo de saberes no cotidiano popular, nos moldes da pesquisa intervenÃÃo dialÃgica, enquanto forma mais instigante do estar em campo e da vivÃncia de uma relaÃÃo em que pesquisadores e colaboradores se enriquecem com os aprendizados no processo do conhecimento. A pesquisa foi realizada com participantes do Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, localizado no bairro Serrinha, em Fortaleza, no perÃodo de julho de 2008 a fevereiro de 2011. Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa, alicerÃada na interaÃÃo intensa com os colaboradores atravÃs da observaÃÃo participante. A abordagem metodolÃgica condensa dimensÃes investigativas e formativas, na elaboraÃÃo de saberes parceiros, propiciada pelas interfaces entre a Perspectiva Eco-Relacional e a abordagem das HistÃrias de Vida em FormaÃÃo, que inspiraram a realizaÃÃo do CÃrculo EcobiogrÃfico com adaptaÃÃes ao propÃsito da pesquisa e dinÃmica do grupo colaborador. As narrativas ecobiogrÃficas sÃo enfatizadas em sua interseÃÃo com o grupo popular, para perceber a corporificaÃÃo de saberes. As reflexÃes possibilitadas por este trabalho indicam que a educaÃÃo ambiental junto a grupos populares pode ser potencializada se considerar os saberes jà existentes nesses contextos. Nesse sentido, elementos formadores, sejam dos(as) autores(as) sociais individualmente ou aqueles que se dÃo a partir de sua articulaÃÃo em coletivos, devem ser considerados como suporte para a emergÃncia e fortalecimento de saberes ambientais, os quais estÃo inter-relacionados Ãs problemÃticas sociais vivenciadas nas comunidades. Essa perspectiva fortalece o reconhecimento da interdependÃncia da subjetividade (no sentido da identificaÃÃo e reconhecimento dos saberes pelos autores sociais) com a objetividade (expressÃo, objetivaÃÃo destes saberes em atitudes e aÃÃes conscientes) da vida cotidiana.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The central discussion in this study is the environmental knowledge weaving in the everyday group and its popular social embodiment by the authors, the ecoprÃxis. Therefore, the overall goal is to understand the relationship between environmental knowledge in weaving the Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba and the formation of environmental popular authors. The theoretical options enabled the enhancement of dialogue between knowledge and the unity relationship between objectivity and subjectivity of human life. This research was supported by the Environmental Education Dialogic on the theme of creation, experience and embodiment of knowledge in the popular every day, in the mold of dialogic intervention as a means of being more exciting in the field and the experience of a relationship researchers and collaborators to enrich the learning process of knowledge. The search was conducted with participants in the Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, located in the neighborhood called Serrinha, in Fortaleza, from July 2008 to February 2011. It is essentially a qualitative study, based on intense interaction with employees through participant observation. The methodological approach condenses investigative and formative dimensions, development of partner knowledge, made possible by the interfaces between the Eco-Relational Perspective and the approach of Life Stories in Education, which inspired the Ecobiographical Circle achievement with adaptations to the purpose of research and collaborative group dynamics. The ecobiographical narratives are emphasized in its intersection with the popular group, to realize the embodiment of knowledge. The reflections enable by this study indicate that environmental education along with popular groups can be increased considering the existing knowledge in these contexts. In this sense, formative elements, from the social author (s) individually or those witch happen from their collective articulation, should be considered as support for the emergence and strengthening of environmental knowledge, which are interrelated to social problems experienced in communities. This perspective strengthens the recognition of the interdependence of subjectivity (in the sense of identification and recognition of knowledge by the social authors) with the objectivity (expression, objectification of these knowledge in attitudes and conscious actions) of everyday life.
description A discussÃo central neste estudo à a tessitura de saberes ambientais no cotidiano de grupos populares e sua corporificaÃÃo pelos autores sociais, a ecoprÃxis. Portanto o objetivo geral à compreender a relaÃÃo entre os saberes ambientais em tessitura no Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba e a formaÃÃo de autores populares ambientais. As opÃÃes teÃricas propiciaram a valorizaÃÃo do diÃlogo entre saberes e a relaÃÃo de unicidade entre objetividade e subjetividade da vida humana. Essa pesquisa teve por suporte a EducaÃÃo Ambiental DialÃgica na tematizaÃÃo da constituiÃÃo, vivÃncia e corporificaÃÃo de saberes no cotidiano popular, nos moldes da pesquisa intervenÃÃo dialÃgica, enquanto forma mais instigante do estar em campo e da vivÃncia de uma relaÃÃo em que pesquisadores e colaboradores se enriquecem com os aprendizados no processo do conhecimento. A pesquisa foi realizada com participantes do Movimento PrÃ-parque Lagoa de Itaperaoba, localizado no bairro Serrinha, em Fortaleza, no perÃodo de julho de 2008 a fevereiro de 2011. Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa, alicerÃada na interaÃÃo intensa com os colaboradores atravÃs da observaÃÃo participante. A abordagem metodolÃgica condensa dimensÃes investigativas e formativas, na elaboraÃÃo de saberes parceiros, propiciada pelas interfaces entre a Perspectiva Eco-Relacional e a abordagem das HistÃrias de Vida em FormaÃÃo, que inspiraram a realizaÃÃo do CÃrculo EcobiogrÃfico com adaptaÃÃes ao propÃsito da pesquisa e dinÃmica do grupo colaborador. As narrativas ecobiogrÃficas sÃo enfatizadas em sua interseÃÃo com o grupo popular, para perceber a corporificaÃÃo de saberes. As reflexÃes possibilitadas por este trabalho indicam que a educaÃÃo ambiental junto a grupos populares pode ser potencializada se considerar os saberes jà existentes nesses contextos. Nesse sentido, elementos formadores, sejam dos(as) autores(as) sociais individualmente ou aqueles que se dÃo a partir de sua articulaÃÃo em coletivos, devem ser considerados como suporte para a emergÃncia e fortalecimento de saberes ambientais, os quais estÃo inter-relacionados Ãs problemÃticas sociais vivenciadas nas comunidades. Essa perspectiva fortalece o reconhecimento da interdependÃncia da subjetividade (no sentido da identificaÃÃo e reconhecimento dos saberes pelos autores sociais) com a objetividade (expressÃo, objetivaÃÃo destes saberes em atitudes e aÃÃes conscientes) da vida cotidiana.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8652
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295166005510144