Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14044 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_c4172be80b8cfe2acda8eecfd699e2a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9151 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRefuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda SepulturaRefuse / Resist: the poetics of the social contestation from Band Sepultura 2014-06-13Irlys Alencar Firmo Barreira12011240182Dilmar Santos de Miranda03864065704Kadma Marques Rodrigues38800128300http://lattes.cnpq.br/3107963339537100Irapuan Peixoto Lima Filho86992279300http://lattes.cnpq.br/6126704039312729 01300795530http://lattes.cnpq.br/6177477818469511Glauber Barreto LunaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRContestaÃÃo PoÃtica Rock Metal SepulturaContestation Poetics Rock Metal SepulturaSOCIOLOGIACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO objetivo do trabalho que aqui se apresenta à analisar os elementos poÃticos de contestaÃÃo social produzidos pela banda brasileira de rock metal Sepultura entre os anos de 1984 (Ãpoca de seu surgimento) a 1996 (Ãpoca da produÃÃo do Ãlbum âRootsâ, o Ãltimo ainda com a presenÃa de um dos membros fundadores da banda, o mÃsico Max Cavalera). Desde o seu surgimento na dÃcada de 1950 nos Estados Unidos e, posteriormente, na Inglaterra, o rock and roll jà evidenciava o seu poder contestatÃrio Ãs normas e convenÃÃes sociais estabelecidas. Mesmo apÃs a sua subdivisÃo em uma mirÃade de novos estilos roqueiros, ou antes, subgÃneros musicais, nos anos posteriores a atitude contestatÃria da realidade social acompanhou esses novos estilos de rock. O heavy metal à um desses estilos musicais que produzem uma poÃtica de crÃtica ao que, genericamente, pode ser chamado de âsistemaâ. Surgido entre o final dos anos de 1960 e o inÃcio dos anos de 1970, o metal se impÃs enquanto uma expressÃo musical, composta por uma sonoridade grave, obscura e ruidosa. Os temas tratados em suas mÃsicas atestam uma multiplicidade temÃtica, que abarca desde os elementos relacionados ao ocultismo atà a crÃtica social, sobretudo, direcionada Ãs instituiÃÃes sociais, tais como: a Igreja, a PolÃtica e o Estado. No Brasil, o rock metal emerge em meio ao perÃodo de redemocratizaÃÃo do PaÃs, no inÃcio da dÃcada de 1980. Entre inÃmeras bandas brasileiras de metal, nenhuma conseguiu alcanÃar o reconhecimento de fÃs e crÃtica especializada, seja no seu paÃs de origem ou no exterior, como o grupo Sepultura. Sob a perspectiva analÃtica da sociÃloga norte americana Deena Weinstein, este trabalho analisou os elementos poÃticos de contestaÃÃo social da banda Sepultura, focalizando o que esta autora denominou de âdimensÃo sonoraâ, âdimensÃo verbalâ e, por fim, âdimensÃo visual ou imagÃticaâ. Assim, buscou-se analisar e compreender os elementos formais de algumas composiÃÃes do Sepultura, sobretudo, as mÃsicas âDictatorshitâ - que trata das violÃncias perpetradas pelo Estado brasileiro durante a Ditadura Militar de 1964 a 1985 - e âManifestâ, que discute a horrenda chacina que ficou conhecida como âMassacre do Carandiruâ e, tambÃm, as imagens e fotos expostas nos encartes dos Ãlbuns da banda, as vestimentas adotadas pelos integrantes do Sepultura e entrevistas com membros e ex-membros do referido grupo sejam feitas pelo autor, sejam expostas em revistas ou vÃdeos disponÃveis na internet. Desta forma, conclui-se que ao longo dos anos de 1984 a 1996 a banda Sepultura produziu uma vasta poÃtica contestatÃria à realidade social, variando apenas, segundo os âalvosâ prediletos de tais contestaÃÃes e diferentes materializaÃÃes de tal postura. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14044application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:14Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Refuse / Resist: the poetics of the social contestation from Band Sepultura |
title |
Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura |
spellingShingle |
Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura Glauber Barreto Luna ContestaÃÃo PoÃtica Rock Metal Sepultura Contestation Poetics Rock Metal Sepultura SOCIOLOGIA |
title_short |
Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura |
title_full |
Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura |
title_fullStr |
Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura |
title_full_unstemmed |
Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura |
title_sort |
Refuse/Resist: as poÃticas de contestaÃÃo social da Banda Sepultura |
author |
Glauber Barreto Luna |
author_facet |
Glauber Barreto Luna |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Irlys Alencar Firmo Barreira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12011240182 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dilmar Santos de Miranda |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
03864065704 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Kadma Marques Rodrigues |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
38800128300 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3107963339537100 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Irapuan Peixoto Lima Filho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
86992279300 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6126704039312729 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01300795530 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6177477818469511 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glauber Barreto Luna |
contributor_str_mv |
Irlys Alencar Firmo Barreira Dilmar Santos de Miranda Kadma Marques Rodrigues Irapuan Peixoto Lima Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ContestaÃÃo PoÃtica Rock Metal Sepultura |
topic |
ContestaÃÃo PoÃtica Rock Metal Sepultura Contestation Poetics Rock Metal Sepultura SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Contestation Poetics Rock Metal Sepultura |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo do trabalho que aqui se apresenta à analisar os elementos poÃticos de contestaÃÃo social produzidos pela banda brasileira de rock metal Sepultura entre os anos de 1984 (Ãpoca de seu surgimento) a 1996 (Ãpoca da produÃÃo do Ãlbum âRootsâ, o Ãltimo ainda com a presenÃa de um dos membros fundadores da banda, o mÃsico Max Cavalera). Desde o seu surgimento na dÃcada de 1950 nos Estados Unidos e, posteriormente, na Inglaterra, o rock and roll jà evidenciava o seu poder contestatÃrio Ãs normas e convenÃÃes sociais estabelecidas. Mesmo apÃs a sua subdivisÃo em uma mirÃade de novos estilos roqueiros, ou antes, subgÃneros musicais, nos anos posteriores a atitude contestatÃria da realidade social acompanhou esses novos estilos de rock. O heavy metal à um desses estilos musicais que produzem uma poÃtica de crÃtica ao que, genericamente, pode ser chamado de âsistemaâ. Surgido entre o final dos anos de 1960 e o inÃcio dos anos de 1970, o metal se impÃs enquanto uma expressÃo musical, composta por uma sonoridade grave, obscura e ruidosa. Os temas tratados em suas mÃsicas atestam uma multiplicidade temÃtica, que abarca desde os elementos relacionados ao ocultismo atà a crÃtica social, sobretudo, direcionada Ãs instituiÃÃes sociais, tais como: a Igreja, a PolÃtica e o Estado. No Brasil, o rock metal emerge em meio ao perÃodo de redemocratizaÃÃo do PaÃs, no inÃcio da dÃcada de 1980. Entre inÃmeras bandas brasileiras de metal, nenhuma conseguiu alcanÃar o reconhecimento de fÃs e crÃtica especializada, seja no seu paÃs de origem ou no exterior, como o grupo Sepultura. Sob a perspectiva analÃtica da sociÃloga norte americana Deena Weinstein, este trabalho analisou os elementos poÃticos de contestaÃÃo social da banda Sepultura, focalizando o que esta autora denominou de âdimensÃo sonoraâ, âdimensÃo verbalâ e, por fim, âdimensÃo visual ou imagÃticaâ. Assim, buscou-se analisar e compreender os elementos formais de algumas composiÃÃes do Sepultura, sobretudo, as mÃsicas âDictatorshitâ - que trata das violÃncias perpetradas pelo Estado brasileiro durante a Ditadura Militar de 1964 a 1985 - e âManifestâ, que discute a horrenda chacina que ficou conhecida como âMassacre do Carandiruâ e, tambÃm, as imagens e fotos expostas nos encartes dos Ãlbuns da banda, as vestimentas adotadas pelos integrantes do Sepultura e entrevistas com membros e ex-membros do referido grupo sejam feitas pelo autor, sejam expostas em revistas ou vÃdeos disponÃveis na internet. Desta forma, conclui-se que ao longo dos anos de 1984 a 1996 a banda Sepultura produziu uma vasta poÃtica contestatÃria à realidade social, variando apenas, segundo os âalvosâ prediletos de tais contestaÃÃes e diferentes materializaÃÃes de tal postura. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14044 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295202211790848 |