AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AmÃlia Landim Barrocas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11589
Resumo: O sÃculo XXI chegou sob o grande impacto da revoluÃÃo dos meios de comunicaÃÃo e das novas tecnologias eletrÃnicas e digitais da informaÃÃo, que ocasionou a introduÃÃo de diferentes suportes, sobretudo no meio acadÃmico, que facilitaram a produÃÃo e o acesso à informaÃÃo. A partir de 2009, a Universidade Federal do Cearà passou a adquirir tÃtulos de livros eletrÃnicos como exigÃncia de inserÃÃo nesse novo modelo de ensino e prÃticas de pesquisas. Com isso, a sua Biblioteca UniversitÃria adquiriu para o seu acervo uma coleÃÃo de livros eletrÃnicos nas mais variadas Ãreas do conhecimento, disponÃvel a toda comunidade universitÃria, como fonte alternativa de informaÃÃo para a pesquisa, ensino e extensÃo. Observando-se esse fato e sabendo-se da necessidade de se avaliar produtos e serviÃos de bibliotecas, esta pesquisa propÃe o seguinte problema: Quais fatores sÃo considerados determinantes para o uso dos livros eletrÃnicos comprados e disponibilizados no sistema de bibliotecas da UFC, por alunos e professores dos programas de pÃs-graduaÃÃo dessa instituiÃÃo, contemplados com esse tipo de acervo? A pesquisa optou por uma metodologia quanti-qualitativa, atravÃs de questionÃrios eletrÃnicos elaborados e aplicados por meio da ferramenta google docs, por buscar traduzir em nÃmeros, as respostas e informaÃÃes, bem como a fala dos participantes, e organizÃ-las de modo a facilitar anÃlise e proposiÃÃo dos conhecimentos novos. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria, com uma amostragem nÃo probabilÃstica, pois, devido à estratÃgia de coleta de dados, torna-se inviÃvel uma amostra definitiva. O mÃtodo de anÃlise dos dados à o funcionalista, realizado por meio de estudo de casos selecionados a partir da pertinÃncia mais prÃxima com a pesquisa. Para a tabulaÃÃo dos dados, utilizou-se o programa Microsoft Excel. Como resultado, observou-se que os professores demonstraram ter mais conhecimento da existÃncia do acervo de livros eletrÃnicos comprados e disponibilizados pela UFC que os estudantes. Em contrapartida, os estudantes demonstraram conhecer mais as estratÃgias de acesso que os professores. Quanto ao quesito importÃncia e satisfaÃÃo com esse tipo de acervo, os estudantes demonstraram melhor relaÃÃo com o acervo eletrÃnico que os professores. Entretanto, os estudantes que nÃo tÃm conhecimento desse acervo, em sua maioria, o consideram muito importante. Jà professores que desconhecem este tipo de acervo o consideram mais importante do que professores que conhecem. Quanto ao grau de satisfaÃÃo, professores demonstraram estar mais satisfeitos que os estudantes com esse tipo de acervo. Ficou evidente que os fatores que mais contribuÃram para o uso dessa nova mÃdia foram: a gratuidade pelo portal da UFC; a ampla disponibilidade e a praticidade. Os fatores que mais contribuÃram para a nÃo utilizaÃÃo desse recurso sÃo: falta de motivaÃÃo; nÃo constarem nas bibliografias; falta de uma divulgaÃÃo mais expressiva; necessidade de uma ferramenta para o acesso e, por Ãltimo, a resistÃncia à mudanÃas; o pÃblico para nÃo querer trocar o prazer de folhear um livro impresso pela rigidez de um eletrÃnico.
id UFC_c4bae13d4f137099a859236d737c366a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7824
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo Evaluation of the use of electronic books from the library Federal University of Cearà in the courses of graduate2014-03-28Virginia Bentes Pinto08123667353http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780251P8Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/431458624138598716852125300http://lattes.cnpq.br/5741733338108166AmÃlia Landim Barrocas Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRLivro eletrÃnico Livro impresso Biblioteca hÃbridaElectronic book Printed book Hybrid libraryPOLITICA PUBLICA E POPULACAOO sÃculo XXI chegou sob o grande impacto da revoluÃÃo dos meios de comunicaÃÃo e das novas tecnologias eletrÃnicas e digitais da informaÃÃo, que ocasionou a introduÃÃo de diferentes suportes, sobretudo no meio acadÃmico, que facilitaram a produÃÃo e o acesso à informaÃÃo. A partir de 2009, a Universidade Federal do Cearà passou a adquirir tÃtulos de livros eletrÃnicos como exigÃncia de inserÃÃo nesse novo modelo de ensino e prÃticas de pesquisas. Com isso, a sua Biblioteca UniversitÃria adquiriu para o seu acervo uma coleÃÃo de livros eletrÃnicos nas mais variadas Ãreas do conhecimento, disponÃvel a toda comunidade universitÃria, como fonte alternativa de informaÃÃo para a pesquisa, ensino e extensÃo. Observando-se esse fato e sabendo-se da necessidade de se avaliar produtos e serviÃos de bibliotecas, esta pesquisa propÃe o seguinte problema: Quais fatores sÃo considerados determinantes para o uso dos livros eletrÃnicos comprados e disponibilizados no sistema de bibliotecas da UFC, por alunos e professores dos programas de pÃs-graduaÃÃo dessa instituiÃÃo, contemplados com esse tipo de acervo? A pesquisa optou por uma metodologia quanti-qualitativa, atravÃs de questionÃrios eletrÃnicos elaborados e aplicados por meio da ferramenta google docs, por buscar traduzir em nÃmeros, as respostas e informaÃÃes, bem como a fala dos participantes, e organizÃ-las de modo a facilitar anÃlise e proposiÃÃo dos conhecimentos novos. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria, com uma amostragem nÃo probabilÃstica, pois, devido à estratÃgia de coleta de dados, torna-se inviÃvel uma amostra definitiva. O mÃtodo de anÃlise dos dados à o funcionalista, realizado por meio de estudo de casos selecionados a partir da pertinÃncia mais prÃxima com a pesquisa. Para a tabulaÃÃo dos dados, utilizou-se o programa Microsoft Excel. Como resultado, observou-se que os professores demonstraram ter mais conhecimento da existÃncia do acervo de livros eletrÃnicos comprados e disponibilizados pela UFC que os estudantes. Em contrapartida, os estudantes demonstraram conhecer mais as estratÃgias de acesso que os professores. Quanto ao quesito importÃncia e satisfaÃÃo com esse tipo de acervo, os estudantes demonstraram melhor relaÃÃo com o acervo eletrÃnico que os professores. Entretanto, os estudantes que nÃo tÃm conhecimento desse acervo, em sua maioria, o consideram muito importante. Jà professores que desconhecem este tipo de acervo o consideram mais importante do que professores que conhecem. Quanto ao grau de satisfaÃÃo, professores demonstraram estar mais satisfeitos que os estudantes com esse tipo de acervo. Ficou evidente que os fatores que mais contribuÃram para o uso dessa nova mÃdia foram: a gratuidade pelo portal da UFC; a ampla disponibilidade e a praticidade. Os fatores que mais contribuÃram para a nÃo utilizaÃÃo desse recurso sÃo: falta de motivaÃÃo; nÃo constarem nas bibliografias; falta de uma divulgaÃÃo mais expressiva; necessidade de uma ferramenta para o acesso e, por Ãltimo, a resistÃncia à mudanÃas; o pÃblico para nÃo querer trocar o prazer de folhear um livro impresso pela rigidez de um eletrÃnico. The twenty-first century came under the great impact of the media revolution and the new electronic and digital information technologies, which led to the introduction of different means of communication, especially in academia, which facilitated the production of and access to information. Since 2009, the Federal University of Cearà had the policy to purchase eBook titles as need to insert academia into this new model of teaching and research practices. Thus, its main University Library has acquired a collection of electronics books on various fields, available to all university community, as an alternative source of information for research, teaching and community services. Observing this fact and knowing the need to evaluate products and services for libraries, this research proposes the following problem: What factors are considered decisive for the use of electronic books, available on the UFCÂs library system for graduate students and Professors in all graduate programs? The research methodology works with quantitative and qualitative data, collected through electronic questionnaires, developed and applied through google docs tool. This will allow us to translate the answers into numbers and information, in order to organize them and to facilitate the analysis and suggestions for this new knowledge. This is an exploratory survey with a random sample, with no final conclusive arguments. The method of data analysis is the functionalist, accomplished through study of selected cases showing relevance to the research. To tabulate the data, we used the Microsoft Excel program. As a result, it was observed that teachers have demonstrated more knowledge on the existence of the collection of electronic books purchased and available by UFC than the students. In contrast, students demonstrated knowing more strategies of access than the teachers. As to the importance and satisfaction with this type of collection, students have a better knowledge on the electronic library than teachers. Even being unaware of this collection, students consider it very important. Teachers who donÂt know the existence of this type of collection consider it more important than teachers who know it. To the degree of satisfaction, teachers demonstrated to be more satisfied than the students with the eBook collection. It was evident that the factors that contributed to the use of eBooks were: its gratuity at UFC portal, its wide availability and practicality. The factors that contributed to the failure of the use of this feature are: lack of motivation, information not included in the basic bibliographies, lack of a more significant disclosure, need for a tool to access it, and finally, resistance to change, once the public not want to change the pleasure of leafing a printed book to a virtual one. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11589application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:45Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of the use of electronic books from the library Federal University of Cearà in the courses of graduate
title AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo
spellingShingle AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo
AmÃlia Landim Barrocas
Livro eletrÃnico
Livro impresso
Biblioteca hÃbrida
Electronic book
Printed book
Hybrid library
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
title_short AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo
title_full AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo
title_fullStr AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo
title_sort AvaliaÃÃo do uso dos livros eletrÃnicos do acervo da Universidade Federal do Cearà nos cursos de pÃs-graduaÃÃo
author AmÃlia Landim Barrocas
author_facet AmÃlia Landim Barrocas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virginia Bentes Pinto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08123667353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780251P8
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee2.fl_str_mv AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02184923320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1974142878046742
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 16852125300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5741733338108166
dc.contributor.author.fl_str_mv AmÃlia Landim Barrocas
contributor_str_mv Virginia Bentes Pinto
Wagner Bandeira Andriola
AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Livro eletrÃnico
Livro impresso
Biblioteca hÃbrida
topic Livro eletrÃnico
Livro impresso
Biblioteca hÃbrida
Electronic book
Printed book
Hybrid library
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Electronic book
Printed book
Hybrid library
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O sÃculo XXI chegou sob o grande impacto da revoluÃÃo dos meios de comunicaÃÃo e das novas tecnologias eletrÃnicas e digitais da informaÃÃo, que ocasionou a introduÃÃo de diferentes suportes, sobretudo no meio acadÃmico, que facilitaram a produÃÃo e o acesso à informaÃÃo. A partir de 2009, a Universidade Federal do Cearà passou a adquirir tÃtulos de livros eletrÃnicos como exigÃncia de inserÃÃo nesse novo modelo de ensino e prÃticas de pesquisas. Com isso, a sua Biblioteca UniversitÃria adquiriu para o seu acervo uma coleÃÃo de livros eletrÃnicos nas mais variadas Ãreas do conhecimento, disponÃvel a toda comunidade universitÃria, como fonte alternativa de informaÃÃo para a pesquisa, ensino e extensÃo. Observando-se esse fato e sabendo-se da necessidade de se avaliar produtos e serviÃos de bibliotecas, esta pesquisa propÃe o seguinte problema: Quais fatores sÃo considerados determinantes para o uso dos livros eletrÃnicos comprados e disponibilizados no sistema de bibliotecas da UFC, por alunos e professores dos programas de pÃs-graduaÃÃo dessa instituiÃÃo, contemplados com esse tipo de acervo? A pesquisa optou por uma metodologia quanti-qualitativa, atravÃs de questionÃrios eletrÃnicos elaborados e aplicados por meio da ferramenta google docs, por buscar traduzir em nÃmeros, as respostas e informaÃÃes, bem como a fala dos participantes, e organizÃ-las de modo a facilitar anÃlise e proposiÃÃo dos conhecimentos novos. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria, com uma amostragem nÃo probabilÃstica, pois, devido à estratÃgia de coleta de dados, torna-se inviÃvel uma amostra definitiva. O mÃtodo de anÃlise dos dados à o funcionalista, realizado por meio de estudo de casos selecionados a partir da pertinÃncia mais prÃxima com a pesquisa. Para a tabulaÃÃo dos dados, utilizou-se o programa Microsoft Excel. Como resultado, observou-se que os professores demonstraram ter mais conhecimento da existÃncia do acervo de livros eletrÃnicos comprados e disponibilizados pela UFC que os estudantes. Em contrapartida, os estudantes demonstraram conhecer mais as estratÃgias de acesso que os professores. Quanto ao quesito importÃncia e satisfaÃÃo com esse tipo de acervo, os estudantes demonstraram melhor relaÃÃo com o acervo eletrÃnico que os professores. Entretanto, os estudantes que nÃo tÃm conhecimento desse acervo, em sua maioria, o consideram muito importante. Jà professores que desconhecem este tipo de acervo o consideram mais importante do que professores que conhecem. Quanto ao grau de satisfaÃÃo, professores demonstraram estar mais satisfeitos que os estudantes com esse tipo de acervo. Ficou evidente que os fatores que mais contribuÃram para o uso dessa nova mÃdia foram: a gratuidade pelo portal da UFC; a ampla disponibilidade e a praticidade. Os fatores que mais contribuÃram para a nÃo utilizaÃÃo desse recurso sÃo: falta de motivaÃÃo; nÃo constarem nas bibliografias; falta de uma divulgaÃÃo mais expressiva; necessidade de uma ferramenta para o acesso e, por Ãltimo, a resistÃncia à mudanÃas; o pÃblico para nÃo querer trocar o prazer de folhear um livro impresso pela rigidez de um eletrÃnico.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The twenty-first century came under the great impact of the media revolution and the new electronic and digital information technologies, which led to the introduction of different means of communication, especially in academia, which facilitated the production of and access to information. Since 2009, the Federal University of Cearà had the policy to purchase eBook titles as need to insert academia into this new model of teaching and research practices. Thus, its main University Library has acquired a collection of electronics books on various fields, available to all university community, as an alternative source of information for research, teaching and community services. Observing this fact and knowing the need to evaluate products and services for libraries, this research proposes the following problem: What factors are considered decisive for the use of electronic books, available on the UFCÂs library system for graduate students and Professors in all graduate programs? The research methodology works with quantitative and qualitative data, collected through electronic questionnaires, developed and applied through google docs tool. This will allow us to translate the answers into numbers and information, in order to organize them and to facilitate the analysis and suggestions for this new knowledge. This is an exploratory survey with a random sample, with no final conclusive arguments. The method of data analysis is the functionalist, accomplished through study of selected cases showing relevance to the research. To tabulate the data, we used the Microsoft Excel program. As a result, it was observed that teachers have demonstrated more knowledge on the existence of the collection of electronic books purchased and available by UFC than the students. In contrast, students demonstrated knowing more strategies of access than the teachers. As to the importance and satisfaction with this type of collection, students have a better knowledge on the electronic library than teachers. Even being unaware of this collection, students consider it very important. Teachers who donÂt know the existence of this type of collection consider it more important than teachers who know it. To the degree of satisfaction, teachers demonstrated to be more satisfied than the students with the eBook collection. It was evident that the factors that contributed to the use of eBooks were: its gratuity at UFC portal, its wide availability and practicality. The factors that contributed to the failure of the use of this feature are: lack of motivation, information not included in the basic bibliographies, lack of a more significant disclosure, need for a tool to access it, and finally, resistance to change, once the public not want to change the pleasure of leafing a printed book to a virtual one.
description O sÃculo XXI chegou sob o grande impacto da revoluÃÃo dos meios de comunicaÃÃo e das novas tecnologias eletrÃnicas e digitais da informaÃÃo, que ocasionou a introduÃÃo de diferentes suportes, sobretudo no meio acadÃmico, que facilitaram a produÃÃo e o acesso à informaÃÃo. A partir de 2009, a Universidade Federal do Cearà passou a adquirir tÃtulos de livros eletrÃnicos como exigÃncia de inserÃÃo nesse novo modelo de ensino e prÃticas de pesquisas. Com isso, a sua Biblioteca UniversitÃria adquiriu para o seu acervo uma coleÃÃo de livros eletrÃnicos nas mais variadas Ãreas do conhecimento, disponÃvel a toda comunidade universitÃria, como fonte alternativa de informaÃÃo para a pesquisa, ensino e extensÃo. Observando-se esse fato e sabendo-se da necessidade de se avaliar produtos e serviÃos de bibliotecas, esta pesquisa propÃe o seguinte problema: Quais fatores sÃo considerados determinantes para o uso dos livros eletrÃnicos comprados e disponibilizados no sistema de bibliotecas da UFC, por alunos e professores dos programas de pÃs-graduaÃÃo dessa instituiÃÃo, contemplados com esse tipo de acervo? A pesquisa optou por uma metodologia quanti-qualitativa, atravÃs de questionÃrios eletrÃnicos elaborados e aplicados por meio da ferramenta google docs, por buscar traduzir em nÃmeros, as respostas e informaÃÃes, bem como a fala dos participantes, e organizÃ-las de modo a facilitar anÃlise e proposiÃÃo dos conhecimentos novos. Trata-se de uma pesquisa exploratÃria, com uma amostragem nÃo probabilÃstica, pois, devido à estratÃgia de coleta de dados, torna-se inviÃvel uma amostra definitiva. O mÃtodo de anÃlise dos dados à o funcionalista, realizado por meio de estudo de casos selecionados a partir da pertinÃncia mais prÃxima com a pesquisa. Para a tabulaÃÃo dos dados, utilizou-se o programa Microsoft Excel. Como resultado, observou-se que os professores demonstraram ter mais conhecimento da existÃncia do acervo de livros eletrÃnicos comprados e disponibilizados pela UFC que os estudantes. Em contrapartida, os estudantes demonstraram conhecer mais as estratÃgias de acesso que os professores. Quanto ao quesito importÃncia e satisfaÃÃo com esse tipo de acervo, os estudantes demonstraram melhor relaÃÃo com o acervo eletrÃnico que os professores. Entretanto, os estudantes que nÃo tÃm conhecimento desse acervo, em sua maioria, o consideram muito importante. Jà professores que desconhecem este tipo de acervo o consideram mais importante do que professores que conhecem. Quanto ao grau de satisfaÃÃo, professores demonstraram estar mais satisfeitos que os estudantes com esse tipo de acervo. Ficou evidente que os fatores que mais contribuÃram para o uso dessa nova mÃdia foram: a gratuidade pelo portal da UFC; a ampla disponibilidade e a praticidade. Os fatores que mais contribuÃram para a nÃo utilizaÃÃo desse recurso sÃo: falta de motivaÃÃo; nÃo constarem nas bibliografias; falta de uma divulgaÃÃo mais expressiva; necessidade de uma ferramenta para o acesso e, por Ãltimo, a resistÃncia à mudanÃas; o pÃblico para nÃo querer trocar o prazer de folhear um livro impresso pela rigidez de um eletrÃnico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11589
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295186216812544