AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Regis Vieira Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6860
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_f774275032ffad9e0dcca390c61ea2bc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4884
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveisApplications de la Sequence Fedathi dans la promotion de raisonnement intuitif dans le Calcul a plusieurs variables2011-11-28Herminio Borges Neto01362062391Paulo Meireles Barguil38297760391Marcilia Chagas Barreto13288334372http://lattes.cnpq.br/6049384424752518Tania Maria de MendonÃa Campos04485955834Guilherme Aguiar Lincoln Ellery00178861391Marlene Alves Dias8067248583442397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 Francisco Regis Vieira AlvesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSequence Fedathi Intuition Calcul a Plusieurs Variables ReprÃsentations SÃmiotiques.SequÃncia Fedathi IntuiÃÃo CÃlculo a VÃrias VariÃveis RepresentaÃÃes semiÃticas. ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAnÃo hÃEste estudo trata do ensino/aprendizagem do CÃlculo Diferencial e Integral a VÃrias VariÃveis - CVV. Seu objetivo geral foi a identificaÃÃo/descriÃÃo das categorias do raciocÃnio intuitivo ao longo das fases de ensino da metodologia nominada SequÃncia Fedathi. A estruturaÃÃo e a concepÃÃo de situaÃÃes didÃticas de ensino envolvendo situaÃÃes-problema diferenciadas, entretanto, com respeito aos rituais algorÃtmicos identificados nos livros didÃticos de CVV, foram atingidos com base numa visÃo de complementaridade entre a Teoria das RepresentaÃÃes SemiÃticas e as categorias do raciocÃnio intuitivo descrita por Fischbein (1987), exploradas nas quatro fases previstas pela SequÃncia Fedathi. Assim, iniciamos o trabalho com o levantamento e compreensÃo do ensino e da aprendizagem do CÃlculo em Uma VariÃvel Real â CUV e dos poucos estudos cientÃficos desenvolvidos, tanto no Brasil como no Exterior acerca do ensino do CVV. Damos Ãnfase final à descriÃÃo da transiÃÃo interna do CUV para o CVV, o que nÃo se observa em estudos acadÃmicos. Em seguida, com a intenÃÃo de delinear, caracterizar, discutir e compreender a natureza do principal raciocÃnio que tencionamos registrar, discutimos a natureza epistemolÃgica, filosÃfica e psicolÃgica do raciocÃnio intuitivo, suas categorias (intuiÃÃo afirmativa, intuiÃÃo conjectural e intuiÃÃo antecipatÃria) e outras faculdades psÃquicas vinculadas a este, nomeadas por percepÃÃo e insight. Depois de caracterizar um ensino de CVV apoiado na crenÃa e na certeza matemÃtica, apresentamos e discutimos os principais elementos da SequÃncia Fedathi e das teorias propostas por Fischbein (1987) e Duval (1991; 1995a). Em seguida, no que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa e a investigaÃÃo de campo, com arrimo no viÃs de complementaridade destas teorias, analisamos obras didÃticas reconhecidas de CVV, que servem como referÃncia de estudo, com a intenÃÃo de identificar e superar possÃveis entraves no tocante à elaboraÃÃo das atividades aplicadas aos estudantes. Os dados empÃricos foram obtidos por meio de documentos produzidos por um grupo de oito estudantes escolhidos em uma amostra total de 80 alunos do curso de Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia â IFCE â Fortaleza, no perÃodo de 2009/2010, matriculados na disciplina CÃlculo III, por meio de entrevistas semiestruturadas efetuadas durante e apÃs as atividades, de modo individual e com o registro visual do momento em que desenvolveram suas estratÃgias. Todavia, para efeito de discussÃo no corpo da tese, apresentamos apenas oito estudantes. No final deste estudo, podemos dizer que a exploraÃÃo didÃtica de categorias do raciocÃnio intuitivo (intuiÃÃo afirmativa, intuiÃÃo conjectural e intuiÃÃo antecipatÃria), com base em uma mediaÃÃo didÃtica que envolveu a exploraÃÃo de registros de representaÃÃo semiÃtica, pode proporcionar a evoluÃÃo do conhecimento do estudante a respeito dos conceitos principais do CVV. Para tanto, o apoio computacional, com o emprego de softwares como o Geogebra e do CAS Maple, pode indicar elementos mais significativos no que diz respeito à transiÃÃo interna do CUV para o CVV. Outro ponto relevante concerne à importÃncia do estÃmulo à elaboraÃÃo de imagens mentais produzidas pelo ensino que estimula a intuiÃÃo matemÃtica, a produÃÃo de metÃforas e a apreensÃo perceptual dos objetos em 3D do CVV e, deste modo, a evoluÃÃo de crenÃas e valores epistÃmicos nÃo contraditÃrios relativos Ãs propriedades formais do CVVhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6860application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv Applications de la Sequence Fedathi dans la promotion de raisonnement intuitif dans le Calcul a plusieurs variables
title AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis
spellingShingle AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis
Francisco Regis Vieira Alves
SequÃncia Fedathi
IntuiÃÃo
CÃlculo a VÃrias VariÃveis
RepresentaÃÃes semiÃticas.
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
title_short AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis
title_full AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis
title_fullStr AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis
title_full_unstemmed AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis
title_sort AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis
author Francisco Regis Vieira Alves
author_facet Francisco Regis Vieira Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 38297760391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcilia Chagas Barreto
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 13288334372
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6049384424752518
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tania Maria de MendonÃa Campos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 04485955834
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Guilherme Aguiar Lincoln Ellery
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 00178861391
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Marlene Alves Dias
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 80672485834
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 42397162334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
contributor_str_mv Herminio Borges Neto
Paulo Meireles Barguil
Marcilia Chagas Barreto
Tania Maria de MendonÃa Campos
Guilherme Aguiar Lincoln Ellery
Marlene Alves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv SequÃncia Fedathi
IntuiÃÃo
CÃlculo a VÃrias VariÃveis
RepresentaÃÃes semiÃticas.
topic SequÃncia Fedathi
IntuiÃÃo
CÃlculo a VÃrias VariÃveis
RepresentaÃÃes semiÃticas.
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo trata do ensino/aprendizagem do CÃlculo Diferencial e Integral a VÃrias VariÃveis - CVV. Seu objetivo geral foi a identificaÃÃo/descriÃÃo das categorias do raciocÃnio intuitivo ao longo das fases de ensino da metodologia nominada SequÃncia Fedathi. A estruturaÃÃo e a concepÃÃo de situaÃÃes didÃticas de ensino envolvendo situaÃÃes-problema diferenciadas, entretanto, com respeito aos rituais algorÃtmicos identificados nos livros didÃticos de CVV, foram atingidos com base numa visÃo de complementaridade entre a Teoria das RepresentaÃÃes SemiÃticas e as categorias do raciocÃnio intuitivo descrita por Fischbein (1987), exploradas nas quatro fases previstas pela SequÃncia Fedathi. Assim, iniciamos o trabalho com o levantamento e compreensÃo do ensino e da aprendizagem do CÃlculo em Uma VariÃvel Real â CUV e dos poucos estudos cientÃficos desenvolvidos, tanto no Brasil como no Exterior acerca do ensino do CVV. Damos Ãnfase final à descriÃÃo da transiÃÃo interna do CUV para o CVV, o que nÃo se observa em estudos acadÃmicos. Em seguida, com a intenÃÃo de delinear, caracterizar, discutir e compreender a natureza do principal raciocÃnio que tencionamos registrar, discutimos a natureza epistemolÃgica, filosÃfica e psicolÃgica do raciocÃnio intuitivo, suas categorias (intuiÃÃo afirmativa, intuiÃÃo conjectural e intuiÃÃo antecipatÃria) e outras faculdades psÃquicas vinculadas a este, nomeadas por percepÃÃo e insight. Depois de caracterizar um ensino de CVV apoiado na crenÃa e na certeza matemÃtica, apresentamos e discutimos os principais elementos da SequÃncia Fedathi e das teorias propostas por Fischbein (1987) e Duval (1991; 1995a). Em seguida, no que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa e a investigaÃÃo de campo, com arrimo no viÃs de complementaridade destas teorias, analisamos obras didÃticas reconhecidas de CVV, que servem como referÃncia de estudo, com a intenÃÃo de identificar e superar possÃveis entraves no tocante à elaboraÃÃo das atividades aplicadas aos estudantes. Os dados empÃricos foram obtidos por meio de documentos produzidos por um grupo de oito estudantes escolhidos em uma amostra total de 80 alunos do curso de Licenciatura em MatemÃtica do Instituto Federal de EducaÃÃo, CiÃncia e Tecnologia â IFCE â Fortaleza, no perÃodo de 2009/2010, matriculados na disciplina CÃlculo III, por meio de entrevistas semiestruturadas efetuadas durante e apÃs as atividades, de modo individual e com o registro visual do momento em que desenvolveram suas estratÃgias. Todavia, para efeito de discussÃo no corpo da tese, apresentamos apenas oito estudantes. No final deste estudo, podemos dizer que a exploraÃÃo didÃtica de categorias do raciocÃnio intuitivo (intuiÃÃo afirmativa, intuiÃÃo conjectural e intuiÃÃo antecipatÃria), com base em uma mediaÃÃo didÃtica que envolveu a exploraÃÃo de registros de representaÃÃo semiÃtica, pode proporcionar a evoluÃÃo do conhecimento do estudante a respeito dos conceitos principais do CVV. Para tanto, o apoio computacional, com o emprego de softwares como o Geogebra e do CAS Maple, pode indicar elementos mais significativos no que diz respeito à transiÃÃo interna do CUV para o CVV. Outro ponto relevante concerne à importÃncia do estÃmulo à elaboraÃÃo de imagens mentais produzidas pelo ensino que estimula a intuiÃÃo matemÃtica, a produÃÃo de metÃforas e a apreensÃo perceptual dos objetos em 3D do CVV e, deste modo, a evoluÃÃo de crenÃas e valores epistÃmicos nÃo contraditÃrios relativos Ãs propriedades formais do CVV
description nÃo hÃ
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6860
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295153245388800