SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Ferreira MendonÃa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19279
Resumo: FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
id UFC_f827e2ae43b4654fb8ff4b5422b09b9f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12201
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃoFedathi Sequence in teacher education: the concept of function 2017-04-04Herminio Borges Neto01362062391Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/478348381880918072858630330http://lattes.cnpq.br/6185980883361936Adriana Ferreira MendonÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSequÃncia Fedathi FormaÃÃo docente Conceito de funÃÃoFedathi Sequence Teacher training Concept of functionEDUCACAOFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoO objetivo deste trabalho foi verificar se a proposta SequÃncia Fedathi contribui para o ensino do conceito matemÃtico de funÃÃo. Os participantes desta pesquisa foram professores de uma escola da rede pÃblica que fizeram uma formaÃÃo para apreenderem os fundamentos da proposta. Especificamente identificou-se as concepÃÃes docentes acerca deste conceito, contribuindo com sua (re)construÃÃo, discutiu-se elementos histÃricos e epistemolÃgicos e, ainda, analisou-se as mudanÃas na prÃtica docente apÃs a formaÃÃo continuada. A escolha da SequÃncia Fedathi foi associada à sua finalidade de orientar as aÃÃes docentes no processo de elaboraÃÃo e planejamento de aulas e, ainda, porque tem uma conexÃo muito forte com o ensino de conceitos ao valorizar a resoluÃÃo de problemas, a investigaÃÃo, generalizaÃÃo e formalizaÃÃo. As produÃÃes Andrade (2011), Fontenele (2013), Sousa (2015), Pinheiro (2016), Borges Neto (2013, 2017) fazem parte de nosso referencial acerca da proposta Fedathi, enquanto Descartes (1989), Kleiner (1989), Davis e Hersh (1986), Fischbein (2002) Ãvila (2010) compÃem a referencial sobre a intuiÃÃo e a formalizaÃÃo de conceitos. Metodologicamente, esta pesquisa empregou os princÃpios da etnometodologia com suporte na pesquisa participante que permitiu a interaÃÃo do pesquisador com os participantes da pesquisa, flexibilidade para mudanÃas de percurso devido Ãs visÃes dos sujeitos e Ãnfase no processo. Os resultados apontam para mudanÃas significativas nas atitudes dos professores que consideraram que a proposta Fedathi contribui no ensino do conceito de funÃÃo e que pode ser utilizada em contextos diversos propiciando uma aula mais dinÃmica, com a participaÃÃo ativa dos alunos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19279application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:53Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fedathi Sequence in teacher education: the concept of function
title SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
spellingShingle SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
Adriana Ferreira MendonÃa
SequÃncia Fedathi
FormaÃÃo docente
Conceito de funÃÃo
Fedathi Sequence
Teacher training
Concept of function
EDUCACAO
title_short SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
title_full SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
title_fullStr SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
title_full_unstemmed SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
title_sort SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
author Adriana Ferreira MendonÃa
author_facet Adriana Ferreira MendonÃa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36301698304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4783483818809180
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 72858630330
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6185980883361936
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana Ferreira MendonÃa
contributor_str_mv Herminio Borges Neto
Ana Maria Iorio Dias
Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv SequÃncia Fedathi
FormaÃÃo docente
Conceito de funÃÃo
topic SequÃncia Fedathi
FormaÃÃo docente
Conceito de funÃÃo
Fedathi Sequence
Teacher training
Concept of function
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Fedathi Sequence
Teacher training
Concept of function
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho foi verificar se a proposta SequÃncia Fedathi contribui para o ensino do conceito matemÃtico de funÃÃo. Os participantes desta pesquisa foram professores de uma escola da rede pÃblica que fizeram uma formaÃÃo para apreenderem os fundamentos da proposta. Especificamente identificou-se as concepÃÃes docentes acerca deste conceito, contribuindo com sua (re)construÃÃo, discutiu-se elementos histÃricos e epistemolÃgicos e, ainda, analisou-se as mudanÃas na prÃtica docente apÃs a formaÃÃo continuada. A escolha da SequÃncia Fedathi foi associada à sua finalidade de orientar as aÃÃes docentes no processo de elaboraÃÃo e planejamento de aulas e, ainda, porque tem uma conexÃo muito forte com o ensino de conceitos ao valorizar a resoluÃÃo de problemas, a investigaÃÃo, generalizaÃÃo e formalizaÃÃo. As produÃÃes Andrade (2011), Fontenele (2013), Sousa (2015), Pinheiro (2016), Borges Neto (2013, 2017) fazem parte de nosso referencial acerca da proposta Fedathi, enquanto Descartes (1989), Kleiner (1989), Davis e Hersh (1986), Fischbein (2002) Ãvila (2010) compÃem a referencial sobre a intuiÃÃo e a formalizaÃÃo de conceitos. Metodologicamente, esta pesquisa empregou os princÃpios da etnometodologia com suporte na pesquisa participante que permitiu a interaÃÃo do pesquisador com os participantes da pesquisa, flexibilidade para mudanÃas de percurso devido Ãs visÃes dos sujeitos e Ãnfase no processo. Os resultados apontam para mudanÃas significativas nas atitudes dos professores que consideraram que a proposta Fedathi contribui no ensino do conceito de funÃÃo e que pode ser utilizada em contextos diversos propiciando uma aula mais dinÃmica, com a participaÃÃo ativa dos alunos.
description FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19279
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295233380712448