SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19279 |
Resumo: | FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis SequÃncia Fedathi na formaÃÃo docente: o conceito de funÃÃoFedathi Sequence in teacher education: the concept of function 2017-04-04Herminio Borges Neto01362062391Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/478348381880918072858630330http://lattes.cnpq.br/6185980883361936Adriana Ferreira MendonÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSequÃncia Fedathi FormaÃÃo docente Conceito de funÃÃoFedathi Sequence Teacher training Concept of functionEDUCACAOFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoO objetivo deste trabalho foi verificar se a proposta SequÃncia Fedathi contribui para o ensino do conceito matemÃtico de funÃÃo. Os participantes desta pesquisa foram professores de uma escola da rede pÃblica que fizeram uma formaÃÃo para apreenderem os fundamentos da proposta. Especificamente identificou-se as concepÃÃes docentes acerca deste conceito, contribuindo com sua (re)construÃÃo, discutiu-se elementos histÃricos e epistemolÃgicos e, ainda, analisou-se as mudanÃas na prÃtica docente apÃs a formaÃÃo continuada. A escolha da SequÃncia Fedathi foi associada à sua finalidade de orientar as aÃÃes docentes no processo de elaboraÃÃo e planejamento de aulas e, ainda, porque tem uma conexÃo muito forte com o ensino de conceitos ao valorizar a resoluÃÃo de problemas, a investigaÃÃo, generalizaÃÃo e formalizaÃÃo. As produÃÃes Andrade (2011), Fontenele (2013), Sousa (2015), Pinheiro (2016), Borges Neto (2013, 2017) fazem parte de nosso referencial acerca da proposta Fedathi, enquanto Descartes (1989), Kleiner (1989), Davis e Hersh (1986), Fischbein (2002) Ãvila (2010) compÃem a referencial sobre a intuiÃÃo e a formalizaÃÃo de conceitos. Metodologicamente, esta pesquisa empregou os princÃpios da etnometodologia com suporte na pesquisa participante que permitiu a interaÃÃo do pesquisador com os participantes da pesquisa, flexibilidade para mudanÃas de percurso devido Ãs visÃes dos sujeitos e Ãnfase no processo. Os resultados apontam para mudanÃas significativas nas atitudes dos professores que consideraram que a proposta Fedathi contribui no ensino do conceito de funÃÃo e que pode ser utilizada em contextos diversos propiciando uma aula mais dinÃmica, com a participaÃÃo ativa dos alunos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19279application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:53Zmail@mail.com - |
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O objetivo deste trabalho foi verificar se a proposta SequÃncia Fedathi contribui para o ensino do conceito matemÃtico de funÃÃo. Os participantes desta pesquisa foram professores de uma escola da rede pÃblica que fizeram uma formaÃÃo para apreenderem os fundamentos da proposta. Especificamente identificou-se as concepÃÃes docentes acerca deste conceito, contribuindo com sua (re)construÃÃo, discutiu-se elementos histÃricos e epistemolÃgicos e, ainda, analisou-se as mudanÃas na prÃtica docente apÃs a formaÃÃo continuada. A escolha da SequÃncia Fedathi foi associada à sua finalidade de orientar as aÃÃes docentes no processo de elaboraÃÃo e planejamento de aulas e, ainda, porque tem uma conexÃo muito forte com o ensino de conceitos ao valorizar a resoluÃÃo de problemas, a investigaÃÃo, generalizaÃÃo e formalizaÃÃo. As produÃÃes Andrade (2011), Fontenele (2013), Sousa (2015), Pinheiro (2016), Borges Neto (2013, 2017) fazem parte de nosso referencial acerca da proposta Fedathi, enquanto Descartes (1989), Kleiner (1989), Davis e Hersh (1986), Fischbein (2002) Ãvila (2010) compÃem a referencial sobre a intuiÃÃo e a formalizaÃÃo de conceitos. Metodologicamente, esta pesquisa empregou os princÃpios da etnometodologia com suporte na pesquisa participante que permitiu a interaÃÃo do pesquisador com os participantes da pesquisa, flexibilidade para mudanÃas de percurso devido Ãs visÃes dos sujeitos e Ãnfase no processo. Os resultados apontam para mudanÃas significativas nas atitudes dos professores que consideraram que a proposta Fedathi contribui no ensino do conceito de funÃÃo e que pode ser utilizada em contextos diversos propiciando uma aula mais dinÃmica, com a participaÃÃo ativa dos alunos. |
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