Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iziane Silvestre Nobre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15928
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_c88249a275196bcc0be568ed6dd26cc2
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9952
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃriaWork, praxis and school: elements of a revolutionary training2015-08-25Justino de Sousa Junior44319215320Josà RÃmulo Soares23250070300http://lattes.cnpq.br/3474835434481970Clarice Zientarski46636803053http://lattes.cnpq.br/467355394111178967191762349http://lattes.cnpq.br/4112233422027177Iziane Silvestre NobreUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPrÃxis Trabalho Escola ConsciÃncia revolucionÃriaPraxis Work School Revolutionary consciousnessFUNDAMENTOS DA EDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEssa dissertaÃÃo procura investigar a relaÃÃo entre trabalho, prÃxis e escola como elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria, objetivando analisar as trÃs categorias citadas no contexto da UniÃo SoviÃtica. Analisa o debate educacional entre os educadores soviÃticos na medida em que permite perscrutar o papel da educaÃÃo na transiÃÃo socialista em que se destacam os temas da RevoluÃÃo Cultural, da influÃncia da pedagogia burguesa, da politecnia, da instruÃÃo profissional, da contribuiÃÃo da escola para o avanÃo da revoluÃÃo e do carÃter educativo da prÃxis revolucionÃria. O percurso da anÃlise se inicia pelas contribuiÃÃes de Marx e Engels para a educaÃÃo justamente porque esses autores oferecem suporte teÃrico para o tratamento das categorias trabalho-educaÃÃo, politecnia, onilateralidade, prÃxis, bem como sÃo as principais referÃncias dos educadores soviÃticos. Posteriormente, dentro do recorte temporal estabelecido entre 1917 e 1931, analisa-se o contexto da RevoluÃÃo Russa, identificando, nos seus principais aspectos, elementos de um processo educativo. Em seguida, analisam-se as principais questÃes do debate soviÃtico da educaÃÃo como a incorporaÃÃo de elementos da pedagogia escolanovista; o modo da apropriaÃÃo e aplicaÃÃo das noÃÃes marxistas da uniÃo trabalho e ensino, da politecnia; problemas teÃricos e prÃticos da definiÃÃo do trabalho como princÃpio educativo; a prevalÃncia da escola sobre outras prÃxis formadoras para a construÃÃo da sociedade revolucionÃria. Defende-se a ideia de que a prÃxis, o trabalho e a escola estiveram presentes de maneira programÃtica atà a implantaÃÃo da NEP, apÃs a qual houve a centralizaÃÃo da escola nos processos educativos, ganhando relevÃncia à instruÃÃo profissional, voltada para a formaÃÃo de mÃo de obra para as fÃbricas, enquanto a formaÃÃo politÃcnica e dos espaÃos organizativos da classe trabalhadora foram relegadas. Esta pesquisa conclui que a educaÃÃo soviÃtica, para seguir consistentemente no processo de construÃÃo do socialismo, deveria ter abarcado nÃo somente a formaÃÃo pelo trabalho, mas tambÃm considerado o princÃpio educativo da prÃxis, visando atender tanto a necessidade do desenvolvimento das forÃas produtivas, como a formar a consciÃncia revolucionÃria, e assim, construir os pilares da revoluÃÃo cultural. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15928application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Work, praxis and school: elements of a revolutionary training
title Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
spellingShingle Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
Iziane Silvestre Nobre
PrÃxis
Trabalho
Escola
ConsciÃncia revolucionÃria
Praxis
Work
School
Revolutionary consciousness
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
title_full Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
title_fullStr Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
title_full_unstemmed Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
title_sort Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
author Iziane Silvestre Nobre
author_facet Iziane Silvestre Nobre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Justino de Sousa Junior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44319215320
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà RÃmulo Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 23250070300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3474835434481970
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Clarice Zientarski
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 46636803053
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4673553941111789
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 67191762349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4112233422027177
dc.contributor.author.fl_str_mv Iziane Silvestre Nobre
contributor_str_mv Justino de Sousa Junior
Josà RÃmulo Soares
Clarice Zientarski
dc.subject.por.fl_str_mv PrÃxis
Trabalho
Escola
ConsciÃncia revolucionÃria
topic PrÃxis
Trabalho
Escola
ConsciÃncia revolucionÃria
Praxis
Work
School
Revolutionary consciousness
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Praxis
Work
School
Revolutionary consciousness
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Essa dissertaÃÃo procura investigar a relaÃÃo entre trabalho, prÃxis e escola como elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria, objetivando analisar as trÃs categorias citadas no contexto da UniÃo SoviÃtica. Analisa o debate educacional entre os educadores soviÃticos na medida em que permite perscrutar o papel da educaÃÃo na transiÃÃo socialista em que se destacam os temas da RevoluÃÃo Cultural, da influÃncia da pedagogia burguesa, da politecnia, da instruÃÃo profissional, da contribuiÃÃo da escola para o avanÃo da revoluÃÃo e do carÃter educativo da prÃxis revolucionÃria. O percurso da anÃlise se inicia pelas contribuiÃÃes de Marx e Engels para a educaÃÃo justamente porque esses autores oferecem suporte teÃrico para o tratamento das categorias trabalho-educaÃÃo, politecnia, onilateralidade, prÃxis, bem como sÃo as principais referÃncias dos educadores soviÃticos. Posteriormente, dentro do recorte temporal estabelecido entre 1917 e 1931, analisa-se o contexto da RevoluÃÃo Russa, identificando, nos seus principais aspectos, elementos de um processo educativo. Em seguida, analisam-se as principais questÃes do debate soviÃtico da educaÃÃo como a incorporaÃÃo de elementos da pedagogia escolanovista; o modo da apropriaÃÃo e aplicaÃÃo das noÃÃes marxistas da uniÃo trabalho e ensino, da politecnia; problemas teÃricos e prÃticos da definiÃÃo do trabalho como princÃpio educativo; a prevalÃncia da escola sobre outras prÃxis formadoras para a construÃÃo da sociedade revolucionÃria. Defende-se a ideia de que a prÃxis, o trabalho e a escola estiveram presentes de maneira programÃtica atà a implantaÃÃo da NEP, apÃs a qual houve a centralizaÃÃo da escola nos processos educativos, ganhando relevÃncia à instruÃÃo profissional, voltada para a formaÃÃo de mÃo de obra para as fÃbricas, enquanto a formaÃÃo politÃcnica e dos espaÃos organizativos da classe trabalhadora foram relegadas. Esta pesquisa conclui que a educaÃÃo soviÃtica, para seguir consistentemente no processo de construÃÃo do socialismo, deveria ter abarcado nÃo somente a formaÃÃo pelo trabalho, mas tambÃm considerado o princÃpio educativo da prÃxis, visando atender tanto a necessidade do desenvolvimento das forÃas produtivas, como a formar a consciÃncia revolucionÃria, e assim, construir os pilares da revoluÃÃo cultural.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15928
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295215101935616