Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15928 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_c88249a275196bcc0be568ed6dd26cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9952 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃriaWork, praxis and school: elements of a revolutionary training2015-08-25Justino de Sousa Junior44319215320Josà RÃmulo Soares23250070300http://lattes.cnpq.br/3474835434481970Clarice Zientarski46636803053http://lattes.cnpq.br/467355394111178967191762349http://lattes.cnpq.br/4112233422027177Iziane Silvestre NobreUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPrÃxis Trabalho Escola ConsciÃncia revolucionÃriaPraxis Work School Revolutionary consciousnessFUNDAMENTOS DA EDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEssa dissertaÃÃo procura investigar a relaÃÃo entre trabalho, prÃxis e escola como elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria, objetivando analisar as trÃs categorias citadas no contexto da UniÃo SoviÃtica. Analisa o debate educacional entre os educadores soviÃticos na medida em que permite perscrutar o papel da educaÃÃo na transiÃÃo socialista em que se destacam os temas da RevoluÃÃo Cultural, da influÃncia da pedagogia burguesa, da politecnia, da instruÃÃo profissional, da contribuiÃÃo da escola para o avanÃo da revoluÃÃo e do carÃter educativo da prÃxis revolucionÃria. O percurso da anÃlise se inicia pelas contribuiÃÃes de Marx e Engels para a educaÃÃo justamente porque esses autores oferecem suporte teÃrico para o tratamento das categorias trabalho-educaÃÃo, politecnia, onilateralidade, prÃxis, bem como sÃo as principais referÃncias dos educadores soviÃticos. Posteriormente, dentro do recorte temporal estabelecido entre 1917 e 1931, analisa-se o contexto da RevoluÃÃo Russa, identificando, nos seus principais aspectos, elementos de um processo educativo. Em seguida, analisam-se as principais questÃes do debate soviÃtico da educaÃÃo como a incorporaÃÃo de elementos da pedagogia escolanovista; o modo da apropriaÃÃo e aplicaÃÃo das noÃÃes marxistas da uniÃo trabalho e ensino, da politecnia; problemas teÃricos e prÃticos da definiÃÃo do trabalho como princÃpio educativo; a prevalÃncia da escola sobre outras prÃxis formadoras para a construÃÃo da sociedade revolucionÃria. Defende-se a ideia de que a prÃxis, o trabalho e a escola estiveram presentes de maneira programÃtica atà a implantaÃÃo da NEP, apÃs a qual houve a centralizaÃÃo da escola nos processos educativos, ganhando relevÃncia à instruÃÃo profissional, voltada para a formaÃÃo de mÃo de obra para as fÃbricas, enquanto a formaÃÃo politÃcnica e dos espaÃos organizativos da classe trabalhadora foram relegadas. Esta pesquisa conclui que a educaÃÃo soviÃtica, para seguir consistentemente no processo de construÃÃo do socialismo, deveria ter abarcado nÃo somente a formaÃÃo pelo trabalho, mas tambÃm considerado o princÃpio educativo da prÃxis, visando atender tanto a necessidade do desenvolvimento das forÃas produtivas, como a formar a consciÃncia revolucionÃria, e assim, construir os pilares da revoluÃÃo cultural. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15928application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:11Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Work, praxis and school: elements of a revolutionary training |
title |
Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria |
spellingShingle |
Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria Iziane Silvestre Nobre PrÃxis Trabalho Escola ConsciÃncia revolucionÃria Praxis Work School Revolutionary consciousness FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
title_short |
Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria |
title_full |
Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria |
title_fullStr |
Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria |
title_full_unstemmed |
Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria |
title_sort |
Trabalho, prÃxis e escola: elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria |
author |
Iziane Silvestre Nobre |
author_facet |
Iziane Silvestre Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Justino de Sousa Junior |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44319215320 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josà RÃmulo Soares |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
23250070300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3474835434481970 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Clarice Zientarski |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
46636803053 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4673553941111789 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
67191762349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4112233422027177 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iziane Silvestre Nobre |
contributor_str_mv |
Justino de Sousa Junior Josà RÃmulo Soares Clarice Zientarski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PrÃxis Trabalho Escola ConsciÃncia revolucionÃria |
topic |
PrÃxis Trabalho Escola ConsciÃncia revolucionÃria Praxis Work School Revolutionary consciousness FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Praxis Work School Revolutionary consciousness |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Essa dissertaÃÃo procura investigar a relaÃÃo entre trabalho, prÃxis e escola como elementos de uma formaÃÃo revolucionÃria, objetivando analisar as trÃs categorias citadas no contexto da UniÃo SoviÃtica. Analisa o debate educacional entre os educadores soviÃticos na medida em que permite perscrutar o papel da educaÃÃo na transiÃÃo socialista em que se destacam os temas da RevoluÃÃo Cultural, da influÃncia da pedagogia burguesa, da politecnia, da instruÃÃo profissional, da contribuiÃÃo da escola para o avanÃo da revoluÃÃo e do carÃter educativo da prÃxis revolucionÃria. O percurso da anÃlise se inicia pelas contribuiÃÃes de Marx e Engels para a educaÃÃo justamente porque esses autores oferecem suporte teÃrico para o tratamento das categorias trabalho-educaÃÃo, politecnia, onilateralidade, prÃxis, bem como sÃo as principais referÃncias dos educadores soviÃticos. Posteriormente, dentro do recorte temporal estabelecido entre 1917 e 1931, analisa-se o contexto da RevoluÃÃo Russa, identificando, nos seus principais aspectos, elementos de um processo educativo. Em seguida, analisam-se as principais questÃes do debate soviÃtico da educaÃÃo como a incorporaÃÃo de elementos da pedagogia escolanovista; o modo da apropriaÃÃo e aplicaÃÃo das noÃÃes marxistas da uniÃo trabalho e ensino, da politecnia; problemas teÃricos e prÃticos da definiÃÃo do trabalho como princÃpio educativo; a prevalÃncia da escola sobre outras prÃxis formadoras para a construÃÃo da sociedade revolucionÃria. Defende-se a ideia de que a prÃxis, o trabalho e a escola estiveram presentes de maneira programÃtica atà a implantaÃÃo da NEP, apÃs a qual houve a centralizaÃÃo da escola nos processos educativos, ganhando relevÃncia à instruÃÃo profissional, voltada para a formaÃÃo de mÃo de obra para as fÃbricas, enquanto a formaÃÃo politÃcnica e dos espaÃos organizativos da classe trabalhadora foram relegadas. Esta pesquisa conclui que a educaÃÃo soviÃtica, para seguir consistentemente no processo de construÃÃo do socialismo, deveria ter abarcado nÃo somente a formaÃÃo pelo trabalho, mas tambÃm considerado o princÃpio educativo da prÃxis, visando atender tanto a necessidade do desenvolvimento das forÃas produtivas, como a formar a consciÃncia revolucionÃria, e assim, construir os pilares da revoluÃÃo cultural. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15928 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295215101935616 |